Câmara de Macau já tem novo horário para realizar Sessões

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

Foi aprovada, por unanimidade, a emenda modificativa que altera o horário das sessões ordinárias da Câmara. As sessões da casa que atualmente eram às 15h, passaram a ser, a partir de terça-feira (25), para às 16h30min, nas terças e quintas.

A proposição inicial, de autoria do vereador Jairton Medeiros (PCdoB), sugeria a alteração do horário para a noite, entretanto, os vereadores, em sua maioria, aprovaram a emenda proposta pelo vereador Oscar Paulino a qual apresentou a mudança para 16hs30min.

Vereadores se reunirão em novo horário nas terças e quintas

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Vereadora Mônica Ribeiro assume a liderança do PROS na Câmara

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 26-04-2017

O PROS – Partido Republicano da Ordem Social em Macau tem uma representante à altura do partido na Câmara; a vereadora Mônica Ribeiro assumiu a liderança da legenda no Legislativo macauense durante Sessão Ordinária de ontem, terça-feira (25), após informar oficialmente à Mesa Diretora da casa através de ofício.

Mônica tem sido uma parlamentar atuante, e começa a escrever a sua trajetória na política salineira, apresentando importantes requerimentos em prol dos menos favorecidos de Macau e distritos, principalmente por Diogo Lopes, comunidade onde reside com sua família.

Mônica assume a liderança do PROS na Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: “Estou de consciência tranquila”, diz a vereadora Dyana ao se defender de acusações contra sua honra e família

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-04-2017

Vereadora em seu primeiro mandato, Dyana Lira (PHS) usou a tribuna durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau nesta terça-feira (25) para se defender da acusação feita por um meio de comunicação oposicionista de ter votado favorável a Reforma Administrativa do Executivo em troca de um contrato entre a Prefeitura de Macau e a empresa M DA V Varejista ME “MV Varejista”, que tem a sua mãe como responsável-administrativa.

“Durmo tranquila todas as noites, não fico me pegando durante a noite para Deus ter misericórdia dos meus atos ilícitos não, estou com minha consciência tranquila”, disse a parlamentar, que ainda completou; “e sei que se minha mãe tem um contrato, ela passou sim por normas corretas, porque minha mãe é uma mulher de Deus, e ela não iria se submeter a uma sujeira dessa”. Finalizou.

Dê o play e assista!

facebooktwittergoogle_plusmail

HOMENAGEM: Vereador Pintinho apresenta Projeto de Resolução criando o Concurso “Professor e Vereador Benito Barros”

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

Antecedendo o 21 de Abril, o “Dia de Benito” em Macau, homenagem ao saudoso professor Benito Barros (in-memoriam), os vereadores salineiros aprovaram por unanimidade na Sessão Ordinária de quinta-feira (20), o Projeto de Resolução do vereador-presidente Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), criando o Concurso de Desenho e Produção Textual “Professor e Vereador Benito Barros”, a ser realizado anualmente pela Câmara Municipal de Macau.

Esta resolução visa fomentar a atividade cultural, artística e linguística dos alunos das escolas de Macau, além de incentivar a leitura, pesquisa, escrita, expressão artística, promovendo a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

O concurso “Professor e Vereador Benito Barros” ganha essa denominação em homenagem à Benito Maia Barros, poeta, sociólogo, artista plástico e político, que nasceu em Macau, no dia 21 de abril de 1957. Benito, que é patrono da Educação no município de Macau, contribuiu durante toda sua vida em favor da promoção da cultura macauense.

O projeto premiará os jovens estudantes em diferentes categorias, contudo, o nosso objetivo maior é o de incentivar a criatividade, a escrita e a produção artística dos alunos, além de valorizar a memória macauense.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Câmara aprova requerimento da vereadora Mônica Ribeiro, que solicita ao executivo a criação do Disque Iluminação Pública

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau desta quinta-feira (20) os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento da vereadora Mônica Ribeiro (PROS), que solicita ao prefeito de Macau Tulio Lemos, a criação do “Disque Iluminação Pública”, que disponibilizará uma linha telefônica 0800 para a população macauense possa reivindicar às substituições de lâmpadas apagadas dos postes da sua rua, bairro ou distrito, além de informar qualquer problema na rede elétrica das praças, quadras de esporte, entre outros órgãos públicos municipais.

