Vereador Sargento Dantas apresenta requerimento solicitando ao governador Robinson Farias à construção do Quartel da 1ª CIPM de Macau

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 17-05-2017

Antigo prédio da 1ª CIPM de Macau abandonado pelo governo do estado

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Macau de terça-feira (16), o vereador Sargento Dantas (PP), apresentou requerimento solicitando ao governador do RN, Robinson Faria á construção do Quartel da 1ª CIPM de Macau, onde que hoje funciona em uma casa alugada pela prefeitura de Macau.

No texto do requerimento, pede à construção do prédio no terreno onde hoje são ás ruinas do antigo Quartel da PM, ao lado da Vara do Trabalho, que por sinal, é um ponto de prostituição e comercialização de drogas devido ao abandono, inclusive alvo de incêndio supostamente criminoso em agosto do ano passado.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram a solicitação do parlamentar macauense, manifestando apoio à causa, inclusive, todos subscrevendo o requerimento.

“A policia militar de Macau merece respeito, merece ter um local digno de trabalho”, disse Dantas.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Vereador Dantas promove festa em homenagem às mães de Barreiras

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 17-05-2017

Vereador Dantas promove festa com prêmios para às mães de Barreiras

Pelo 5º ano consecutivo o mandato popular do vereador Sargento Dantas (PP), promoveu uma grande festa em homenagem às mães de Barreiras, no sábado (13), fazendo a alegria da comunidade praiana.

A programação se iniciou às 7h da manhã, com missa em ação de graças na Igreja de São Sebastião, em seguida, foi oferecido um café da manhã as mamães do distrito, que logo após, participaram do sorteio de prêmios, adquiridos com recursos próprios pelo parlamentar macauense.

O vereador Dantas, representante de Barreiras que tem feito um trabalho digno no legislativo macauense, disse que: “É gratificante fazer essa bonita festa para homenagear as mamães de Barreiras, e pelo 5º ano, nosso mandato popular promove essa homenagem às mães do meu distrito.” Finalizou Dantas.

Missa em ação de graças às mães de Barreiras

Clique nas imagens!

Café da manhã oferecido ás mães

Sorteio de prêmios promovido pelo vereador Dantas

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara Jairton Medeiros participa do I Fórum Social e Sustentável do Vale do Açu

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 08-05-2017

Na última sexta (05), o vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de Macau, participou do I Fórum Social e Sustentável do Vale do Açu, que aconteceu no Centro Petrobras de Cultura – Teatro Porto de Ama, no intuito de discutir os mais diversos assuntos relevantes para a região.

O presidente falou sobre a importância de um evento dessa natureza na cidade, e do reconhecimento do desenvolvimento da região do Vale por parte das autoridades.

Jairton parabenizou a Luizinho Cavalcante, coordenador do Fórum, pela iniciativa e assumiu compromisso com o desenvolvimento “estamos a disposição para que as deliberações desse fórum avance e a gente produza audiências públicas para desenvolver a nossa região”, afirmou.

Dê o play e assista!

facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara de Macau já tem novo horário para realizar Sessões

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

Foi aprovada, por unanimidade, a emenda modificativa que altera o horário das sessões ordinárias da Câmara. As sessões da casa que atualmente eram às 15h, passaram a ser, a partir de terça-feira (25), para às 16h30min, nas terças e quintas.

A proposição inicial, de autoria do vereador Jairton Medeiros (PCdoB), sugeria a alteração do horário para a noite, entretanto, os vereadores, em sua maioria, aprovaram a emenda proposta pelo vereador Oscar Paulino a qual apresentou a mudança para 16hs30min.

Vereadores se reunirão em novo horário nas terças e quintas

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Vereadora Mônica Ribeiro assume a liderança do PROS na Câmara

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 26-04-2017

O PROS – Partido Republicano da Ordem Social em Macau tem uma representante à altura do partido na Câmara; a vereadora Mônica Ribeiro assumiu a liderança da legenda no Legislativo macauense durante Sessão Ordinária de ontem, terça-feira (25), após informar oficialmente à Mesa Diretora da casa através de ofício.

