MACAU: Atitude do prefeito Tulio Lemos resolve problema de comerciantes do Mercado Modelo

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 23-03-2017

Uma atitude do prefeito de Macau Tulio Lemos surpreendeu os comerciantes das alas de carne e peixe do Mercado Público, na manhã de quarta-feira (22). Durante visita ao espaço na última semana, o prefeito foi procurado por proprietários de lojas, box e bancas, que apontaram problemas acumulados ao longo do tempo, por falta de gestão da prefeitura.

Seu José Damião, de 77 anos, dono de uma banca de peixe reclamou da máquina serra fita, que deveria está sendo utilizada pelos comerciantes e que estava parada há pelo menos dois anos. Pelo mesmo problema passava uma máquina similar que deveria está servindo ao setor de carnes.

Atitude

Com uma atitude simples e responsável, nesta quarta-feira, 22, o prefeito Tulio Lemos voltou ao mercado com a Secretária Municipal de Infraestrutura, Rose Anne Araújo, para a entrega de duas novas máquinas serra fitas em inox, solucionando dois problemas.

“Aqui no açougue existia uma serra velha, quebrada e parada e a máquina da peixaria estava encostada há uns três anos. Tulio veio aqui, levou as duas máquinas, que estavam sem uso e hoje de uma só vez mostrou atitude e respeito com os marchantes e os companheiros da peixaria”, disse o vendedor de carnes Mazinho Machado.

Comerciantes agradecem ao prefeito pelo benefício em nome de todos do Mercado Modelo

facebooktwittergoogle_plusmail

TRABALHO: Artesanato de Macau recebe atenção do poder público e brilha fora de casa

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 23-03-2017

Pela primeira vez na história da cidade de Macau, a prefeitura levou para capital do estado um ônibus com 46 artesãos para prestigiar um evento, que reuniu em Natal cerca de 400 artesãos de todo Estado. A programação aconteceu no último domingo (19), na Cidade da Criança, com as presenças do prefeito Tulio Lemos e da Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Andrea Lemos.

A iniciativa do evento foi do Governo do RN, para comemorar o Dia do Artesão. A Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas-RN e primeira-dama Julianne Faria prestigiou a programação, juntamente com a subcoordenadora do Programa do Artesanato Potiguar-Proart, Salmira Torres.As duas elogiaram a qualidade do artesanato de Macau.

Entusiasmada com a boa receptividade do artesanato local, a primeira-dama Andrea Lemos declarou que esse foi o primeiro de muitos eventos, onde o artesanato de Macau estará presente. Na oportunidade, os artesãos levaram peças para presentear a primeira-dama do estado Julianne Faria, já o prefeito Tulio Lemos na sua fala anunciou a abertura da Casa do Artesão no município.

Prefeito Tulio  e o vice-prefeito Rodrigo Aladim com suas respectivas esposas e comitiva em Natal

facebooktwittergoogle_plusmail

ARTICULAÇÃO: Prefeito cobra ações do governo do estado para Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 23-03-2017

A agenda do prefeito Tulio Lemos tem sido pautada pelo trabalho em busca de melhorias para todas as áreas da administração pública. Na segunda-feira (20), o chefe do executivo municipal participou de duas reuniões com chefes de setores importantes na Secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas-RN, em Natal.

O primeiro encontro aconteceu com o coordenador das Centrais do Cidadão no Estado, Clênio Maciel, onde na ocasião ficou assegurada a expansão dos serviços do órgão no município salineiro, para os próximos dias.

Segundo ficou acertado no encontro, a Central do Cidadão de Macau, após a cessão de funcionários pelo governo e a prefeitura vai passar a atender com os serviços da Delegacia Regional do Trabalho-DRT, PROCOM, SINE, Secretaria Estadual Tributação, Caern e emissão de CPF.

“A reabertura da Central do Cidadão foi um compromisso do governador Robinson Faria e nós vamos dispobilizar o apoio que for necessário para que esse importante orgão possa servir a população de Macau e região na sua plenitude”, disse o prefeito Tulio Lemos, lembrando que após a formalizaçao da cessão dos servidores, o próximo passo será o treinamento.

