Com autorização da Caern, deputado Ezequiel anuncia desconto de 50% nas contas de água do macauense

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 29-11-2017

As contas de água do consumidor macauense vão chegar nesse mês de dezembro com 50% de desconto. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (29), pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, durante a instalação do projeto Assembleia e Você no município salineiro.

O desconto corresponde a uma compensação da Caern em relação ao período que os macauenses ficaram sem água ou consumiram uma água de qualidade duvidosa. A orientação do deputado Ezequiel Ferreira é que os consumidores se dirijam ao escritório local da companhia de águas, a fim de obter mais informações.

Essa não é a primeira vez que o deputado Ezequiel Ferreira atua como intermediador entre o consumidor e a Caern. Em outubro de 2015, durante a crise hídrica que castigou o município, o parlamentar acompanhado do empresário e atual vice-prefeito da cidade, Rodrigo Aladim também conseguiu um abatimento de 50% nas contas de água.

Durante entrevista no rádio, Ezequiel anuncia descontos nas contas de água dos macauenses

facebooktwittergoogle_plusmail

Assembleia instala em Macau projeto com cinco especialidades médicas e atendimentos de nutrição e enfermagem

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 21-11-2017

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, o município de Macau irá receber o projeto “Assembleia e Você”, reunindo os serviços da Assembleia Legislativa e um dos serviços que se destaca nessa ação é o Saúde pelo RN.

Com o Saúde pelo RN serão oferecidos atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, dermatologia, nutrição e enfermagem. O local do evento será a Escola Municipal Edinor Avelino.

Ainda na ação, os projetos Procon Legislativo e Assembleia Cidadã, sendo este último responsável por emissão de RG (1ª, 2ª e 3ª vias), corte de cabelo (em parceria com o SENAC), palestras educativas, jogos e atividades educativas de psicomotricidade.

Atendimento médico e outras ações serão oferecidas a população macauense

facebooktwittergoogle_plusmail

Vereadores recebem manual do Legislativo e elogiam ação da Assembleia Legislativa do RN

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 20-10-2017

Prefeitos, vereadores e secretários municipais de cidades das regiões Salineira e Baixo Açu, participaram do lançamento do livro “O Legislador Municipal: Teoria e Prática do Vereador. Legislatura 2017-2020”, de autoria de Luiz Fernando Pires Machado nesta quinta-feira (19) em Macau. Além do lançamento, os parlamentares assistiram a palestra do autor que abordou temas atuais e jurisprudências do Legislativo.

De acordo com o vice- presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), Bruno Melo, o “livro vai contribuir muito para o desenvolvimento dos trabalhos dos legisladores municipais”. É uma grande contribuição da Assembleia Legislativa para todas as câmaras do interior do Estado.

O presidente do parlamento estadual, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) destaca que o livro é uma oportunidades de aproximar o Legislativo estadual da esfera municipal. “O processo legislativo tem regras que devem ser aplicadas aqui em Macau, em Natal e em todos os municípios do Rio Grande do Norte”, destaca o presidente.

Para o presidente da Câmara de Macau, Jairton Medeiros Pintinho (PSDB) que é coordenador do Polo Salineiro da Federação das Câmaras Municipais (FECAM), e representou o presidente da entidade na solenidade de lançamento, livro marca ainda mais a interiorização da Assembleia Legislativa, numa parceria com as câmaras municipais.

“O livro vai enriquecer o nosso conhecimento”. Aqui em Macau a Câmara foi renovada em 90% na eleição do ano passado. São novos vereadores com vontade de fazer o melhor pela cidade, mas ainda não sabiam as suas competências. O livro-cartilha vai abrir o ensinamento do Legislativo para todos os vereadores

Os deputados George Soares (PR) e Márcia Maia (PSDB) que participaram do ato em Macau também destacaram a importância dessa contribuição do Legislativo Estadual para as Câmaras,

“O livro é muito importante pelos seus enfoques na parte técnica e na parte política. Nós somos fiscalizadores do Executivo e para desenvolver bem o nosso trabalho é preciso ter conhecimento das políticas públicas que são muito bem abordadas no manual”, afirmou Márcia.

Na opinião de George Soares, “o livro não serve só para os vereadores, mas para os assessores dos gabinetes. Esse lançamento é um avanço da Assembleia, numa contribuição histórica para o Rio Grande do Norte”, ressaltou o deputado.