Mônica tem sido uma parlamentar atuante, e começa a escrever a sua trajetória na política salineira, apresentando importantes requerimentos em prol dos menos favorecidos de Macau e distritos, principalmente por Diogo Lopes, comunidade onde reside com sua família.

Mônica assume a liderança do PROS na Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

HOMENAGEM: Vereador Pintinho apresenta Projeto de Resolução criando o Concurso “Professor e Vereador Benito Barros”

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

Antecedendo o 21 de Abril, o “Dia de Benito” em Macau, homenagem ao saudoso professor Benito Barros (in-memoriam), os vereadores salineiros aprovaram por unanimidade na Sessão Ordinária de quinta-feira (20), o Projeto de Resolução do vereador-presidente Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), criando o Concurso de Desenho e Produção Textual “Professor e Vereador Benito Barros”, a ser realizado anualmente pela Câmara Municipal de Macau.

Esta resolução visa fomentar a atividade cultural, artística e linguística dos alunos das escolas de Macau, além de incentivar a leitura, pesquisa, escrita, expressão artística, promovendo a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

O concurso “Professor e Vereador Benito Barros” ganha essa denominação em homenagem à Benito Maia Barros, poeta, sociólogo, artista plástico e político, que nasceu em Macau, no dia 21 de abril de 1957. Benito, que é patrono da Educação no município de Macau, contribuiu durante toda sua vida em favor da promoção da cultura macauense.

O projeto premiará os jovens estudantes em diferentes categorias, contudo, o nosso objetivo maior é o de incentivar a criatividade, a escrita e a produção artística dos alunos, além de valorizar a memória macauense.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Câmara aprova requerimento da vereadora Mônica Ribeiro, que solicita ao executivo a criação do Disque Iluminação Pública

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macau desta quinta-feira (20) os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento da vereadora Mônica Ribeiro (PROS), que solicita ao prefeito de Macau Tulio Lemos, a criação do “Disque Iluminação Pública”, que disponibilizará uma linha telefônica 0800 para a população macauense possa reivindicar às substituições de lâmpadas apagadas dos postes da sua rua, bairro ou distrito, além de informar qualquer problema na rede elétrica das praças, quadras de esporte, entre outros órgãos públicos municipais.

“Tenho observado nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a intensa insatisfação da população macauense com as lâmpadas dos postes apagadas, na maioria, precisando ser substituídas, e na minha opinião, iluminação pública é questão de segurança pública, porque uma rua escura, facilita a ação de bandidos, colocando em risco a vida dos cidadãos de bem da minha terra.”, justifica a parlamentar.

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO EM AÇÃO: Vereador Pintinho apresenta requerimento em prol da comunidade de Ilha de Santana

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 21-04-2017

O Presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), apresentou durante a Sessão desta quinta-feira (20), requerimento em prol da comunidade de Ilha de Santana, solicitando que, sejam denominadas, e ou, nominadas as ruas da comunidade, além da ordenação numérica das residências.

“Tendo em vista a demanda que nos tem sido apresentada por cidadãos da comunidade de Ilha de Santana, o nosso requerimento tem por finalidade denominar e/ou nominar as ruas de comunidade, bem como a ordenação numérica das residências. Inclusive, vamos sugerir que os nomes das ruas sejam uma homenagem aos moradores antigos da comunidade e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade.”,  justificou o vereador.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara participa da abertura da 6ª Edição da EXPOTEC do IFRN/Campus Macau

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Educação, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 12-04-2017

O Presidente da Câmara de Macau, vereador Jairton Medeiros (PCdoB) participou na última segunda-feira (10) da cerimônia de abertura da VI Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura (EXPOTEC) realizada pelo IFRN/Campus Macau.

Na oportunidade, o presidente falou da parceria que irá firmar entre Câmara e o IFRN, levando alunos a serem contratados na condição de bolsistas, prestando serviços ao legislativo macauenses.

