PRIORIDADE: Prefeito apresenta pleitos na Saúde ao secretário George Antunes

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-08-2017

Prefeito leva pleitos da Saúde para o secretário estadual George Antunes

Durante reunião na sexta-feira, 11, na sede da Secretaria Estadual de Saúde-Sesap, o Secretário George Antunes e o prefeito de Macau, Tulio Lemos discutiram propostas de atuar em parceria, visando melhorias nos serviços da atenção básica prestada pelo município.

“A Sesap, com todas as dificuldades, é quem pode melhorar a assistência hospitalar básica no interior do estado, em complemento à assistência básica prestada pelos municípios”, lembrou o prefeito, reforçando a necessidade de uma parceria do governo para manutenção do Hospital Antônio Ferraz.

O Secretário George Antunes também ouviu do prefeito Tulio Lemos cobranças de parcerias para a conclusão da UPA e ainda para a manutenção do setor de obstetrícia do município, que em mais alguns meses deve ser transferido do Hospital Antônio Ferraz para a Maternidade José Varela.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Coordenação de saúde bucal esclarece polêmica sobre desvios de recursos federais e fechamento do CEO

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-08-2017

Coordenação do CEO esclarece fatos

Um comunicado oficial do Ministério da Saúde acabou trazendo prejuízos para a imagem das gestões de vários Centros de Especialidades Odontológicas – CEO no país. No Rio Grande do Norte, a cidade de Macau não escapou do equívoco, que se tornou público, através da divulgação de um ofício circular do MS enviado aos gestores.

Segundo o ofício, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macau estaria com a sua produção zerada nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 e conforme a Portaria n° 3.462, de 11 de novembro de 2010, nesses casos, há um risco eminente quanto à suspensão da transferência de recursos financeiros, o que provocaria o fechamento do CEO.

Coordenadora de Saúde Bucal do Município, Suany Nobre lamenta que o fato tenha sido levado à população pela mídia sem que a Secretaria de Saúde fosse ouvida para os esclarecimentos. Para Suany, o que houve não somente em relação a Macau, mas com outros municípios potiguares, foi uma demora no processamento dos dados informados e consequentemente na geração do relatório de produção pelo sistema nacional.

 “A população pode ficar tranquila que não haverá o descredenciamento da rede do CEO de Macau, pois estamos regularmente em dia com os relatórios de produção mensal no sistema em todos estes sete meses de gestão”, esclareceu Suany, informando ainda que o Centro de Especialidades Odontológicas passará por uma reforma nos próximos meses.

Transparência

A dentista informa ainda que está à disposição da imprensa e dos órgãos fiscalizadores para apresentar documentos que comprovam o envio desses relatórios de produção mensal ao Ministério da Saúde. “Não temos nada para esconder de ninguém, inclusive quem nos procurar será uma oportunidade também da gente mostrar o estado de abandono que encontramos o CEO, mesmo assim, a gestão Tulio Lemos vem empreendendo esforços em meio a escassez de recursos para mantê-lo aberto.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito Tulio Lemos conhece sistema de videomonitoramento do TJRN

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-08-2017

Tulio visita central de videomonitoramento eletrônico do TJRN

Na manhã de sexta-feira (11), o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM André Azevedo apresentou ao prefeito de Macau, Tulio Lemos a central de videomonitoramento eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.  Na visita técnica, Tulio Lemos mostrou interesse em buscar parcerias para implantar o sistema no município.

O sistema compreende um conjunto de programas e equipamentos de tecnologia moderna, abrangendo 86 câmeras HD e FULL HD, além de uma sala de monitoramento com terminais de vídeo de alta definição. Todos os equipamentos são conectados à Central de Segurança do Poder Judiciário, sediada no TJRN, que tem funcionamento 24 horas.

“Vamos buscar parceiros que possam investir neste projeto que vai trazer uma sensação maior de segurança para o cidadão macauense”, disse o prefeito, destacando que o serviço funcionará a partir do fortalecimento das parcerias das polícias civil e militar com a nossa Guarda Municipal.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Redesim investe em capacitação para melhoria dos serviços

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 12-08-2017

Equipe da Redesim de Macau participam de treinamento

A equipe da Redesim de Macau, formada pelos servidores das pastas de Tributação, Planejamento, Saúde, por meio da vigilância sanitária e Turismo, através da Sala do Empreendedor, participou da reunião de nivelamento e treinamento do programa que é desenvolvido em parceria com o Sebrae no Vale do Açu.

