CRISE: Prefeituras do RN podem não fechar folha de pagamento de julho em consequência da queda de quase 20% na segunda parcela do FPM

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o montante do segundo decêndio do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado nesta quinta-feira, 20 de julho. A entidade aponta que o valor a ser repassado, quando comparado ao mesmo período de 2016, teve uma queda de 5,86%, em termos reais, essa queda é ainda mais acentuada, representando 8,12%. O repasse foi aproximadamente 20% menor do que a expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A CNM explica que, apesar da expectativa, o resultado era esperado. Isso porque, nesse período, o repasse tende a ser menor devido à sazonalidade do FPM. Com base na tendência apresentada em anos anteriores, a entidade alerta aos gestores que o Fundo pode apresentar desempenho inferior nos próximos meses. Além disso, o segundo repasse extra de 1% do FPM só vai ocorrer em dezembro.

“Os gestores locais devem considerar, ainda, as incertezas em relação à consistência da recuperação econômica”, diz trecho da nota publicada pela entidade que deixa as prefeituras em estado de alerta, já que esses recursos são usados na sua maioria para o pagamento de pessoal.

facebooktwittergoogle_plusmail

CARNAUBAIS: Prefeito Tiago Meira emite Nota de Esclarecimento e desmascara ex-prefeito cassado e inelegível

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 15-07-2017

Dr. Tiago Meira coloca a boca no trombone 

No comando do vizinho município de Carnaubais, o prefeito Dr. Tiago Meira vem fazendo um verdadeiro trabalho de reconstrução administrativa e financeira da cidade, que foi administrada nos últimos anos pelo grupo político derrotado nas eleições de 2016 do ex-prefeito Luiz Cavalcante, cassado e inelegível pela justiça eleitoral por abuso de poder econômico.

Dr. Tiago que tem administrado e tratado com zelo o dinheiro do povo de Carnaubais, investindo maciçamente na Educação, Saúde, Social, além de manter em dia os salários dos servidores públicos após assumir e encontrar em atraso a folha de pagamento e regularizando em menos de 3 meses, emitiu uma Nota de Esclarecimento desmascarado o ex-prefeito Luiz Cavalcante – Luizinho, que usa um periódico virtual para plantar mentiras e confundir a população, ao ponto de tentar desviar a sua iresponsabilidade quando governava, deixando débitos nas esferas: federal e estadual, que impossibita hoje Carnaubais de tirar algumas Certidões, firmar Convênios e receber recursos do governo federal e estadual, tentando posar de bom moço, não durou muito tempo.

Eis a nota postada nas redes sociais pelo prefeito Dr. Tiago Meira.

Veja mais no Facebook do prefeito Tiago Meira

facebooktwittergoogle_plusmail

Itajá vai comemorar 25 anos de Emancipação Política vivendo um novo tempo na gestão municipal

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Vivendo uma nova era administrativa e politica com todos os serviços essenciais e básicos funcionando em sua plenitude, o município de Itajá vai comemorar em grande estilo os seus 25 anos de Emancipação Politica, com shows de Gianini Alencar, Xodó Nordestino e Acho é Pouco, na Praça de Eventos Manoel Argemiro Lopes.

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Alaor Pessoa tem se dedicado a manter as finanças em dias, além de investir maciçamente na Saúde, Educação, Social e Esporte, o que possibilita comemorar a data do aniversário da cidade com pompas e circunstancias, zelando pelo dinheiro do povo.

facebooktwittergoogle_plusmail

RN DE LUTO: Morre a ex-governadora Wilma de Faria, a Guerreira do povo potiguar

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Na noite de ontem, quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, mais precisamente às 23h40min, o Rio Grande do Norte ficaria órfão da força, garra e da primeira mulher eleita deputada federal do estado, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do estado, Wilma de Faria, aos 72 anos de idade.

Wilma foi eleita vereadora na última eleição, em 2016, e se licenciou da Câmara desde o dia 18 de abril, para tratar da saúde, enfrentando um câncer no aparelho digestivo.

O velório está acontecendo na Catedral Metropolitana de Natal, com grande participação popular, além da classe politica de todo estado, e eleitores que se deslocam das duas cidades para capital para se despedirem da Guerreira do povo potiguar.