Educação, Ciência e Tecnologia no desenvolvimento local: Desafios e Perspectivas foi o tema escolhido da VI EXPOTEC.

Presidente Pintinho ao lado do prefeito Tulio Lemos durante a abertura da 6ª EXPOTEC

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO: Vereadora Mônica Ribeiro apresenta requerimentos em prol da comunidade de Diogo Lopes

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 18-03-2017

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Macau, a vereadora Mônica Ribeiro (PROS), já mostra que seu mandato será pautado em prol dos menos favorecidos de Macau, e com um olhar mais apurado para o distrito de Diogo Lopes, onde reside e construiu sua família.

A edil “Diogolopense” apresentou requerimentos que beneficiam diretamente a comunidade, solicitando construção do “Muro de Arrimo” que liga Diogo Lopes a Sertãozinho, Iluminação e Urbanização da Orla Marítima, a partir da placa de localização do Sertãozinho, todos votados e aprovados pelos demais colegas do Legislativo salineiro.

Mônica é autora do projeto ‘Cartão Cidadão’, que beneficiará famílias carentes com o valor de R$ 150 reais, destinados à compras no comércio local, aquecendo a economia.

16729171_1250080411753032_4524092278982241177_n

Mônica apresenta requerimentos em prol de Diogo Lopes

facebooktwittergoogle_plusmail

CÂMARA DE MACAU: Vereador Carllinhos (PRB) será presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

O vereador Carlinhos, do PRB, assumiu a presidência de duas  importantes comissões na Câmara; Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e da Comissão de Ética, além também de ser membro da Comissão de Urbanismos e Infraestrutura, sendo o relator.

A comissão de Constituição e Justiça, obrigatória em todas as casas legislativas, tem o papel de identificar, na fase de instrução, se o projeto de lei atende, quanto ao seu conteúdo e quanto a sua forma, os requisitos constitucionais para a sua tramitação.

Se a comissão de Constituição e Justiça manifestar-se favoravelmente, o projeto de lei segue a sua instrução junto às demais comissões, conforme o critério de identidade de matéria, ou seja, se ele gera despesa, é encaminhado para a comissão de orçamento; se ele trata de assunto relacionado à saúde pública, vai para a comissão de saúde e assim por diante.

17141647_418681128467367_759797907_n

Vereador Carlinhos assume a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Câmara define formação das comissões permanentes

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

Convocados pelo presidente Jairton Medeiros – Pintinho, os vereadores da Casa se reuniram na manhã da última sexta=feira (03) para definir as seis comissões permanentes e seus integrantes.

Assim, as comissões ficaram com a seguinte formação:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO

Presidente: Carlos Antônio Lima Silva (PRB)

Vice-presidente: Emmanuel Clelio (PPS)

Relator: Francisco Pereira da Silva Filho (PP)

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Presidente: Italo Mendonça de Carvalho (PRB)

Vice-presidente: Maria Dyana Silva Lira (PHS)

Relator: Oscar José Paulino (PMDB)

COMISSÃO DE URBANISMOS E INFRAESTRUTURA

Presidente: Maria da Conceição dos Santos Lins (PSD)

Vice-presidente: Emmanuel Clelio (PPS)

Relator: Carlos Antônio Lima Silva (PRB)

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E CULTURA

Presidente: Francisco Cláudio Gia (PT)

Vice-presidente: Mônica Palmeira dos Santos (PROS)

Relator: Ítalo Mendonça de Carvalho (PRB)

 COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E MEIO AMBIENTE

Presidente: Ítalo Mendonça de Carvalho (PRB)

Vice-presidente: Francisco Pereira da Silva Filho (PP)

Relator: Francisco Cláudio Gia (PT)

A resolução será apresentada na sessão ordinária da próxima terça-feira (7) e logo após seguirá para aprovação.

