PARCERIA: Direção do IFRN destaca visão do prefeito Tulio Lemos no estreitamento das relações institucionais

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

A Prefeitura de Macau vem retomando o diálogo com todas as instituições que possam contribuir com o desenvolvimento local, a partir de parcerias. Ontem, terça-feira (25), a direção do Campus do IFRN de Macau recebeu o prefeito Tulio Lemos, para uma reunião de trabalho.

Na reunião, onde esteve presente o diretor-geral do Campus, professor Varélio Gomes dos Santos, foi discutida a parceria para a análise técnica da água marítima e de consumo doméstico no município. A articulação entre as duas instituições no sentido de buscar soluções para outros pleitos também esteve na pauta.

“Esse estreitamento e o fortalecimento da relação entre a Prefeitura de Macau e o IFRN é algo de extrema importância. A partir dessa parceria, o instituto poderá intervir na formação profissionalizante e nas ações de extensão e pesquisa que venham de encontro aos interesses da comunidade”, considerou o professor Varélio Gomes.

Telecomunicações e rodovia

A telefonia da Cohab foi outro assunto do encontro, onde se discutiu a união de forças para a recuperação da RN-401, rodovia que liga o conjunto habitacional, onde fica o Campus do IFRN, até a BR-406. A reorganização dos horários do transporte escolar também pautou o diálogo entre as duas instituições. “A direção do IFRN sinalizou para a viabilização de uma oficina de orientação profissional para os motoristas do setor de transporte da prefeitura”, adiantou o Secretário Municipal de Educação, Vagner de Souza, que esteve presente na reunião.

Cadeia produtiva

O IFRN também mostrou disponibilidade para o acompanhamento técnico das atividades das marisqueiras. “O instituto vai dar o apoio necessário para a criação de uma cooperativa de pescadores pelos próprios alunos, atuando na consultoria para o estudo, pesquisa e regulamentação das atividades”, explicou o professor Valério Gomes.

Agricultura do futuro

A inserção do Projeto Hidroponia, criado pelo servidor Artur Carneiro Leão com a implantação de hortas nas escolas da rede municipal de ensino é outro resultado da parceria da prefeitura com o IFRN, que se disponibilizou a buscar o apoio da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN-FUNCERN nas atividades advindas de convênios.

IFRN disposto a colaborar com o município

Pelo IFRN, além do professor Varélio, participaram da reunião, André Luiz Azevedo Alcântara, Tecnólogo em Marketing, Anderson Teixeira do Nascimento, Coordenador de Serviços Gerais, Manutenção, Transporte e Vigilância e ainda Allena Herly Farias, Coordenadora de Laboratórios, Francisca Simonely, Diretora de Administração e Maykson Rangel, Chefe de Gabinete da Direção-Geral.

Professora e Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Liege Monique também esteve no encontro com a equipe da Prefeitura de Macau, juntamente com Vitoriano de Oliveira, Professor e integrante do NEPP, Artur Carneiro Leão, Diretor de Gestão da Unidade Industrial/Escola e a professora Maria Aparecida dos Santos Ferreira.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Ruínas do Hianto de Almeida começam a ser demolidas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

Passados quase dez anos da sua curta temporada na cena cultural macauense, o Teatro Municipal Hianto de Almeida, finalmente, vai desaparecer da paisagem da cidade. Nos últimos dez dias, após receber um laudo técnico de segurança, a prefeitura começou a demolição do que restou da obra.

Antigo Cinema Dois Irmãos, o espaço cultural teve início ao processo de aquisição do prédio para o patrimônio da prefeitura, ainda na gestão do então prefeito Afonso Lemos (1989/1992), sendo recuperado e equipado para funcionar o Teatro Hianto de Almeida. Inaugurado no ano de 2003, com pompas de uma grande obra, o teatro desabou com menos de três anos de sua presença na cultura local.

Polêmica

O desabamento do Hianto de Almeida foi alvo inclusive de uma Ação Popular na Justiça. Diante das provas acumuladas, o então Juiz da Comarca de Macau, Cleanto Fortunato da Silva, afirmou na sentença que: “a reforma do prédio em que fora instalado o teatro foi feita de maneira deficitária, bem como a manutenção do prédio foi omissa, não sendo capaz de suprir o déficit já existente, sendo que tais elementos permitiram a ocorrência do dano no bem público”.  O caso ainda rola na justiça.

