APAC de Macau recebe recursos da Prefeitura de Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

DSC0328

Com fundamento no parecer jurídico e demais informações constantes do processo nº 3000/2014. A Prefeitura Municipal de Guamaré destinou 180 mil para APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, localizada na cidade de Macau.

O objetivo do repasse é o apoio financeiro a instituição, visando financiar o desenvolvimento das atividades de apoio aos condenados, com o fito de suprir as necessidades básicas da convenente.

A prefeitura renovou a parceria com a entidade, fortalecendo a APAC a ajudar o condenado a se recuperar, com o propósito de reduzir a reincidência criminal, tornando real aquilo que parecia ser impossível de ser alcançado.

O repasse já foi publicado no Diário Oficial do município.

facebooktwittergoogle_plusmail

05 de Outubro: Macau, Barreiras e Diogo Lopes dizem sim a Henrique e Wilma

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

Em Macau a campanha dos candidatos ao Governo Henrique Alves e ao Senado Vilma de Faria se intensifica nesta reta final, caminhadas e comícios em Macau e nos Distritos de Barreiras e Diogo Lopes, marcaram as movimentações no final de semana, reunindo o prefeito Kerginaldo, ex-prefeito Flávio Veras, vereadores e demais lideranças do município.

O propósito é a união para fortalecer as parcerias, e para isso recomendam “o voto em Henrique governador pelo apoio e atenção que sempre deu aos projetos do município, e votar com Vilma é o reconhecimento por tudo que ela fez por Macau, e pelo muito que ainda vai fazer quando chegar ao Senado” declarou o prefeito Kerginaldo em seu discurso, oportunidade em que reforçou o apoio aos candidatos Rafael Mota para deputado federal e Ezequiel Ferreira para deputado estadual.

O ex-prefeito Flávio Veras fez um pedido a população; “Vamos dar o voto para Henrique e Vilma porque eles conhecem Macau e trabalharam pela cidade. No governo e no senado eles vão nos ajudar muito mais”, disse Flávio.

O ex-vereador e presidente da colônia de pescadores de Diogo Lopes, Néneo, durante a grande mobilização no Distrito de Diogo Lopes, alertou que votar com Robinson é dar o segundo mandato a Rosalba, já que o mesmo é seu vice-governador e nada fez para impedir o caos em que se encontra o estado do RN, e finalizou pedindo os votos para os candidatos da coligação Força para Mudar.

Nos Distritos os vereadores e lideranças políticas estão engajadas na campanha de Vilma e Henrique, os vereadores Dantas, Oscar Paulino, Suplentes de vereador Edinho Ribeiro, Néneo, Newton Costa, Gracinha de Dr. Reinaldo, Júnior de Barreiras e Manoel Victor.

Em Macau…

ok4

Em Barreiras… 

barreiras

Em Diogo Lopes…

diogo-lopes

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitura de Macau efetua pagamento de servidores

Arquivado em (Economia) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

pagamento-ok

Cumprindo rigorosamente o cronograma de pagar os servidores dentro do mês trabalhado, a Prefeitura do Macau efetuou nesta segunda-feira (29), o pagamento ao funcionalismo público municipal referente a este mês de setembro.

O pagamento em dia faz parte de ações de valorização dos servidores municipais, o que garante a eles fazer suas programações financeiras, contribuindo com a movimentação da economia na cidade.

Vale salientar que desde que assumiu o governo do município, o Prefeito Kerginaldo Pinto vem cumprindo fielmente o pagamento em dia dos servidores públicos.

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau: Programação em homenagem a semana do Idoso

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura de Macau, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e desenvolvimento Social, e do Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza promove a Semana da Pessoa Idosa. um grande evento que contará com trabalhos específicos para beneficio da melhor idade, com palestras, ação de saúde, atividades físicas, recreação, desfile e apresentações musicais com forró Pé de Serra vão marcar as comemorações. A abertura acontece na próxima segunda-feira (06/10), no Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza.

A extensa programação foi elaborada especialmente para atrair um grande público, disse secretária de trabalho, habitação e desenvolvimento social, Edneide Aurina, que faz o convite a toda a população

dia-idoso-copy

Dia 06 de Outubro / Segunda – feira: Ação “Cultura para Pessoa Idosa”. Abertura Oficial da Semana do Idoso.

Apresentações de Teatro, Dança e Mamulengo – Fundação de Cultura.

Local: Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza.

Horário: 19:00 horas.

Dia 07 de Outubro / Terça – feira: Ação “Saúde da Pessoa Idosa”

Atividade Física, Recreação e Café da manhã.