O livro que tem formato de manual tem 314 páginas com orientações sobre proposição do Legislativo, gestão pública, transparência e informes sobre políticas públicas e normas jurídicas. Um dos temas abordados, a questão das emendas, aborda as diferenças, o conceito e uso de cada tipo.

Nesta sexta-feira (20) a publicação será lançada em Pau dos Ferros, beneficiando as cidades do Alto Oeste e no dia 21, em Mossoró, congregando os municípios do médio Oeste.

Ezequiel fala da importância do livro para os Legisladores

Autor do manual

O autor do livro, Luís Fernando Pires Machado é Chefe do Serviço de Planejamento e Atendimento à Comunidade no Senado Federal, sendo pós-doutor atuando em projetos na área educacional, modalidade presencial e EAD. Líder de projetos na área de credenciamento e recredenciamento de cursos de pós-graduação junto ao Ministério da Educação.

facebooktwittergoogle_plusmail

Em Macau, Ezequiel anuncia melhoria para fornecimento d`água nas regiões Salineira e Baixo Açu

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 20-10-2017

A fiscalização no rio Piranhas/Açu para que água possa chegar às regiões do Baixo Açu e Salineira, com um volume de um metro cúbico, possibilitando a captação pela CAERN para a distribuição com boa qualidade para a população e a informação de que já existem recursos alocados para a construção de uma adutora partindo de Afonso Bezerra, foram anunciadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PDDB), na abertura de reunião com prefeitos das regiões e o diretor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Marcelo Toscano.

“No próximo dia 23 chegarão os fiscais da Agência Nacional de Águas (ANA) para fazer a fiscalização no rio e evitar que a água seja captada para outros fins que não o consumo humano prejudicando o abastecimento da população. Na hora que a fiscalização aperta é evitada a captação fora dos horários estabelecidos. A outa boa notícia é que estão assegurados os recursos para a construção da adutora que terá captação no município de Afonso Bezerra, em poços de grande profundidade”, afirmou o deputado Ezequiel Ferreira.

Logo em seguida as informações foram confirmadas pelo diretor presidente da CAERN, que esteve em Macau convidado pelo deputado Ezequiel Ferreira para participar da reunião, na Câmara Municipal da Cidade.

Os estudos já constataram a boa qualidade da água e os poços têm vazão para 180 a 200 metros cúbicos por hora, estando assegurados R$ 68 milhões para as obras que serão iniciadas em breve. A adutora vai abastecer Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues e Pendências.

Participaram da reunião os prefeitos de Pendências, Fernando Antônio (PMDB), Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues Filho (DEM), o vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim (PSDB), os deputados George Soares (PR) e Márcia Maia (PSDB) e os vereadores de Macau, Jairton Medeiros (PCdoB), presidente da Câmara, José de Arimatéia (PP), Calos Antônio (PRB), Maria da Conceição Lins (PSD), Dinarte Alessandro (PRB), Marcos Cabral (Solidariedade), Emanuel Clélio Kekel (PPS), Cláudio Gia (PT), Diana Lira (PHS), Francisco Pereira (PRB) e Oscar Paulino (PMDB).

 Ezequiel ladeado pelo vereador-presidente da Câmara Jairton-Pintinho, vice-prefeito Rodrigo Alaim, ex-prefeito Afonso Lemos e o deputado estadual George Soares

facebooktwittergoogle_plusmail

Kelps alerta para atraso no pagamento dos estagiários da Emater

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 20-10-2017

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) relatou em plenário nesta quinta-feira (19) o problema no atraso do pagamento aos estagiários que prestam serviço à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). Segundo o deputado, são mais de 300 pessoas prejudicadas.

“Essas pessoas trabalham diariamente um turno de seis horas, de segunda a sexta-feira e a situação está ficando insustentável. Isso pode criar um problema importante para a Emater, que já deveria ter realizado concurso público”, afirmou Kelps.

O parlamentar chamou a atenção para o fato de o órgão contar com cerca de 607 profissionais, sendo 304 estagiários e 303 servidores efetivos, o que já justifica a necessidade de um concurso público para não prejudicar o seu funcionamento.

Os estagiários fazem parte do convênio entre UFERSA e Governo Federal e começaram a trabalhar em março deste ano. O parlamentar afirmou que atuou em articulações para a liberação dos recursos federais, situação dificultada pela burocracia. “Esse problema é grave e afeta a economia das cidades. Temos que regularizar esse pagamento”, afirmou Kelps.