 As comissões

As comissões permanentes podem ser convocadas extraordinariamente, quando se fizer necessário, a critério de seu presidente, para discutir, fiscalizar, analisar e propor sugestões em sua área de competência, tem um papel importante nas análise prévia de projetos quanto a legalidade e mérito.

facebooktwittergoogle_plusmail

CÂMARA DE MACAU: Destaque a requerimentos e discussão sobre importância da formação das comissões permanentes marcaram a sessão desta quinta (23)

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

A Câmara Municipal de Macau realizou na tarde de ontem, quinta-feira (23) a 3ª Sessão Ordinária da 20º legislatura sob a presidência do vereador Jairton Medeiros e com a presença dos vereadores Dinarte Alessandro, Jose de Arimateia Dantas, Dyana Lira, Mônica Palmeira, Ceição Lins, Carlinhos Valadão, Cláudio Gia, Wilder dos Santos, Oscar Paulino e Ítalo Mendonça. O vereador Emmanuel Clélio justificou sua ausência por ter audiência na vara criminal de Natal.

Na pauta do dia, foram aprovados vários requerimentos, com destaques para o do vereador Ítalo Mendonça e o da vereadora Mônica Palmeira. O vereador Ítalo requer a demolição dos escombros do teatro Hianto de Almeida, já que está com suas estruturas comprometidas, servindo apenas para proliferação de insetos e animais peçonhentos e acumulo de lixo e, desde já, o vereador chama a atenção do Executivo para a construção de um novo teatro. Já a vereadora Mônica Palmeira, requer do Executivo urgência no projeto “Cartão Cidadão”, onde irá beneficiar várias famílias de baixa renda nesta época de desemprego e crise financeira.

O presidente da Casa chamou a atenção dos vereadores presentes para a urgência nas formações das comissões permanentes da Câmara, alertando que o trabalho legislativo é condicionado pela atuação das comissões. As proposições, isto é, projetos de leis, resoluções, entre outros, regimentalmente precisam passar pela apreciação inicial das comissões permanentes antes de serem deliberados e votados no plenário. Sem as comissões instituídas, o trabalho legislativo fica engessado, o que vai implicar no retardamento dos projetos apresentados pelos vereadores e no acúmulo de pautas.

O presidente também convocou para que aos líderes encaminhem à mesa as representações partidárias ou blocos parlamentares formados, com o nome e indicação da liderança, como reza o art. 14 do regimento da Casa.

WhatsApp-Image-2017-02-24-at-10.56.50

Recesso de carnaval

Em decorrência do período de Carnaval, a Câmara terá expediente suspenso na terça-feira (28), voltando aos trabalhos na próxima quinta-feira, dia 02 de março.

Foto: Robson Tiago
facebooktwittergoogle_plusmail

Abertos oficialmente os trabalhos no Legislativo de Macau

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 17-02-2017

Na tarde do ontem, quinta-feira (16), o prefeito Túlio Lemos abriu oficialmente os trabalhos Legislativos com a leitura da mensagem anual do Executivo na Câmara Municipal de Macau. A sessão presidida pelo presidente da Casa, vereador Jairton Medeiros – “Pintinho”, contou com a presença dos 13 vereadores que compõem a Câmara, de secretários, autoridades e a população macauense.

Após saudar todos os presentes, o prefeito ressaltou a situação em que encontrou o município ao assumir a administração: “a gestão anterior também deixou débitos com prestadores de serviços e fornecedores que ultrapassam a casa dos dez milhões de reais. Ficou configurado também o sucateamento da saúde e o abandono de algumas unidades e equipamentos escolares.”

Em seguida, apresentou o planejamento anual e enumerou suas metas de governo para as mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, esporte, turismo, entre outras.

Imagem-Nilton-Marcelino

A CÂMARA

A Câmara Municipal pretende instaurar um diálogo permanente com o Executivo de forma que, em parceria, possam trabalhar juntos e discutir com transparência e de forma ampla interesses do município.

Além disso, a Casa tem como objetivo intensificar o resgate de receitas próprias, como o ICMS, ISS e entre outras, a fim de aumentar a arrecadação municipal.