A Redesim – A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios tem a função de simplificar, organizar, desburocratizar e operacionalizar o funcionamento das empresas do município.

O funcionamento da Redesim acontece através de um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Agentes de Trânsito serão treinados com apoio da Polícia Militar

Arquivado em (Lazer, Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 11-08-2017

Prefeito se reúne com comando da PM para tratar de treinamento dos “amarelinhos”

O Prefeito de Macau Tulio Lemos esteve reunido nesta quinta-feira (10), com o Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM André Azevedo, no Quartel do Comando Geral, para solicitar apoio para a formação dos Agentes de Trânsito do município.

Segundo o prefeito Tulio Lemos, essa capacitação será necessária e vai dar condições de trabalho aos agentes de trânsito aprovados no último concurso da prefeitura, realizado em 2014. “Será uma ação educativa inédita e muito importante, antes desse efetivo começar a atuar na organização do trânsito da cidade”, destacou o prefeito.

Participaram da reunião, o Diretor da Diretoria de Ensino (DE) da PMRN Tenente-Coronel Arthur Emilio e o Chefe da DE/2 Capitão Batista e o Secretário Municipal de Governo, Bosco Afonso. “A colaboração da Polícia Militar vai colaborar para uma melhor prestação desse serviço, já que esses servidores públicos vão atuar diretamente com os condutores de veículos e a própria população nas mais diversas situações”, destacou o prefeito Tulio Lemos.

facebooktwittergoogle_plusmail

DIOGO LOPES: Sertãozinho recebe melhorias com mutirão de serviços

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 11-08-2017

Iluminação e outros serviços chegam a comunidade

A comunidade de Sertãozinho comemora essa semana sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, recebendo uma presença maior da prefeitura, com o reforço nos serviços de limpeza e iluminação pública.

Desde o início da semana, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrura estão em campo com uma frente de serviços, realizando poda de árvores, capinação, roçagem e ainda a pintura de praças.

Subprefeita no Distrito de Diogo Lopes, Francisca Alves acompanha os trabalhos de perto e agradece a prefeitura pelas intervenções que atendem pleitos da comunidade.

facebooktwittergoogle_plusmail

Trapiche Nossa Senhora dos Navegantes vai passar por obras de recuperação

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 08-08-2017

Acompanhado do Padre João, prefeito Tulio visita trapiche

Dentro da programação da festa que venera a Co-Padroeira de Macau, Nossa Senhora dos Navegantes, o prefeito Tulio Lemos anuncia para esta terça-feira (08), o início das intervenções que vão recuperar o trapiche que recebe o nome da Santa padroeira dos marítimos, no Bairro dos Navegantes.

Acompanhado do administrador paroquial da cidade, padre João Batista Filho e da equipe da Secretaria de Infraestrutura do município, o prefeito visitou o trapiche na tarde de segunda-feira (07), onde viu de perto alguns estragos em toda a urbanização da área e anunciou os reparos serão concluídos até o dia 15 de agosto.

“Será feita a recuperação completa do trapiche, incluindo as rampas de acessos com reboco, pintura, serviço de limpeza, melhorias na iluminação e a recuperação dos canteiros centrais e da mureta de guarda corpos”, detalhou a Secretária Municipal de Infraestrutura, Rose Anne Araújo.

facebooktwittergoogle_plusmail

Saúde capacita equipes para atuar na Rede Cegonha em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 08-08-2017

Capacitação é importante para o sucesso do programa

A Secretaria Municipal de Saúde em Macau contabiliza o sucesso de mais uma capacitação de profissionais, realizada na atual gestão. Desta vez, as atividades envolveram as equipes de saúde que atuam a partir da atenção ao pré-natal, ao parto, nascimento do bebê e ao planejamento reprodutivo. A atenção às crianças de zero até os dois anos de idade também foi preconizada no programa de capacitação.

As atividades foram desenvolvidas em treze oficinas de oito horas, uma vez por semana, ao longo dos últimos três meses. Focado na capacitação dos profissionais técnicos de enfermagem para o desenvolvimento da Rede Cegonha, o curso foi encerrado na última sexta-feira (04).

