Bangalô a boa pedida do Pólo Costa Branca

Arquivado em (Culinária) Por Wallacy Atlas on 30-11-2013

De frente para o mar, o Bangalô, em Porto do Mangue, sob os cuidados do empresário e amigo Rodrigo Almeida, é a boa pedida do fim de semana para a família, namorados e amantes do bom requinte.

Cardápio com frutos do mar e outras delicias da culinária regional, fazem a diferença do espaço mais tchans da city.

Por lá já passaram gente do mundo inteiro, quiçá até do universo.

Ambiente aconchegante, atendimento supimpa e o fino trato de Almeida, é a ordem do Bangalô.

Tem coisas que só o Bangalô tem!

Banga

As delícias do Bangalô

Reservas: (84) 8736-7490

facebooktwittergoogle_plusmail

1ª Marcha contra as Drogas acontece hoje

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 30-11-2013

Acontece hoje a 1ª Marcha contra as Drogas, realizada pela 1ª Igreja Batista de Macau, com o tema; “Driblando o Crack”, saindo às 16hs da Ilha dos Coqueiros (Ilha de Santana – 1ª Ilha) para a segunda Ilha, encerrando na Praça Central com ministrarão da palavra de Deus.

O movimento ganhou grande repercussão na mídia, além do apoio da Prefeitura de Macau, Câmara Municipal e do major da 1ª CIPM de Macau, André Luiz Fernandes, o popular Major Fernandes, considerado o inimigo Nº1 dos traficantes.

A Marcha é uma realização do Ministério de Jovens Asael, da 1ª Igreja Batista de Macau, que como lideres ministeriais, Yasnnaya e Josy.

Marcha

facebooktwittergoogle_plusmail

Alto do Rodrigues: Prefeitura dá início à decoração natalina

Arquivado em (Feliz Natal) Por Wallacy Atlas on 30-11-2013

Decoração

A Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues iniciou esta semana a decoração natalina das principais ruas, praças e avenida da cidade.

A decoração foi iniciada pela praça principal Joaquim Rodrigues, que fica no centro de Alto do Rodrigues, mais precisamente, em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.

A previsão é de que a decoração estará toda concluída. Durante o mês de dezembro, em que se comemora o “Natal”, as famílias alto-rodriguense aproveitam a decoração natalina como cenário para fotografar e guardar as imagens como lembrança.

facebooktwittergoogle_plusmail

Verão 2014: Mais uma atração é confirmada para o “Chicabana Beach”

Arquivado em (Entretenimento) Por Wallacy Atlas on 29-11-2013

A maior prévia do carnaval de Macau, um dos mais animados do estado, tem novas atrações confirmadas. A edição especial da Chicabana Beach, marcada para o dia 25 de janeiro, terá além dos anfitriões da noite, os baianos da banda Chicabana, os sucessos da banda Farra de Playboy.

Para preparar o evento que promete repetir o sucesso das edições realizadas em outras capitais, a BR Entretenimentos, que também é responsável pelo sucesso da festa em Natal, está preparando uma super estrutura para garantir conforto e comodidade para o público. Na página da BR Entretenimentos no Facebook é possível acompanhar mais informações e novidades sobre a festa em primeira mão.

Festa

facebooktwittergoogle_plusmail

Médico macauense é homenageado nos 50 anos do Hospital da Policia Militar

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 29-11-2013

Durante solenidade na quarta-feira, 27, que comemorou os 50 anos do Hospital da Policia Militar, no Centro de Convenções em Natal, o médico macauense Eduardo Lemos, foi homenageado pelos 30 anos de profissão e serviços prestados ao Hospital da Policia.

Eduardo é sinônimo de competência, dedicação e profissional, e desde que assumiu o compromisso de ‘salvar vidas’, nunca deixou um irmão salineiro sem atendimento quando é procurado em seu consultório, não importando a cor, raça, religião ou bandeira partidária.

Eduardo

Eduardo Lemos é homenageado pelos 30 anos de profissão

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito Hélio Miranda abre oficialmente a I Semana do Bebê em Guamaré

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 29-11-2013

Helio

A Câmara de Vereadores da cidade foi tomada, na terça-feira, 25, por mães, crianças e estudantes. O plenário foi todo decorado a caráter com balões coloridos, faixas e cartazes, abriu oficialmente a I Semana Municipal do Bebê, estratégia de mobilização social em prol da primeira infância, que visa fortalecer e ampliar as políticas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, no Município.

