DIRETO DO GUAMARÉ EM DIA: As idas e voltas da política e seus reflexos em Guamaré

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 29-03-2017

Guamaré tem uma política dinâmica que revela fenômenos políticos e figuras políticas, atualmente o cenário político noticia rivalidade e rupturas, uma visíveis e outras invisíveis, e nesse jogo político existem os que jogam e outros que são jogados, ou melhor, são manipulados!

Para ser mais claro podemos destacar pontos que vão melhorar a análise deste momento, e algumas conclusões são fáceis de notar, contudo, elas têm reflexos que podem ser visualizados em um futuro próximo, embora estejam em evolução neste momento.

Certo que o debate político exige destaques a comentar. O Vereador Gustavo Santiago, vem apostando tudo no desgaste da desocupação das casas em Baixa do Meio, mas pode ser uma opção a construção nos terrenos do ex-prefeito João Pedro Filho, quem não se lembra que em meados do ano passado o vereador sitiou máquinas e material de construção que foram colocados no terreno que era de João Pedro, e hoje esta no nome de Marcio, seu filho!

Inclusive vinham de lá noticias que seriam incendiados os tratores caso a prefeitura continuasse a obra, fato repetido hoje quando o ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, cedeu o imóvel para os invasores das unidades habitacionais de Baixa do Meio, e hoje decidiu que seja desocupado, ou seja, esse reflexo é prova da política de ontem e de hoje.

Depois do ocorrido nas terras de João Pedro, o município só conseguiu via justiça à desapropriação de outra área vizinha, a de Marcio de João Pedro, essa desmembrada e certamente do mesmo registro antes de Zé da Loja, que é público e de saber de todos que foi vendida a João Pedro Filho, e como um passe de mágica foi para o nome de Márcio, por isso o reflexo de hoje ou de ontem ou de amanhã podem sair do controle, e não podem apenas dizer que se trata da política, estamos diante de um momento de radicalismo, até censurável, mais capaz de ser praticado na política.

Mesma reflexão podemos fazer em outro sentido, o vereador Gustavo Santiago esteve os últimos anos praticando a política da boa vizinhança, de repente em estibordo está em manobra diametralmente oposta, em clara colisão, em seu projeto ele faz os bastidores para alimentar o fracasso da permanência do atual prefeito na chefia do executivo, contra ponto, Gustavo ainda é assombrado pela sua gestão desastrosa a frente do Legislativo entre 2009 e 2010.

Só para relembrar, no ano de 2009 o vereador hoje da oposição que foi presidente à época gastou só de combustível 33.444 mil litros, em valores de hoje seria superior a 140 mil reais ano, até ai seria só reprovável, mas realizando busca no sistema SIAI do TCE nota-se a ausência de indicação de frota, ou seja, o Poder Legislativo não informou a frota de veículos para consumir todo esse combustível, isso é apenas um detalhe, outros mais sérios ainda são detectados em sua contabilidade, que diga-se de passagem, no curso de 2017 prescrevem as ações de improbidade em face de sua gestão.

Então até dezembro Gustavo pode ainda amargar ataques a suas despesas, e nesse jogo, é legitimo para propor ação de improbidade tanto o Ministério Público como o Município, ressalte-se que só para justificar o comentário, o ex-presidente atrasou em 2010 todos os bimestres, não publicou o RGF, entre outras irregularidades que apontam milhões de possível desmazelo contra a coisa pública, entre elas diárias e etc, e certamente serão reflexos desta calculada batalha travada por Gustavo.

Embora a política seja sinônimo de amanhã, o vereador Gustavo Santiago nutri certa esperança de vingar sua renúncia forçada para não ser cassado em 2009 quando foi Presidente do Legislativo, embora se esteja informando fatos e lógica imprecisa da política ela esta neste momento sendo fomentada por ambos os lados, e certamente haverão reflexos, quer seja quanto a necessidade de terras para construir unidades habitacionais que podem desaguar o debate de propriedade originaria de Zé da loja para João Pedro de fato e para Marcio de direito, no revolvimento das contas do vereador Gustavo, ou mesmo da manipulação do sistema político que requer coragem e precisão, mais os reflexos ninguém sabe como será, como será?