“Estamos buscando capacitações para que os funcionários da rede municipal de saúde possam aprimorar ainda mais seus conhecimentos nas mais diversas áreas, a partir da prevenção, sempre levando em conta a necessidade da humanização na prestação dos serviços”, ressaltou Lucianny Guerra, Secretária Municipal de Saúde.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Buscar resultados e inovações com gestão compartilhada são metas do IMais e Planejamento

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 08-08-2017

Trabalhos do IMais avançam para se concretizarem

As equipes da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e a diretoria técnica do IMais – Instituto do Ambiente, Inovação e Sustentabilidade, estão avançando na estruturação técnica e regulatória para o aperfeiçoamento da gestão ambiental compartilhada no município. A equipe técnica do IMAIS será composta em sua maioria por servidores concursados da própria prefeitura, através do remanejamento interno entre as secretarias.

Com o processo de parceira com o IDEMA, os técnicos que estarão atuando no licenciamento e na fiscalização ambiental, já estão participando de cursos de formação oferecidos pelo instituto, permitindo que os profissionais da prefeitura possam adquirir todo o arcabouço técnico e legal para exercer as suas funções na seara do licenciamento, fiscalização e educação ambiental.

COMDEMA

Além disso, para que a população e os setores da atividade civil possam participar ativamente da gestão ambiental do Município, podendo opinar e deliberar através de resoluções ou sugestões de projetos de lei que visam a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais do município, será instituído o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável -COMDEMA, aprovado pela lei Nº 1.185, de 12 de abril de 2017, que, de acordo com o regimento interno que esta sendo finalizado pela equipe do IMAIS, terá reuniões bimestrais, com a obrigatoriedade de plenárias abertas para a população.

“Tais ações mostram o compromisso do prefeito Túlio Lemos e de toda a sua equipe técnica em fazer uma gestão transparente com a participação de toda a sociedade. O planejamento estratégico é outra marca importante na atual gestão e os passos para a consolidação das ações estão ocorrendo de forma escalonada obedecendo a critérios técnicos e legais”, observou o Secretário Municipal de Planejamento Daniel Dantas.

Semanalmente toda a equipe técnica da Secretaria Planejamento, IMAIS, Secretaria de Governo e demais órgãos relacionados se reúnem para discutir as questões operacionais e implantar, sob a tutela técnica e jurídica, as ações necessárias para consolidação da politica municipal do meio ambiente.

Inovação a partir de parcerias

Outro fator importante é a inovação. Estão sendo discutidos acordos de cooperação não só com o IDEMA, mas também com o IFRN e UFRN, visando o desenvolvimento de novas atividades econômicas sustentáveis para o município. Macau possui dois centros de ensino de excelência compostos por profissionais de alto nível focados em ensino, pesquisa e desenvolvimento, que poderão participar no desenvolvimento de projetos que possuam retorno socioeconômico e ambiental para o município.

“Levando em consideração o histórico de Macau em relação a conservação e o uso racional dos seus recursos naturais, podemos dizer que os desafios serão enormes, mas que estão sendo tratados de forma competente e profissional pela equipe técnica do prefeito Túlio Lemos”, considerou o diretor geral do IMais, Hugo Fonseca, Biólogo, especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: “Quem já pagou em 200 dias pouco mais R$ 2 milhões de dívidas do passado tem crédito para negociar e quitar o que deve do presente”, afirma o prefeito Tulio Lemos

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 05-08-2017

Tulio admite erros e não foge da responsabilidade de gestor

Em pouco mais de uma hora de pronunciamento no rádio, o prefeito de Macau Tulio Lemos prestou contas dos 200 dias de gestão à frente da Prefeitura de Macau, elencando pontos importantes como o resgate do pagamento dos salários dos servidores em dia. Lemos lembrou que em 1º janeiro de 2017, quando assumiu a prefeitura encontrou quatro folhas de pessoal em atraso e que hoje pouco mais de R$ 2 milhões dessa dívida herdada já foi quitada pela sua gestão.

Ainda no seu pronunciamento na FM Salinas, Tulio Lemos pontuou erros gerenciais na sua gestão que acarretaram o atraso no pagamento de salários de servidores contratados, justificando o caos social que encontrou a cidade em janeiro de 2017, com uma estatística alta de desemprego, além da ineficiência nos serviços públicos.