Kelps fala em favor dos estagiários da EMATER

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Debate com Legisladores municipais começa nas regiões Salineira e Vale do Açu

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 18-10-2017

Para contribuir com a atualização dos legisladores municipais, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove um Ciclo de Debate Legislativo nas regiões do Estado para lançar o livro: “O Legislador Municipal: Teoria e Prática do Vereador. Legislatura 2017-2020”, de autoria de Luiz Fernando Pires Machado. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), o primeiro debate será nesta quinta-feira (19), na cidade Macau, às 10h, no Centro de Cultura Porto de Ama (teatro), rua Martins Ferreira, 188, Centro.

“Neste encontro também estão inseridas das entidades: União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), através do presidente, Bruno Melo, e a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), por meio do presidente, Odair Diniz, e os presidentes de câmara municipais das cidades e seus vereadores”, explicou Ezequiel Ferreira.

Este lançamento na quinta-feira (19) vai reunir legisladores municipais das regiões Salineira e Vale do Açú, contando com presidentes de câmara municipais e vereadores das cidades de Macau, Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael, entre outras.

O deputado Ezequiel Ferreira salienta a coparticipação de todos os deputados estaduais no Ciclo de Debates que também irá passar na sexta-feira (20) por Pau dos Ferros, beneficiando as cidades do Alto Oeste e no sábado (21), em Mossoró, congregando os municípios do Médio Oeste. E, num segundo momento irá às demais regiões do Estado. “Será uma contribuição da atual legislatura para a capacitação da gestão municipal, iniciativas de promoção à cidadania, democracia, desenvolvimento social e econômico”, enfatiza o presidente Ezequiel Ferreira.

Encontro acontece em Macau nesta quinta-feira (19)

facebooktwittergoogle_plusmail

OUTUBRO ROSA: AL-RN homenageia profissionais e voluntários amigos do peito

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 09-10-2017

A assembleia Legislativa, por meio do mandato da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) vai homenagear profissionais da saúde e voluntários amigos do peito durante a campanha do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (10), às 9h30, no Plenário Clóvis Motta.

“É importante reconhecer a atuação desses profissionais e voluntários que se dedicam às mulheres que lutam contra o câncer de mama oferecendo orientação e apoio, como também abraçam a campanha do Outubro Rosa para a prevenção de novos casos”, ressalta Cristiane.

Entre os homenageados estão profissionais da mastologia, oncologia, cirurgia plástica, assistência social, enfermagem, além de voluntárias de grupos de apoio. O mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte, Flávio Rocha, será o orador em nome dos homenageados.

Homenagem é proposição da deputada Cristiane Dantas

Homenageados:

Daniella da Gama Dantas Coelho

Flávio Rocha Medeiros

Ivo Barreto de Medeiros

Karla Emerenciano

Lenilda Emerenciano

Maria do Socorro Azevedo Macedo

Maria José Paiva Soares

Tamara Simone Dias de Farias

Thalita Melo

facebooktwittergoogle_plusmail

Atendendo pleitos de Ezequiel Ferreira, Emater entrega veículos que vão beneficiar agricultores familiares

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 09-10-2017

Ontem, domingo (08), segundo dia da Festa do Boi, o governador Robinson Faria através da Emater/RN fez a entrega de veículos e equipamentos para os escritórios da entidade, nas regiões: Seridó, Agreste, Trairi, Central, Metropolitana e Mato Grande. Reforçar as estruturas das unidades extensionistas que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares do Estado foi o objetivo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), ter requerido estes carros e equipamentos que chegam agora às unidades da Emater.

“O setor primário é o que mais emprega e é quem tem contribuído para que o país supere o momento de crise econômica. Melhorar as estruturas da Emater lá na ponta significar auxiliar o homem do campo. Aproveito para parabenizar todos do agronegócio por se manterem pujante apesar destes seis anos de seca em nosso Estado”, discursou Ezequiel Ferreira, no Tattersal do Parque Aristófanes Fernandes, para mais de 600 agropecuaristas que lotaram o local.

