TURISMO: Prefeitura de Guamaré faz captação de mídia nacional para divulgar potencialidades turísticas

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 14-11-2017

O desenvolvimento do turismo sustentável é uma das apostas da atual gestão do prefeito de Guamaré, Hélio Willamy, que enxerga a atividade econômica como uma alternativa de consolidação do desenvolvimento local, para atrair investidores e gerar emprego e renda. Na sexta-feira (10), e sábado (11), uma equipe de reportagem do programa Domingo Espetacular, exibido na Rede Record desembarcou no município.

Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Mauricéia Cavalcante, na pauta principal da reportagem, além das belezas naturais, está o dia a dia das marisqueiras. A ação de captação da mídia espontânea sem custos para a prefeitura é uma realização da RN Vídeo Produções.

A equipe liderada pelo experiente repórter Gérson de Souza permanece na cidade até este sábado, recebendo o apoio logístico da prefeitura. “Temos grandes projetos para incrementar a infraestrutura turística e preparar a cidade para um novo tempo, onde as nossas potencialidades turísticas possam ser vistas por turistas que visitam o estado do Rio Grande do Norte”, destacou o prefeito Hélio Willamy.

Belezas naturais de Guamaré serão destaques em programa de TV nacional

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré enfrenta crise capacitando mão de obra na cidade

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 03-11-2017

A capacitação da mão de obra local é um das alternativas e ao mesmo tempo um dos grandes desafios para as prefeituras enfrentar a crise financeira que castiga o país, vislumbrando a geração de emprego. Em Guamaré, a prefeitura, através da Secretaria de Indústria e Comércio, Energia e Projetos Especiais vai lançar o programa Conquiste-um projeto de desenvolvimento e aprimoramento profissional, que inicialmente vai capacitar cerca de 300 jovens e trabalhadores.

O lançamento do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (08), às 19 horas no Polo Universidade Aberta do Brasil-UAB, localizado na sede do município. Por meio do programa, na primeira etapa, serão oferecidos gratuitamente os seguintes cursos: operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, NR 33– Norma de Segurança e Saúde no trabalho e espaço confinado, NR 20– Norma de Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e NR 6 –Norma Regulamentadora.

Também serão oferecidos os cursos de equipamento de proteção individual- EPI, bombeiro Civil, NR 11– Norma de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais, socorrista e ainda de NR 10 – Norma de Segurança em instalações e serviços em eletricidade, NR 29 – Norma de Segurança e Saúde no trabalho portuário, operador de pá carregadeira, operador de guindaste, NR 12 – Norma de Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos e NR 35 – Norma de trabalho em altura.

Inscrições

As inscrições acontecerão entre os dias 9 e 10 de novembro, das 7h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria de Indústria e Comércio em Guamaré, e no CID no Distrito de Baixa do Meio. O principal requisito para se inscrever nos cursos é ser domiciliado no município. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar todos os documentos pessoais.

facebooktwittergoogle_plusmail

Em Guamaré, alunos passam por simulado da Prova Brasil

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

A Secretaria Municipal de Educação aplicou durante todo mês de outubro simulados on-line da Prova Brasil, para os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental I e dos 9os anos do Ensino Fundamental II, a fim de estimular a familiaridade com as questões abordadas em Língua Portuguesa e Matemática no provão que vai avaliar a qualidade do ensino em Guamaré.

Segundo informações da pasta, também foram medidos os níveis de acertos dos alunos. “A estatística será usada como termômetro para as questões a serem tratadas posteriormente com os professores na abordagem dos programas nas duas disciplinas”, explicou a secretária de Educação, Cynthia Miranda.

Alunos  passam por simulado da Prova Brasil em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Baixa do Meio comemorou 82 anos de criação em grande estilo

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

O encerramento da festa de aniversário de 82 anos de criação do Distrito de Baixa do Meio foi marcado por um momento cultural preparado pela Prefeitura de Guamaré. O resgate da história da comunidade com destaque para figuras ilustres e antigos moradores pautou a programação com teatro, cordel, poesia e música.

O evento com a presença marcante de projetos da Escola Maria Madalena no teatro e na música foi prestigiado pelo prefeito Hélio Willamy, pela vice-prefeita Iracema Morais e ainda por secretários e assessores do município e pelo vereadores Eudes Miranda, Lizete Negreiros, Edinor de Albuquerque e Carlos Câmara.