“Nenhum prefeito contrata um servidor para não pagar. Fizemos o bem naquele momento, pensando nas pessoas, mas também atendendo a necessidade da máquina administrativa. Infelizmente, as receitas não reagiram e vamos enxugar ainda mais essa folha de contratados, observando a necessidade de horar com todos esses compromissos”, disse.

Para Tulio: “Quem já pagou em 200 dias pouco mais R$ 2 milhões de dívidas do passado tem crédito para negociar e quitar o que deve do presente”, disse tranquilizando os contratados, fornecedores e prestadores de serviços que tenham algum valor a receber da prefeitura, por meio de dívidas contraídas na sua gestão.

Acordos suspensos e corte de despesas

O prefeito Tulio Lemos também anunciou que todos os acordos de parcelamentos de salários atrasados de gestões passadas serão suspensos temporariamente. “Vamos diminuir salários e o número de cargos comissionados, para atingir uma meta de até 30% de redução no custeio da máquina administrativa para se adequar a realidade econômica”, anunciou.

Cortando na carne

Para a próxima semana, já está previsto o anúncio de algumas medidas administrativas pelo prefeito Tulio Lemos para contenção de gastos, com cortes que possam garantir o equilíbrio das finanças do município. “Será um grande desafio e precisamos contar com a confiança e a compreensão de todos, porque essas medidas vão trazer resultados no futuro, não para Tulio, mas para a cidade”, concluiu o prefeito.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: “O lucro da gestão pública é o social, somente na saúde aplicamos mais de R$ 16 milhões”, diz Tulio desmistificando o ‘caos’ criado nas redes sociais

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 05-08-2017

Ao lado da esposa, primeira-dama Andrea Lemos, Tulio fala do social

“Em Macau, existem duas situações, a real com as dificuldades e consequentemente os problemas que estamos enfrentando, com quedas permanentes e acentuadas de receitas e a tentativa de se criar o caos para obter lucro político”, disse o prefeito Tulio Lemos, durante pronunciamento no rádio, ontem, sexta-feira (04), quando se referiu ao clima de instabilidade administrativa que parte da oposição tenta criar nas redes sociais para confundir a opinião pública.

Para Tulio Lemos, é preciso levar em consideração que a maioria da população não depende de salários da prefeitura para sobreviver e usa os serviços públicos e que estes tem um custo para a gestão. “A prefeitura não administra apenas uma folha de pagamento, existe uma máquina pública funcionando para atender a todos. Esse custo deve ser contabilizado na hora que prestamos contas aqui dos recursos que entraram nos cofres públicos com a mais absoluta transparência”, pontou o prefeito.

Caos

Tulio disse ainda que uma cidade onde os servidores públicos estão recebendo seus salários dentro do mês trabalhado, com exceção de alguns casos de contratados, a educação e a saúde estão atendendo as demandas da população e a limpeza pública está funcionando, não pode está inserida em um contexto de caos e calamidade administrativa. “Mesmo que esses serviços apresentem falhas e a consequente necessidade de melhorias, não existe caos”, pontou.

16 milhões na Saúde

No pronunciamento na Rádio Salinas FM, o prefeito Tulio Lemos citou que somente na área da saúde, dos pouco mais de R$ 40 milhões que entraram nos cofres da prefeitura até o final de julho, cerca de R$ 16 milhões foram investidos em insumos, na compra de medicamentos e no pagamento de profissionais para atender toda a rede de unidades básicas e manter o Pronto Socorro Municipal e o Hospital Antonio Ferraz, funcionando com mais serviços, reabrindo por exemplo, o setor de obstetrícia e retornando com as cirurgias eletivas.

Mais serviços

“Temos que botar nessa conta aí os mais de 3 mil atendimentos do Centro de Especialidades Médicas-CEM, que passou de quatro para 19 especialidades, além dos custos de um setor de Raio X funcionando 24 horas e com viagens diárias de pacientes que precisam usar a rede pública e clinicas particulares em outras cidades”, elencou o prefeito.