Por Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara lança projeto para desenvolver estudos sobre problemas da Grande Natal

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-03-2017

A Câmara Municipal de Natal lançou na manhã de quinta-feira (16) o projeto “Pensando a Grande Natal”. Coordenado pela Escola do Legislativo Miguel Arraes e com o apoio da comissão de Habitação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, o projeto tem como objetivo desenvolver estudos e debates sobre os problemas da região metropolitana de Natal.

“A Escola do Legislativo e a Fundação Djalma Maranhão, com o apoio da comissão de Planejamento Urbano e Assuntos Metropolitanos, farão estudos para que possamos trazer, de uma forma objetiva, grandes discussões sobre as problemáticas da região metropolitana de Natal, além de promover uma integração entre as Câmaras Municipais e as Prefeituras”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT).

Segundo Raniere, um grande problema da região metropolitana é o isolamento em ilhas. “Mesmo tendo sido ampliada por lei a região metropolitana está isolada em diversas ilhas. Se as políticas públicas não estiverem integradas geram uma má qualidade de vida para toda a região, e esse é um dos grandes objetivos do projeto, discutir e tentar trazer resultados que venham melhorar a qualidade de vida da população da região metropolitana”, disse Raniere Barbosa.

O ex-vereador, George Câmara, participou do lançamento do “Pensando a Grande Natal” e falou que o projeto é importante por debater os problemas da região metropolitana de forma integrada. “Nós visualizamos esta problemática desde nosso primeiro mandato em 2001 quando criamos o parlamento comum da região metropolitana integrada. Este é um trabalho que deve ser continuado e, desde já, parabenizo a Câmara Municipal e a Escola do Legislativo por retomar esse importante debate”, afirmou George Câmara.

O presidente da comissão de Habitação, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Assuntos Metropolitanos, vereador Sandro Pimentel explicou que o projeto vai proporcionar unificação do planejamento das questões que envolvem as cidades da região metropolitana. “Os problemas são semelhantes de uma cidade para outra, por isso quando se faz uma unificação de idéias, através de planejamentos de curto, médio e longo prazo, surgem muitas oportunidades de mudar a realidade local, não do ponto da cidade, mas local do ponto de vista da região”, concluiu Sandro Pimentel.

A diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes, Michelle Paulista explicou que a Escola já vem desenvolvendo ciclos de ações práticas dentro do projeto “Pensando a Grande Natal”. “Estamos montando um ciclo de ações tanto no âmbito da discussão, mas também da operacionalização. Nossa proposta é desenvolver ações que de fato ajudem no bem estar da sociedade, ações de mobilidade, sustentabilidade e nos demais setores. A Escola já desenvolve projetos que convergem nesse sentido, como o “Câmara Verde”, “Sua saúde em dia”, além de projetos educacionais que estarão em sintonia com o “Pensando a Grande Natal”, disse Michelle Paulista.

Direto do Portal AGORA RN

 

facebooktwittergoogle_plusmail

Dia Mundial da Água será comemorado com eventos promovidos pelo Governo do Estado

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-03-2017

Para comemorar o Dia Mundial da Água na quarta-feira (22), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), está promovendo uma série de eventos, começando na manhã da segunda-feira (20), na Escola de Governo, com apoio do programa RN Sustentável, um curso Básico de Recursos Hídricos.

No mesmo dia, às 9h30, na Escola Municipal José Andrade Frazão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), participa de palestra sobre uso racional da água e apresentação do teatro de Bonecos. O curso tem duração de dois dias e será encerrado na manhã da terça-feira (21).

272e6e48-0c08-400e-9089-e1795bd60369

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeituras recebem royalties referente ao mês de fevereiro

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

Os municípios produtores de petróleo no RN receberam nesta sexta-feira (24) o segundo repasse do ano segundo dados da Petrobras, através da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis, com um leve aumento, mas, a situação ainda é crítica para a maioria das prefeituras do país que tinham os royalties pagos pela produção do petróleo como a sua maior fonte de receita.

Eis o valor arrecadado por cada município;

GuamareNews_Royalties_Fevereiro_2017

facebooktwittergoogle_plusmail

OLHA ELE! Anderson França volta com o seu ‘Circulando’

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

Blogueiro dos bons de Alto do Rodrigues, e da língua afiada também, Anderson França volta com o seu bombado ‘Circulando’ totalmente repaginado, após um veraneio pelo litoral sul do estado.