Na programação, coube ao cordelista e pesquisador cultural Ricardo Mendes contar um pouco da história da comunidade, passeando por oito décadas de acontecimentos e fatos históricos. Antigos moradores do lugar, seu Luiz Pompilha e seu Dionísio receberam homenagem e ganharam a primeira fatia do bolo de aniversário das mãos do prefeito Hélio Willamy.

Prefeito Hélio participou das comemorações 

Destaque no teatro

Outro destaque da festa foi o Núcleo Cultural da Escola Maria Madalena da Silva, premiado em 2010, 2012, 2014, 2015 e 2017 no FestUern, um dos maiores festivais de teatro do estado do Rio Grande do Norte. A encenação da peça Telma e o Mar, sob a direção do professor Alan Felipe com a coordenação da professora Marta Regina foi um das grandes atrações da noite que terminou com música.

Mais trabalho pela frente

“Baixa do Meio recebeu total atenção da nossa gestão nos últimos 58 meses. Hoje estamos aqui de cabeça erguida, porque temos o que apresentar a esse querido povo, reafirmando o nosso compromisso de muito mais trabalho para os próximos 38 meses de nossa gestão”, declarou o prefeito Hélio Willamy, empolgado com as manifestações de apoio de popular e de reconhecimento do seu trabalho pela comunidade.

Prefeito Hélio tem o reconhecimento pelo trabalho realizado em Baixa do Meio

Fotos: Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Servidores municipais com dinheiro no bolso

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

Honrando o compromisso de pagar os salários em dia, a Prefeitura Municipal de Guamaré realizou o pagamento de todos os servidores municipais públicos, desde as primeiras horas do dia de quarta-feira (25). Todos os funcionários estão recebendo seus vencimentos antecipadamente.

Esse será o 58º mês consecutivo que os salários dos servidores são pagos antecipadamente por determinação do prefeito Hélio Willamy. O pagamento dos salários de forma antecipada, representa uma confiabilidade aos servidores municipais que poderão honrar seus compromissos financeiros em dia, e também como uma importante receita que potencializa e fomenta a economia do município.

Mesmo diante de uma crise financeira que atinge milhares de municípios brasileiros, o prefeito Hélio Willamy, através de medidas de contenção de despesas está conseguindo pagar antecipadamente os salários dos servidores públicos municipais, enquanto em muitas cidades os salários estão atrasados, e em outras os administradores estão pagando de forma parcelada.

A ação do Prefeito Hélio entra para a história do município, pois nenhum gestor anterior conseguiu pagar os salários antecipadamente. Essa medida só é possível porque o governo municipal cumpre de forma rigorosa através de um trabalho de planejamento financeiro.

Prefeito Hélio honra compromisso de manter em dia o pagamento do funcionalismo

facebooktwittergoogle_plusmail

Baixa do Meio é palco da maior festa voltada para as crianças de Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 16-10-2017

Festa realizada pela prefeitura reuniu milhares de crianças 

A Prefeitura de Guamaré marcou presença e organizou uma grande festa no Dia das Crianças no Distrito de Baixa do Meio. O evento inserido na programação da V Semana do Bebê contou com brinquedos infláveis, show com personagens infantis, distribuição de lancheiras, pipoca, picolé e água para a criançada, que lotou o Estádio de Futebol, cenário da tarde de muita diversão.

Para o prefeito Hélio Willamy, a criança é o presente e não o futuro, a sociedade e o Estado devem assumir o compromisso de garantir atenção, oportunidades e políticas públicas que assista esse público integralmente, a partir da primeira infância. “Isso Guamaré está fazendo e quem reconhece é a população e o Unicef, que já certificou a cidade como Município Aprovado na edição 2013-2016 do Selo Unicef”, disse o prefeito.

Para o Secretário de Administração Fabrício Morais: “Essa foi à festa voltada para as crianças de Guamaré com o maior público já visto. Foram mais de quatro mil crianças se divertindo, numa verdadeira festa para as famílias de todo o município”, destacou ele, que esteve à frente da articulação para organização do evento e mobilização do público, onde destacou-se a atuação da Assistência Social, Segurança Pública, Gabinete, Saúde e Educação.