Dificuldades

“O lucro do poder público é o social, não fugimos das dificuldades, assumimos aqui alguns erros gerenciais, vamos corrigi-los, cortando gastos e reduzindo o custo da máquina, para que a gestão possa honrar todos os compromissos”, disse o prefeito, agradecendo as manifestações de solidariedade e os votos de confiança que vem recebendo, diante da onda de ataques e boatos que a sua gestão vem sofrendo.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura de Macau amplia presença nos assentamentos rurais

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-08-2017

Assentados agora com direito sobre suas terras

A Prefeitura de Macau vem ampliando a presença do poder público municipal em todas as comunidades com ações que asseguram o direito a cidadania. Nas três vilas de assentamentos do INCRA, foram entregues na última sexta-feira, 28 de julho, mais de 180 Contratos de Concessão de Uso (CCU), que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso à terra, ao crédito e a outros programas do governo federal.

O evento para assinatura dos contratos contou com a presença do Superintendente do Incra no Rio Grande do Norte, Leonardo Bezerra, do prefeito Tulio Lemos, vice-prefeito Rodrigo Aladim, dos secretários de Assistência Social, Andrea Lemos e de Agricultura, Valfran Miranda, além de vereadores, representantes de associações e de sindicatos de trabalhadores rurais.

“Além da garantia da propriedade da terra para os trabalhadores rurais assentados, a titulação traz dispositivos norteadores dos direitos e deveres dos participantes do processo de reforma agrária, especialmente do poder público, representado pelo Incra”, destacou Leonardo Bezerra, Superintendente do Incra no Rio Grande do Norte.

Fomento Mulher

Durante a presença da Prefeitura de Macau e do INCRA nos três assentamentos foi anunciada a abertura de linha de crédito para implantação de um projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote, no valor de até R$ 3 mil reais, em operação única, por família assentada.

O prefeito Tulio Lemos assinou um termo de cooperação técnica com o INCRA que vai viabilizar os projetos que serão inscritos para receber a linha de crédito. “Buscamos junto ao INCRA uma ação para aqueles que se consideram até esquecidos pelo poder público, diante da dívida social acumulada com essas comunidades”, destacou o prefeito.

Ações da gestão Túlio Lemos nos assentamentos em parceria com o INCRA

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Saúde avança com inovações e serviços na atenção básica

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-08-2017

Avanços na saúde possibilita novas especialidades médicas para os munícipes

Ao longo de pouco mais de 200 dias de governo, são muitas as ações da Secretaria Municipal de Saúde em Macau para implementar mudanças focadas na satisfação do usuário da rede de atenção básica no município. Um desses exemplos vem do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que tem desenvolvido uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no SUS, a Auriculoterapia – que integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

“Esta técnica se baseia no reequilíbrio do corpo através da estimulação de pontos específicos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dentre vários benefícios, podemos constar resultados positivos nas demandas de problemas emocionais, ansiedade, insônia e depressão, por exemplo”, destacou a Secretária de Saúde Lucianny Guerra.

Em Macau, acontece uma média de 110 atendimentos de auriculoterapia por semana. O Serviço é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo as sessões realizadas na Clínica da Família. As intervenções para novos usuários são marcadas através de agendamentos, no setor de reabilitação localizado na própria Clínica da Família.

Fonoaudiologia

Na equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, a Secretaria de Saúde conta com várias especialidades, uma delas é a fonoaudiologia. Atualmente, uma fonoaudióloga realiza atendimento dentro das unidades básicas de saúde e no Centro de Especialidades Médicas-CEM, beneficiando uma média diária de 20 pacientes.

A fonoaudiologia atua em diversas áreas, podendo ajudar crianças com problemas relacionados a fala e aprendizado e ainda no auxiliou ao tratamento de pacientes idosos com dificuldade de deglutição. As terças-feiras os atendimentos ocorrem no CEM, onde existe um espaço adaptado para receber as crianças para consultas e exames.

Prevenção

Atuando no eixo da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde trabalhou nesse mês de julho uma programação específica concernente ao dia mundial de luta contra as hepatites. Foram realizados testes rápidos de diagnósticos das hepatites B e C, além de vacinações, palestras e orientações sobre prevenção e tratamento. Uma capacitação sobre a prevenção da doença com a entrega de certificados foi oferecida para as manicures no munícípio.

Yoga para gestantes

Outra ação da Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde são os encontros com gestantes para a terapia de Yoga. A experiência já vem trazendo resultados para as beneficiárias das UBS Navegantes e Centro.

