ASSISTÊNCIA: CREAS acompanha doze adolescentes que cumprem medidas socioeducativivas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 28-06-2017

Jovens são assistidos pela prefeitura de Macau, através do CRAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é um importante equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social para as políticas públicas no município de Macau. No início desse mês, um grupo de trabalho começou a atuar no acompanhamento de dozes adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e prestação de serviço à comunidade.

O trabalho em grupo permite aos adolescentes vivenciar e construir uma relação sócio familiar diferenciada, através de dinâmicas e oficinas, entre outras atividades oferecidas pela equipe técnica formada por psicólogo, assistente social e pedagoga, sob a coordenação de Jaciane Capistrano.

O principal eixo de trabalho dos profissionais propõe como princípio fundamental, a construção da auto-estima dos valores pessoais e sociais no fortalecimento de vínculos familiares. Os encontros serão realizados mensalmente na sede do CREAS.

Segundo Jaciane, as atividades terão a duração de seis meses, podendo ser prorrogadas por igual período. A equipe recebe assessoramento profissional do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI.

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau entra na disputa pelo Selo Unicef 2017-2020

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 28-06-2017

Prefeito  Tulio e a Sec. Assistência Social Andrea Lemos durante adesão ao Selo UNICEF

Acompanhando o cronograma de ações estabelecido pelas políticas públicas da atual gestão municipal em Macau, o prefeito Tulio Lemos assinou nesta terça-feira (27), em Natal, o termo de adesão a edição do Selo Unicef (2017-2020), que traz no seu novo programa nacional o tema: “Fora da Escola Não Pode!”

O evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN), aconteceu no auditório da EMATER, no Centro Administrativo e contou também com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Andrea Lemos.

Andrea Lemos que também é primeira-dama do município destacou que a certificação do UNICEF agora é um compromisso de governo. “Vamos partir para um conjunto de ações intersetoriais e para obter êxito nessa campanha estaremos focando todas as ações nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação e no Esporte nessa meta,” concluiu.

Ao aderir ao SELO UNICEF, o município de Macau assume um compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas e de participação social, voltadas para promover, garantir e realizar os direitos de crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os direitos de crianças e adolescentes e no Estatuto da criança e do adolescente (ECA).

facebooktwittergoogle_plusmail

Diogo Lopes recebe serviços da Secretaria de Infraestrutura

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 28-06-2017

Secretária acompanhou de perto serviços no distrito

A Prefeitura de Macau não tem parado nesses quase 150 dias dessa nova gestão. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura confirma o compromisso do prefeito Tulio Lemos com o trabalho e a melhoria de todas as áreas do município, a exemplo do que aconteceu na última semana, no distrito de Diogo Lopes.

Um mutirão de limpeza ajudou a melhorar a paisagem de praças, da orla marítima e das ruas, onde a presença da prefeitura fez toda a diferença também na iluminação pública e na recuperação de canteiros centrais.

O cronograma de trabalho foi acompanhado de perto pela sub-prefeita do distrito, dona Francisca Alves. “A prefeitura hoje tem outros olhos para a comunidade de Diogo Lopes e a gente percebe isso no cuidado do prefeito Tulio Lemos com os pleitos que a gente apresenta”, concluiu dona Francisca.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Equipes da prefeitura dão início a mutirão de limpeza

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 28-06-2017

A Prefeitura de Macau deu início na terça-feira (27), e segue até o sábado, 1º de julho, um mutirão de limpeza que vai contemplar todos os bairros da cidade. As equipes envolvidas vão realizar a limpeza de terrenos baldios, coleta de lixos nas ruas, pintura de meio fio e ainda os serviços de poda de árvores, roço e capina.

Desta vez, o bairro Porto de São Pedro e a comunidade do Porto da Pescaria vão receber um tratamento especial, por ocasião da festa do padroeiro São Pedro, que termina nessa quinta-feira (29). A Secretária Municipal de Infraestrutura Rose Ane Araújo pede que a população facilite a coleta colocando o lixo, metralhas e outros materiais de descarte nas calçadas.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeito Tulio Lemos assina termo de cessão para reabrir a Maternidade José Varela nesta segunda-feira (26)

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Resultado de imagem para Maternidade jose varela macau rn

Maternidade será reaberta pela gestão Tulio Lemos

Poucas horas nos separa da incerteza envolta do futuro da Maternidade José Varela em Macau. Depois de abrir diálogo com a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância-APAMI há cerca de um mês, o prefeito Tulio Lemos assina nesta segunda-feira (26), às 16hs, o termo de cessão do prédio para a prefeitura acomodar a estrutura de obstetrícia do município, que hoje funciona no Hospital Antônio Ferraz.