Restaurante Popular

Outra reunião positiva do prefeito Tulio Lemos na SETHAS aconteceu na Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CODES), onde o gestor foi recebido pelo chefe do setor, Paulo Jordão. O prefeito cobrou que fosse analisada a possibilidade do aumento no número de refeições servidas diariamente e ainda pediu que um toldo fosse instalado na área externa do prédio, para amenizar o calor e evitar a exposição dos usuários do serviço ao sol.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Secretaria Municipal de Educação realiza testes para Oficinas de Música

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 18-03-2017

A Secretaria Municipal de Educação de Macau realizará no próximo dia 25 de março, no Centro Petrobras de Cultura – Teatro Porto de Ama, os testes para Oficinas de Músicas, exclusivamente para os alunos da rede municipal de ensino, sob o comando do professor de música Marcelo Maia, Bacharel em Música formado na UFRN.

Serão oferecidas Oficinas de Música para Canto Coral, Cavaquinho, Contrabaixo, Violão e Violino. Os testes acontecem das 9hs às 12hs e no período da tarde das 14hs às 17hs.

17309576_191403268017967_1247258323723737217_n (1)

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Secretário de Educação recebe visita de representante do MEC

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 17-03-2017

Assumindo a pasta da Educação do município de Macau há pouco mais de 60 dias, o Secretário de Educação Vagner Silva (Irmão Vagner) recebeu na tarde de quarta feira (15) a visita técnica da representante de articulação com os sistemas de ensino do Ministério da Educação (SASE-MEC), Maria das Vitória Ferreira Rocha, onde na oportunidade conversaram e debateran às questões para a melhoria na qualidade de ensino, através da articulação, mobilização e integração com os dirigentes municipais de Educação.

Durante o encontro também se discutiu sobre vários assuntos referentes à implantação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação – PME.

O encontro aconteceu no polo da UFRN/Campus Macau, e deixou o secretário Wagner bastante animado com o resultado dos temas debatidos.

17310888_1506199932737034_2000880334_o

17362078_6509253915803146_6543159338627167534_n

Secretário, equipe da SME e os vereadores ítalo e Gia durante encontro com representante do MEC 

17342981_6509258179136053_7656942426722276132_n

Vagner leva sua mensagem aos presentes

17309596_6509260172469187_3297768650051813176_n

Representante do MEC debate o PEM de Macau

Foto: Blog O Macauense e Assessoria da SME
facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Preocupado com demissões em massa na Salinor, prefeito Tulio Lemos conversa com gerência da empresa

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

O número crescente de demissões de trabalhadores macauenses na indústria salineira tem despertado a atenção do prefeito Tulio Lemos. O fato levou o gestor a solicitar uma reunião com a direção da Salinor-maior empregadora no setor na região salineira do Estado.

Tulio Lemos esteve na sede da empresa, em Alagamar, no início da noite de terça-feira (07), acompanhado do Chefe de Gabinete, Bosco Afonso e do Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Daniel Dantas. Os três foram recebidos pelo engenheiro e gerente de produção Brunno Souto Figueiredo.

No primeiro momento da reunião, o prefeito Tulio Lemos expos a sua preocupação em relação à onda desemprego e ouviu de Brunno Souto que o fato não è restrito a Salinor. “O preço do sal se estabilizou desde 2012 e a indústria salineira como qualquer outra teve aumentos nos custos de produção, fator que vem provocando demissões, como medida para equilibrar as contas e manter a empresa em atividade”, explicou.

salinor-720x540

Qualificação

Na conversa entre o prefeito Tulio Lemos e a direção da Salinor também foi discutida a dificuldade de mão-de-obra qualificada no município para preencher vagas na empresa. O prefeito informou da iniciativa da prefeitura nesse sentido, citando como exemplo um encontro que teve recentemente com a direção do SENAI em Natal, para discutir parcerias na formação de mão-de-obra, para atender a demanda local.