A Guerreira

Mestra em Educação e especialista em Sociologia, Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró, na região Oeste, e cresceu em Caicó, no Seridó. Tem quatro filhos e 13 netos; era professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde se licenciou em Letras.

Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e ousadia. Quebrando a forte herança machista no estado, Wilma foi eleita à primeira deputada federal pelo RN em 1986, atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores – o que lhe rendeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Em 1988 se elegeu a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos (1988, 1996 e 2000). Já no ano de 2002 marcou mais um capítulo da história política do estado, ao ser eleita a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006.

Wilma de Faria também foi vice-prefeita da cidade do Natal entre 2012 e 2016, e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RN) por 20 anos. Atualmente era vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para a legislatura 2017-2020.

Legado

Por onde passou, Wilma foi destaque pelo seu trabalho e dedicação, principalmente na área social. Mas foi à frente do executivo estadual que a ‘guerreira’ desenvolveu suas maiores ações e obras, entre elas a expansão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Refinaria Clara Camarão, em Guamaré; a Ponte de Todos Newton Navarro, em Natal; a Ponte da Ilha de Santana, em Macau; a Ponte de Jucurutu; o Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó; a Revitalização da Av. Rio Branco, a construção do Expocenter e a implantação do Curso de Medicina, em Mossoró.

Destaque ainda para o Programa de Segurança Alimentar, com os Restaurantes Populares, assim como a duplicação do número de Centrais do Cidadão; além de ter realizado um grande programa rural de apoio ao homem do campo: o Desenvolvimento Solidário.

Wilma orgulha-se também de ter melhorado os índices socioeconômicos do estado, sobretudo em energia eólica, que alçaram o RN de zero em energia limpa ao 1º lugar nos leilões do país, além de no turismo, principal atividade econômica, ter colocado o RN como destaque do Nordeste.

Foto: Sérgio Castro/AGÊNCIA ESTADO
facebooktwittergoogle_plusmail

OPERAÇÃO ANJO MAU: denúncia do MPF aponta como ocorriam as fraudes ao INSS no RN

Arquivado em (Brasil, RN) Por Wallacy Atlas on 10-06-2017

A investigação do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Representação da Inteligência Previdenciária (Reinp) que resultou na Operação Anjo Mau, deflagrada no dia 17 de maio em Natal, detalhou a forma de agir do grupo que fraudou diversos auxílios previdenciários no Rio Grande do Norte. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na residência de três servidores do INSS e na agência da Previdência Social, no bairro de Nazaré.

No período de março de 2010 a agosto de 2011, uma organização criminosa forjou vínculos trabalhistas e obtinha irregularmente auxílios previdenciários, gerando prejuízos aos cofres públicos. Dela faziam parte Ângelo Wagner Alves e quatro servidores do INSS (um dos quais já faleceu). Outros quatro beneficiários do esquema foram denunciados no início deste ano pelo MPF.

Na ação penal que deu origem à operação (0802520-45.2017.4.05.8400), de autoria do procurador da República Fernando Rocha, o MPF denuncia, além de Ângelo Wagner, o médico perito do INSS Antônio Carlos Barbosa; os servidores do INSS Aurino Araújo Goes e Petrúcio Rainerio de Azevedo; e também Manoel Bernardo Gois Cassiano, Jailson José Ferreira, Adriano Cezar Felipe e Maria Auxiliadora Bezerra.

facebooktwittergoogle_plusmail

Técnico em agropecuária, Cipriano Neto é eleito presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do RN

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-05-2017

Cipriano Neto, Samuel Gustavo e Clodimar, nova diretoria da Ass. dos Técnicos Agrícolas 

Na última quinta-feira (11), no município de Ceara Mirim, foi eleita a nova diretoria, da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte, elegendo como presidente da instituição o técnico em Agropecuária, Cipriano Neto, que tem um histórico de trabalho em prol dos agricultores e agricultoras do estado, além de ser um profissional sério no que faz e honesto por essência.

Ao lado de Neto, foram escolhidos o tesoureiro e secretário da instituição; Samuel Gustavo e Clodimar, respectivamente.

Após a eleição, a nova diretoria seguiu para o município de Jandaíra, onde se reuniram com os técnicos, Luiz Carlos, Francisco Edson e Ariel Araújo, na finalidade de manter o primeiro contato, e apresentar de planos futuros da Associação.