O deputado solicitou os carros e equipamentos para Angicos, Bom Jesus, Boa Saúde, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Currais Novos, Espírito Santo, Jardim do Seridó, Lajes, Lagoa Nova, Lagoa D´Anta, Maxaranguape, Macaíba, Nova Cruz, Ouro Branco, Serra Negra do Norte, Touros e Vera Cruz.

Sempre atento às reivindicações do homem do campo, Ezequiel Ferreira ouviu das comunidades agrárias em suas recentes visitas aos municípios do semiárido à necessidade de melhorias nas estruturas da Emater no interior do RN. Por isto, encaminhou ao Governo do RN a necessidade da aquisição de veículos e equipamentos que darão suporte às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Norte. “Presidente Ezequiel. Você tem sido na Assembleia Legislativa um parceiro do homem do campo e do governo Robinson. Muito do que está acontecendo aqui tem sua contribuição”, disse o governador do RN, Robinson Faria.

Foram entregues 30 automóveis tipo Gol, 10 veículos tipo Saveiro, um caminhão-baú para a sede, além de 13 aparelhos GPS, e 32 notebooks.

O investimento para essas aquisições foi de R$ 1.986.000,00, provenientes de três convênios com o governo federal, através da Secretaria Especial Da Agricultura Familiar (Sead), assinados com o governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Emater-RN.

Na mesma solenidade, também houve o lançamento do aplicativo Ceres Fruticultura, produzido pela equipe de Tecnologia da Informação da Emater-RN, em parceria com o Senar e a Universidade Potiguar. Voltado para o produtor rural, o aplicativo tem o objetivo de controlar a produção de frutas, inicialmente voltado para dispositivos Android. Esse será o segundo módulo de uma série, antecedido pelo Ceres Bovinocultura, lançado em agosto passado.

“Estas melhorias são importantes para a produção agropecuária do Rio Grande do Norte e também pelas condições precárias que o semiárido tem atravessado nos últimos 6 anos de seca. Precisamos de iniciativas para o convívio com o fenômeno da seca no Estado. E melhorar a infraestrutura das unidades extensionistas para usufruto do produtor rural é um dos caminhos”, justifica Ezequiel Ferreira que também é presidente do Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia.

Créditos das Fotos: Divulgação/Assessoria
facebooktwittergoogle_plusmail

Ezequiel Ferreira ressalta importância do Outubro Rosa com Grupo Reviver

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 05-10-2017

Eunice de Souza Pontes, 74 anos, Francisca da Silva, 63 anos, e Maria das Graças Rosa, 60 anos. Em comum estas mulheres tinham a necessidade de realizar uma mamografia há mais de 5 anos e não tinham êxito. Nesta quinta-feira (05), no pátio da Assembleia Legislativa, elas realizaram o exame na unidade móvel Savana Galvão, equipada com um mamógrafo digital numa ação promovida pelo Poder Legislativo em parceria com o Grupo Reviver, dentro da programação do Outubro Rosa.

“Contribuir com o Grupo Reviver é sempre muito gratificante, principalmente, quando se constata o benefício de impactar as pessoas trazendo conforto e bem estar. Há uma fila de milhares de mulheres em busca de mamografias na rede pública. Um pouco desta demanda reprimida chega para atendimento durante o Outubro Rosa. A Casa Legislativa junto com as voluntárias do Grupo Reviver contribui para a prevenção do Câncer de Mama há três anos. E, ao detectar casos da doença já efetua o encaminhamento para o início do tratamento”, explicou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), durante visita a unidade na manhã desta quinta-feira, acompanhado dos deputados George Soares (PR) e Larissa Rosado (PSB).

Até o dia 12 de outubro, a unidade móvel estará estacionada na frente da Assembleia Legislativa realizando um mutirão de mamografias gratuitas, um dos principais exames para detecção de câncer de mama. A ação inicia a programação do Outubro Rosa e tem como objetivo atender a alta demanda criada pela dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Grupo Reviver contribui para a prevenção do Câncer de Mama há três anos, disse Ezequiel 

Foto: Eduardo Maia
facebooktwittergoogle_plusmail

Kelps diz que região Trairi foi abandonada pelo Governo

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 05-10-2017

Em seu pronunciamento durante a sessão plenária de quinta-feira (05), o deputado Kelps Lima (Solidariedade) criticou o Governo do Estado por, na sua avaliação, ter abandonado cidades e regiões. O deputado citou especificamente a região Trairi, local visitado por ele recentemente.