Do mundo da moda, a política local, estadual e nacional, sem falar nas alfinetadas, Anderson vem escrevendo sua história na blogosfera e deixando a sua marca, sempre com responsabilidade e credibilidade.

Eu indico!

andersom

Passa lá no www.circulandonovale.blogspot.com.br

facebooktwittergoogle_plusmail

PONG: Já em Guamaré, oposição não aceita a vontade do povo que reelegeu Hélio de Mundinho prefeito

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

Ainda desorientada com a vitória esmagadora do prefeito reeleito de Guamaré, Hélio Willamy em 02 de outubro de 2016, a oposição ainda não aceitou o recado das urnas, e tentam à todo custo, diga-se de passagem, sem sucesso, iludir através dos meios de comunicação oportunistas, que agem sem coerência, alguns chegando a cuspir no prato que já comeu, e propagam mentirosamente que o governo Hélio anda de mal a pior, ou seja, se enganando e tentando enganar seus leitores.

Está claramente comprovado que a oposição do ‘quanto pior, melhor’ de Guamaré não aceita o recado da grande massa que reelegeu Hélio, atestando a sua própria falta de credibilidade, além de não reconhecerem os grandes avanços na Educação, Saúde, Esporte e principalmente no Social, dos últimos anos com Hélio gerenciando com responsabilidade, transparência  e zelo o dinheiro do povo.

Cobrar da gestão por ela querer oferecer um ensino avançado, uma merenda de qualidade e uma saúde digna para todos, chegando a mostrar que os gastos são altos, é falta de bom senso e respeito com o munícipe mais humilde.

Guamaré pode não estar 100%, mas, é visível que também não é a mesma desde que Hélio assumiu os destinos do município, prova disso, são os diversos prêmios de reconhecimento pelo trabalho do gestor, que mudou a cara e a realidade de uma cidade tão rica, que antes era governada para poucos, e hoje, é administrada ao lado do povo.

Hélio é prefeito de fato e de direito de Guamaré, eleito pelo voto do povo, isso é incontestável, prova maior, são as fotos abaixo que não são montagens, e sim, a constatação da maioria, da vontade popular.

unnamed (19)

Imagem acima mostra dois momentos: Maioria que reelegeu Hélio e a minoria do “quanto pior, melhor”

facebooktwittergoogle_plusmail

Cosern apresenta detalhes da Operação Carnaval 2017

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 20-02-2017

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai receber a imprensa em entrevista coletiva nesta quarta-feira (22), a partir das 10h, na sala de reuniões da Presidência, no Edifício-Sede (Rua Mermoz, 150, Baldo).

Na ocasião, será apresentado o planejamento da Operação Carnaval 2017 aos jornalistas.

CanindéSoares(PraiadaRedinha)

Fotos: Canindé Soares/Cosern/Divulgação
facebooktwittergoogle_plusmail

Evento promovido pela FAPERN visa debater a ciência no RN

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 20-02-2017

O projeto Diálogo sobre Ciência, consiste em realizar uma palestra por mês com um professor convidado para abordar um pouco sobre a sua vida acadêmica e o seu campo de atuação.

Na terça-feira (21), às 9h no Auditório do CETEC no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CT-UFRN), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) irá promover o início do projeto Diálogo sobre Ciência.

A palestra inaugural será proferida pelo professor do departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, Liacir Lucena e terá como tema: O Desenvolvimento das Ciências Físicas no Rio Grande do Norte.

Dialogo sobre Ciência

O projeto

O projeto Diálogo sobre Ciência, consiste em realizar uma palestra por mês com um professor convidado para abordar um pouco sobre a sua vida acadêmica e o seu campo de atuação. As temáticas convidam o público a  conhecer a história da ciência e da tecnologia no estado do Rio Grande do Norte.

O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas momentos antes da palestra no local do Evento.

facebooktwittergoogle_plusmail

UFRN: Reitora recebe troféu Destaque Potiguar

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 17-02-2017

Entre as 15 mulheres homenageadas na noite de quarta-feira (15), pela Revista Foco Nordeste, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, declarou à publicação que os direitos e conquistas ainda não barraram a censura, violência e outras formas de discriminação à mulher.