O desfecho para a situação da maternidade saiu de uma reunião, intermediada pela jornalista Regina Barros, que aconteceu em maio passado, onde sentaram na mesma mesa ex-diretores da APAMI e o prefeito Tulio Lemos. A reunião que aconteceu na sede da Prefeitura de Macau e contou com as presenças do médico José Antônio e da sua esposa Terezinha Menezes.

“O médico José Antônio Menezes e o prefeito Túlio Lemos, que em 2016 disputaram uma acirrada campanha eleitoral, agora se encontram, de espíritos desarmados em defesa dos interesses maiores do município. Que esse gesto de grandeza de ambos sirva de exemplo para a pacificação de uma cidade que precisa urgentemente unir as suas potencialidades e se fortalecer para enfrentar os desafios deste tempo e encontrar um caminho sólido para a construção do seu futuro”, observou a jornalista Regina Barros.

“Buscamos juntos a solução que achamos ser possível colocar em prática para salvar a maternidade, acreditando que os interesses de Macau devem estar sempre à frente de qualquer divergência ideológica”, disse o prefeito Tulio Lemos, lembrando que a reabertura da maternidade foi um dos seus compromissos de campanha.

Tulio Lemos elogiou a iniciativa da jornalista Regina Barros em costurar o entendimento entre a Prefeitura e a APAMI e também destacou o desprendimento do médico José Antônio Menezes, seu principal adversário na última campanha política em procurá-lo em nome de uma causa nobre de toda a cidade.

“Felizmente, a partir do entendimento entre a direção da APAMI e o prefeito Túlio Lemos, a maternidade vai reabrir as suas portas. A assinatura do termo de cessão da Maternidade José Varela, celebrado neste dia 26 de junho de 2017 entre a APAMI e o governo municipal, se reveste de um forte e inegável simbolismo na história contemporânea da Terra do Sal”, concluiu a jornalista Regina Barros.

facebooktwittergoogle_plusmail

EDUCAÇÃO E SOCIAL: Prefeitura de Macau entrega premiação a alunos da rede pública

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Alunos da rede pública são premiados

Nesta quinta-feira (23), acompanhados do Conselho Tutelar, os secretários municipais de Educação, Vagner de Souza e de Assistência Social, Andréa Lemos entregaram as bicicletas aos alunos que apresentaram trabalhos premiados na ação do 18 de Maio.

Com orientação dos educadores, os cartazes mais criativos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes saíram das escolas SESI, Padre João Penha Filho e Donana Avelino.

A ação do 18 de Maio aconteceu durante uma semana, trabalhando o tema em diferentes escolas e localidades. Uma grande caminhada e um seminário para discutir a temática marcaram o fechamento da programação que recebeu total apoio da prefeitura.

facebooktwittergoogle_plusmail

SOCIAL E SAÚDE: Em Macau, prefeitura marca presença com serviços em Soledade

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Secretária de Ação Social Andrea Lemos batendo um bolão de competência

Na atual gestão, a Prefeitura de Macau tem marcado presença nas comunidades com ação de governo. Nesta sexta-feira (23), as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde desembarcaram na praia de Soledade, levando serviços médicos, corte de cabelo, farmácia básica, tenda literária, e muitos outros serviços.

Na área de saúde, por exemplo, foram disponibilizados para a comunidade testes rápidos de HIV, AIDS e Sífilis, verificação de pressão arterial e ainda orientação de profissionais de nutrição, saúde bucal, educação física e de assistência social. Um médico e um fisioterapeuta também atenderam a população.

A Secretaria de Educação marcou presença com a Tenda Literária, projeto que estimula a leitura. A pasta da assistência social levou atendimento jurídico e os serviços do Bolsa Família e do Cadastro Único, além de corte de cabelo e manicure. “O governo escuta as comunidades e isso faz toda uma diferença”, avaliou Andréa Lemos.

Clique nas imagens!