“A população do Trairi está abandonada, penalizada pela falta de diversos itens, especialmente a questão da segurança. Domingo estive em Santa Cruz, uma cidade importante, pólo na região, e a delegacia regional estava fechada. Recebi relatos de que no meio da semana esta delegacia fica fechada a partir de meio dia, ou seja, se um morador precisar fazer um boletim de ocorrência, terá que se deslocar a Natal”, criticou o parlamentar.

Kelps disse que a falta de segurança cria facilidades para que os bandidos pratiquem assaltos. O parlamentar citou os problemas de Tangará, local de intensa movimentação pelos viajantes. As duas agências bancárias do município foram explodidas. “A população aflita, prejudicada e a propaganda do Governo vendendo segurança, como o programa Ronda Cidadã”, criticou.

Deputado diz que região Trairi foi abandonada pelo Governo

Foto: João Gilberto
facebooktwittergoogle_plusmail

Presidente da Assembleia recebe pleitos do Sindicato dos Agentes de Saúde

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 05-10-2017

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu na manhã de segunda-feira (2), uma comitiva do Sindas-RN, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Em pauta os sindicalistas solicitaram apoio a Frente Parlamentar em defesa da categoria, apoio ao movimento nacional pelo piso nacional através de PC 22/2011 e ao PLC 56/2017 que regulamenta de fato e de direito à atividade.

“No âmbito estadual a Casa Legislativa está disposta a contribuir com a melhoria das condições do trabalho desempenho pelos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias, pois são profissionais que atuam no dia a dia das comunidades, se deparam com todas as demandas das classes menos favorecidas e buscam encaminhar soluções para tais demandas”, salientou Ezequiel Ferreira.

Cosmo Mariz, presidente do Sindas, Carlos Alexandre e Luciano Silva, diretores promoções e de assuntos jurídicos, respectivamente, estiveram na audiência com o presidente da Assembleia Legislativa. A agente de saúde e conselheira de saúde em Currais Novos, Solange Maria de Medeiros, também esteve no encontro e reforçou a importância dos profissionais junto às comunidades.

De acordo com Cosmo Mariz no Rio Grande do Norte são mais de 7 mil agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias. A categoria terá nos meses que se seguem atividades em Brasília para acompanhar a tramitação da PC 22 e do PLC 56. “Para isto contamos com o apoio dos deputados estaduais para que pressionem a bancada federal à aderirem a nossa linha de luta”, disse Cosmo Mariz.

Ezequiel recebe categoria e debate sobre pleitos

Foto: João Gilberto
facebooktwittergoogle_plusmail

VERGONHA ALHEIA: Deputado George Soares solicita poço tubular para Ipanguaçu, e despreza situação de Macau

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 21-09-2017

O deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do RN, solicitando do governo estadual providências para perfuração e revestimento de um poço tubular no distrito de Arapuá, município de Ipanguaçu, desprezando a cidade de Macau, que passa pela pior crise hídrica da sua história nos últimos 142 anos de emancipação.

Segundo o deputado, levando em consideração a caótica situação em que se encontra a população do Distrito de Arapuá com a constante falta de água potável, se faz necessária à intervenção do Poder Executivo Estadual, em regime de urgência, através da perfuração e revestimento de um poço tubular capaz de atender a demanda da comunidade.

E Macau, deputado, não passa pela mesma situação?

Vale lembrar que; o nobre deputado precisou dos macauenses para se eleger e reeleger nas eleições que disputou o mandato, porém, mesmo o povo de Macau ter contribuído para sua ascensão ao Poder.

O parlamentar parece sofrer de amnésia, e esquece que 2018 poderá bater a porta do macauense pedindo voto novamente.

Deputado George Soares despreza Macau e 2018 vem aí

Foto: Assessoria
facebooktwittergoogle_plusmail

Kelps alerta para gravidade da crise hídrica em Macau

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 21-09-2017

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) fez uso da palavra na sessão plenária de quarta-feira (20) para alertar sobre a crise no abastecimento de água de Macau. Segundo o parlamentar, o problema vem se agravando e a população está na expectativa de uma solução urgente.

“Existe uma perspectiva do problema ser resolvido com a adutora de Afonso Bezerra, uma obra que está dependendo de recursos federais. Mas a situação é grave e é preciso alternativas, como a perfuração de poços e outras medidas para amenizar a angústia da população”, defendeu Kelps. O atual sistema de distribuição de água em Macau não atende à população de cerca de 30 mil habitantes, pois não contempla todos os distritos.