Assim como gestoras públicas, educadoras, empresárias, Angela Paiva recebeu das mãos do diretor da revista, Marcus César de Morais, o Troféu Mulher Destaque Potiguar 2017. Em nome das homenageadas, a vereadora da Câmara Municipal de Natal, Vilma de Faria, falou sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos e funções e dedicou a homenagem às mulheres anônimas que batalham diariamente pelo sustento familiar.

A homenagem aconteceu no auditório da Federação do Comércio do RN (Fecomércio), na presença de lideranças políticas, convidados especiais e familiares.

Revista FOCO_15Fev17_Cicero Oliveira BR04

Ângela Paiva é homenageada pela revista Foco Nordeste

facebooktwittergoogle_plusmail

Chove em 72 municípios do RN nas últimas 24hs

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 13-02-2017

Entre as 7h da sexta-feira (10) e as 7h desta segunda (13), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em 72 municípios do estado. Em 16 municípios foram registrados mais de 100mm e as maiores precipitações foram em Umarizal, com 216mm, e em Mossóro, com 198mm.

Ainda na região Oeste, outras cidades que registraram precipitações maiores que 100mm foram: Viçosa (164,2mm), Tibau (161,8mm), Campo Grande (160,6mm), Areia Branca (123mm), Messias Targino (120mm), Rodolfo Fernandes (116mm) e Apodi (108,8mm).

Na região Central, as cidades que registraram mais de 100mm foram: Santana do Matos (124,7mm), São João do Sabugi (120mm), Acari (116mm), Cruzeta (107,9mm) e Jardim do Seridó (101mm).

Na região Agreste, choveu mais forte em João Câmara (167mm), Parazinho (47mm), Sítio Novo (38mm), Boa Saúde (26mm) e São Bento do Trairi (11,9mm).

Já na região Leste, foram registradas chuvas em Parnamirim (33,7mm), Espírito Santo (15,7mm) e São Gonçalo do Amarante (6,3mm).

chuva

EMPARN
facebooktwittergoogle_plusmail

RN bate recorde histórico de arrecadação de ICMS em janeiro

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 13-02-2017

Uma boa notícia para a economia potiguar neste início de ano. O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN divulgou os números da arrecadação recorde de ICMS no mês de janeiro. Segundo o SINDIFERN, o Rio Grande do Norte conseguiu recolher R$ 488.458.102,26 em impostos próprios, sendo mais de R$ 475 milhões só em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O que representa um crescimento de 13,2% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Este é o segundo recorde de arrecadação histórico sucessivo. Em dezembro os auditores fiscais estaduais anunciam a maior arrecadação já registada na história do Rio Grande do Norte. O montante arrecadado, segundo dados do portal da transparência, foi de R$ 446 milhões, uma alta de 11,37% ou R$ 45 milhões em relação a dezembro de 2015. No ano de 2016, o total arrecadado também foi único. Foram recolhidos mais de R$ 4,912 bilhões de ICMS, frente R$ 4,526 bilhões em 2015, um aumento de 8,5% ou R$ 385 milhões a mais para os cofres estaduais.

tio patinhas 02

facebooktwittergoogle_plusmail

Cosern lança aplicativo de celular para ajudar consumidores a trocar resíduos recicláveis por desconto na conta de energia

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone) para facilitar ainda mais o acesso dos consumidores ao Projeto Vale Luz.

Lançado no final de 2013, o projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela ANEEL, e chegou ao final do terceiro ano recolhendo 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal, promovendo assim mais de R$ 42 mil em descontos na conta de energia de 1.009 consumidores que participam da iniciativa.

Para acessar o novo aplicativo, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente.  É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisa apresentar a conta de energia. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo aplicativo.

thumbnail_ValeLuz (Maurício Cuca)2

facebooktwittergoogle_plusmail

Banda Grafith recorrerá à justiça contra quem usar a imagem da banda indevidamente nas redes sociais

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-01-2017

Após a imagem da banda fenômeno do estado, a Banda Grafith ser associada à rebelião no presídio de Alcaçuz, os integrantes da banda resolveram acionar a justiça para punir quem está usando a imagem indevidamente da banda nas redes socais.

Os fãs da banda estão colaborando identificando os engraçadinhos.

Eis nota emitida;

capa cd banda grafith 2015

Nota de Esclarecimento

Dia após dia, acompanhamos as notícias que surgem quanto à segurança do nosso Estado e o atual caos que se instalou nos últimos dias devido às rebeliões no presidio de Alcaçuz. 