Futuro

O prefeito Tulio Lemos ainda não decidiu o destino do terreno. “Macau merece um teatro à altura da importância da cidade para o Estado no cenário econômico, social e na cultura”, declarou Lemos, lamentando o crime que cometeram com o empobrecimento da cultura, a partir do desabamento do Hianto de Almeida.

Responsabilidade

A demolição das ruínas do Teatro Hianto de Almeida era uma reivindicação antiga dos moradores do entorno do espaço público, que acabou servindo de abrigo para usuários de drogas, virando também depósito de lixo, comprometendo a saúde pública. O terreno também era utilizado como banheiro a céu aberto e para a prática de atos sexuais, principalmente nos finais de semana.

facebooktwittergoogle_plusmail

PARCERIA: Com apoio da prefeitura de Macau, Futsal masculino e feminino se destaca na Copa Sky

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

Os tempos são outros para o Macau Futebol Clube, que tem trazido muitas alegrias para a torcida no futsal juvenil feminino e masculino. As duas equipes participaram neste final de semana da 2ª Copa Sky de Futsal, disputando o domínio de bola em quadra na cidade de Pendências, onde mostraram o potencial que a cidade tem nessa modalidade esportiva.

A equipe masculina venceu o jogo contra a equipe de Afonso Bezerra por 4 x 1 – com 3 gols de Yuri, e 1 gol de Gleison, se classificando para as semifinais da competição. O próximo adversário do time salineiro ainda será conhecido através de sorteio, mas a data e o horário do jogo já estão marcados para o próximo sábado, 29. O destaque ficou para o jovem jogador Pedrinho recém-contratado por uma equipe do Cazaquistão.

Já as meninas do futsal feminino deram um show em quadra e já garantiram a vaga na final da competição, após vencerem a fortíssima equipe de Pendências pelo placar de 3 x 1, com 2 gols de Lilian e 1 gol de Rayssa. A final do feminino será neste domingo, 30 de abril. Colaborador no esporte local, Denny Thierry destaca o apoio da prefeitura na inscrição dos times e no acompanhamento técnico das equipes, como também no transporte para o deslocamento até a cidade de Pendências.

Equipes; masculina e feminina se destacam com vitórias

facebooktwittergoogle_plusmail

DIÁLOGO FRANCO: Ouvidoria continua com projeto itinerante nas escolas e unidades de saúde

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-04-2017

A ação itinerante da Ouvidoria Geral do Município de Macau desembarcou nesta terça-feira (25), na Escola Municipal Professora Maura Bezerra, no conjunto da Cohab, para ouvir pais, alunos e educadores acerca dos principais problemas e construir as soluções a partir do diálogo, aproveitando sugestões da comunidade escolar.

Sob a coordenação da Ouvidora Geral do Município, a professora e advogada Cleide Câmara, a equipe esteve reunida com a supervisão da escola, deixando uma boa expectativa para os profissionais, quanto ao prazo para resolver os principais problemas elencados no encontro.

Na ocasião, Cleide Câmara explicou que o projeto tem o objetivo de conhecer a realidade dos serviços oferecidos pela administração pública e, principalmente, ouvir os profissionais em cada setor. “Estamos atuando na disseminação de informações sobre as ações de governo, realizando a escuta qualificada e humanizada, recepcionando in loco as manifestações daquela população com suas especificidades”, disse.

Com o mesmo propósito, a Ouvidoria Itinerante também visitou hoje a escola de Tambaú, como também esteve na Unidade Básica de Saúde na Cohab. “As primeiras ações dessa estratégia da Ouvidoria já tem apresentado bons resultados, proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços”, concluiu Cleide Câmara, empolgada com o respaldo que tem recebido do prefeito Tulio Lemos e dos colegas secretários de outras pastas.

Ouvidora visita as escolas para ouvir pais e alunos

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Secretaria de Educação emite Nota de Esclarecimento sobre o ocorrido na escola Maura Bezerra

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 25-04-2017

A Prefeito de Macau, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem de público esclarecer a polêmica causada nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (24) , acerca da falta de merenda escolar na Escola Maura Bezerra, localizada no Conjunto da COHAB.