Kelps ainda fez críticas ao governador Robinson Faria (PSD), pelo uso do avião nas viagens ao interior. “O governador usa avião porque não tem coragem de andar nas estradas precárias, mas devia parar porque essa despesa é cara. Sugiro que o Governo quite o débito com a empresa que faz manutenção do helicóptero”, disse o deputado que reclamou da não utilização da aeronave em ações de combate ao crime no Estado.

Em aparte, o deputado Souza Neto (PHS) também defendeu prioridade para a adutora de Afonso Bezerra, que solucionaria o problema da falta de água de Mossoró e região.

Kelps usa tribuna na AL para pedir solução urgente para solucionar crise hídrica em Macau

Foto: Eduardo Lima
facebooktwittergoogle_plusmail

Sessão Solene marca Setembro Cidadão na Assembleia Legislativa

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 21-09-2017

No mês em que se comemora o Setembro Cidadão, dedicado ao estímulo da cidadania no Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa irá promover sessão solene para homenagear representantes potiguares com destacada atuação em favor da causa. A solenidade, proposta pela deputada Márcia Maia (PSDB), acontece no próximo dia 28, às 10h, no plenário da Casa Legislativa.

“A cidadania é o respeito e o exercício dos direitos mais básicos do cidadão e devem ser defendidos pela sociedade em geral, mas especialmente pelo Poder Público e o Estado, que têm a missão de defender o cidadão. Por isso, lutamos pela aprovação da lei que criou o Setembro Cidadão ainda em 2013 e colocamos o RN como o primeiro do país a ter esta data no calendário oficial de eventos. Mas é fundamental irmos além, não apenas no reconhecimento da luta diária de quem defende a cidadania, mas principalmente na sua garantia e consolidação”, justifica Márcia Maia.

Além da sessão solene, o Legislativo Potiguar também celebra o Setembro Cidadão com uma exposição do seu Memorial, que foi aberta oficialmente no dia 15 deste mês e que prossegue no shopping Midway Mall até o próximo dia 30.

Propositura das homenagens é da deputada Márcia Maia

Homenageados

Andréa Varela Leite; Betânia Leite Ramalho; Sub-Tenente Célia Maria de Melo; Secretária Cláudia Santa Rosa; Vereadora Eudiane Macêdo; Capitão Eann Stvyvenson; Francisco das Chagas Pinheiro; Cabo Francisco Teixeira de Lima; Jarbas Bezerra; Madson Vidal; Vereadora Júlia Arruda; Lígia Limeira; Lusia Maria Saraiva de Aquino; Luiz Augusto Maranhão Valle; Manoel Onofre Neto e Tânia Suassuruna.

Memorial do Legislativo

No espaço estão expostos objetos e painéis que relatam as quatro Assembleias Constituintes, dos anos 1935, 1947, 1967 e 1989. Também na exposição, imagens mostrarão as 11 antigas sedes do Poder Legislativo, a história do folclorista e ex-deputado Câmara Cascudo (que ocupou o cargo por três dias) e também o pioneirismo feminino na política e democracia do Rio Grande do Norte.

Foto: Eduardo Maia
facebooktwittergoogle_plusmail

Ezequiel Ferreira inclui Macau em solicitação de barragens submersas e programas governamentais

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Municípios das regiões Salineira, Central e Seridó serão os próximos beneficiados pela ação parlamentar do deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, que esta semana encaminhou requerimentos ao Governo do Estado, solicitando benefícios que foram reivindicados por moradores das cidades de Macau, Pedra Preta e Ouro Branco e de comunidades rurais.

“Para diminuir os efeitos da seca que atinge o Estado estão sendo construídas barragens submersas, que têm tecnologia milenar aperfeiçoada pela EMBRAPA, e são capazes de diminuírem o impacto da falta de água. A zona rural de Macau está com um sério problema por causa da falta de água. É importante ressaltar que mais de sete mil pessoas moram em comunidades rurais naquele município”, justifica o deputado Ezequiel Ferreira ao solicitar estudo de viabilidade técnica para a construção de barragens submersas em Macau.

Ezequiel inclui Macau em sua solicitação ao governo do RN

facebooktwittergoogle_plusmail