“Tenho observado nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a intensa insatisfação da população macauense com as lâmpadas dos postes apagadas, na maioria, precisando ser substituídas, e na minha opinião, iluminação pública é questão de segurança pública, porque uma rua escura, facilita a ação de bandidos, colocando em risco a vida dos cidadãos de bem da minha terra.”, justifica a parlamentar.

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO EM AÇÃO: Vereador Pintinho apresenta requerimento em prol da comunidade de Ilha de Santana

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

O Presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), apresentou durante a Sessão desta quinta-feira (20), requerimento em prol da comunidade de Ilha de Santana, solicitando que, sejam denominadas, e ou, nominadas as ruas da comunidade, além da ordenação numérica das residências.

“Tendo em vista a demanda que nos tem sido apresentada por cidadãos da comunidade de Ilha de Santana, o nosso requerimento tem por finalidade denominar e/ou nominar as ruas de comunidade, bem como a ordenação numérica das residências. Inclusive, vamos sugerir que os nomes das ruas sejam uma homenagem aos moradores antigos da comunidade e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade.”,  justificou o vereador.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara participa da abertura da 6ª Edição da EXPOTEC do IFRN/Campus Macau

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Educação, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 12-04-2017

O Presidente da Câmara de Macau, vereador Jairton Medeiros (PCdoB) participou na última segunda-feira (10) da cerimônia de abertura da VI Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura (EXPOTEC) realizada pelo IFRN/Campus Macau.

Na oportunidade, o presidente falou da parceria que irá firmar entre Câmara e o IFRN, levando alunos a serem contratados na condição de bolsistas, prestando serviços ao legislativo macauenses.

Educação, Ciência e Tecnologia no desenvolvimento local: Desafios e Perspectivas foi o tema escolhido da VI EXPOTEC.

Presidente Pintinho ao lado do prefeito Tulio Lemos durante a abertura da 6ª EXPOTEC

facebooktwittergoogle_plusmail

“Sou contra a maneira como está sendo votada a reforma, em regime de urgência , urgentíssima” disse o vereador Pintinho

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 05-04-2017

O clima hoje esquentou durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau, que aprovou a Reforma Administrativa do enviada pelo Executivo macauense, provocando calorosas discussões entre os vereadores de Situação e Oposição, ao ponto de que, antes de encerrar os trabalhos legislativos, a bancada opisicionista composta pelos vereadores Oscar Paulino (PMDB), Ítalo Mendonça (PRB), Wilder Santos (PRB) Kekel (PPS) e Cláudia Gia (PT), se retirassem do plenário.

Um fato chamou atenção; o posicionamento do vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), Presidente da casa, que se absteve de votar e declarou; “Sou contra a maneira como está sendo votada a reforma, em regime de urgência urgentíssima, eu não concordo, será que os senhores vereadores não entenderam’, disse o chefe do Legislativo macauense.,ao ser questionado por um colega parlamentar.

Em contato com o Blog, Pintinho reafirmou o que disse durante a Sessão: “Fui e sou contra a forma em regime de urgência urgentissima.
Mas como presidente, deveria conduzir a sessão conforme determina o regimento.” finalizou o edil.

O placar ficou 7 a 5, aprovando pela maioria o projeto do Executivo.

Pintinho se absteve de votar

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Reforma administrativa chega à Câmara Municipal com inovações para a gestão

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 04-04-2017

A tão aguardada reforma administrativa proposta pelo governo Tulio Lemos chega nesta terça-feira (04), a Câmara Municipal propondo uma série de mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura de Macau, trazendo inovações, levando em consideração o meio ambiente, o patrimônio histórico e a sustentabilidade financeira do município salineiro.

A igualdade de gêneros não ficou de fora na discussão da nova lei, que propõe a criação de setores para tratar das políticas públicas de inclusão social e apoio aos idosos, mulheres, negros, ciganos, gays e lésbicas, por exemplo. “Macau parou no tempo, o modelo administrativo que encontramos exclui as minorias e impossibilita a captação de recursos para projetos importantes com essas comunidades”, justificou o prefeito Tulio Lemos.