Investimentos e perspectivas

Apesar da crise em toda indústria brasileira, a Salinor continua liderando no mercado. Atualmente, a média anual produção de sal marinho da empresa é de 900 mil toneladas ao ano. Para Brunno Souto, existem boas perspectivas, mas para o futuro, já que a empresa passa por investimentos com a construção de uma nova refinaria e ainda deve investir até o final do ano em um setor de moagem de sal com novos empregos na cidade.

facebooktwittergoogle_plusmail

FUTSAL: Prefeito Tulio Lemos garante presença da Seleção do Macau na Copa Brasil

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 08-03-2017

O primeiro domingo de março foi de trabalho para a equipe da Secretaria Municipal de Esporte. Uma reunião com a presença do prefeito Túlio Lemos, do Secretário Municipal de Desportos, Marcos Cabral e do presidente da Liga Macauense de Futsal, João Maria Neguinho decidiu o apoio oficial do município para a participação do Macau Futebol Clube em competições estaduais.

A Copa Brasil de Futsal será um dos primeiros eventos esportivos de projeção nacional que a Seleção de Macau vai participar com total apoio da prefeitura em 2017. O evento tem garantida a presença de grandes times de futsal.
Macau estreia na competição no dia 30 de abril, disputando com a equipe Horizonte do Ceará. O sorteio para definir o local do jogo será no dia 20, na cidade de Fortaleza. Caso Macau passe no primeiro jogo, que poderá acontecer em casa, vai enfrentar equipes do confronto Pernambuco com a Paraíba.

IMG_7072-720x405

Prefeito ao lado do secretário de Desportos de Macau, dão boa notícia a direção do Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

COMPROMISSO: Servidores da prefeitura de Macau passam Carnaval com salários no bolso

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 25-02-2017

Entusiasmado e já no ritmo do carnaval que contagia a Terra do Sal, o prefeito de Macau Tulio Lemos, através do programa de rádio Conversa com o Povo, na Rádio Salinas FM, comunicou a antecipação dos salários desse mês de fevereiro de todo o funcionalismo público, incluindo os aposentados, depositados ontem, sexta-feira (24), nas contas.

“Com essa medida, mantemos o nosso compromisso, apesar dos desafios e das grandes dificuldades financeiras, para assegurar em dia os vencimentos dos funcionários, de forma que todos possam aproveitar o feriado carnavalesco com o seu salário no bolso”, destacou o gestor.

O prefeito Tulio Lemos lembrou ainda que o pagamento antecipado da folha de fevereiro de efetivos, pensionistas, aposentados e comissionados injetou recursos que chegam perto de R$ 4 milhões na economia do município salineiro, aquecendo o comércio local.

sacar-bolsa-familia

facebooktwittergoogle_plusmail

Na FIERN, prefeito Tulio Lemos busca qualificação e a captação de investidores para Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

O prefeito de Macau Tulio Lemos cumpriu uma agenda positiva nesta quarta-feira, (08), na cidade do Natal, onde no final da tarde teve uma reunião com o presidente da FIERN, Amaro Sales, para discutir o potencial econômico do município salineiro e cobrar parceiras para qualificação profissional e assessoria na captação de investidores.

“O presidente da Fiern destacou a importância de Macau para o cenário econômico do Estado e ficou satisfeito com a nossa iniciativa em buscar essa parceria”, disse Tulio, acrescentando que já ficou acordada a parceria com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), para a qualificação nas mais diversas áreas.

Tulio Lemos acrescentou ainda que projetos de interesse de Macau que estão na FIERN serão desengavetados para discussão. “Teremos uma segunda reunião com o setor de planejamento, para verificar a viabilidade industrial do município, como também discutir a parceria na captação de investidores que tenham interesse em investir na cidade”, expôs o prefeito, no balanço que fez da reunião.

Além de Tulio Lemos, esteve presente a reunião na FIERN, o Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Daniel Dantas, o consultor técnico do município na área de planejamento e energias, Jean-Paul Prates e o Secretário Chefe de Gabinete, Bosco Afonso.