Articulação intersetorial

O público matriculado em 24 escolas do município e ainda as crianças beneficiárias dos postos do Programa Estratégia de Saúde da Família-ESF nas comunidades e da Unidade Básica de Saúde de Baixa do Meio participou da programação preparada com muito carinho para a criançada. A garotada também recebeu brinquedos e lanche durante a festa.

Prefeito Hélio participou do evento e levou sua mensagem ao púbico presente

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Gestão do prefeito Hélio Miranda tem reconhecimento internacional pelos cuidados com a criança

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 13-10-2017

Pela segunda vez, o município de Guamaré se articula e mobiliza toda a população para garantir a premiação pelo Selo Unicef, que já reconheceu a eficiência das políticas públicas para a infância na cidade.

Para obter essa importante conquista na edição 2013-2016, o município realizou várias ações que foram organizadas, como os Fóruns Comunitários, a Semana do Bebê e ainda atividades integrando ações no Esporte, Educação, Saúde e Cidadania.

Ter a certificação do Selo Unicef significa um grande avanço social para Guamaré. Isso porque a gestão do prefeito Hélio Willamy, além de manter programas, serviços, ações e projetos para a criança e o adolescente, também se prontificou a cumprir ações indicadas pelo Selo Unicef reforçando seu compromisso em melhorar a qualidade de vida dessa população, reduzindo significativamente as desigualdades sociais.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional aos municípios que efetivamente promovem políticas públicas voltadas à infância. Para alcançar essa titulação, a gestão municipal teve interesse em fazer adesão ao Selo, em um sinal claro da sua grande preocupação em cuidar das crianças de Guamaré.

“Essa premiação é fruto do trabalho da gestão, que não mede esforços para garantir os direitos da criança e do adolescente e de proporcionar o bem estar social”, disse o prefeito Hélio Willamy, destacando que os resultados refletem a excelente articulação entre as secretarias envolvidas diretamente no projeto. “Cada ação expressa mudanças reais e positivas na vida das crianças e do adolescente, nos favorecendo na garantia do Selo”, avaliou.

Gestão Hélio Miranda é premiada pela segunda vez pelo Unicef

facebooktwittergoogle_plusmail

V SEMANA DO BEBÊ: “Brinc’arte” chega à Salina da Cruz

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 13-10-2017

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Guamaré realizou nesta terça-feira (10), o primeiro Brinc’arte nas comunidades, uma atividade alusiva à V Semana do Bebê. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes de Salina da Cruz.

“Esta ação tem o objetivo de possibilitar às crianças o direito a brincar, para além do convívio escolar, envolvendo uma série de atividades físicas, mentais, sociais, comunicativas e emocionais, fundamentais para o desenvolvimento humano”, destacou Cynthia Miranda, secretária municipal de Educação.

Diversão e aprendizagem

Durante o evento foram oferecidas diversas oficinas, entre elas: atividades de recorte e colagem, pinturas, jogos e brincadeiras, reunindo em um único espaço diversão e aprendizagem.

O evento contou com efetiva participação do público das escolas Antônio Theodorico, Gesuino e Monsenhor José Tibúrcio com a presença de crianças, docentes, pais, gestores dessas escolas e técnicos da Secretaria de Educação.

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Semana do Bebê fortalecendo valores e vínculos com a brincadeira

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 13-10-2017

A atividade “Fortalecendo Valores e Vínculos com a Brincadeira” aconteceu em forma de oficinas simultâneas alusivas a V Semana do Bebê, no último domingo (08), das 15h às 17h30, na Escola Municipal Antônio Theodorico, localizada em Salina da Cruz e no Assentamento Santa Maria III, na Unidade Básica de Saúde-UBS, ambas contou reuniu um bom público, incluindo crianças de 0 a 6 anos de idade, mães, técnicos e palestrantes.

A realização da atividade foi da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Sociais – CRAS Centro e Baixa do Meio. Profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS também contribuíram para o êxito da programação.

Fortalecendo vínculos familiares

As oficinas tiveram como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades lúdicas que estimularam a cooperação, solidariedade e respeito mútuo e foram direcionadas para faixas etárias especificas: Oficina “O Cantinho Lúdico” (até dois anos); Oficina “Expressão da Infância” (entre três e quatro anos) com desenho e pintura; Oficina “Circuito de Cooperação e Solidariedade” (entre cinco e seis anos).