Não é de hoje que a Banda Grafith é alvo de críticas que só visam denegrir nossa imagem. 

Na maioria das vezes até achamos engraçado, tamanha é a facilidade das pessoas em criarem memes, fotos, vídeos com tanta criatividade.

Em outros momentos ignoramos e deixamos simplesmente que a Nação Grafitheira responda por nós, com toda a sua garra e carinho. 

Infelizmente, chegamos a um ponto em que a brincadeira passou de todos os limites aceitáveis. Fazer o uso da imagem alheia com intuito de denegrir é crime de Calúnia, difamação e injúria segundo o artigo 138 a 140 do Código Penal. 

Colocando em tom de “zueira” a imagem da nossa empresa, de um grande amigo e colega de profissão Edson Gomes e a situação caótica do nosso estado.

Temos visto vídeos e ouvido áudios que associam a nossa imagem a badernas, mortes, apologia à violência, drogas e crimes de tudo quanto é categoria, e isso tem nos deixado profundamente tristes. Quem nos conhece de perto sabe da nossa índole, dos nossos valores. 

Sabe acima de tudo que tivemos a criação de um militar de extremo caráter, que fazemos questão de honrar. 

Por todo esse desconforto gerado tomamos as medidas cabíveis na justiça contra os danos morais provocados através dessas calúnias e difamações. 

E deixamos claro que a partir de agora não vamos tolerar estes excessos sem procurar os nossos direitos enquanto cidadãos, profissionais e pais de família. 

É isso pessoal, esta sim é a Nota que a Banda Grafith gostaria de transmitir, e não a falsa “Nota de Repúdio” que está circulando entre os grupos e que não foi feita por nós.

Agradecemos a todos que sempre estão ao nosso lado, principalmente aos nossos fãs que nos defendem com tanta convicção. 

Pedimos gentilmente que sempre que tiverem alguma dúvida entrem em contato através dos nossos canais oficiais de comunicação que estaremos totalmente abertos para respondê-los.

Um abraço da Família Grafith.

facebooktwittergoogle_plusmail

MOSSORÓ: Prefeita Rosalba prioriza pagamentos atrasados dos funcionários e não realizará carnaval

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-01-2017

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP) anunciou que a prefeitura não irá disponibilizar recursos para patrocinar ou realizar carnaval este ano, pois, a intenção da gestão é colocar em dia os pagamentos em atraso deixados pelo ex-prefeito Silveirinha.

A prefeita garantiu o pagamento dos meses de janeiro e fevereiro, além do atrasado de novembro/2016, apresentando o calendário de pagamentos, ficando a folha de janeiro para ser paga na próxima terça-feira (31), e mais 1/3 de férias devidos. No dia 10 de fevereiro, a prefeitura paga a folha de novembro de 2016. O pagamento da folha de fevereiro será feito no dia 02 de março (primeiro dia útil após o Carnaval), restando apenas o mês de dezembro com o décimo a serem pagos.

Para garantir o pagamento do funcionalismo em dia, entre outras prioridades da gestão, a prefeita Rosalba Ciarlini ainda anunciou que não haverá recursos destinados às festas de Carnaval.

“A intenção da nova administração é restabelecer o equilíbrio financeiro. Para isso, é necessário reduzir despesas.” Disse a prefeita.

31692247354_6fc301d02a

Prefeita anuncia que não realizará carnaval e priorizará o pagamento do funcionalismo

Foto: PCB
facebooktwittergoogle_plusmail

ASSÚ-NATAL: Dr. Jovane da Dental Clínica é sinônimo de credibilidade e ética

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 24-01-2017

Proprietário de uma das clinicas odontológicas mais conceituadas do estado, Dr. Jovane Dantas, da Dental Clinica com matriz na cidade de Assú e filial em Natal, é sinônimo de credibilidade e competência, sendo referencia no mundo ortodôntico como profissional.

A Dental Clinica pilotada pelo Dr. Jovane é uma clínica odontológica renomada no mercado, com mais de 25 anos de pioneirismo no Vale do Açu, com os tratamentos mais modernos existentes no segmento da endodontia, implante dentário, estética dentária, periodontia, ortodontia, odontopediatria e cirurgia buço-maxilo-facial, além de estética em porcelana.

Aperte o play!

facebooktwittergoogle_plusmail