MANDATO: Vereadora Mônica Ribeiro apresenta requerimentos em prol da comunidade de Diogo Lopes

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 18-03-2017

Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Macau, a vereadora Mônica Ribeiro (PROS), já mostra que seu mandato será pautado em prol dos menos favorecidos de Macau, e com um olhar mais apurado para o distrito de Diogo Lopes, onde reside e construiu sua família.

A edil “Diogolopense” apresentou requerimentos que beneficiam diretamente a comunidade, solicitando construção do “Muro de Arrimo” que liga Diogo Lopes a Sertãozinho, Iluminação e Urbanização da Orla Marítima, a partir da placa de localização do Sertãozinho, todos votados e aprovados pelos demais colegas do Legislativo salineiro.

Mônica é autora do projeto ‘Cartão Cidadão’, que beneficiará famílias carentes com o valor de R$ 150 reais, destinados à compras no comércio local, aquecendo a economia.

16729171_1250080411753032_4524092278982241177_n

Mônica apresenta requerimentos em prol de Diogo Lopes

facebooktwittergoogle_plusmail

CÂMARA DE MACAU: Vereador Carllinhos (PRB) será presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

O vereador Carlinhos, do PRB, assumiu a presidência de duas  importantes comissões na Câmara; Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e da Comissão de Ética, além também de ser membro da Comissão de Urbanismos e Infraestrutura, sendo o relator.

A comissão de Constituição e Justiça, obrigatória em todas as casas legislativas, tem o papel de identificar, na fase de instrução, se o projeto de lei atende, quanto ao seu conteúdo e quanto a sua forma, os requisitos constitucionais para a sua tramitação.

Se a comissão de Constituição e Justiça manifestar-se favoravelmente, o projeto de lei segue a sua instrução junto às demais comissões, conforme o critério de identidade de matéria, ou seja, se ele gera despesa, é encaminhado para a comissão de orçamento; se ele trata de assunto relacionado à saúde pública, vai para a comissão de saúde e assim por diante.

17141647_418681128467367_759797907_n

Vereador Carlinhos assume a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Câmara define formação das comissões permanentes

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

Convocados pelo presidente Jairton Medeiros – Pintinho, os vereadores da Casa se reuniram na manhã da última sexta=feira (03) para definir as seis comissões permanentes e seus integrantes.

Assim, as comissões ficaram com a seguinte formação:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO

Presidente: Carlos Antônio Lima Silva (PRB)

Vice-presidente: Emmanuel Clelio (PPS)

Relator: Francisco Pereira da Silva Filho (PP)

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Presidente: Italo Mendonça de Carvalho (PRB)

Vice-presidente: Maria Dyana Silva Lira (PHS)

Relator: Oscar José Paulino (PMDB)

COMISSÃO DE URBANISMOS E INFRAESTRUTURA

Presidente: Maria da Conceição dos Santos Lins (PSD)

Vice-presidente: Emmanuel Clelio (PPS)

Relator: Carlos Antônio Lima Silva (PRB)

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA E CULTURA

Presidente: Francisco Cláudio Gia (PT)

Vice-presidente: Mônica Palmeira dos Santos (PROS)

Relator: Ítalo Mendonça de Carvalho (PRB)

 COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E MEIO AMBIENTE

Presidente: Ítalo Mendonça de Carvalho (PRB)

Vice-presidente: Francisco Pereira da Silva Filho (PP)

Relator: Francisco Cláudio Gia (PT)

A resolução será apresentada na sessão ordinária da próxima terça-feira (7) e logo após seguirá para aprovação.

 As comissões

As comissões permanentes podem ser convocadas extraordinariamente, quando se fizer necessário, a critério de seu presidente, para discutir, fiscalizar, analisar e propor sugestões em sua área de competência, tem um papel importante nas análise prévia de projetos quanto a legalidade e mérito.

facebooktwittergoogle_plusmail

CÂMARA DE MACAU: Destaque a requerimentos e discussão sobre importância da formação das comissões permanentes marcaram a sessão desta quinta (23)

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 24-02-2017

A Câmara Municipal de Macau realizou na tarde de ontem, quinta-feira (23) a 3ª Sessão Ordinária da 20º legislatura sob a presidência do vereador Jairton Medeiros e com a presença dos vereadores Dinarte Alessandro, Jose de Arimateia Dantas, Dyana Lira, Mônica Palmeira, Ceição Lins, Carlinhos Valadão, Cláudio Gia, Wilder dos Santos, Oscar Paulino e Ítalo Mendonça. O vereador Emmanuel Clélio justificou sua ausência por ter audiência na vara criminal de Natal.