1800c1e1-156b-4caf-9998-3777cdcf2678-720x501

Prefeito em busca de parcerias para o desenvolvimento de Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau busca projetos e apoio para as políticas públicas no Sebrae/RN

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

A Diretoria Executiva do Serviço de Apoio as Micro Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte- Sebrae/RN, promoveu na terça-feira (07), um Encontro de trabalho com os prefeitos das regiões do Vale do Açu, Central e Salineira, onde a entidade apresentou aos representantes de 15 municípios como pode contribuir, por meio de projetos e apoio a políticas públicas. O prefeito de Macau, Tulio Lemos participou do evento na cidade de Assu.

O encontro de gestores com a diretoria e a gerencia regional do Sebrae teve ainda como objetivo levantar discussões com vistas a fomentar uma ambiência favorável ao desenvolvimento sustentável e a construção de uma agenda positiva de trabalho entre a entidade e os municípios assistidos pelo escritório regional do Vale do Açu.

“Destacamos a participação efetiva e muito importante da Prefeitura de Macau, mostrando o compromisso do prefeito Tulio Lemos com a cidade e o seu desenvolvimento. Este ano, entre os 16 municípios da nossa região, Macau saiu na frente nas parcerias e realizações junto ao Sebrae e nós não temos dúvidas que será uma gestão de muito trabalho pela frente”, opinou Fernando de Sá Leitão, Gerente Regional do Sebrae em Assú.

SEBRAE1

Além do prefeito Tulio Lemos, compareceram ao encontro o vice-prefeito Rodrigo Aladim, os secretários de Turismo e Planejamento, Jemima Aladim e Daniel Dantas e a Agente de Desenvolvimento local, capacitada pelo Sebrae, Alessandra Utida. Assessor na área de Segurança Pública, Creedence Santana também esteve no evento.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Conselho Tutelar caminha para funcionar em regime de plantão nos fins de semana e vai ganhar sede própria

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 09-02-2017

Os direitos das crianças e dos adolescentes estiveram na pauta do encontro do colegiado de Conselheiros Tutelares de Macau, na manhã desta terça-feira, 07, com o Prefeito Tulio Lemos. A reunião aconteceu na prefeitura e foi considerada proveitosa, haja vista que o órgão em parceria com a prefeitura vai buscar condições para atuar também nos finais de semana.

O colegiado expôs ao chefe do executivo as dificuldades encontradas. Atraso no aluguel em mais de nove meses, da atual sede do órgão, falta de manutenção do veículo usado para diligências, diárias e salários em atraso estiveram na pauta apresentada.

Os conselheiros cobraram providencias também quanto ao reajuste nos vencimentos, na ativação da linha de telefone e lembraram a ausência de material de expedientes e de insumos para o setor de limpeza, manutenção e conservação.

unnamed-720x540

Diálogo para superar dificuldades

O Prefeito Tulio Lemos expôs a situação administrativa e financeira em que se encontra o município e se comprometeu em avaliar junto às outras secretárias que compõem a administração municipal soluções para o melhor funcionamento do órgão.

Sede própria

“A atual e real situação das receitas do município não devem ser utilizada como desculpa para deixar de garantir os direitos da criança e do adolescente. Vamos avaliar prioritariamente cada item da pauta e de pronto, anuncio que ainda este ano será construída a sede própria do órgão, que ficará localizada no prédio onde funcionou a Creche Tia Lindalva, na Rua Caicó”, destacou o Prefeito Tulio Lemos.

Plantão nos finais de semana

A possibilidade de acabar com o regime de “sobre aviso” dos conselheiros nos finais de semana também foi outro assunto discutido no encontro. A ideia foi bem recebida pelos conselheiros Yasnnaya Glenda, Francelina Lima, Darivaldo Tiburcio, Eliene Nobre e Antônio Valério.