Além do prefeito Hélio, prestigiaram o evento de abertura, vereadores, secretários, assessores, estudantes, professores e sociedade civil. O evento contou com varias apresentações cultural.

A ação é proposta pelo Unicef, aos municípios rio-grandenses, que participam do Projeto Selo Unicef Município Aprovado. Em Guamaré, o evento é promovido pelas secretarias de Assistência Social, secretaria de Saúde, secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, e demais secretarias, além das escolas municipais, Centros de Educação Infantil e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A I Semana do Bebê trabalha com os eixos mobilização social, promoção à saúde e incentivo ao aleitamento materno, garantindo uma extensa programação que se estenderá até o dia 1º de dezembro com o tema: “O Bebê e o mundo que o cerca”. O objetivo é construir, juntamente com o Poder Público e a sociedade civil, o Plano e a Política Municipal para a Primeira Infância em Guamaré.

Durante a Semana do Bebê, profissionais da saúde, nutrição, educação e assistência social estarão ao lado das famílias orientando e dando todas as dicas para garantir ao bebê um ambiente de paz e segurança, desde antes do nascimento, e durante toda a primeira infância.

Para o Prefeito Hélio, a I Semana do bebê, “é um passo importante no exercício das políticas públicas para o desenvolvimento de nossas crianças, que contam hoje com nossos Centros de Educação Infantil. Reafirmo que durante minha gestão, todas as crianças do município serão sempre prioridade. A I Semana do Bebê mostra o quanto estamos preocupados com nosso futuro”.

A coordenadora de projetos do Unicef, Tati Andrade, parabenizou o prefeito Hélio e a secretária de assistência social Marisa Rodrigues pela a iniciativa de criar no município através de uma Lei a Semana do Bebê.

Ela disse que o objetivo da I Semana do Bebê em Guamaré, é orientar melhor o poder público e a sociedade dos cuidados necessários com o bebê. “Quando a Semana foi criada o objetivo era chamar a atenção para a importância do bebê na sociedade.

Finalizou afirmando que estava muito feliz em estar em Guamaré, e em especial participando de um evento de extrema importância para o município “A Semana do Bebê”, Era plausível ver a felicidade estampada no semblante da coordenadora do Unicef Tati Andrade.

A Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, agradeceu a presença de todos, e se disse feliz por saber que “nosso Município caminha para um futuro melhor, investindo no seio familiar, na formação de nossas crianças”.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura de Guamaré dá início às atividades da Semana do Bebê

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 29-11-2013

Guamaré

A prefeitura de Guamaré e a Secretaria de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, com o apoio das demais secretarias, deram inicio a Semana do Bebê no município. O primeiro dia das ações foi um sucesso. Além da cidade, todos os prédios públicos ficaram impecáveis com a decoração alusiva ao evento. A cidade foi acordada ás 5 horas da manhã com a Orquestra Filarmônica, tocando pelas ruas dando sinais do início do grande evento.

Logo após teve uma passeata dos Bebês com os alunos das Escolas Antônio Theodorico, José Silvino de Oliveira e a Escola Olindina Vieira de Melo. A caminhada percorreu as ruas da cidade e teve a participação das equipes da Secretaria de Assistência Social, Educação e a cobertura da Guarda Municipal.

Durante todo o percurso, houve a distribuição de água e lanches para as crianças nas suas respectivas escolas. Logo após, a equipe da Assistência Social se dirigiu para a entrada de Guamaré, onde foi realizado a Blitz do Bebê. Todos os carros e motos que entravam e saiam da cidade foram adesivados com o logotipo, oportunidade que foi feita a distribuição de panfletos a todos os motoristas sobre a programação desta semana.

Às 14 horas, as equipes dos CRAS de Guamaré e Baixa do Meio, fizeram visitas ao Hospital Manoel Lucas de Miranda e o Posto de Saúde de Baixa do Meio, com todas as gestantes acompanhadas pelos PSFs e pelos CRAS, cujo objetivo foi das gestantes conhecerem o local do seu parto. A tarde houve também a passeata dos Bebês no distrito de Baixa do Meio, com o acompanhamento da Filarmônica e carro de som, tocando a música feita especialmente para a Semana do Bebê.

facebooktwittergoogle_plusmail

ABRAMT: Reunião acontecerá em Macau hoje

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 29-11-2013

ABRAMT

Macau vai sediar nesta sexta-feira, 29, a reunião da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (ABRAMT).