Na pauta do dia, foram aprovados vários requerimentos, com destaques para o do vereador Ítalo Mendonça e o da vereadora Mônica Palmeira. O vereador Ítalo requer a demolição dos escombros do teatro Hianto de Almeida, já que está com suas estruturas comprometidas, servindo apenas para proliferação de insetos e animais peçonhentos e acumulo de lixo e, desde já, o vereador chama a atenção do Executivo para a construção de um novo teatro. Já a vereadora Mônica Palmeira, requer do Executivo urgência no projeto “Cartão Cidadão”, onde irá beneficiar várias famílias de baixa renda nesta época de desemprego e crise financeira.

O presidente da Casa chamou a atenção dos vereadores presentes para a urgência nas formações das comissões permanentes da Câmara, alertando que o trabalho legislativo é condicionado pela atuação das comissões. As proposições, isto é, projetos de leis, resoluções, entre outros, regimentalmente precisam passar pela apreciação inicial das comissões permanentes antes de serem deliberados e votados no plenário. Sem as comissões instituídas, o trabalho legislativo fica engessado, o que vai implicar no retardamento dos projetos apresentados pelos vereadores e no acúmulo de pautas.

O presidente também convocou para que aos líderes encaminhem à mesa as representações partidárias ou blocos parlamentares formados, com o nome e indicação da liderança, como reza o art. 14 do regimento da Casa.

WhatsApp-Image-2017-02-24-at-10.56.50

Recesso de carnaval

Em decorrência do período de Carnaval, a Câmara terá expediente suspenso na terça-feira (28), voltando aos trabalhos na próxima quinta-feira, dia 02 de março.

Foto: Robson Tiago
facebooktwittergoogle_plusmail

Abertos oficialmente os trabalhos no Legislativo de Macau

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 17-02-2017

Na tarde do ontem, quinta-feira (16), o prefeito Túlio Lemos abriu oficialmente os trabalhos Legislativos com a leitura da mensagem anual do Executivo na Câmara Municipal de Macau. A sessão presidida pelo presidente da Casa, vereador Jairton Medeiros – “Pintinho”, contou com a presença dos 13 vereadores que compõem a Câmara, de secretários, autoridades e a população macauense.

Após saudar todos os presentes, o prefeito ressaltou a situação em que encontrou o município ao assumir a administração: “a gestão anterior também deixou débitos com prestadores de serviços e fornecedores que ultrapassam a casa dos dez milhões de reais. Ficou configurado também o sucateamento da saúde e o abandono de algumas unidades e equipamentos escolares.”

Em seguida, apresentou o planejamento anual e enumerou suas metas de governo para as mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, esporte, turismo, entre outras.

Imagem-Nilton-Marcelino

A CÂMARA

A Câmara Municipal pretende instaurar um diálogo permanente com o Executivo de forma que, em parceria, possam trabalhar juntos e discutir com transparência e de forma ampla interesses do município.

Além disso, a Casa tem como objetivo intensificar o resgate de receitas próprias, como o ICMS, ISS e entre outras, a fim de aumentar a arrecadação municipal.

“As más gestões anteriores nos trouxeram mazelas que tem se refletido em um serviço público precarizado e sucateado, mas este é o momento de mudança, de resgatar o real papel da Câmara Municipal”, diz o presidente de Casa, vereador Jairton Medeiros “Pintinho”

facebooktwittergoogle_plusmail

É TRABALHO, É RESULTADO: Parceria entre o vereador Carlinhos e o deputado estadual Gustavo Carvalho trará benéficios para Macau

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 15-02-2017

O Vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Macau, Carllinhos (PRB) não pára. Na última terça-feira (14) o membro do Legislativo salineiro esteve na Assembleia Legislativa do RN, onde visitou o gabinete do deputado e amigo de longas datas, Gustavo Carvalho.

“Macau ganhou com a eleição de Carllinhos. Vejo nele determinação e força de vontade para servir ao seu povo”, disse Gustavo Carvalho.

“Nossa parceria é longiva, passa dos 12 anos, o Deputado Gustavo Carvalho comprometeu-se a apresentar emendas no orçamento para projetos importantes em benefício do nosso povo”, concluiu Carllinhos.

Com apenas 45 dias de mandato, o Vereador Carllinhos é um dos membros do Legislativo que mais se empenha em ajudar a população macauense.

