Prefeitura de Macau realiza o “Domingo na Praça” hoje no Valadão

Arquivado em (Cultura, Educação, Lazer, Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 29-01-2017

A partir deste domingo (29) a prefeitura de Macau dá início ao projeto “Domingo Cultural”, com o objetivo de proporcionar a população macauense, principalmente às crianças, uma extensa programação Cultural e de Lazer.

O primeiro “Domingo na Praça” será na Praça das Mães, no Bairro do Valadão, a partir das 8hs da manhã, e por lá, palhaços e artistas mambembe vão apresentar várias performances e brincadeiras, contadores de histórias, biblioteca infantil e talentos mirins, são as atrações para divertir a meninada.

A partir das 15h, uma programação voltada para o adolescente que será uma gincana Cultural e um show da Filarmônica Monsenhor Honório.

O “Domingo na Praça” é uma ação das secretarias: Educação e Cultura, Ação Social, Infra Estrutura e Eventos.

Inscrições para as equipes da Gincana ana serão feitas pela manhã nas tendas.

images (1)

Imagem ilustrativa
facebooktwittergoogle_plusmail

CULTURA: CEMOP realizará mais uma edição do “Prêmio Arquivo Cultural”

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 26-01-2017

O Centro de Mobilização Popula (CEMOP), irá realizar a IIII edição do “Prêmio Arquivo Cultural”, para homenagear os Melhores da Cultura de 2016, que acontecerá hoje, quinta-feira (26), no Centro Petrobras de Cultura – Teatro Porto de Ama, às 20hs.

Os organizadores convidam a todos os grupos de teatro, dança, classe musical e todos os artistas em geral para participarem deste momento cultural. A realização do evento é do Centro de Mobilização Popular (CEMOP) com o apoio cultural, da Fundação Municipal de Cultura.

16142212_1006931096117847_5850394017146594637_n

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Espetáculo Romeu e Julieta acontece sábado (06) no Porto de Ama

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 02-08-2016

No próximo sábado (06) o grupo teatral Anjos da Arte e Cultura de Guamaré, apresentam o belíssimo espetáculo teatral Romeu e Julieta,  de William Shakespeare, no Teatro Porto de Ama, a partir das 19hs.

O espetáculo Romeu é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

13872654_1235878136423933_2719532604325283824_n

facebooktwittergoogle_plusmail

Aplausos!

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 28-03-2016

Reconhecimento é a palavra de ordem.

Valdemir Nunes, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Macau, merece, e muito!

Max Kennedy e a Cia Amagoa, também!

Todos os esforços, dias em claro planejando tudo nos mínimos detalhes, enfrentando dificuldades, Valdemir e Max, conduziram com perfeição; atores, atrizes, equipe técnica e meio mundo de gente para realizar mais uma encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo” em Macau.

Estava tudo perfeito; figurino rico em detalhes, iluminação cênica e efeitos visuais, sem falar na atuação de todos os envolvidos no espetáculo.

Que venha a edição 2017!

DSC05017

Valdemir  e Max, de parabéns!

DSC05011

Equipe também de parabéns!

facebooktwittergoogle_plusmail

CULTURA: Projeto “Quinta do Mamulengo” na rua Manoel de Barros

Arquivado em (Cultura, Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 18-02-2016

A Prefeitura de Macau, através da Fundação Municipal de Cultura convida a toda à comunidade para a apresentação do Mamulengo Cabeça Redonda. Será nesta quinta feira, 18, na Rua Manoel de Barros às 19h30, com o Mamulengueiro Edicharles Bezerra.

A peça do Projeto Quinta do Mamulengo reúne vários personagens da tradição do mamulengo, aqui “encarnados” como Baltazar, Capitão João Redondo, Miodinho entre outros.

Hoje é dia de mamulengo em Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

Teatro de Cultura Popular Chico Daniel será reaberto ao público dia 18 de fevereiro

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 04-02-2016

O Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), que estava sob interdição desde 22 de agosto de 2015, será reaberto à classe artística e ao público potiguar no próximo dia 18 de fevereiro às 19h em cerimônia que contará com a presença do governador Robinson Faria.