A yoga é uma prática originária da Índia que prega o equilíbrio entre mente e corpo. O alongamento e a respiração são os pontos chaves dessa atividade, que ganha cada vez mais adeptos. Na gestação, a Yoga estimula o vínculo entre pais e filhos, antes mesmo do bebê nascer.

facebooktwittergoogle_plusmail

A harmonia e o respeito entre os poderes se destaca na visita do prefeito Tulio Lemos a Currais Novos

Arquivado em (Prefeitura de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 02-08-2017

Prefeito Tulio ladeado pelos vereadores governistas e de oposição

A união de forças políticas contrárias foi um dos destaques na comitiva do prefeito de Macau Tulio Lemos, que visitou a cidade de Currais Novos, para conhecer projetos financiados pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente-FIA. A presença dos vereadores de oposição, Claudio Gia (PT) e Italo Mendonça (PRB), juntamente com os vereadores da base governista, Ceição Lins, Diana Lira, Dinarte Alessandro, Sargento Dantas, Mônica Ribeiro e Lampião foi elogiada por autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade seridoense.

Para o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, a iniciativa do prefeito Tulio Lemos mostra que a cidade de Macau se propõe a ser protagonista na garantia dos direitos da criança e do adolescente, também pela possibilidade de uma junção de forças políticas que desarmam um palanque para trabalhar por uma causa maior. “Essa união é importante e quem ganha com isso é toda a sociedade macauense”, disse.

As palavras do prefeito Odon Júnior também foram reforçadas pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Neto. “Assistimos aqui um marco de uma revolução que pode transformar a cidade, a partir de um investimento maior em políticas sociais”, disse o vereador.

Para o vereador Claudio Gia (PT), a Câmara Municipal entra nessa luta como parceira do Poder Executivo, para somar, cobrar e fiscalizar. “Não existe isso, de quanto pior, melhor. Estamos aqui dando a nossa contribuição, porque acreditamos que a gestão sinaliza que quer avançar e trabalhar nessa frente importante de ação com projetos que garantam um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, concluiu o vereador de oposição.

Vereadores Ítalo, Cláudio Gia e Lampião no registro com o juiz Marcus Vinicius

facebooktwittergoogle_plusmail

Juiz de Direito declara que iniciativa da gestão Tulio Lemos pode trazer uma revolução social para Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-08-2017

Juiz Marcus Vinicius ladeado pela conselheira tutelar Yasnnaia Glenda, prefeito Tulio Lemos e a primeira-dama Andrea Lemos e o conselheiro tutelar Darivaldo

“Macau deu um passo na frente na luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. Pode partir daqui o início de uma grande revolução social para cidade”, a declaração foi do juiz da Vara da Infância da Comarca de Currais Novos, Marcus Vinícius Pereira Júnior, durante a recepção da comitiva da cidade, que atendendo o chamado do prefeito Tulio Lemos foi conhecer os projetos financiados pelo Fundo da Infância e da Adolescência-FIA na cidade de Currais Novos.

Na delegação de Macau, além do prefeito Tulio Lemos e da primeira-dama e presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente, Andrea Lemos, estiveram presentes, secretários municipais, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes do Ministério Público e de Igrejas e ainda oito dos treze vereadores.

Recepção pelo prefeito Othon Júnior

Inicialmente, a comitiva de Macau foi recebida na sede da Prefeitura de Currais Novos pelo juiz Marcus Vinícius e pelo prefeito Odon Júnior. Na ocasião, representantes de outros municípios também conheceram detalhes de projetos sociais que funcionam no município financiados com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência-FIA.

A próxima parada foi o Casarão da Poesia, onde foi apresentado um projeto de música com crianças, depois o prefeito Tulio Lemos e comitiva visitou a Casa do Podre, onde almoçaram e conheceram o trabalho de amparo social da instituição com crianças em vulnerabilidade. A instituição é referência é uma referência em toda a região seridoense pelos serviços sociais prestados à população carente.

Casa do Pobre, um exemplo de solidariedade

“A Casa do Pobre é um exemplo de solidariedade para o Brasil e o mundo, através do incansável trabalho realizado pela Irmã Ananília, fundadora desta Casa, que há 24 anos se dedica em alimentar, educar e, acima de tudo, oferecer amor ao próximo”, disse o prefeito Tulio Lemos, que juntamente com a comitiva de Macau almoçou na instituição.