Serviços de Saúde chegam à comunidade de Soledade

facebooktwittergoogle_plusmail

PARCERIA: Associação recebe aporte financeiro da prefeitura para Quadrilhas Juninas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Grupos juninos receberão R$ 10 mil cada de incentivo da prefeitura

Foi publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (23), o extrato do convênio celebrado entre a Prefeitura de Macau e a Associação Cultural Aldo Barbosa da Silva, que tem como objeto o incentivo financeiro para quadrilhas juninas da cidade.

O valor global do repasse será de R$ 20 mil reais e vai atender os grupos juninos da cidade, que oficialmente representam o município salineiro em festivais de quadrilhas juninas e ainda abrilhantam as festividades do padroeiro do bairro do Porto de São Pedro, em Macau.

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE E EDUCAÇÃO: Saúde vai até as escolas beneficiando alunos e professores

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Alunos são assistidos nas escolas com serviços de saúde

O Programa Saúde na Escola continua em plena atividade em toda rede de ensino no município de Macau, levando serviços na área de saúde até as escolas. O mutirão para emissão do Cartão do SUS e a avaliação antropométrica são serviços oferecidos pelo programa.

Na última semana, alunos do Complexo João Penha Filho receberam a visita de educadores físicos, nutricionistas e ainda da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, para avaliações e a emissão do Cartão do SUS. O documento também foi expedido e entregue para professores.

Para Nalvanir Lopes, coordenadora do programa no município, a participação das escolas tem ajudado ao desempenho do programa que vai trazer resultados a médio e longo prazo, já que as equipes atuam na saúde preventiva, diagnosticando também algumas doenças que afetam diretamente o aprendizado dos alunos.

facebooktwittergoogle_plusmail

RECADASTRAMENTO: Censo de servidores municipais termina na próxima terça-feira, dia 27

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Recadastramento acontece até terça-feira (27)

Iniciado no final de maio, o recadastramento dos servidores ativos e inativos da Prefeitura de Macau chega ao fim na próxima terça-feira (27). Na sexta-feira, (23), a equipe continua atendendo os funcionários lotados na Secretaria de Educação.

Nos últimos dois dias do censo, na segunda-feira e terça-feira, (2)6 e (27), os trabalhos serão concluídos na Secretaria de Infraestrutura, ao lado da sede da prefeitura. “Será a última chance para o servidor se apresentar e evitar problemas como a suspensão de salários”, alertou Fagner Teodósio, Secretário de Administração e Finanças.

O recadastramento é presencial e os servidores que não comparecerem vão ter os vencimentos suspensos, até regularizar sua situação. O censo é obrigatório também para os funcionários cedidos a outros órgãos, no caso dos inativos e pensionistas, o recadastramento acontece na sede da MacauPrev.

facebooktwittergoogle_plusmail

PARCERIA: Prefeitura de Macau investe na capacitação da cadeia turística

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 26-06-2017

Prefeitura realiza palestra e cursos de capacitação na área turística do município

Com apoio do Sebrae, a Secretaria Municipal de Turismo em Macau vem realizando palestras e cursos de capacitação, nos últimos cinco meses. As atividades visam ampliar os conhecimentos dos empresários que fomentam a cadeia turística local e criar novos roteiros e atrativos para o turismo local.

Na quarta-feira (21), aconteceu mais uma palestra, desta vez sobre “Qualidade no Atendimento”. O conteúdo foi abordado pela turismóloga e consultora do Sebrae, Larissa Santos, durante apresentação e discussão do tema na Câmara Municipal.

A capacitação contou com o apoio também da Associação Macauense de Desenvolvimento Turístico – AMDESTUR, que tem sido uma forte parceira da prefeitura e da Sala do Empreendedor, órgão que funciona compactuado com o Sebrae, na sede da Secretaria de Turismo.

facebooktwittergoogle_plusmail

LUTO: Prefeito de Macau Tulio Lemos emite Nota de Pesar pelo Falecimento de Wilma de Faria, ex-governadora do RN

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Resultado de imagem para wilma com tulio e aladim

É com profunda tristeza, que nesse momento de perda irreparável, o prefeito de Macau Tulio Lemos se associa aos familiares, amigos e admiradores da vereadora de Natal e ex-governadora Wilma de Faria, falecida neste 15 de junho.