Segundo Cipriano Neto, a nova diretoria aproveitou a visita ao município para ouvir os associados e assim, direcionar as linhas de ações da nova gestão, visando melhorias à categoria.

A reunião contou também com a participação do ex-presidente da ATARN, Manoel Gabi, técnico agrícola e secretario adjunto da Secretaria Municipal De Agricultura, de Rio do Fogo.

Em Jandaíra: Luiz Carlos, Francisco Edson, Ariel Araujo, Cipriano Neto e Manoel Gabi

facebooktwittergoogle_plusmail

Grupos de quadrilhas juninas discutem soluções para fomentar o setor na ALRN

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-05-2017

Grupos juninos do RN em busca de apoio

As dificuldades para fomentar um dos segmentos culturais mais importantes do Rio Grande do Norte, as quadrilhas juninas, foram discutidas, com soluções alternativas, na Assembleia Legislativa, em audiência pública promovida pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

“As quadrilhas juninas são uma das maiores expressões da cultura nordestina e potiguar, mas não há políticas públicas para apoiar essa atividade. O objetivo da audiência é discutir o tema e encontrar soluções”, ponderou o deputado propositor da audiência.

Convidado para dar sua contribuição, o vereador Fernando Lucena (PT) criticou a postura da Prefeitura do Natal e do Ministério Público, que, segundo ele, não apoiam adequadamente e oferecem, no caso do MP, resistência sobre horários para as programações juninas.

Para Akalison de Araújo, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas, os próprios editais nos quais estão previstos iniciativas para fomento à cultura não contempla de maneira justa a atividade quadrilheira. Nessa esteira, o secrecetário de Cultura de São Gonçalo do Amarante, Flávio Henrique, destacou o abandono do setor.

“Vivemos de pires na mão tentando captar recursos para a cultura, mas não é fácil. Temos visto, cada vez mais, que precisaremos nos virar com o que temos. É um cenário desestimulante”, anotou o secretário.

Uma das sugestões dadas durante o debate foi para que o modelo que garantiu em Natal a realização de eventos juninos seja levado para o interior do Estado. As cidades que realizam eventos esbarram na exigência de órgãos de controle para que as festas cessem às 22h. Em Natal, isso foi solucionado após lei na Câmara Vereadores autorizar as atividades até a meia noite e as 2h durante dos fins de semana.

Com o reconhecimento das quadrilhas juninas como patrimônio cultural da cidade, o que é reconhecido em lei, o setor fica autorizado a captar recursos com mais facilidade. Além disso, foi encaminhado entre os participantes a realização de um cadastro para identificar todos os grupos, de modo a compartilhar as experiências que cada organização tem.

Já para a captação de recursos, o deputado Fernando Mineiro sugeriu que os grupos voltem à Assembleia Legislativa para elaboração de emendas para o orçamento do próximo ano.

facebooktwittergoogle_plusmail

Em Mossoró, Ezequiel fala sobre PSDB e convida para convenção estadual

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-05-2017

O crescimento do PSDB no Rio Grande do Norte foi destaque na convenção municipal do partido em Mossoró no sábado (13). Durante o encontro, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza convidou os mossoroenses para a convenção estadual no próximo dia 27 de maio, em Natal, às 9h, no hotel Holiday Inn Natal.

“O PSDB cresce a cada dia e no próximo dia 27 vamos estar juntos para fortalecer ainda mais o partido. Aqui em Mossoró não é diferente. Nos unimos a Diego e a todos de Mossoró para fortalecer o partido e os projetos pelo Rio Grande do Norte”, destaca o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

Atualmente o PSDB é representado por um Deputado Federal; 5 Deputados Estaduais, incluindo o presidente da Assembleia; 107 Vereadores; 10 Prefeitos; 15 vice-prefeitos e conta hoje com 150 diretórios municipais.

Ao lado de Ezequiel, o deputado federal Rogério Marinho falou sobre o partido, Reforma Trabalhista e cenário político em Mossoró. “Vamos trabalhar por novos e bons candidatos no Rio Grande do Norte”, pontua o parlamentar.