IMG-20170214-WA0098

Gustavo garante ao vereador Carlinhos que destinará emendas para Macau 

facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara de Macau volta ao trabalhos Legislativos dia 16 de fevereiro com a presença do prefeito Tulio Lemos

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 13-02-2017

A Câmara Municipal de Macau volta aos trabalhos na próxima quinta-feira (16), com o vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB) como gestor do Palácio Afonso Solino pelo biênio 2017/2018, iniciando uma nova era no Legislativo salineiro com uma renovação em quase 100% após o resultado das eleições de outubro de 2016.

Durante a abertura dos trabalhos Legislativos, o prefeito de Macau Tulio Lemos irá levar a mensagem anual do Poder Executivo, e prestar contas dos primeiros meses de sua gestão, além de falar de ações e futuros investimentos da prefeitura nas diversas áreas do município.

Posse-dos-Secretários-Foto-Canindé-Soares-3

Prefeito abrirá os trabalhos Legislativos 

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara recebe visita do vice presidente do diretório municipal do PT, Jussier Ferreira

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

O presidente da Câmara Municipal de Macau, Jairton Medeiros – Pintinho, recebeu na manhã de terça-feira (07), o vice presidente do diretório municipal do PT em Macau, Jussier Ferreira.

Na conversa, o presidente da Câmara e membro do diretório do PCdoB em Macau, ressaltou o alinhamento político das duas agremiações, tendo em vista que o Partido dos Trabalhadores também tem representatividade na casa com vereador Cláudio Gia.

Ainda durante o encontro foi discutida a importância do estreitamento entre os dois partidos, representados no legislativo, visando contribuir e articular ações a favor do município.

WhatsApp Image 2017-02-08 at 20.11.11

Pintinho e Jussier bateram um bom papo sobre Macau e parcerias

facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO: Vereador Carllinhos concede entrevista ao Jornal 95 da Rádio Salinas 95 FM

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 07-02-2017

Tendo assumido o mandato há 38 dias, o Vereador Carlinhos conta que mesmo durante o recesso da CMM, os trabalhos no seu gabinete estão a todo vapor. Sendo um dos membros do legislativo mais procurado pela população.

O Vereador falou sobre a união entre os poderes legislativo e executivo, junção está que é importantíssima para que os anseios da população sejam atendidos.

Carlinhos ainda ressaltou o grande número de evangélicos residentes em terras salineiras e a ausência de um monumento simbólico que identifique a religião.

Fez questão de frisar que seu mandato será para todos. Todas as classes e camadas sociais, sede municipal e distritos mais longínquos terão suas vozes ouvidas pelo edil.

WhatsApp Image 2017-02-07 at 13.41.17

Carlinhos durante entrevista a Max Almeida e Celso Amâncio no jornal 95 da FM Salinas

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito Tulio Lemos indica o vereador Carlinhos como líder do Governo na Câmara

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 04-02-2017

Afinado politicamente com o prefeito de Macau, Tulio Lemos, o vereador Carlinhos, do PRB, foi indicado pelo gestor municipal para ser o Líder do governo no Palácio Afonso Solino, sede do Poder Legislativo macauense.

Carlinhos cumpre o primeiro mandato como vereador e vai desempenhar a atividade de liderança do governo, papel importante do processo Legislativo.

A função de um líder na Câmara, além de nortear a discussão e a votação de projetos de Lei, acumula uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação e ao trabalho de unificação do discurso do governo municipal com o Poder Legislativo.

Carlinhos pautará seu mandato apresentado requerimentos em prol dos municípes mais carentes de todo município, inclusive distritos e assentamentos.

FB_IMG_1486249596016

Carlinhos assume a liderança do governo na Câmara

facebooktwittergoogle_plusmail

Vereadora Mônica Ribeiro pautará mandato em prol dos menos favorecidos

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 04-02-2017

Mônica Ribeiro, vereadora pelo PROS, chega à Câmara com garra e vontade de trabalhar em prol dos menos favorecidos de Macau e seus distritos, principalmente por Diogo Lopes e Barreiras, podendo ser tornar uma grande liderança política feminina das praias.

A edil pautará seu mandato apresentando importantes requerimentos, além de ouvir a população sobre os problemas ocorridos em cada bairro e comunidade.

Mônica é uma mulher determinada e de fibra, esposa do ex-vereador Edinho Ribeiro, que tem serviços prestados a comunidade praiana de Diogo Lopes.

FB_IMG_1486250960511-1

Mônica poderá se tornar uma grande liderança política das praias 

Foto: Gilmar Ferreira
facebooktwittergoogle_plusmail

CÂMARA DE MACAU: Presidente convoca sessão extraordinária para aprovaão de importantes projetos

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 26-01-2017

O presidente da Câmara Municipal de Macau, o vereador Jairton de Araújo Medeiros (PcdoB), convocou todos os edis salineiros para participarem na tarde desta quinta-feira (26), às 17hs, sessão extraordinária no Palácio Afonso Solino, sede do Legislativo macauense.