O encontro que acontece a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Macau, é dirigida aos prefeitos e assessores jurídicos dos municípios filiados à Abramt. Está prevista a participação de no mínimo 10 chefes de executivos municipais de estados produtores de petróleo, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia.

Por volta das 10 horas, a comitiva cumpre agenda de visita as instalações do pólo petrolífero de Guamaré, sendo recepcionada pelos Prefeitos Hélio Miranda e Kerginaldo Pinto, que é vice-presidente da ABRAMT.

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau: Festa da Padroeira terá início hoje

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 28-11-2013

A Paróquia de Macau, sob o comando do administrador paroquial, Padre Lenilson Chagas, dará inicio a festa alusiva em homenagem a padroeira da terra das salinas, Nossa Senhora da Conceição, logo mais a noite.

Uma carreata sairá do distrito de Diogo Lopes, às 18hs, trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição até a igreja Matriz em Macau, no centro da cidade.

 Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara de Macau: Vereadores aprovam projetos durante sessão

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 28-11-2013

Na noite de ontem, quarta-feira, 27, em sessão ordinária da câmara, os vereadores salineiros aprovaram dois importantes projetos; Projeto de Lei de autoria do poder executivo, que criando cargos comissionados para suprir necessidades em setores da administração pública. Outro projeto aprovado foi o da Lei da Ficha Limpa Municipal, de autoria do vereador Dércio Cabral.

Ainda durante a sessão, usou a tribuna o vice-presidente do conselho municipal de saúde, Alton Marques.

Câmara

Sessão de quarta-feira, 27

facebooktwittergoogle_plusmail

Solange Almeida volta aos palcos hoje em Manaus

Arquivado em (Entretenimento) Por Wallacy Atlas on 28-11-2013

Depois de dois meses afastada devido à licença maternidade, a mãe de Maria Esther, Solange Almeida, volta aos palcos ao lado do companheiro Xandy Avião e do Aviões do Forró,  prometendo sacudir Manaus com um super show.

Sol

Solange de volta aos palcos com

facebooktwittergoogle_plusmail

Após protestos de funcionários, pais e alunos das escolas Donana e Duque, secretária de educação do estado desembarca em Macau

Arquivado em (Educação) Por Wallacy Atlas on 28-11-2013

A polêmica em torno do possível fechamento das escolas estaduais Donana Avelino e Duque de Caxias, chegou ao fim na tarde de terça-feira, 26, após a secretária de educação do estado, Bethânia Ramalho, desembarcar em Macau para comunicar na tribuna da Câmara Municipal de Macau, na presença dos vereadores, funcionários das duas escolas, pais, alunos, imprensa e a comunidade em geral, que as escolas não seriam fechadas, e sim, receberiam investimentos para o melhoramento da estrutura física dos prédios, entre outros benefícios. Bethânia Ramalho tomou conhecimento em seu gabinete das manifestações, pegando a estrada em seguida para a terra das salinas.

A verdade é que, uma das duas escolas seria fechada devido ao número reduzido de alunos, e logo que a notícia se espalhou sobre o fechamento das escolas, os professores, alunos, pais e a comunidade saíram às ruas para protestar contra o fechamento, fazendo recuar a decisão do governo do estado em fechar às escolas, e trazendo pessoalmente à secretária de educação do estado a terra das salinas para comunicar a população.

Secretaria

Secretária de educação do estado comunica o não fechamento das escolas Donana e Duque

Foto

Funcionários, alunos e pais protestam contra o fechamento das escolas

Alunos

Em frente a sede do Ministério Público de Macau

Apelo

O maior protesto vem do futuro

facebooktwittergoogle_plusmail

Câmara de Macau: Professor usar tribuna em defesa do Duque de Caxias

Arquivado em (Vereadores) Por Wallacy Atlas on 28-11-2013

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Macau na segunda-feira, 25, o professor George Frank, usou a tribuna da “casa do povo” em nome dos funcionários, alunos e pais das escolas Duque de Caxias e Donana Avelino, para chamar a atenção dos vereadores sobre o possível fechamento de uma das escolas pelo governo do estado.