1° O então diretor da referida escola, o professor Gelmar de Matos Rodrigues esteve na sede da Secretaria de Educação no final da tarde da última quinta-feira, 20, véspera de feriado de Tiradentes, para convidar o Secretário Municipal de Educação, Vagner de Souza para a festa Páscoa da escola, que ocorreu no mesmo dia e, mesmo assim, não informou que a unidade estava desabastecida com água mineral e merenda para garantir o seu pleno funcionamento no próximo dia útil;

2° A decisão pela suspensão das aulas foi uma atitude isolada do então diretor à revelia da gestão da Secretaria. O secretário de Educação e Cultura após tomar conhecimento do fato foi até a escola, que foi abastecida e voltou a funcionar normalmente no dia de hoje, nos turnos vespertino e noturno;

3° A Secretaria de Educação também esclarece que a merenda é entregue em todas as escolas do município com base em cálculos do setor técnico, tendo ainda o acompanhamento de uma nutricionista, não sendo admissível que tal fato ocorra por falha na gestão escolar;

4° Por fim, entendendo que uma decisão pessoal de um servidor público provocou danos à comunidade escolar e a imagem da gestão, o prefeito Tulio Lemos decidiu exonerar do cargo de diretor o senhor Gelmar de Matos Rodrigues, sendo este informado no dia de hoje sobre o ato administrativo.

Macau, 24 de abril de 2017

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

facebooktwittergoogle_plusmail

TRABALHO: Secretária de Ação Social Andrea Lemos busca cooperação técnica para implantar cooperativas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-04-2017

Implantar projetos que visam criar alternativas para gerar emprego e renda no município de Macau, através de cooperativas é uma das metas da prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social. Parcerias vêm sendo mantidas para alcançar esse resultado.

Na quarta-feira (20), a titular da pasta, Andréa Lemos visitou a sede do Serviço Nacional do Aprendizado do Cooperativismo no Rio Grande do Norte, na capital potiguar, onde foram esclarecidas todas as dúvidas burocráticas e administrativas, para implantar projetos de cooperativismo no município.

Andréa Lemos também visitou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOCAMAR, onde se informou dos detalhes acerca do funcionamento da cooperativa. “Queremos montar alguns projetos pilotos, inicialmente com a fabricação de produtos de limpeza”, revelou Andréa Lemos.

Ainda segundo Andrea Lemos, uma das vantagens do sistema de cooperativas é que todos os cooperados são como sócios do negócio e dessa forma os lucros são divididos. “As cooperativas funcionam como uma empresa, com CNPJ e contribuição tributária e são classificadas com vários tipos de prestações de serviços e de atividades de produção”, concluiu Andrea, entusiasmada com o projeto.

Secretária Andrea  busca cooperação técnica para implantar cooperativas

facebooktwittergoogle_plusmail

TURISMO: Macau está de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-04-2017

A cidade de Macau esteve presente em mais uma ação importante envolvendo a atividade do Turismo, desta vez, na manhã de quarta-feira (19), em Mossoró. A SETUR – Secretaria de Turismo do Estado, na condição de órgão interlocutor do Ministério do Turismo, reuniu no escritório Regional Oeste do SEBRAE/RN, Secretários municipais das cidades que compõem o Polo de Desenvolvimento do Turismo Costa Branca, para elaborar por meio de uma oficina a nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro.

A cidade de Macau esteve representada na reunião pela Secretária de Turismo Jemima Diniz Aladim, que na ocasião atualizou todas as informações solicitadas pelo Ministério do Turismo, estando apta a pleitear investimentos financeiros para as diversas áreas de desenvolvimento, além de novamente fazer parte do Mapa do Turismo.

“Fora deste contexto, a cidade, por exemplo, ficaria impedida de pleitear recursos para projetos importantes como o Carnaval,  Festa do Sal e Reveillon”, explicou Jemima, destacando o esforço da gestão Tulio Lemos para recuperar as relações institucionais da pasta do Turismo com órgãos dos governos federal e estadual.

Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é atualmente formado por 2.175 municípios agrupados em 291 regiões turísticas nas 27 unidades da Federação. No Rio Grande do Norte os municípios que integram os 5 (cinco) polos: Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano, Agreste-Trairi e Seridó.