Na condição de jornalista, o prefeito Tulio Lemos testemunhou por mais de 20 anos todas as batalhas travadas na política pela ex-governadora, que teve em vida a marca de uma mulher forte e destemida, sempre disposta a enfrentar com a cabeça erguida os embates da vida.

Com a morte de Wilma de Faria, a cidade de Macau e o Rio Grande do Norte ficam órfãos de uma mulher que conseguiu como poucos políticos, trabalhar pelo nosso povo. Os dois governos de Wilma deixaram um importante legado para a Terra das Salinas com o saneamento básico, a Central do Cidadão, o Restaurante Popular, reforma em escolas, ampliação do programa do leite, Casa da Cultura, Farmácia de Todos e a tão sonhada ponte Nossa Senhora dos Navegantes.

A Guerreira, como carinhosamente passou a ser chamada também pelo povo macauense deu uma das maiores alegrias na campanha eleitoral de Tulio-prefeito, trazendo o sentimento de que a vitória estava mais próxima com a força do povo. Macau foi a única cidade do interior que ela visitou em campanha em 2016, contrariando até recomendações médicas, por esse gesto, o prefeito externa eterna gratidão.

Dona Wilma vai fazer muita falta não somente na cena política potiguar, ela deixa também uma grande lacuna na política de Macau, já habituada a conviver com a sua presença, cada vez mais forte e marcante nos últimos 15 anos.

Que Deus a receba em sua eterna misericórdia e conforte os familiares e amigos.

Macau, 16 de junho de 2017.

Tulio Bezerra Lemos

Prefeito de Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeitura apoia alunos de Escola em Diogo Lopes na Olimpíada de Matemática

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 14-06-2017

Alunos da Escola José Ribeiro da Costa em Diogo Lopes participam da OM

Com o propósito de despertar o interesse dos alunos da rede municipal de ensino na disciplina de matemática, a Secretaria Municipal de Educação escolheu a Escola José Ribeiro da Costa, em Diogo Lopes, para participar da Olimpíada de Matemática das escolas públicas do Rio Grande do Norte.

A escola foi a única representante da cidade nessa primeira fase do projeto, realizada no último sábado, (10). A Olimpíada de Matemática é uma disputa de caráter intelectual, uma espécie de torneio, onde os participantes se destacam pela inteligência, criatividade, imaginação e pela capacidade de raciocínio lógico.

“A idéia é contribuir para o aperfeiçoamento e a valorização do ensino de Matemática, estimulando o prazer dos alunos em estudar a disciplina”, explicou o Secretário de Educação, Wagner de Souza. A segunda fase da Olimpíada de Matemática acontece no dia 21 de outubro, simultaneamente nas cidades de Natal e Mossoró.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura de Macau cancela o 5º Macau Motofest

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 14-06-2017

Nas últimas semanas, houve ampla divulgação de que seria realizado nos dias 16, 17 e 18 de Junho o 5º Macau Motofest. Todavia, a Prefeitura de Macau, que seria um dos patrocinadores na pessoa do Prefeito Tulio Lemos, ponderou acerca dos gastos que seriam realizados, e ainda considerando a precariedade financeira em que se encontra o Município, optou por dar primazia aos investimentos com Educação e Saúde, e não realizar o Evento.

É fato também que os recursos que seriam despendidos pela municipalidade para a realização do evento foram se avolumando ao longo do planejamento. Foram feitas inúmeras tentativas para que fosse viabilizado o 5º Macau Motofest, mas foi necessário eleger prioridades, ante as recorrentes quedas de receitas municipais.

A responsabilidade do Prefeito Tulio Lemos é primeiramente com o macauense, e também com o equilíbrio financeiro e fiscal do Município. Por fim, pedimos desculpas a todos que se envolveram direta e diretamente na preparação do Evento, tornando certo que, no futuro, havendo viabilidade financeira, tentaremos realizar o Evento ora cancelado, uma vez que o mesmo estimula o Turismo e aquece a economia local.

facebooktwittergoogle_plusmail

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Prefeitura de Macau oferece cursos de libras para professores de rede municipal

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 14-06-2017

Curso de Língua Brasileira de Sinais-Libras nível II está sendo oferecido aos professores

A Prefeitura de Macau está oferecendo um curso de extensão de Língua Brasileira de Sinais-Libras nível II, beneficiando 40 professores da rede pública de ensino. O objetivo do curso é disponibilizar aos professores que atuam direta ou indiretamente com alunos surdos, o uso e a difusão da linguagem de Libras.