(foto JBraz)

Camara

Eis o discurso do professor na integra;

Excelentíssimo Senhor Vereador Presidente Oscar Paulino, na pessoal do qual saúdo os demais senhores vereadores e senhoras vereadoras desta querida terra das salinas, quero saudar as demais autoridades aqui constituídas ou representadas, saúdo também todos os funcionários, professores, alunos e ex-alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, estendo minha saudação também a toda sociedade macauense aqui presente.

Boa noite!

         Permitam-me ao iniciar este discurso nesta honrada tribuna desta Casa Legislativa, citando o saudoso poeta macauense Edinor Avelino que, nos diz: “A minha terra, calma e boa, trago-a nas cismas de saudade em que ando atento, contemplando-a com os olhos cheios d’água, nos grandes voos do meu pensamento…”

         Esta terra calma e boa, também passa por desafios, desafios este que, nos levam a cada dia refletir sobre a sua importância bem como a sua história. Pensando nisso que, nossos antepassados macauense plantaram uma semente para dar um futuro digno aos seus filhos e as suas filhas, pois não existe nenhum tesouro mais importante, como brilho esplendoroso do que, um pai ou uma mãe de família “educar a sua prole”. E Macau, no dia 15 de setembro de 1917, recebeu com grande alegria a noticia da construção de um grupo escolar, como noticiou o Jornal de Macau naquele dia.

         Toda e qualquer iniciativa parte de um sonho ou pensamento, este que se concretizou no dia 26 de fevereiro de 1923, pelo Decreto n° 198, que oficializava o Grupo Escolar Duque de Caxias, que foi inaugurado solenemente em 02 de maio daquele mesmo ano. Por longos 90 anos, nesta quase centenária escola, gerações e gerações de macauenses cresceram. E mesmo que não admitam, estudar no Duque de Caxias ainda é motivo de orgulho, pois por lá passaram e hoje estão formados juízes, promotores, médicos, enfermeiros (as), professores, garis, asg’s, cozinheiras, merendeiras, vereadores e vereadoras, enfim todas as classes sociais passaram pelo Duque de Caxias.

         E este olhar atento do verso do saudoso poeta ora citado no início, é o que nos faz vir aqui perante esta casa, de onde emana a vontade do povo, da qual os senhores e as senhoras tem o dever de zelar pelo bem maior da nossa cidade, contemplamos muitos momentos de dificuldades nas etapas de formação da aprendizagem dos filhos e filhas de Macau que, hoje frequentam nossas salas de aulas e andam pelos nossos corredores, com saudade daqueles que passaram por aquele Casarão na época do Grupo Escolar e também dos que frequentavam o atual prédio.

         Temos um desafio em nossas mãos, diante da assustadora notícia do seu provável fechamento. Não permitamos que os nossos olhos se encham de lágrimas, não das lágrimas do saudosismo, mas essa será a lágrima da dor, de uma perca irreparável, não só para cada um de nós aqui, mas para toda uma Macau, que acreditam e tem fé em seu futuro.

         A Escola Estadual Duque de Caxias, não é só de Macau, mas também, de toda esta região salineira, pois se pesquisarmos em nossos arquivos, veremos que os filhos e filhas ilustres dos municípios vizinhos também estudaram em nossa escola: Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues. Pois essas cidades, até o final da década de 50 e início da década de 60 do século passado, faziam parte do nosso município.

         Não é fechando uma escola que se resolve a reestruturação de setores públicos abandonados pelo atual Governo do Estado. Pois, se querem um lugar para colocar a sede da 6ª DIRED ou da Central do Cidadão, que esta não seja planejada querendo fechar uma escola, quer seja, o Duque de Caxias ou Donana Avelino ou qualquer outra instituição de ensino, fechar o Duque de Caxias é mutilar a sociedade macauense.

Que a futura geração macauense, não fique marcada, como ficou a dos nossos avós, pais e demais familiares com a demolição do Casarão que era símbolo da alegria e do orgulho dos macauense no início da década de 70, quando da derrubada do Grupo Escolar Duque de Caxias, que até hoje não existem justificativas para tal.