 Na tarde de quarta-feira (03) uma equipe da Vigilância Sanitária realizou a vistoria final no equipamento mantido pela Fundação José Augusto e autorizou a liberação da estrutura para realização de espetáculos e eventos.

Segundo o órgão, que interditou o teatro juntamente com a Defesa Civil, foram adequadas todas as medidas de segurança que incluem reparos nas infiltrações, manutenção no ar condicionado e instalação elétrica, além da dedetização interna.

A reabertura do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel será marcada por um espetáculo especial dirigido pelo teatrólogo João Marcelino, que contará com participação de artistas potiguares.

Inaugurado em agosto de 2005, o TCP está localizado em prédio anexo à Fundação José Augusto, situada na Rua Jundiaí, 641, Tirol. O equipamento tem capacidade para 200 pessoas e pode abrigar montagens de médio porte nas áreas de música, cinema e artes cênicas.

“Trata-se de um importante recomeço da vida teatral do estado. O TCP é a primeira das seis casas teatrais que o Governo do RN pretende reabrir durante esta administração. Além do Teatro Alberto Maranhão, Teatro Lauro Monte (Caicó) e Adjuto Dias (Caicó), vamos acrescentar o Teatro da Cidade da Criança e o Teatro Kiko Santos (Mossoró), que terá uma parceria com a Associação dos Servidores da Justiça Federal”, ressaltou o diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.

TCP

Teatro sera reaberto no dia 28 de fevereiro 

facebooktwittergoogle_plusmail

CULTURA: CEMOP realizará mais uma edição do Prêmio Arquivo Cultural

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 26-01-2016

O CEMOP – Centro de Mobilização Popular, irá realizar a III edição do “Prêmio Arquivo Cultural”, para homenagear os Melhores da Cultura de 2015, que acontecerá na próxima sexta-feira (29), no Centro Petrobras de Cultura – Teatro Porto de Ama, às 20h.

Os organizadores convidam a todos os grupos de teatro, dança, classe musical e todos os artistas em geral para participarem deste momento cultural. A realização do evento é do Centro de Mobilização Popular (CEMOP) com o apoio cultural, da Fundação Municipal de Cultura.

12642513_1111103492234732_2849871898174413985_n-422x586-custom

facebooktwittergoogle_plusmail

Canal Ciência pretende aproximar população do conhecimento científico

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 28-07-2015

Divulgar o conhecimento científico e “traduzi-lo” para uma linguagem mais simples é a missão do Canal Ciência, um portal criado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para facilitar a aproximação das pessoas com C&T. Pela página, é possível obter notícias, conferir vídeos, ter acesso a jogos, entrevistas e saber curiosidades do mundo científico.

A diretora do Ibict, Cecília Leite, explica que o site é voltado para o ensino médio e fundamental e procura traduzir informações complexas numa linguagem mais acessível. “Muitas vezes as pesquisas vêm numa linguagem muito hermética”, disse Cecília. “Elas são importantes para a sociedade, mas a sociedade não consegue entender do que se trata. Então nós fazemos um trabalho de divulgação científica dentro do portal que é a tradução para uma linguagem mais coloquial e simples.”

O Ibict trabalha com informação científica há mais de 60 anos. A unidade de pesquisa mantém a segunda maior biblioteca de teses e dissertações do mundo. Para Cecília Leite, o projeto do Canal Ciência do instituto também poderá funcionar como um instrumento para a formação educacional.

“Uma forma de levar os alunos a pesquisarem não só no Google, mas começarem a conhecer outras fontes de informação. E capacitamos os professores no uso desse portal e como levar os seus alunos a se motivarem a serem pesquisadores desde o ensino fundamental”, conta.

O portal foi apresentado pelo Ibict durante a ExpoT&C, mostra da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

facebooktwittergoogle_plusmail

Aphoto Celebra o Dia Mundial da Fotografia 2015

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 23-07-2015

Para exaltar em grande estilo a Fotografia Potiguar, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) vai promover uma séria de eventos no mês de agosto. Exposições fotográficas, palestras, debates, oficinas de fotografia e exibição do documentário sobre Sebastião Salgado, “Sal da Terra”, são algumas atividades que serão realizadas em vários locais da cidade para congregar os amantes da fotografia, sócios aphotista, fotógrafos, amigos e familiares, numa grande celebração à arte com luz.