O atual presidente do diretório municipal, Tião Couto, também discursou e lembrou os projetos para Mossoró que serão conduzidos pelo empresário Diego Couto e desejou sorte ao sucessor. “Mossoró precisa ser lembrado para avançar nos novos projetos” comenta.

O próximo encontro do partido será no dia 27 de maio, em Natal, com um encontro estadual. “O PSDB será o terceiro maior partido do RN ainda este ano. Queremos contribuir para que o Rio Grande do Norte se desenvolva ainda mais”, afirma Ezequiel Ferreira.

A convenção municipal do partido contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças da região do Oeste, além de empresários e profissionais autônomos de Mossoró.

facebooktwittergoogle_plusmail

MPF apela contra absolvição de mulher que ameaçou e desacatou perita do INSS

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-05-2017

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recorreu da decisão de primeira instância que inocentou Hawilla Paiva La Porta. Ela foi denunciada pelo MPF por ameaça e desacato, após empurrar objetos contra uma médica perita do INSS e, posteriormente, fazer ameaças e até mesmo jogar água na profissional.

O episódio ocorreu em 02 de dezembro de 2013. Durante a análise pericial, segundo a médica, Hawilla La Porta “ficou agressiva, levantou-se da mesa e empurrou todos objetos” na direção da perita. Pouco depois, no mesmo dia, em uma lanchonete próxima ao INSS, a ré disse para a vendedora do local colocar veneno no lanche da vítima, além de ter arremessado água na médica e chamado diversos palavrões. Segundo a perita, foram usadas frases como “coloque bem muito veneno pra essa ai” e “eu quero matar você, porque eu não gosto de você”.

A sentença de primeira instância foi proferida na audiência de instrução e julgamento no último dia 7 de março, quando o juiz considerou improcedente a denúncia do MPF, absolvendo a ré. Sobre a ameaça feita por Hawilla Paiva, ele entendeu que “o estado de irritação já é o bastante para descaracterizá-lo”, acrescentando, ainda, que “se os crimes foram cometidos em concurso formal, o estado de irritação que descaracteriza o crime de ameaça, igualmente, desconstrói o de desacato”.

No entanto, o procurador da República Fernando Rocha, que assina a apelação do MPF, cita que “nem mesmo a embriaguez completa, quando não proveniente de caso fortuito ou força maior, é capaz de excluir a imputabilidade penal (…) o que dirá de uma mera condição de exaltação (…), em que o agente mantém completo controle de suas faculdades mentais”.

Ele lembra que a ré tinha, administrativamente e legalmente, opções para recorrer da análise feita pela perita, sem que necessitasse arremessar objetos ou ameaçar a servidora pública e questiona: “(…) posturas como jogar objetos contra uma perita médica, chamá-la de ‘bruxa maldita’ e afirmar que ‘deveriam colocar veneno em seu lanche’ enquadram-se agora como ‘liberdade de pensamento e de expressão’ (…)?”

Desacato – O magistrado, autor da sentença em primeira instância, ainda alegou que o crime de desacato se encontraria revogado pela Convenção Interamericana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), citando condenações como a do escritor Monteiro Lobato (em 1941, por ter feito críticas ao governo) como exemplo de sua inadequação.

facebooktwittergoogle_plusmail

Areia Branca recebe 15° edição do Vila Cidadã na próxima sexta-feira (19)

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 12-05-2017

Vila Cidadão chegará a Areia Branca dia 19 de maio 

O município de Areia Branca recebe, na próxima sexta-feira (19), a 15º edição do projeto Vila Cidadã. O evento será das 9h às 15h, na Praça do Santuário, BR 110. Serão ofertados diversos serviços do estado para a população.

Dentre os serviços a serem oferecidos estão à realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis, glicemia, doação de preservativos, verificação de pressão arterial, emissão de carteiras de identidade, por meio do Itep, e de CPF, por intermédio da Central do Cidadão, orientações sobre programa habitacionais, atendimento da Defensoria Pública, orientações da Secretaria da Mulher, entre outros. Além de distribuição de picolé, pipoca, iogurtes e parque de diversões para divertir as crianças enquanto os pais são atendidos.