1º Oficina- Cantinho Lúdico: A única regra é se divertir

O cantinho lúdico refere-se a um lugar planejado especialmente para crianças de 0 a 2 anos de idade, onde elas possam brincar com seus pais ou responsáveis, afim de estimular o desenvolvimento social e cognitivo da criança. Na ocasião foram disponibilizados brinquedos voltados para a estimulação sensorial, com sons e diferentes texturas que estimulem os sentidos.

2º Oficina a Expressão da Infância: Desenhos

Essa oficina traz como principal atividade o desenho e foi desenvolvida para crianças na faixa etária de 3 a 4 anos de idade. Uma das principais funções do desenho no desenvolvimento infantil é a possibilidade que oferece de representação da realidade por ela vivenciada, estimulando a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumento da capacidade de concentração e expressão das crianças.

3º Circuito: Construindo valores e vínculos através dos jogos

Esta atividade foi planejada para crianças na primeira infância com faixa etária de 5 a 6 anos de idade, com intuito de desenvolver através do jogo que envolve confiança no outro para superação de desafios e riscos. Dessa experiência surgem as regras de convivência e de organização. O jogo se constitui num espaço privilegiado de diálogo e interação, com ricas possibilidades de administração dos conflitos, estabelecendo uma diferença entre jogo e brincadeira, pois o jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira é um jogo sem regras. Essa oficina tem por objetivo proporcionar as crianças momentos de descobertas de um mundo cheio de cores, formas, linhas, sentimentos e imaginação.

Momento da Palestra

Além das oficinas, também aconteceu palestra para os pais e responsáveis das crianças com a temática voltada para o “Fortalecimento de Vínculos Familiares”. O objetivo foi integrar a participação das mães também nas atividades, uma vez que é a família que interage diretamente com a criança e influencia na formação da personalidade, de seus conceitos, pois são os primeiros a contribuir positivo ou negativamente, e que acompanha por muito tempo seu percurso. Foi disponibilizado um espaço para que enquanto as crianças estavam nas oficinas, às mães, pais e responsáveis estavam assistindo a palestra, sob o tema: “Os cuidados com a primeira infância, no âmbito familiar’’, ministrada no Assentamento Santa Maria III pelo palestrante Nilo Ferreira Pinto Júnior, advogado, filósofo, escritor, professor universitário e ex- juiz do Tribunal Regional Eleitoral-TRE do Rio Grande do Norte.

Em Salina da Cruz a palestra foi realizada pelos Ministros da Comunhão Eucarística e Agentes Missionários a Evangelização de Casais e Jovens: Emerson José Cortez (Contador, Coordenador de Projetos da Fundação do RN) e Keyla Cristiane Teodósio (Oficial de Justiça do RN).

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura investe para tornar Guamaré um modelo em gestão pública

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 13-10-2017

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Comissão Permanente de Licitação – CPL, realizou uma capacitação para os técnicos e assessores das diversas secretarias municipais, sobre o Sistema E@ Gestão Pública, na última semana. A capacitação aconteceu no Polo Universidade Aberta.

O E@sy Gestão Pública é um sistema de gerenciamento de aquisições de bens e serviços do setor público via web, que pode ser acessado através de qualquer navegador, com a instalação do Sistema em um Servidor Local. A capacitação foi ministrada pelo assessor técnico Dayvid Allan.

A partir do uso dessa ferramenta de tecnologia da informação, a gestão vai passar a controlar desde os pedidos de aquisições, passando pelo procedimento licitatório e alcançando a gestão de contratos. O software é do tipo SaaS (Software As A Service), modelo que mais cresce no mercado de computação nas nuvens. Esse modelo traz vários benefícios que vão ao encontro do princípio da eficiência para a administração pública.

Com esse software, não é necessário adquirir ou realizar upgrade de hardware para rodar o software; as atualizações de software são de responsabilidade do provedor do serviço em nuvem e quando realizadas, todos os usuários tem acesso automaticamente sem necessidade de visitas técnicas em cada terminal de acesso.