“Estamos promovendo o acesso a Libras, para apoiar a educação dos surdos, a fim de realizar encontros com vivências; troca de experiências; momentos de estudo teórico, prático e diálogos críticos-reflexivos na sala de aula e nas atividades extracurriculares desse público”, explica o Secretário de Educação Wagner de Souza.

O secretário também informou que o programa do curso pode se adaptar a diferentes níveis de funcionamento e às necessidades individuais de cada aluno. “O Prefeito Tulio Lemos tem proporcionado aos educadores momentos de formação profissional, sendo esta uma das formas também de valorização dos profissionais da educação”, concluiu o secretário.

O curso de extensão tem carga horária de 40 horas aulas e atende duas turmas com 20 professores. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, no Complexo João Penha, sob a coordenação do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Servidor municipal que não se recadastrar terá o salário suspenso em junho

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-06-2017

A Prefeitura de Macau continua com o recadastramento dos servidores ativos e inativos. O censo é presencial e acontece até o próximo dia 20 de junho, na sede das secretarias, onde o servidor é lotado e na MACAUPREV, no caso dos inativos.

O censo é obrigatório e o funcionário que não comparecer, terá o pagamento bloqueado, até regulariza a sua situação cadastral. Os servidores postos em regime de cessão ou disponibilidade de outros órgãos, devem se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

Documentação

No ato de comparecimento para o censo, o servidor público deverá apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço atualizado.

Inativos

No caso dos servidores inativos, o censo acontecerá no posto de apoio que funcionará na sede da MACAUPREV, localizada na Rua Nova Cruz, 08, Porto de São Pedro, também até o dia 20 de junho. Ainda estão obrigados a responder ao censo, os servidores cedidos ao Município de Macau, ou à disposição da municipalidade.

facebooktwittergoogle_plusmail

Adesão da comunidade marca a Semana do Meio Ambiente em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-06-2017

População participou ativamente das atividades na Semana do Meio Ambiente

Uma ação conjunta de várias secretarias de governo mobilizou a comunidade macauense na Semana do Meio Ambiente. A programação aconteceu em vários pontos da cidade, entre os dias 05 e 09 passados e trabalhou o tema: “Sua ação faz toda a diferença para um ambiente melhor”.

Palestras, oficinas, apresentação cultural, exibição de filmes, mutirão de limpeza e a feirinha do meio ambiente, realizada no Centro Comercial Afonso Barros, na sexta-feira, 9, movimentou a cidade, reunindo servidores públicos, alunos da rede pública de ensino e a população em geral.

Coordenadora da programação, a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e primeira-dama Andrea Lemos destacou que a adesão popular fez a diferença em todo o evento, que contou também com apoio do IDEMA, na distribuição de mudas e na entrega de certificados de um curso de educação ambiental.

Clique nas imagens!

Alunos participaram ativamente da Semana do Meio Ambiente em Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

EDUCAÇÃO: Prefeito Tulio Lemos nomeia Comissão de Gestão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-06-2017

Prefeito nomeia  Comissão de Gestão do Plano de CCR do Magistério

Depois do concurso público para o magistério, realizado em 2014, os professores da rede municipal de ensino de Macau se preparam para conquistar um marco histórico na luta da categoria, com a instituição do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Uma comissão para tratar do estudo foi nomeada pelo prefeito Tulio Lemos no último dia 07.

Como representantes do Executivo Municipal, na comissão publicada no Diário Oficial do Município, estão os professores: Íris Campos de Andrade– Presidente da Comissão, Maria das Vitórias Silva do Nascimento, Leyla Jane Lopes Rodrigues e Priscila do Vale Silva Medeiros.

Representando o Magistério Público, estão os servidores Francisco de Assis de Oliveira Andrade, Wilson Costa Soares, Márcia Lidiane Trajano Simão e a professora Márcia Adriana Regis Alves Pinheiro. “A cobrança pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração é uma luta que histórica que tem pautado inclusive movimentos grevistas nos últimos 15 anos”, concluiu o Secretário de Educação, Vagner de Souza.

facebooktwittergoogle_plusmail