Além de secretários municipais, participaram também da oficina representantes da UNP, ACIM, MC&VB, IFRN, SENAC, BNB, EMPROTUR e SEBRAE/RN. O evento foi conduzido pela Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo pela Secretaria de Estado do Turismo, Carmem Vera.

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE NEONATAL: Prefeitura de Macau implanta serviços de assistência neonatal no CEM

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

Uma das novidades que chegaram na saúde pública de Macau com a nova gestão municipal são os exames de prevenção e auditivos, implantados no Centro de Especialidades Médicas-CEM, para atender crianças recém nascidas no município.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra, os bebês que nascem no hospital da cidade já deixam a unidade com encaminhamentos para os exames de prevenção com testes da orelhinha, lingüinha, coraçãozinho e do olhinho e ainda para os exames auditivos de audiometria, imitanciometria, otoemissões e bera.

Essa triagem é realizada pela fonoaudióloga e serve para diagnosticar precocemente qualquer alteração na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Os testes são exames de prevenção e os exames auditivos, que faz parte da avaliação audiológica dos bebês recém-nascidos.

“Acompanhando uma orientação do prefeito Tulio Lemos, estamos melhorando toda a assistência materno-infantil, aderindo também a Rede Cegonha, capacitando às equipes da Atenção Básica e dando condições para que os serviços de obstetrícia melhorem cada vez mais no município”, destacou Lucianny Guerra.

CEM em Macau conta agora com exames de prevenção e auditivos

facebooktwittergoogle_plusmail

ESPECIALIDADES MÉDICAS: CEM já atendeu mais de 2 mil pacientes em 11 especialidades médicas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

Apesar das dificuldades encontradas nesse início de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde comemora os números de atendimentos no Centro de Especialidades Médicas-CEM. Em pouco mais de 100 dias de governo, 2.207 pacientes foram atendidos em 11 especialidades médicas.

A Prefeitura de Macau atualmente dispõe de onze médicos especialistas atendendo no CEM, sendo eles: cardiologista, cirurgião geral, fonoaudiólogo, otorrino, reumatologista, urologista, psiquiatra, ortopedista, oftalmologista, dermatologista e ainda um médico especialista em ultrassonografia.

Segundo disse a Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra, o prefeito Tulio Lemos já deu o aval para a implantação gradativa de novas especialidades, a exemplo da pediatria, ginecologia e angiologia. “A saúde custa caro para o município, mas a vontade de servir do prefeito tem sido importante para a gente superar todas as dificuldades”, avaliou Lucianny.

Macauenses contam com várias especialidades médicas 

facebooktwittergoogle_plusmail

INOVAÇÃO: Cidadão macauense já pode contar com plantão 24 horas no serviço de radiologia

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

Em pouco mais de 110 dias da nova gestão, a Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde conseguiu implantar o plantão 24 horas no serviço de radiologia, que já atendeu nesse curto período 1.435 pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro Alfredo Teixeira.

O serviço funciona com dois técnicos em radiologia em regime de plantão, distribuídos em uma escala de 30 dias. Os profissionais operam em sistema de revezamento, durante o horário de expediente da Clínica da Família e após o fechamento da unidade ficam de sobreaviso, para atender eventuais emergências.

Segundo explicou a diretora do Hospital Antônio Ferraz, Luciana Vidal, até dezembro passado, o serviço de radiologia em Macau era restrito ao horário de funcionamento da Clínica da Família. O serviço funciona hoje com plantões 24 horas, inclusive nos finais de semana.

Gestão municipal inova em pouco mais de 110 dias 

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE BEM REPRESENTADA: Secretária de Saúde de Macau assume conselho fiscal do COSEMS-RN

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

Nesta quarta-feira (19), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte-Cosems-RN realizou a sua 210ª  reunião ordinária, para dar posse a sua nova diretoria, diretoria executiva, vice-presidentes regionais e conselho fiscal, eleita no último 15 de março para o biênio 2017/2019. De Macau, a Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra assumiu como primeira titular do Conselho Fiscal da entidade.