As comemorações começam no dia 08 de agosto, com a exposição “Los niños del Peru” e a palestra “Fotografia e Direito Autoral”, da fotógrafa e advogada Rafaela Marinho. A palestra será no anfiteatro e a exposição será armada na “folha”, do Parque das Dunas. Rafaela Marinho é fotógrafa e advogada e tem se dedicado ao estudo do Direito Autoral desde a época da faculdade de Direito, em Brasília. “Foi a união perfeita de duas das minhas paixões”, declarou.

No dia 15 de agosto (sábado), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 14h haverá a exibição do documentário “Sal da Terra” e a exposição coletiva “Sertão Dourado: Geoparque Seridó” dos fotógrafos seridoenses Eugênio Oliveira, Adriano Santori e Getson. Logo após a exibição do documentário, haverá uma palestra sobre o Geoparque Seridó sua fauna e flora fotográfica. No final da tarde, será a vez do fotógrafo e professor Alex Gurgel ministrar uma oficina de fotografia para capturar a melhor luz do pôr-do-sol.

No Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto (quarta-feira), às 16h, haverá a abertura da exposição “Homens do Mar Cascudiano”, do fotógrafo Brunno Antunes, no Memorial Câmara Cascudo, na Cidade Alta, onde o fotógrafo faz um diálogo entre a fotografia e o livro “Jangada – uma pesquisa etnográfica”. Às 18 horas, a fotógrafa Laíne Paiva faz a abertura da exposição “Cenas Macauenses”, no Bardallo’s, também na Cidade Alta, mostrando toda a beleza da Terra do Sal.

aphoto_cartaz001

Aphoto em Cena – Celebrações do Dia Mundial da Fotografia

Exposição | Los niños del Peru

Palestra | Fotografia e Direito Autoral

Com | Rafaela Marinho

 Data | 08 Agosto

Hora | 10h30

Local | Parque das Dunas (Bosque dos Namorados)

Exposição | Sertão Dourado: Geoparque Seridó

Com | Eugênio Oliveira, Adriano Santori e Getson Luiz

Exibição | Sal da Terra, um documentário sobre Sebastião Salgado

Oficina | Capturando a Luz do pôr-do-sol

Com | Alex Gurgel

Data | 15 Agosto

Hora | 14h00

Local | Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Exposição | Homens do Mar Cascudiano

Com | Brunno Antunes

Data | 19 Agosto

Hora | 16h00

Local | Memorial Câmara Cascudo (Cidade Alta)

Exposição | Cenas Macauenses

Com | Laíne Paiva

Data | 19 de Agosto

Hora | 18h00

Local | Bardallo’s Comida e Arte, Cidade Alta

OBS: Todos os eventos são abertos ao público!

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Fundação de Cultura lança programação da Semana Cultural

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 15-07-2015

A Fundação Municipal de Cultura, com o apoio da Prefeitura de Macau, promove a Semana Cultural, que acontece 21 a 25 de julho, a partir das 19hs, no Centro Petrobras de Cultura – Teatro Porto de Ama.

Este ano a programação cultural contará com apresentações de grupos de danças, teatro, violão, mamulengo e a exposição da fotógrafa Laine Paiva, com foco nas marisqueiras macauenses.

O evento será aberto ao público com entrada franca.

IMG_3068

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: I Seminário da COEPPIR acontecerá nos dias 23 e 24 de maio

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 21-05-2015

A Prefeitura de Macau através da Fundação Municipal de Cultura, Secretaria de Turismo Assessoria de Comunicação e Assessoria de Eventos, convidam toda população macauense para participar do “I Seminário da COEPPIR (Coordenadoria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) do Mato Grande” com o tema: Primeiros passos para a implantação de uma política de promoção da Igualdade Racial no RN – Territórios da Cidadania, assim como, comemorar o dia Municipal da Cultura Cigana em Macau, Lei nº 1134/2014.