         Citamos também que em Macau existem vários prédios públicos abandonados que podem servir para o fim desejado do governo, citamos, por exemplo, a Casa da Cultura, que pode por Decreto Administrativo da senhora governadora, passar da responsabilidade da Fundação José Augusto, para Secretaria de Educação (usá-la para a Dired) ou para Secretaria de Justiça (Central do Cidadão), bem como o prédio do CIAM, na Rua Frei Miguelinho. Ao contrário do que se diz a escola não está com número baixo de matrículas, haja vista no inicio do ano letivo tínhamos 165 matrículas e hoje contamos mais de 200 educandos e educandas em nossa instituição de ensino, contamos com duas salas de aulas climatizadas (ao qual somos pioneiros) e a sala de vídeo, além de uma biblioteca e laboratório de informática.

         Diante destas reflexões vimos nesta noite, solicitar que se unam em prol do bem comum, não permitindo que ato do provável fechamento da Escola Estadual Duque de Caxias, passe para o papel, lutem pelo bem do povo, ora representado nesta honrada Câmara Municipal, por vossas excelências, ao mesmo tempo em que pela história, pela tradição, por sua função social e pelos serviços prestados a sociedade macauense, que a Escola Estadual Duque de Caxias, prestes há completar 100 anos seja considerada por um projeto de Lei “Patrimônio da Cidade de Macau”,para que o fantasma do fechamento não venha a nos assolar, e como dissemos fechar o Duque de Caxias é mutilar a sociedade macauense, e assim a escola continue contribuindo para educação e formação dos cidadãos macauense.

Encerro as minhas palavras citando os filósofos Pitágoras e Aristóteles, que nos diz: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” e “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”.

Muito Obrigado. Boa noite!

facebooktwittergoogle_plusmail

Alto Folia 2014: Prefeitura de Alto do Rodrigues divulga data da maior micareta do interior do estado

Arquivado em (Turismo) Por Wallacy Atlas on 27-11-2013

Alto Folia

A Prefeitura de Alto do Rodrigues de forma antecipada já definiu a data da realização do Alto Folia 2014.  O anúncio foi feito pelo Secretário de Comunicação, jornalista Abelardo Neto, nesta segunda-feira (25). A festa que reúne milhares de pessoas e que mobiliza toda região, de acordo com o calendário oficial acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de março de 2014.

O Alto Folia é considerado uma das maiores micaretas do estado do RN, e a cada ano vem reunindo atrações de nível nacional, com foco nos artistas da música baiana que puxam os blocos oficiais.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura de Macau e Senac-RN abrem 90 vagas para cursos do PRONATEC

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 27-11-2013

Mais de 90 vagas de cursos profissionalizantes estão com as inscrições abertas, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), viabilizadas pelo Senac-RN em parceria com a Prefeitura de Macau, por meio das Secretarias de Turismo, e Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social.

Cursos

Vagas abertas para os seguintes cursos:

– Depilador (Turno tarde – 10 vagas)

– Vendedor (Turno noite – 25 vagas)

– Operador de Caixa (Turno tarde e noite – 60 vagas)

Lembrete aos interessados que as vagas são limitadas, e serão preenchidas de acordo com a demanda. As matrículas se iniciam no dia 26 (terça) de novembro ao dia 29 de novembro (sexta) de 2013, na Secretaria de Turismo, localizada na rua São José, nº 23, telefone (84) 3521-2058 no horário de 08:00 às 13:00 horas, a documentação exigida para efetuar a matrícula são cópia de : CPF, RG, NIS, Comprovante de Escolaridade e Comprovante de Residência, caso o aluno seja menor de idade, é exigido a cópia do RG ou CPF do responsável pelo menor.

facebooktwittergoogle_plusmail

Alto do Rodrigues: Prefeitura normaliza abastecimento dagua em Tabatinga

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 27-11-2013

Moradores de Tabatinga, distrito de Alto do Rodrigues comemoram o restabelecimento do sistema de água que passou por manutenção para solucionar problemas no sistema de processamento no dessalinizador.

A Prefeitura de Alto do Rodrigues, através da secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, cujo titular é o secretário Francisco Paiva, executou o trabalho de manutenção possibilitando a normalização do abastecimento, garantindo água potável de boa qualidade a toda comunidade.