O Vila Cidadã é um projeto do Governo do RN, coordenado pela Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), que tem o objetivo de levar para perto da população os serviços públicos oferecidos pelo Estado. Até agora já foram contabilizados cerca de 36 mil atendimentos nas 14 edições, que foram realizadas em: Mãe Luiza, Jardim Progresso, Leningrado, Conjunto dos Garis, Felipe Camarão, Lajes, Pedro Avelino, Parnamirim, Serra de São Bento, São Miguel, Mossoró, Currais Novos, Caicó e São José de Mipibu.

Segundo a secretária Julianne Faria, o sucesso do Vila Cidadã mostra que a eficácia da parceria entre os diversos órgãos do Estado. “Acredito que atingimos nosso objetivo que é levar o atendimento do Governo para perto da população, a fim de facilitar o acesso aos mais variados serviços”, disse a secretária.

facebooktwittergoogle_plusmail

PORTO DO MANGUE: Restaurante Bangalô é a boa pedida do Pólo Costa Branca

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 10-05-2017

Sentindo a brisa do Rio das Conchas, o Bangalô, em Porto do Mangue, sob os cuidados do microempresário e amigo Rodrigo Almeida, é a boa pedida do fim de semana; para a família, namorados e amantes do bom paladar.

Cardápio com frutos do mar e outras delicias da culinária regional, fazem a diferença do espaço mais tchans da city.

Por lá já passaram gente do mundo inteiro, quiçá até do universo!

Ambiente aconchegante, atendimento supimpa e o fino trato de Almeida, é a ordem do Bangalô.

Dê o play e assista!

facebooktwittergoogle_plusmail

Voluntários da Liga Contra o Câncer arrecadam doações para o Projeto “Mercearia da Liga”

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 08-05-2017

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal, e tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.

Para ajudar os pacientes que necessitam de uma alimentação adequada durante o tratamento, os voluntários da Liga contra o Câncer estão realizando uma campanha de arrecadação para o projeto “Mercearia da Liga”, que distribui cerca de 100 cestas básicas/mês, com itens e suplementos para pacientes com necessidades nutricionais.

Os itens que podem ser doados são;

Para doar é fácil: WhatsApp (84)  98886-1921

A Liga

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é reconhecida pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia), a Liga presta uma ampla gama de serviços, desde consultas médicas até modernas técnicas de radioterapia.

Características marcantes da instituição são o acolhimento e a atenção multidisciplinar. Há um arraigado entendimento de que a atenção ao paciente deve ser total, por isso há todo um conjunto de ações para que o paciente se sinta bem recebido, além de receber o melhor tratamento médico possível. Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas garantem uma atenção completa.

Prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos são os pilares do trabalho da Liga. A instituição possui 3 unidades em Natal e uma em Caicó que oferecem a toda população mais do que atenção oncológica, oferecem esperança e fé na vida.

facebooktwittergoogle_plusmail

SOLIDARIEDADE: Atletas do ABC realizam doação à “Mercearia” da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 08-05-2017

Atletas do ABC/Natal dão exemplo de solidariedade

A Liga Contra o Câncer recebeu a doação de suplementação alimentar e fraldas geriátricas dos atletas da equipe profissional do ABC Futebol Clube; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Oswaldo Gonçalves.

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1949 na cidade de Natal, e tem como maior desafio conjugar atenção oncológica de alto padrão com elevada acessibilidade, principalmente através do SUS.

facebooktwittergoogle_plusmail

RN tem mais longa estiagem em 100 anos; Natal passa por racionamento

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 03-04-2017

A mais longa estiagem dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte está mudando a vida dos potiguares. Pela primeira vez na história, Natal passa por um racionamento de água. O rodízio começou no dia 8 de fevereiro deste ano e atinge cerca 70% dos 350 mil habitantes da Zona Norte da cidade, a região mais populosa da capital. “Nunca vivemos uma coisa dessas. A gente não tem água. Se Deus tiver compaixão da gente, as coisas vão melhorar”, diz, esperançosa, dona Francisca Ferreira, de 65 anos, moradora da comunidade da África.

Dona Francisca mora em uma casa simples. Na rua, de barro, uma mangueira verde se estica entre as casas. Ela é a fonte de água da vizinhança. Uma das moradoras tem um poço e cobra taxas para abastecer os vizinhos.