Avaliação

A coordenadora e conselheira Yasnnaya Glenda destacou que em pouco mais de 30 dias, a nova gestão demonstra que é possível através do diálogo, encontrar soluções e estabelecer metas para o bom desempenho do Conselho Tutelar.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeitura alerta para divulgação de falsas programações do carnaval 2017

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 04-02-2017

Como é de conhecimento de todos, a Prefeitura de Macau tem feito todos os esforços possíveis para realizar o Carnaval de 2017, no entanto, a gestão tem se deparado a cada dia com falsas programações publicadas nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

O certo é que foi iniciada a captação de recursos, para a realização do carnaval, por meio das leis de incentivos, mas o tempo entre o início da atual gestão e as festas de carnaval acabou inviabilizando o projeto que iria proporcionar economia para os cofres da prefeitura, sem comprometer a qualidade e a grandeza da folia macauense.

Com a mais absoluta transparência e respeito à população, a prefeitura manterá todos os foliões informados, no momento em que houver uma programação oficial, haja vista que algumas negociações diretas com possíveis patrocinadores para o evento ainda continuam, observando a recomendação do Ministério Público, para que o município se abstenha de gastos com o Carnaval.

IMG-20170204-WA0044

Prefeitura de Macau

Assessoria de Comunicação

facebooktwittergoogle_plusmail

PREFEITURA DE MACAU: Pagamento em dia injeta quase R$ 5 milhões no comércio local aquecendo a economia do município

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 04-02-2017

Contabilizando em janeiro uma frustração de receita em quase R$ 2 milhões, se comparada a arrecadação do mês de dezembro passado, a Prefeitura de Macau concluiu nessa sexta-feira, 3, a folha de pagamento de janeiro dos aposentados, pensionistas, efetivos e comissionados, injetando na economia do município um volume pouco superior a R$ 5 milhões.

O Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Fagner Teodósio lembrou que desse total, pouco mais de R$ 600 mil foi deixado pela gestão passada na conta do FUNDEB e esse valor foi complementado pela atual gestão para pagar a folha de dezembro dos professores.

“Com menos recursos em caixa conseguimos pagar a folha e ainda ficar em dia com outros benefícios dos servidores que encontramos atrasados, como os incentivos dos agentes de saúde e de endemias e o terço de férias dos professores. Tudo isso dentro do prazo da lei que estabelece”, declarou o prefeito Tulio Lemos, lembrando que recebeu a prefeitura com servidores efetivos e aposentados com salários atrasados em dois meses.

images

facebooktwittergoogle_plusmail

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Projeto “Mulher Viver com Dignidade” com palestras e emissão de documentos gratuito nesta sexta-feira (03) em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 01-02-2017

A cidade de Macau será palco na próxima sexta-feira (03), da 9ª Edição do “Projeto Mulher Viver com Dignidade”. A ação será marcada por um conjunto de ações integradas e acontecerá a partir das 08 horas, no Teatro do Complexo Educacional João Penha Filho, tendo como público alvo as mulheres.

Na programação, constam apresentações culturais, palestras, oficinas de artesanato e ação de cidadania e ainda atendimento médico e jurídico e emissão gratuita de documentos. O evento é uma ação da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social em Macau.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama, Andréa Lemos, esse tipo de iniciativa valoriza a mulher e contribui para a sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural.

ClubedeIdosos2

Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama, Andréa Lemos em prol da dignidade da mulher

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Escolas vão iniciar o ano letivo com ações de saúde

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 01-02-2017

A Secretaria Municipal de Educação articula ações para o início do ano letivo na rede municipal de ensino em Macau. O primeiro encontro já aconteceu com o Secretário Municipal de Educação, Vagner de Souza, a supervisora das unidades de saúde, Rochelle Barros e a coordenadora do Programa Saúde na Escola-PSE, Nalvanir Soares.

Sobre o programa saúde na escola, Nalvanir que também está responsável pela coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF destacou: “O objetivo do projeto é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”.

O Secretário de Educação, Vagner de Souza, o Programa Saúde na Escola contribui para melhorias no aprendizado dos alunos, uma vez que funciona como uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública. “É uma ação que une duas secretarias importantes, para promover saúde e educação integral”, destacou Vagner.

nasf-720x405

Saúde será prioridade nas escolas em 2017

facebooktwittergoogle_plusmail