Em pauta: duas importantes e urgentes matérias: o Projeto de Lei nº 001/2017 que dispõe sobre o índice de reajuste do salário mínimo da remuneração dos servidores efetivos do legislativo macauense, e o Projeto de Lei nº 002/2017 que trata sobre a alteração do quadro de provimentos em comissão da Câmara Municipal de Macau.

received_1209098442520316-650x488

“É importante esclarecer que as sessões s extraordinárias são previstas pelo regimento interno da câmara e prevê a realização destas sessões para debates acerca de matérias excepcionais, que fogem das discussões ordinárias da câmara.” Justificou Pintinho.

Foto: Jailton Silva – Macau em Fotos
facebooktwittergoogle_plusmail

MANDATO: Vereador Pintinho acompanha o prefeito Tulio Lemos em importantes reuniões na capital do estado

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 24-01-2017

Durante sua estada na capital do estado ontem, segunda-feira (23), na Diretória de Administração Municipal do TCE, onde buscou informações e tirar dúvidas sobre as verbas indenizatórias dos gabinetes dos vereadores salineiros, o presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Pintinho (PCdoB) acompanhou o prefeito de Macau Tulio Lemos em uma reunião na Superintendência do Patrimônio da União, com o superintendente regional Esdras Alves, que tratou da ocupação irregular em áreas da União no município, além da cessão do prédio onde funcionou a Receita Federal para a prefeitura.

Pintinho também esteve presente ao lado do prefeito na reunião com o presidente da CAERN, Marcelo Toscano, que na ocasião informou a conclusão da fase de testes dos quatro poços profundos construídos ao longo da BR-406, em Afonso Bezerra, que servirão como fonte de abastecimento para todas as cidades atendidas pelas adutoras Pendências/Macau/Guamaré e Sertão Central Cabugi, abastecidas pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

O atual gestor do Palácio Afonso Solino, sede do Poder Legislativo macauense segue afinado com o prefeito, mostrando que os dois poderes, Legislativo e Executivo, trabalhando unidos, são a solução para tirar a cidade de Macau do estado critico administrativo, estrutural e financeiro que se encontra.

O chefe de gabinete da prefeitura de Macau, o jornalista Bosco Afonso também participou das duas reuniões.

unnamed (14)

Durante reunião na CAERN

IMG_6248

Reunião na Superintendência do Patrimônio da União

Imagens: Assessoria
facebooktwittergoogle_plusmail

Mônica Ribeiro assume mandato na Câmara e garante que vai trabalhar em prol de Diogo Lopes

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 23-01-2017

A primeira suplente da Coligação Mudança de Verdade 1, Mônica Ribeiro (PROS) assumiu o mandato de vereadora na Câmara Municipal de Macau em solenidade singela no gabinete da Presidência realizada pelo vereador Jairton Medeiros – Pintinho, na última terça-feira (17), em virtude da licença do vereador Marcos Cabral (SDD), que assume a Secretaria de Esportes do município.

Ao tomar posse, Mônica garantiu que seu mandato será pautado em prol dos menos favorecidos de Macau, e principalmente das comunidades.

Mônica é uma mulher determinada e de fibra, esposa do ex-vereador Edinho Ribeiro, que tem serviços prestados a comunidade praiana de Diogo Lopes, e poderá ser tornar uma grande liderança política feminina do distrito.

16112912_1566100316733760_835355352250875838_o

Mônica no momento da posse no gabinete da presidência

Foto: Reprodução do Facebook
facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Pintinho é eleito Presidente da Câmara por 9 votos a 4

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 01-01-2017

Com o apoio do médico Eduardo Lemos que costurou nos bastidores e o apoio do prefeito de Macau Túlio Lemos que deu o nó, o vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB) foi eleito nas primeiras horas de hoje o novo Presidente da Câmara Municipal de Macau por 9 votos a 4, durante sessão especial Solene logo após a tradicional missa de Ano Novo.

Pintinho comandará a “casa do povo” pelos próximos dois anos, biênio 2017-2018, e ao lado dos novos vereadores tem à missão de mudar a imagem do Legislativo, desgastado ao longo dos últimos 4 anos.

received_1209098442520316

Pintinho é eleito Presidente da Câmara de vereadores de Macau

Foto: Jailton Farias – Macau em Fotos
facebooktwittergoogle_plusmail