Agua

facebooktwittergoogle_plusmail

Governo convoca população de Macau para aumentar o número de matrículas nas escolas do Estado

Arquivado em (Educação) Por Wallacy Atlas on 27-11-2013

A Secretaria de Estado da Educação informa à população de Macau que a exemplo da Escola Estadual Donana Avelino, a Escola Estadual Duque de Caxias manterá suas atividades normalmente no ano de 2014. Ao contrário do que tem sido ventilado, o prédio da unidade não sediará a 6ª Diretoria Regional de Educação.

Devido ao número reduzido de alunos que as unidades têm apresentado nos últimos anos, a Secretaria da Educação faz uma convocação aos professores, pais e alunos das duas escolas, para que vão às ruas divulgar o período de solicitações de matrículas e convocar amigos, parentes, vizinhos e conhecidos a solicitarem as matrículas de seus filhos para a Duque de Caxias e a Donana Avelino.

A diretora da 6ª DIRED, Izaura Passos, uma das principais defensoras do resgate das duas escolas, será a responsável por conduzir a campanha de matrículas das unidades. Faz-se necessário ressaltar que no início do ano letivo 2013, ao lado da equipe das escolas, a DIRED já havia promovido campanha em busca de alunos. Agora, a campanha será retomada. O desafio é aumentar o número de matriculados para que as turmas atinjam o número mínimo de estudantes. Nesse sentindo, a Secretaria de Estado da Educação conta com o apoio essencial de toda a população de Macau.

Matriculas

facebooktwittergoogle_plusmail

O astral cultural do Beco da Lama no Pratodomundo

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 27-11-2013

Comer

A atmosfera cultural está de volta ao Beco da Lama, reduto boêmio do Centro Histórico natalense, onde em cada recanto se pode respirar a mais genuína representação potiguar de cultura, seja na música, na gastronomia ou nas artes.

Tudo isso está acontecendo durante a realização do Pratodomundo – Festival Gastronômico do Beco da Lama, realizado pelo 10° ano consecutivo através da SAMBA (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências).

O 10° Pratodomundo – Festival Gastronômico do Beco da Lama está acontecendo em Natal durante os sábados de novembro, com muita música onde os bares e botecos apresentam os seus melhores petiscos (o Pratodomundo), especialmente preparados para o Festival.

Todos os pratos concorrentes são servidos ao público ao preço de R$ 10,00. Três jurados (chefs de cozinha) percorrem os estabelecimentos para escolher o Pratodomundo, que estão concorrendo aos prêmios de R$ 800, R$ 500 e R$ 300, o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Oficina Gastronômica no Beco

Em qualquer boteco, espelunca, bar ou restaurante do Beco da Lama, o freguês vai encontrar os pratos do Festival que são feitos com o tema “culinária do sertão”, sob a consultoria do chef Alexandre Gurgel que está fazendo oficinas de gastronomia durante os sábados.

No primeiro dia, ele fez um baião de dois com linguiça do sertão, sábado passado preparou um “descarado” de carne de sol com macaxeira. No próximo sábado, dia 30, o chef promete faze uma paçoca de carne de charque na manteiga do sertão. As oficinas começam por volta das 17 horas, próximo aos palcos de shows.

No dia 30, será o último dia do evento, apresentando a Orquestra Boca Seca e o cantor potiguar Geraldinho Carvalho, que vem direto de Brasília para encerrar o cantando baladas potiguares. O palco será em frente ao Bar do Nélio (Rua Vigário Bartolomeu), ao lado da Prefeitura.

Botecos e petiscos

Os estabelecimentos que estão participando são: Bar do Nélio, Bar Inverno & Verão, Bar de Nazaré, Bar de Zé Reiera, Bar Encontro dos Boêmios, Bar do Coelho, Bar UTI do Caldo, Bar A Toca, e Bar do Naldo.

Segundo o chef, todos os participantes têm que servir iguarias com carne de sol, charque, linguiça do sertão, carneiro, macaxeira, jerimum, feijão verde, cebola roxa, nata, manteiga da terra, queijo coalho, entre outras delícias. “A gente procurou enfatizar ao máximo os ingredientes regionais. É uma questão de manter a nossa identidade cultural”, explica Alexandre.

Serviço

10° Pratodomundo – Festival Gastronômico do Beco da Lama

Show de Geraldinho Carvalho e Orquestra Boca Seca

Local | Bar do Nélio (ao lado da Prefeitura de Natal)

Horário | A partir das 17hs.

Entrada Franca

facebooktwittergoogle_plusmail