Na morada de dona Francisca, os depósitos armazenam toda a água que ela terá na semana, até ter dinheiro para comprar mais. Um tonel, alguns baldes e muitas decisões. O racionamento a obriga a escolher o dia que lavará roupa, o dia que tomará banho e o dia que terá água potável para beber. “Quando eu não tenho dinheiro para pagar, peço aos meus filhos.”

Direto do G1/RN
facebooktwittergoogle_plusmail

DIRETO DO GUAMARÉ EM DIA: As idas e voltas da política e seus reflexos em Guamaré

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 29-03-2017

Guamaré tem uma política dinâmica que revela fenômenos políticos e figuras políticas, atualmente o cenário político noticia rivalidade e rupturas, uma visíveis e outras invisíveis, e nesse jogo político existem os que jogam e outros que são jogados, ou melhor, são manipulados!

Para ser mais claro podemos destacar pontos que vão melhorar a análise deste momento, e algumas conclusões são fáceis de notar, contudo, elas têm reflexos que podem ser visualizados em um futuro próximo, embora estejam em evolução neste momento.

Certo que o debate político exige destaques a comentar. O Vereador Gustavo Santiago, vem apostando tudo no desgaste da desocupação das casas em Baixa do Meio, mas pode ser uma opção a construção nos terrenos do ex-prefeito João Pedro Filho, quem não se lembra que em meados do ano passado o vereador sitiou máquinas e material de construção que foram colocados no terreno que era de João Pedro, e hoje esta no nome de Marcio, seu filho!

Inclusive vinham de lá noticias que seriam incendiados os tratores caso a prefeitura continuasse a obra, fato repetido hoje quando o ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, cedeu o imóvel para os invasores das unidades habitacionais de Baixa do Meio, e hoje decidiu que seja desocupado, ou seja, esse reflexo é prova da política de ontem e de hoje.

Depois do ocorrido nas terras de João Pedro, o município só conseguiu via justiça à desapropriação de outra área vizinha, a de Marcio de João Pedro, essa desmembrada e certamente do mesmo registro antes de Zé da Loja, que é público e de saber de todos que foi vendida a João Pedro Filho, e como um passe de mágica foi para o nome de Márcio, por isso o reflexo de hoje ou de ontem ou de amanhã podem sair do controle, e não podem apenas dizer que se trata da política, estamos diante de um momento de radicalismo, até censurável, mais capaz de ser praticado na política.

Mesma reflexão podemos fazer em outro sentido, o vereador Gustavo Santiago esteve os últimos anos praticando a política da boa vizinhança, de repente em estibordo está em manobra diametralmente oposta, em clara colisão, em seu projeto ele faz os bastidores para alimentar o fracasso da permanência do atual prefeito na chefia do executivo, contra ponto, Gustavo ainda é assombrado pela sua gestão desastrosa a frente do Legislativo entre 2009 e 2010.

Só para relembrar, no ano de 2009 o vereador hoje da oposição que foi presidente à época gastou só de combustível 33.444 mil litros, em valores de hoje seria superior a 140 mil reais ano, até ai seria só reprovável, mas realizando busca no sistema SIAI do TCE nota-se a ausência de indicação de frota, ou seja, o Poder Legislativo não informou a frota de veículos para consumir todo esse combustível, isso é apenas um detalhe, outros mais sérios ainda são detectados em sua contabilidade, que diga-se de passagem, no curso de 2017 prescrevem as ações de improbidade em face de sua gestão.

Então até dezembro Gustavo pode ainda amargar ataques a suas despesas, e nesse jogo, é legitimo para propor ação de improbidade tanto o Ministério Público como o Município, ressalte-se que só para justificar o comentário, o ex-presidente atrasou em 2010 todos os bimestres, não publicou o RGF, entre outras irregularidades que apontam milhões de possível desmazelo contra a coisa pública, entre elas diárias e etc, e certamente serão reflexos desta calculada batalha travada por Gustavo.

Embora a política seja sinônimo de amanhã, o vereador Gustavo Santiago nutri certa esperança de vingar sua renúncia forçada para não ser cassado em 2009 quando foi Presidente do Legislativo, embora se esteja informando fatos e lógica imprecisa da política ela esta neste momento sendo fomentada por ambos os lados, e certamente haverão reflexos, quer seja quanto a necessidade de terras para construir unidades habitacionais que podem desaguar o debate de propriedade originaria de Zé da loja para João Pedro de fato e para Marcio de direito, no revolvimento das contas do vereador Gustavo, ou mesmo da manipulação do sistema político que requer coragem e precisão, mais os reflexos ninguém sabe como será, como será?