Eficiência na gestão pública

O acesso ao Sistema E@ Gestão Pública acontece sem a necessidade de um projeto complexo de implantação de software, com total segurança. “A utilização de uma ferramenta de tecnologia da informação com as características desse sistema demonstra de forma muita clara um modelo de gestão pública comprometida, eficiente e que busca os maiores resultados com o menor dispêndio possível”, destacou o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Morais.

Prefeitura investe um modelo em gestão pública eficiente

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Prefeito Hélio destaca avanços na Saúde do município durante Conferência Regional de Vigilância em Saúde

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 05-10-2017

Atenção básica de qualidade, vigilância eficiente em saúde pública e a oferta de serviços de média complexidade nas unidades de saúde do município pautaram as palavras do prefeito de Guamaré, Hélio Willamy aos conferencistas da I Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

O encontro no Clube Municipal da Orla de Aratuá reuniu profissionais da área de saúde de 26 municípios potiguares para discutir o tema: “Vigilância em saúde, direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”. Segundo o Secretário de Saúde, Adriano Diógenes, desse evento saíram doze propostas práticas que serão apresentadas na conferência estadual, que acontece em outubro, na capital do estado.

Bastante elogiado pela organização e receptividade na conferência, o prefeito Hélio Willamy também destacou que o município vai incluir as 12 propostas discutidas e aprovadas pelos conferencistas no Plano Plurianual, garantindo assim, recursos para execução de todas elas. “O objetivo é melhorar e ampliar a assistência ao cidadão na saúde pública” ressaltou.

Prestígio

A conferência, além de gestores e técnicos na área de saúde dos 26 municípios representados foi prestigiada também com as presenças de Marcelo de Morais, Gerente da III Unidade Regional de Saúde Pública- URSAP e Lucianny Guerra, coordenadora da Comissão Intergestores Regional-CIR da III Região de Saúde no Rio Grande do Norte. Os vereadores Carlos Câmara, Eudes Miranda, Lizete Negreiros e Edinor de Albuquerque também formaram a mesa de autoridades no evento.

Prefeito destaca avanços na Saúde de Guamaré durante sua gestão

Fotos: Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail

PLANEJAMENTO: Guamaré há quase 60 meses pagando em dia o funcionalismo público municipal

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 29-09-2017

A exemplo do que vem acontecendo nesses últimos 57 meses da gestão Hélio Willamy, a Prefeitura de Guamaré promoveu nesta quinta-feira, 28, a antecipação da liberação do desembolso relativo à folha de pessoal do mês de setembro. Desde as primeiras horas da manhã, os salários já estão disponíveis nas contas bancárias dos funcionários da prefeitura.

Segundo o secretário de Administração, Fabrício Morais, a pontualidade no pagamento do servidor municipal foi a principal prioridade estabelecida pelo chefe do Executivo ao iniciar a sua gestão em 1º de janeiro de 2013. “Não apenas o servidor comemora essa medida, mas o comércio da cidade também ganha com isso”, observou Fabrício.

Planejamento para cumprir compromisso

Para o prefeito Hélio Willamy, as conquistas não podiam chegar em áreas importantes como a saúde, esporte, educação e assistência social sem a gestão antes priorizar o servidor, que está na ponta da prestação do serviço ao cidadão. “Enfrentamos também uma frustração nas receitas, mas superamos isso colocando em prática as estratégias de um planejamento que prioriza o funcionalismo e o os serviços básicos no nosso município”, destacou o chefe do executivo.

Gestão do prefeito Hélio é sinônimo de respeito ao funcionalismo público

facebooktwittergoogle_plusmail

HÉLIO WILLAMY: “Deixo Brasília otimista em relação ao que pleiteamos para resolver a falta de água em Guamaré”

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 21-09-2017

A sensação do prefeito de Guamaré Hélio Willamy, logo após deixar o gabinete do Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, no final da manhã de terça-feira (20), foi de dever cumprido. Bastante otimista, Hélio considerou que a união da bancada federal, independente de partidos políticos foi importante para que o projeto da adutora Afonso Bezerra-Pendências fosse visto com bons olhos por quem tem a solução desse pleito tão importante para a região.