Os dois eventos aconteceram nesta manhã na Escola de Governo, no Centro Administrativo e contou com as presenças de gestores na área de saúde de vários municípios e do secretário estadual de saúde, o médico George Antunes. O prefeito de Macau Tulio Lemos compareceu ao evento, prestigiando a secretária Lucianny Guerra, que também é coordenadora da III Regional de Saúde no Estado e titular da CIB-Comissão de Interventores Bipartite.

“É uma oportunidade de representar a cidade de Macau e região do Mato Grande no processo de construção de um SUS equânime e mais humanizado, na busca do fortalecimento  dos serviços de saúde. Como membro do Conselho Fiscal, eleita na gestão da presidente Débora Costa, buscarei desempenhar de forma efetiva as atividades e ações na área contábil, financeira vinculadas ao COSEMS”, declarou Lucianny Guerra.

Secretária de Saúde de Macau assume conselho fiscal do COSEMS-RN

Prefeito Tulio Lemos esteve presente durante posse da sua auxiliar no conselho fiscal do COSEMS-RN

facebooktwittergoogle_plusmail

MATERNIDADE: Macau desenvolve capacitação para a saúde materno e infantil

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

A cidade de Macau nos últimos 100 dias tem de sediado várias ações de capacitação na saúde pública. Um curso sobre a Rede Cegonha reuniu os técnicos de enfermagem da Atenção Básica da rede do município e ainda das cidades de Afonso Bezerra e Jandaíra. A capacitação aconteceu no Polo da UFRN.

O curso será realizado durante 13 encontros toda sexta-feira, sob orientação da docente Monique Freitas. A estratégia da Rede Cegonha visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

“O prefeito Tulio Lemos é um entusiasta desse projeto que na verdade é um modelo que garante as mulheres e as crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança e dignidade”, declarou a Secretária de Saúde, Lucianny Guerra.

Sobre a Rede Cegonha

A Rede Cegonha objetiva fomentar à implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses;

Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e infantil que garanta acesso, acolhimento e resolutividade e por fim, reduzir a mortalidade materna e infantil.

facebooktwittergoogle_plusmail

PREVENÇÃO NA SAÚDE: Profissionais de saúde estão mobilizados para campanha de vacinação contra a gripe

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

A Secretaria Municipal de Saúde vem mobilizando os profissionais da Atenção Básica para desenvolver ações de prevenção em Macau. No último treinamento, realizado na semana passada, foram transmitidas as estratégias para a consolidação das metas acerca da imunização na campanha da influenza (gripe), que começou nesta segunda-feira (17).

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra, vários públicos serão beneficiados com a vacinação, a saber: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada de ensino; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“Os esforços estão concentrados para que alcancemos a cobertura vacinal de 90% da população-alvo, interrompendo a cadeia de transmissão da doença, reduzindo assim as complicações associadas à infecção pela Influenza e o absenteísmo ao trabalho e as escolas”, explicou o Adjunto de Planejamento na Saúde, Kleber Barreto.

Profissionais da Saúde  estão mobilizados para campanha de vacinação contra a gripe

facebooktwittergoogle_plusmail

EDUCAÇÃO E CULTURA: Apresentação do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte encerra a Semana da Voz

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 19-04-2017

Durante três dias, a cidade de Macau realizou a Semana da Voz, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do município. Uma apresentação do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a regência de Edson Bruno, encerrou a programação na última quinta-feira (13), no Teatro Petrobras Porto de Ama.

 Na programação da Semana da Voz, aconteceram oficinas de Canto com Ênfase na Fisiologia da Voz com o professor Marcello Maia e ainda uma oficina com palestra direcionada para os professores da rede pública de ensino do município com a fonoaudióloga, Maria Rodrigues Neta.

“Foi espetacular, tivemos três dias de preparação e estímulo para essa nova fase que a cidade de Macau vive com o apoio da prefeitura para as manifestações culturais, a partir da música”, destacou Marcello Maia, organizador da programação e um dos entusiastas do projeto das escolinhas de coral e instrumentos musicais que retornou com todo gás.

Apresentação emocionou público presente 

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeito Tulio Lemos exonera cargos para inovar na gestão municipal

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 18-04-2017

Três meses se passaram e esse tempo foi o suficiente para o prefeito de Macau Tulio Lemos observar a chegada ao poder de muitos que seguraram sua bandeira de campanha. Agora, eis que chega a hora de puxar o freio, deixar a casa ao gosto do “patrão”, que a esta altura já conhece boi e vaca, ou melhor: trocando em miúdos, Tulio sabe o que pode esperar de cada auxiliar e com quem contar.