“As más gestões anteriores nos trouxeram mazelas que tem se refletido em um serviço público precarizado e sucateado, mas este é o momento de mudança, de resgatar o real papel da Câmara Municipal”, diz o presidente de Casa, vereador Jairton Medeiros “Pintinho”

facebooktwittergoogle_plusmail

É TRABALHO, É RESULTADO: Parceria entre o vereador Carlinhos e o deputado estadual Gustavo Carvalho trará benéficios para Macau

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 15-02-2017

O Vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Macau, Carllinhos (PRB) não pára. Na última terça-feira (14) o membro do Legislativo salineiro esteve na Assembleia Legislativa do RN, onde visitou o gabinete do deputado e amigo de longas datas, Gustavo Carvalho.

“Macau ganhou com a eleição de Carllinhos. Vejo nele determinação e força de vontade para servir ao seu povo”, disse Gustavo Carvalho.

“Nossa parceria é longiva, passa dos 12 anos, o Deputado Gustavo Carvalho comprometeu-se a apresentar emendas no orçamento para projetos importantes em benefício do nosso povo”, concluiu Carllinhos.

Com apenas 45 dias de mandato, o Vereador Carllinhos é um dos membros do Legislativo que mais se empenha em ajudar a população macauense.

IMG-20170214-WA0098

Gustavo garante ao vereador Carlinhos que destinará emendas para Macau 

facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara de Macau volta ao trabalhos Legislativos dia 16 de fevereiro com a presença do prefeito Tulio Lemos

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 13-02-2017

A Câmara Municipal de Macau volta aos trabalhos na próxima quinta-feira (16), com o vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB) como gestor do Palácio Afonso Solino pelo biênio 2017/2018, iniciando uma nova era no Legislativo salineiro com uma renovação em quase 100% após o resultado das eleições de outubro de 2016.

Durante a abertura dos trabalhos Legislativos, o prefeito de Macau Tulio Lemos irá levar a mensagem anual do Poder Executivo, e prestar contas dos primeiros meses de sua gestão, além de falar de ações e futuros investimentos da prefeitura nas diversas áreas do município.

Posse-dos-Secretários-Foto-Canindé-Soares-3

Prefeito abrirá os trabalhos Legislativos 

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara recebe visita do vice presidente do diretório municipal do PT, Jussier Ferreira

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

O presidente da Câmara Municipal de Macau, Jairton Medeiros – Pintinho, recebeu na manhã de terça-feira (07), o vice presidente do diretório municipal do PT em Macau, Jussier Ferreira.

Na conversa, o presidente da Câmara e membro do diretório do PCdoB em Macau, ressaltou o alinhamento político das duas agremiações, tendo em vista que o Partido dos Trabalhadores também tem representatividade na casa com vereador Cláudio Gia.

Ainda durante o encontro foi discutida a importância do estreitamento entre os dois partidos, representados no legislativo, visando contribuir e articular ações a favor do município.

WhatsApp Image 2017-02-08 at 20.11.11

Pintinho e Jussier bateram um bom papo sobre Macau e parcerias

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO: Vereador Carllinhos concede entrevista ao Jornal 95 da Rádio Salinas 95 FM

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 07-02-2017

Tendo assumido o mandato há 38 dias, o Vereador Carlinhos conta que mesmo durante o recesso da CMM, os trabalhos no seu gabinete estão a todo vapor. Sendo um dos membros do legislativo mais procurado pela população.

O Vereador falou sobre a união entre os poderes legislativo e executivo, junção está que é importantíssima para que os anseios da população sejam atendidos.

Carlinhos ainda ressaltou o grande número de evangélicos residentes em terras salineiras e a ausência de um monumento simbólico que identifique a religião.

Fez questão de frisar que seu mandato será para todos. Todas as classes e camadas sociais, sede municipal e distritos mais longínquos terão suas vozes ouvidas pelo edil.

WhatsApp Image 2017-02-07 at 13.41.17

Carlinhos durante entrevista a Max Almeida e Celso Amâncio no jornal 95 da FM Salinas

facebooktwittergoogle_plusmail