MEIO AMBIENTE LEVADO A SÉRIO

No pacote da reforma enviada ao Legislativo também prevê a criação do Instituto Municipal do Ambiente, Inovação e Sustentabilidade- IMAIS- Esta entidade será responsável pelos licenciamentos, monitoramentos e fiscalizações relativos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico, sendo um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, mas com autonomia e orçamento auto-suficiente.

CIDADE COM AUTO-SUFICIÊNCIA FINANCEIRA

A criação da Macau Projetos, Logística, Urbanismo e Sustentabilidade S/A é outra novidade na reforma administrativa. A entidade com estrutura extremamente enxuta, será responsável pela atração de investimentos privados e públicos para as áreas de recursos naturais e energia, inclusive as tratativas junto a Alcanorte.

A Macau Projetos vai deliberar ações decisivas na reorganização econômica do município, tendo a frente o empreendedor do setor de recursos naturais e energia, Jean-Paul Prates, que também foi Secretário Estadual de Energia no Governo do RN. Jean-Paul é o primeiro suplente da Senadora Fátima Bezerra, com mandato até 2022.

“Essas duas propostas visam atrair investimentos para o município, agregando o zelo com o patrimônio histórico da cidade e o meio-ambiente”, acrescentou o prefeito Tulio Lemos, lembrando a reforma administrativa é apropriada para atender às demandas e necessidades do povo de Macau, dentro do novo cenário social e econômico que ora se apresenta.

NOVA ESTRUTURA

A estrutura proposta na reforma administrativa também prevê a fusão das Secretarias de Administração e a de Finanças com vistas a uma maior eficiência e mais acentuada economicidade, contribuindo para que menos recursos sejam despendidos com a estrutura administrativa.

No mesmo sentido, a reforma propõe que a Fundação Municipal de Cultura seja incorporada à Secretaria de Educação, que passará a ter a denominação de Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Também foi criada a Procuradoria Geral do Município.

Com a reforma, algumas leis serão revogadas, sendo as mais importantes
mantidas, especialmente os Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações, contudo modificando algumas nomenclaturas de cargos comissionados, como forma de uniformização, dada a nova estrutura organizativa proposta pela nova gestão municipal.

facebooktwittergoogle_plusmail

Vereadora Mônica Ribeiro solicitará ao governo do Estado e a Secretaria Estadual de Segurança Pública à instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher em Macau

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 03-04-2017

Preocupada com o alto índice de violência contra a mulher em Macau e distritos, a vereadora Mônica Ribeiro (PROS), apresentará na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau na terça-feira (04), Requerimento solicitando ao governo do Estado e a Secretaria Estadual de Segurança à instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher em Macau, para combater crimes e a violência, principalmente a doméstica contra as mulheres macauenses.

A Delegacia da Mulher tem por princípios Assegurar tranquilidade à população feminina vítima de violência, através das atividades de investigação, prevenção e repressão dos delitos praticados contra a mulher, além também de auxiliar as mulheres agredidas, seus autores e familiares a encontrarem o caminho da não violência, através de trabalho preventivo, educativo e curativo efetuado pelos setores jurídico e psicossocial.

“Será uma grande conquista das mulheres macauenses à instalação da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher em Macau, e a violência contra a mulher tem que ser combatida”, disse a edil salineira.

facebooktwittergoogle_plusmail

Vereadora Mônica Ribeiro solicitará ao governo do estado e ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros, a instalação de uma Unidade Básica em Diogo Lopes e Macau

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 03-04-2017

A vereadora Mônica Ribeiro (PROS), apresentará durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau, requerimento solicitando ao governador do Estado, Robinson Faria, e ao comando geral do Corpo de Bombeiros do RN, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros com todos os serviços essenciais de resgate de vidas em Diogo Lopes e Macau.

Mônica justifica seu requerimento dizendo que; “muitos acidentes acontecem nas estradas próximas e Macau e Diogo Lopes, além dos afogamentos registrados nos últimos meses em Diogo Lopes, e outras situações que o trabalho dos bombeiros é essencial no resgate de vidas, sem falar que Macau é uma cidade com quase 32 mil habitantes, e se faz necessário uma Unidade Básica do Corpo de Bombeiros no município e no maior distrito, Diogo Lopes”. Encerrou a parlamentar.