A reforma administrativa foi necessária não somente para montar um novo quadro, mas também para inovar na gestão e aí talvez seja preciso trocar algumas peças do quebra cabeça de lugar e ou até mesmo descartar.

O certo é que nem sempre se governa apenas com quem ganhou a luta, a governabilidade precisa ser observada também e nesse caminho estão os vereadores que chegaram para dar sustenção ao novo governo, dando um crédito de confiança e o cheque em branco, para lá na frente cobrar da gestão as melhorias para toda Macau.

facebooktwittergoogle_plusmail

GESTÃO: Saúde com planejamento e ação em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 11-04-2017

A Secretaria Municipal de Saúde de Macau tem trabalhado com foco no planejamento estratégico direcionado para a satisfação do usuário, a partir da humanização no atendimento de toda a rede pública. Nesta quinta-feira (06), uma reunião com profissionais dos segmentos assistências da saúde discutiu a otimização da Rede de Atenção Psicossocial, no âmbito municipal.

No encontro participaram os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas-CAPS, do Hospital Antônio Ferraz, da Atenção Básica e do setor de planejamento da pasta de Saúde no município.

“Estamos reordenando as ações de forma humanizada, caracterizando o processo da atenção, visando à redução dos danos através da multidisciplinaridade, vislumbrando a inserção nos diversos serviços do município”, informou Kleber Barreto, adjunto de Planejamento na Saúde.

Prefeito Tulio Lemos em busca de melhorias para a Saúde do município

facebooktwittergoogle_plusmail

PREVENÇÃO: Caminhada Marca o Dia Mundial da Saúde em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 11-04-2017

No dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Macau mobilizou os alunos da rede pública e privada do município de ensino com uma caminhada, dentro da programação da Semana Saúde na Escola, que este ano teve como tema: “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes aegypti”.

“Trabalhamos com nove escolas e o resultado foi extremamente positivo, já que não podemos pensar em uma saúde de qualidade sem trabalhar a prevenção”, disse Nalvanir Lopes, que coordenou a programação, destacando o envolvimento dos diretores de escolas e alunos, assim como dos profissionais de todas as unidades de saúde.

Nalvanir também ressaltou a importância do apoio recebido pela Secretaria Municipal de Educação para implantação do projeto e mobilização das escolas. “Foi só o começo, vamos trabalhar durante todo ano com os alunos das nossas escolas, levando várias ações na saúde, principalmente com foco na prevenção”, concluiu.

Caminhada reuniu alunos, escoteiros e a comunidade em geral

Clique nas imagens para melhor visualizar
facebooktwittergoogle_plusmail

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Projeto “Meu Município, Meu Ambiente” envolveu a comunidade escolar e a sociedade em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 11-04-2017

Com ações durante toda esta semana, na cidade e nas comunidades rurais de Macau, o Projeto “Meu Município, Meu Ambiente”, desembarcou nesta quinta-feira (06), no Ecoposto do IDEMA, em Diogo Lopes, com a presença dos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.

Segundo uma das articuladoras do projeto no município salineiro, a historiadora Carla Lemos, dessa.

Ação saíram comissões de cada escola. “Esses alunos vão atuar nas suas comunidades como agentes multiplicadores, colaborando com a melhoria e a conservação de um ambiente saudável”, disse.

A ação de educação ambiental contou também com a presença da Secretária Adjunta de Educação, Isaura Passos, além de supervisores, professores e vice- diretores das escolas contempladas com o projeto, que ofereceu até esta sexta-feira (07), oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e produtos de limpeza e palestras.

 “O IDEMA trabalhou temáticas importantes, destacando o potencial das plantas medicinais da área, além de filmes com a temática ambiental, teatro e apresentações culturais”, ressaltou a Secretária de Assistência Social Andréa Lemos, agradecendo o envolvimento de todas as pastas da gestão para o sucesso do projeto, que desembarcou pela primeira vez em Macau.

Primeira-dama Andrea Lemos elogiou trabalho do IDEMA

Clique nas fotos para visualizar melhor!
facebooktwittergoogle_plusmail