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de Maio/2015, a partir das 7h30min, no Teatro Escolar do Complexo Educacional Padre João Penha Filho.

13287_824501250977619_4423681948789905622_n

facebooktwittergoogle_plusmail

Inscrições para curso de fotografia no Parque da Cidade já estão abertas

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 06-05-2015

Os interessados em participar do curso fotografia, ministrados pelos fotógrafos Alex Régis e Vlademir Alexandre, já podem se programar e fazer as inscrições. O curso “Fotografia, Arte e Meio Ambiente” começa dia 30 de maio e prossegue até o dia 18 de julho, com duração de 8 sábados, das 9h ao meio-dia. Serão 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones celulares 9992-5259 ou 9973-7355 e reservas no link http://goo.gl/forms/ndGVZ5SQ3P.

O investimento de R$400,00 pode ser facilitado em duas vezes.

cartaz do curso de fotografia

As belezas arquitetônicas e naturais do Parque da Cidade serão exploradas visualmente no curso, com caminhadas nas trilhas como atividades práticas, além de explicações teóricas. Para ajudar a fixar o que foi explicado no curso, os inscritos terão acesso a vídeos, com aulas online durante a semana, por meio de um grupo fechado do curso criado no Facebook. Os participantes devem portar câmera e, ao final, receberão certificado.

Por tratar-se de um evento particular, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte exige uma contrapartida de quem promove o evento. Para este curso, ficou acertado que será feita uma exposição com os 15 melhores trabalhos com o tema “Meio Ambiente e as Riquezas do Parque da Cidade” e as fotografias passarão a fazer parte do acervo do Parque; Os promotores irão premiar os primeiros colocados no concurso interno.

facebooktwittergoogle_plusmail

Conexão Elefante Cultural encanta moradores durante fim de semana

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 28-04-2015

O fim de semana foi de muito trabalho e também de realizações para o projeto Conexão Elefante Cultural. Moradores dos bairros de Pirangi e Ponta Negra receberam a visita da Trupe do Elefante que apresentou espetáculos nas praças Tarcísio Maia, no conjunto Pirangi e na Praça do Disco Voador, em Ponta Negra.

Tudo começa com a chegada de um carro adaptado com um escambo de obras literárias e contações de histórias, com a Trotamundos Cia de Artes, apresentação do espetáculo de dança Gonzagando (Uma homenagem ao nosso Rei Luiz Gonzaga) com a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão e intervenções circenses com os palhaços do Circo Grock.  “Eu achei maravilhoso e foi uma surpresa enorme. Estava em casa e vi uma movimentação na praça. Chamei meus tios e primos e quando vi estava envolvida com o espetáculo de dança e os palhaços. Adorei!”, conta Melissa Alves, de 12 anos, moradora do Conjunto Pirangi.

O Conexão Elefante Cultural fomenta atividades que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para a utilização de espaços alternativos, valorizando os produtos artísticos do Estado e incentivando a literatura.

Uma programação totalmente gratuita, sob o patrocínio do Esmeralda Praia Hotel, através do Programa Djalma Maranhão e o incentivo da Prefeitura Municipal do Natal/FUNCARTE e realização: Natal Cultural.

A Zona Oeste de Natal será a próxima a receber o Conexão Elefante Cultural nos dias 01 de maio, a partir das 9h30, na Praça do Beijoqueiro, no Bom Pastor, e no dia 02 de maio, a partir das 15h30, na praça da Matriz, na Cidade da Esperança. O Conexão Elefante Cultural segue até o final de maio e vai visitar ainda as zonas Leste e Norte, além das cidades de Parnamirim, Ceará-mirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.

page

Fotos: Brunno Martins

facebooktwittergoogle_plusmail

Espetáculo “A Barca de Caronte” estreia sexta-feira no TAM com entrada gratuita

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 23-04-2015

Cartaz A Barca de CaronteO espetáculo “A Barca de Caronte”, do escritor, dramaturgo e diretor teatral potiguar, Junior Dalberto, sob a direção de Diana Fontes e música de Danilo Guanais, terá estreia dia 24 de abril, sexta-feira, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão (TAM), com entrada gratuita. A peça é uma montagem do texto publicado “A Barca de Caronte” que faz parte do seu mais novo livro “O Teatro Mágico de Junior Dalberto”, coletânea de textos adultos. O projeto conta com o patrocínio da Cosern através da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado e Fundação José Augusto, com apoio do Espaço Vivo e realização da Natal Cultural.