No período da tarde, o grupo conheceu o trabalho do projeto Polícia Mirim, desenvolvido em Currais Novos com a participação de 300 crianças e adolescentes. O projeto contempla o público assistido com esporte, educação e lições de cidadania, tendo como foco a formação de uma geração sadia e consciente dos seus direitos.

A importância do FIA

A visita à cidade de Currais Novos terminou já no final da tarde pela Câmara Municipal, onde a comitiva de Macau foi recebida pelo presidente do Legislativo, vereador João Neto. No plenário, algumas explicações sobre a importância da lei que institui o Fundo da Infância e da Adolescência-FIA e os benefícios da aplicação dos recursos e fiscalização para o bom desempenho das políticas públicas de proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

facebooktwittergoogle_plusmail

RN SUSTENTÁVEL: Secretaria de Turismo de Macau participa do Seminário Estratégico de Marketing Turístico

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-07-2017

Representantes da secretaria de Turismo de Macau participaram do Seminário

Na manhã de sexta-feira (28), a Secretaria de Turismo de Macau participou da apresentação do Seminário do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte, com apoio do Programa RN Sustentável e financiado pelo Banco Mundial.

“Essa ação significa um grande avanço para o setor, na medida em que se busca conhecer quais os principais mercados interessados em nossos produtos turísticos, o que facilitará a formatação dos processos de vendas mais adequados, traduzindo em racionalização de ações de promoção e foco nos potenciais clientes”, destacou Jemima Aladim, Secretária de Turismo de Macau.

O turismo é uma das poucas atividades econômicas que ainda estão com boas perspectivas de crescimento no estado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela economia nacional, por conta de alguns fatores como a alta do Dólar em relação ao Real, o que está permitindo o brasileiro desistir de viagens internacionais e optar pelos destinos nacionais.

O município de Macau participou ativamente das oficinas de elaboração do plano nesses últimos 20 meses.

O Plano Estratégico de Marketing é mais um reforço que chega em um momento oportuno, reforçando a possibilidade de um crescimento no setor.

facebooktwittergoogle_plusmail

ESPORTE: Guamaré começa jogando em casa na decisão do título do Campeonato Estadual Sub-20 de Futsal

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

Equipe de Guamaré com reais chances de chegar ao título de campeá da competição 

Nos dois próximos sábados acontece a Final do Campeonato Norte-Riograndense de Futsal Sub-20 entre o ABC/São Paulo do Potengi e o Guamaré. A decisão da competição acontece em duas partidas. O jogo de ida será neste sábado (22), às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo Ademir de Miranda, em Guamaré, e o jogo da volta acontece no dia 29 de julho, às 16 horas, em São Paulo do Potengi, no Ginásio Poliesportivo Aluízio Alves.

Nas duas partidas da Final não haverá a vantagem de saldo de gols, ou seja, se uma equipe ganhar um jogo por 4 a 0 e no outro jogo perder por 1 a 0 a partida irá para os pênaltis. Para ser campeão sem precisar ir para os pênaltis, a equipe terá que, no mínimo, ganhar uma partida e empatar a outra, ou vencer as duas partidas. A equipe de Guamaré conta com total apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes.

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Gestão se capacita para elaborar projetos para captação de recursos

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

Capacitação ajudará na captação de recursos para o município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré esteve representada em uma atividade de capacitação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cujo tema foi a elaboração de projetos para captação de recursos. O treinamento aconteceu nos dias 17 e 18 passados, no Auditório da Emater em Natal.

Durante o evento foram apresentadas várias problemáticas comuns a grande maioria dos municípios, dentre elas: resíduos sólidos, poluição hídrica, coleta seletiva, déficit de abastecimento de água, dentre outros. Algumas medidas que estão sendo adotadas pelo Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios-NAGAM como o fortalecimento das instituições no âmbito municipal também pautaram a capacitação.

Fiscalização Ambiental e Planejamento

Dando prosseguimento às ações desenvolvidas pelo NAGAM/IDEMA, dentro do fortalecimento das ações ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré participa essa semana de uma capacitação com a temática de Fiscalização Ambiental. Segundo a titular da pasta, Andréa Advíncula, uma Oficina de Construção dos Planos Ambientais Municipais está programada para o início de agosto na cidade de Lajes.

facebooktwittergoogle_plusmail