“Ouvimos aqui do ministro Helder Barbalho que vencidas as etapas da burocracia em um prazo médio de 60 dias, os municípios atingidos com o colapso, a exemplo de Guamaré terão uma resposta que vai solucionar definitivamente o problema da falta de água”, declarou o gestor, que esteve no encontro convocado pelo Governador Robinson Faria, acompanhado de colegas prefeitos da região, de técnicos do setor hídrico no estado e de membros da bancada federal, a exemplo do deputado Walter Alves (PMDB).

O ministro Hélder Barbalho destacou que os projetos do Governo do Estado já foram analisados e aprovados pelo Ministério da Integração e que será preciso aguardar dez dias para o Governo Federal reconhecer o decreto de estado de emergência no RN. Ele disse que vai tratar com o ministro do Planejamento, Diogo Henrique, sobre a necessidade de atualizar o orçamento destinado ao Rio Grande do Norte diante da gravidade da situação. Barbalho também solicitou que a classe política do Estado procure diretamente o presidente Michel Temer para ele intervir junto ao ministro do Planejamento pela liberação dos recursos.

A adutora emergencial do município de Afonso Bezerra até Pendências para abastecimento de 78 mil pessoas irá conduzir a água de cinco poços já perfurados pela Caern. Para isso são necessários recursos no montante de R$ 68.457.292,22. “Enfrentamos uma situação dramática e precisamos dessa união para defender a população não somente de Guamaré, mas da nossa região tão castigada pela seca”, concluiu Hélio Miranda.

Prefeito participa de reuniões acompanhado do deputado Walter Alves

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE: Prefeitura de Guamaré faz a primeira reunião ampliada para discutir Vigilância Sanitária

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 16-09-2017

A Prefeitura de Guamaré, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (13), a I Reunião Ampliada de Vigilância em Saúde do Município com o tema: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Diógenes, o objetivo principal do encontro foi a proposição de diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção a Saúde em Guamaré.

“Durante o encontro foram apresentadas propostas para a melhoria das políticas públicas voltadas à Vigilância em Saúde e ainda foram eleitos os oito delegados que vão participar da etapa regional, que também vai acontecer em Guamaré, no próximo dia 28, no Clube Municipal”, concluiu Adriano Diógenes.

Reunião para discutir Vigilância Sanitária contou com a presença de vários profissionais

facebooktwittergoogle_plusmail

SOCIAL: Guamaré realiza 2ª Oficina de Planejamento da V Semana do Bebê

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 16-09-2017

Aconteceu na tarde de terça-feira (12), a oficina de Planejamento da  V Semana do Bebê de Guamaré, que ocorre todos os anos entre os dias 06 a 12 de outubro. A oficina contou com a presença de Edna Fernandes, representante da Rede Estadual pela Primeira Infância (REPI-RN), dos Secretários Municipais de Administração (Fabrício Morais), Articulações (Miranda Júnior) e Educação (Cinthya Katteriny), e foi presidida pela Secretária de Assistência Social e Articuladora do Selo UNICEF no município, Marisa Rodrigues. Além deles, estavam representantes do Conselho Tutelar, do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente e Pastoral da Criança, e técnicos da Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Turismo.

A oficina apresentou o Projeto da V Semana do Bebê de Guamaré, que este ano trará como tema “Papel da Sociedade no Desenvolvimento da Primeira Infância – A construção da cidadania nos primeiros 1000 dias de vida”. Foram definidos as responsabilidades e os técnicos que farão parte das subcomissões, bem como apresentação das atividades de Mobilização (Pré-evento) e da própria Semana do Bebê. A Secretária Marisa frisou que poucos municípios do Rio Grande do Norte já realizaram tantas Semanas do Bebê quanto o nosso, destacando o sucesso e o reconhecimento nas II e III Mostras Internacionais da Semana do Bebê. A Semana do Bebê este ano também frisará suas ações baseadas no Programa de Atendimento a Primeira Infância – PAPI.

Por fim, a Secretária disse que o Projeto da Semana do Bebê de 2017 estava fecundado e pronto para nascer em outubro. Ela fez destaque também à importância das parcerias que são essenciais para o sucesso da Semana do Bebê todos os anos, como também a ampliação das ações por todas as secretarias envolvidas em todas as localidades da área rural. A próxima etapa dentro do planejamento será a reunião das subcomissões para garantir a infraestrutura e demais eventos da programação.

Planejamento para realizar a V Semana do Bebê em Guamaré 

facebooktwittergoogle_plusmail