“A Barca de Caronte” leva a reflexão sobre o mal do século, a ‘solidão’, sua influência na vida dos jovens e adultos. Um envolvente relato onde três desconhecidos se encontram em um local surreal sem entender a razão dessa situação, passando a diluir sentimentos, emoções e surpresas. A direção de Diana Fontes e a música de Danilo Guanais, aliado ao texto de Junior Dalberto, situa através de uma trilha expressionista, permitindo que, os personagens possam passear no fluxo do tempo, chegando as margens mais distantes da vida. “O texto expressionista me levou a criar a Suíte Caronte com sete movimentos tocados por um quarteto de cordas, sendo uma estrutura consagrada no Século XVIII”, argumenta Guanais. O quarteto de cordas é formado pelos músicos: Anderson Carvalho (Violino 1), Malu Sabar (Violino 2), Geraldo Marinho Junior (Viola) e Marcela Gerizane (Cello), e os personagens Júlio (Mauricio Motta), Leonardo (João Alexandre Lima) e Riana (Luana Venncerlau).

O espetáculo fará apresentações gratuitas também nos dias 11 e 12 de maio, às 18h, no IFRN da Av. Hermes da Fonseca, no Tirol, e nos dias 16, às 19h, e dia 17 de maio, às 16h, na Escola de Música da UFRN. “A Barca de Caronte” também percorrerá universidades, sempre com o intuito de abrir discussões com a plateia sobre o Realismo Mágico na Literatura, direção cênica e composição musical para espetáculos e nesse caso, com um tema expressionista. Nas apresentações, exemplares do livro de Junior Dalberto serão distribuídos gratuitamente ao público.

facebooktwittergoogle_plusmail

Encontro Internacional de Dança Contemporânea começa sexta-feira (24) com oficinas

Arquivado em (Cultura) Por Wallacy Atlas on 23-04-2015

Coordenado por Diana Fontes e promoção da Natal Cultural, O Encontro Internacional de Dança Contemporânea 2015 começa na próxima sexta-feira, 24, com espetáculos, oficinas, intervenções e debates gratuitos até o dia 9 de maio, em Natal. As inscrições para oficinas ainda podem ser feitas no site do Encontro www.encontrodedanca.com

Companhias da Coreia do Sul, Brasil, Israel, Holanda, Hungria e dos Estados Unidos serão algumas a ministrarem oficinas na edição 2015. O Teatro Alberto Maranhão (TAM) e o Parque das Dunas serão alguns dos espaços cativos para receber dançarinos de todo o mundo, além de Praças Públicas.

O Encontro é consolidado com sete edições já realizadas, sendo seis nacionais e essa a segunda internacional. Gerar conexões, ampliar e capacitar o cenário artístico são alguns dos objetivos do evento que, através do Programa Djalma Maranhão, realização Natal Cultural, apoio Unimed Natal e patrocínios da prefeitura de Natal, Rifólis Praia Hotel e PontalMar Hotel promovem apresentações gratuitas.

Inscrições para as oficinas do Encontro de Dança

Acesse o site www.encontrodedanca.com, leia atentamente as descrições das oficinas disponíveis e realize sua inscrição. Não tem limite referente ao nº de oficinas, participe de quantas desejar e sua agenda permitir. Ao finalizar a inscrição você já está automaticamente aceito e precisará apenas comparecer no dia, hora e local da oficina escolhida.

As inscrições são gratuitas!

cartaz_geral

De 24 de abril a 9 de maio Natal será palco para espetáculos, oficinas, intervenções e debates gratuitos

facebooktwittergoogle_plusmail