Vereadora pautará mandato também em prol da segurança dos munícipes 

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO POPULAR: Vereador Cláudio Gia (PT) promove Ação de Cidadania no Porto da Pescaria

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 25-03-2017

Para o vereador Cláudio Gia (PT), não tem dia ou hora quando o assunto é trabalho em prol da preservação do Meio Ambiente, prova disso, que neste momento o edil salineiro está promovendo uma Ação de Cidadania em alusão ao Dia da Água (22 de março) e Dia da Árvore (comemorado no Norte e Nordeste no dia 24 de março) no Porto da Pescaria, acompanhado de amigos pescadores e alguns voluntários.

Gia e equipe estão realizando a limpeza nos manguezais e gamboa do Porto da Pescaria, além de conversar com a comunidade sobre à importância da preservação do Meio Ambiente.

Antes de chegar à Câmara, Gia já realizava ações em defesa do Meio Ambiente, e hoje está em formação no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo IFRN – Macau.

Vereador Cláudio Gia em pleno sábado, realizando limpeza de manguezais e gamboa

facebooktwittergoogle_plusmail

TRANSPARÊNCIA: Câmara de Macau torna público gastos com folha de pagamento

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 20-03-2017

A gestão do vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB) à frente da Câmara Municipal de Macau tem sido pautada pela transparência com os recursos financeiros da Casa, deixando o cidadão macauense informado sobre a receita arrecadada e despesas mensais com os salários dos vereadores e servidores.

Além do Portal da Transparência da Câmara ser o meio de acesso à informação sobre o que se entra e sai financeiramente, por determinação do vereador-presidente Pintinho, todos os meses será possível acessar os gastos com a folha de pagamento do Palácio Afonso Solino com mais rapidez, basta abrir a página oficial e clicar no link-matéria, que o internauta será redirecionado diretamente para o mês que deseja saber quanto custou os gastos com o funcionalismo.

Além de tornar público os gastos com os salários dos servidores, todos às despesas da Casa estão disponíveis no Portal da Transparência.

Pagamento Antecipado

Falando sobre folha de pagamento, os servidores da Câmara Municipal de Macau já receberam o salário referente ao mês de março, depositado nas contas da Caixa Econômica Federal deste sexta-feira (17) e Banco do Brasil, no sábado (18).

pinitnho

Gestão do vereador Pintinho é pautada pela transparência com os recursos da Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Requerimento do vereador Cláudio Gia (PT) beneficia moradores do Conjunto Arnóbio Abreu e Porto da Pescaria

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 18-03-2017

Com pouco mais de 60 dias de mandato na Câmara Municipal de Macau, o vereador Cláudio Gia (PT) tem se tornado um dos parlamentares salineiros mais atuante da atual Legislatura, com um dos feitos importantes para o município em 2017; R$ 300 mil reais destinados à Saúde através da emenda parlamentar da senadora Fátima Bezerra.

O vereador apresentou durante sessão ordinária da Câmara, o requerimento de número 046/2017, que requer que seja realizada a execução do saneamento básico do conjunto Arnóbio Abreu, Porto da Pescaria e da parte não ligada à rede do esgoto do Bairro dos Navegantes.

O requerimento foi colocado em votação, e aprovado por unanimidade pelos demais colegas edis.

16729451_1250077328420007_7107634223650580833_n

Saneamento Básico

É a atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO: Vereadora Mônica Ribeiro apresenta requerimentos em prol da comunidade de Diogo Lopes

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 18-03-2017

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Macau, a vereadora Mônica Ribeiro (PROS), já mostra que seu mandato será pautado em prol dos menos favorecidos de Macau, e com um olhar mais apurado para o distrito de Diogo Lopes, onde reside e construiu sua família.

A edil “Diogolopense” apresentou requerimentos que beneficiam diretamente a comunidade, solicitando construção do “Muro de Arrimo” que liga Diogo Lopes a Sertãozinho, Iluminação e Urbanização da Orla Marítima, a partir da placa de localização do Sertãozinho, todos votados e aprovados pelos demais colegas do Legislativo salineiro.

Mônica é autora do projeto ‘Cartão Cidadão’, que beneficiará famílias carentes com o valor de R$ 150 reais, destinados à compras no comércio local, aquecendo a economia.

16729171_1250080411753032_4524092278982241177_n

Mônica apresenta requerimentos em prol de Diogo Lopes

facebooktwittergoogle_plusmail