Por Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara lança projeto para desenvolver estudos sobre problemas da Grande Natal

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-03-2017

A Câmara Municipal de Natal lançou na manhã de quinta-feira (16) o projeto “Pensando a Grande Natal”. Coordenado pela Escola do Legislativo Miguel Arraes e com o apoio da comissão de Habitação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, o projeto tem como objetivo desenvolver estudos e debates sobre os problemas da região metropolitana de Natal.

“A Escola do Legislativo e a Fundação Djalma Maranhão, com o apoio da comissão de Planejamento Urbano e Assuntos Metropolitanos, farão estudos para que possamos trazer, de uma forma objetiva, grandes discussões sobre as problemáticas da região metropolitana de Natal, além de promover uma integração entre as Câmaras Municipais e as Prefeituras”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT).

Segundo Raniere, um grande problema da região metropolitana é o isolamento em ilhas. “Mesmo tendo sido ampliada por lei a região metropolitana está isolada em diversas ilhas. Se as políticas públicas não estiverem integradas geram uma má qualidade de vida para toda a região, e esse é um dos grandes objetivos do projeto, discutir e tentar trazer resultados que venham melhorar a qualidade de vida da população da região metropolitana”, disse Raniere Barbosa.

O ex-vereador, George Câmara, participou do lançamento do “Pensando a Grande Natal” e falou que o projeto é importante por debater os problemas da região metropolitana de forma integrada. “Nós visualizamos esta problemática desde nosso primeiro mandato em 2001 quando criamos o parlamento comum da região metropolitana integrada. Este é um trabalho que deve ser continuado e, desde já, parabenizo a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo por retomar esse importante debate”, afirmou George Câmara.

O presidente da comissão de Habitação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, vereador Sandro Pimentel explicou que o projeto vai proporcionar unificação do planejamento das questões que envolvem as cidades da região metropolitana. “Os problemas são semelhantes de uma cidade para outra, por isso quando se faz uma unificação de idéias, através de planejamentos de curto, médio e longo prazo, surgem muitas oportunidades de mudar a realidade local, não do ponto da cidade, mas local do ponto de vista da região”, concluiu Sandro Pimentel.

A diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes, Michelle Paulista explicou que a Escola já vem desenvolvendo ciclos de ações práticas dentro do projeto “Pensando a Grande Natal”. “Estamos montando um ciclo de ações tanto no âmbito da discussão, mas também da operacionalização. Nossa proposta é desenvolver ações que de fato ajudem no bem estar da sociedade, ações de mobilidade, sustentabilidade e nos demais setores. A Escola já desenvolve projetos que convergem nesse sentido, como o “Câmara Verde”, “Sua saúde em dia”, além de projetos educacionais que estarão em sintonia com o “Pensando a Grande Natal”, disse Michelle Paulista.

Direto do Portal AGORA RN

 

facebooktwittergoogle_plusmail

Dia Mundial da Água será comemorado com eventos promovidos pelo Governo do Estado

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-03-2017

Para comemorar o Dia Mundial da Água na quarta-feira (22), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), está promovendo uma série de eventos, começando na manhã da segunda-feira (20), na Escola de Governo, com apoio do programa RN Sustentável, um curso Básico de Recursos Hídricos.

No mesmo dia, às 9h30, na Escola Municipal José Andrade Frazão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), participa de palestra sobre uso racional da água e apresentação do teatro de Bonecos. O curso tem duração de dois dias e será encerrado na manhã da terça-feira (21).

272e6e48-0c08-400e-9089-e1795bd60369

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeituras recebem royalties referente ao mês de fevereiro

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

Os municípios produtores de petróleo no RN receberam nesta sexta-feira (24) o segundo repasse do ano segundo dados da Petrobras, através da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis, com um leve aumento, mas, a situação ainda é crítica para a maioria das prefeituras do país que tinham os royalties pagos pela produção do petróleo como a sua maior fonte de receita.

Eis o valor arrecadado por cada município;

GuamareNews_Royalties_Fevereiro_2017

facebooktwittergoogle_plusmail