Atendimento e Orientação sobre a saúde da Pessoa Idosa.

Local – Praia de Camapum. Horário: 06:00 h.

Dia 08 de Outubro: Ação: “Palestras Educativas Para Pessoa Idosa”.

Painel 1 – Depressão – Pessoas idosas – CRAS – Centro de Referência da Assistência Social com Ildecarala Lima Psicóloga.

Painel 2 – CAPS ad Contra o Tabagismo – CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Macau com Antônio Gusmão – Enfermeiro.

Painel 3 – Sexualidade Pessoa Idosa – CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social – Thathiana Reche – Psicóloga.

Painel 4 – Direitos da Pessoa Idosa – Ministério Público – Dra. Isabel Siqueira de Meneses – Promotora de Justiça da Comarca de Macau.

Local: Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Souza. Horário: 19:00 h.

Dia 09 de Outubro: Encerramento da Semana da Pessoa Idosa.

Às 16:00 horas Desfile e Caminhada pelas ruas de Macau em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.

Participação: Banda Marcial dos Escoteiros do Mar.

Carro de apoio, ambulância e equipe técnica.

Encerramento no Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro com forró pé de serra e jantar.

Parceiros:

Secretaria do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social.

CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social.

Secretaria de Saúde.

Secretaria de Cultura.

Secretaria de Educação.

CPAS ad – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Ministério Público da Comarca de Macau.

facebooktwittergoogle_plusmail

Educação: Formação da UNDIME/RN em Macau

Arquivado em (Educação) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

A União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN, estará realizando uma Formação para Elaboração do Diagnóstico Socioeducacional, dias 30/09 e 01/10, das 8h às 17h, na UFRN/Polo Macau.

Mais do que uma exigência legal, a criação do Plano Municipal de Educação, contendo metas e ações para os próximos 10 anos, estão previstas no PNE (Plano Nacional de Educação) e só chegarão aos municípios se houver um planejamento que possa garantir a aplicação dos recursos de forma efetiva, com a participação de todos os segmentos da sociedade.

A comissão macauense e de mais seis municípios (Afonso Bezerra, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Jandaíra e Porto do Mangue), participarão da capacitação para Elaboração do Diagnóstico Socioeducacional. A formação será com a Avaliadora Educacional e Técnica da UNDIME/RN, Suely Andrade, que orientará a formação das comissões coordenadoras e equipes técnicas.

Representarão o município de Macau, as técnicas: Ivanize Ribeiro, Fátima Amorim e Eliane Pereira.

rodrigo

Secretário de educação Rodrigo Aladim participará do evento

facebooktwittergoogle_plusmail

Ibope: Henrique Alves com 38% lidera pesquisa para o governo do RN

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

henrique-governador-rn1

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) mostra o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) segue na frente na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte, com 38% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece Robinson Faria (PSD), com 31%. Professor Robério Paulino (PSOL) está com 3% e Simone Dutra (PSTU), com 2%. Araken Farias (PSL) marcou 1%.

Em levantamento divulgado no dia 15 de setembro, Alves aparecia com 40% e Robinson marcava 31%. Os indecisos de mantiveram em 10% e os brancos e nulos foram de 14% para 15%.

A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de setembro e foram ouvidas 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte) como 00036/2014.

facebooktwittergoogle_plusmail

05 de outubro: Wilma e Fátima estão empatadas aponta IBOPE

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

O Ibope divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto para o senado no RN ontem, segunda-feira, 29, apontando empate entre as candidatas Fátima Bezerra do PT e Wilma de Faria do PSB.

As duas candidatas, segundo o instituto, têm 35% das intenções de votos no estado. Ana Célia (PSTU), Professor Lailson (PSOL) e Roberto Ronconi (PSL) aparecem com 1% cada.

Os que não souberam responder somam 14% e aqueles que declaram voto branco ou nulo são 13%.

Eis os números do Ibope…

wilma-fatima-300x300

Fátima Bezerra (PT) – 35%

Wilma de Faria (PSB) – 35%

Ana Célia (PSTU) – 1%

Professor Lailson (PSOL) – 1%

Roberto Ronconi (PSL) – 1%

Brancos e nulos – 13%

Não sabe ou não respondeu – 14%

A consulta foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, entrevistando 812 eleitores em 40 municípios, com margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) sob o protocolo número RN-00036/2014.

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau: Zé Antônio e Dércio Cabral recebem Laura Helena

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

Slide2

Dércio Cabral, Wober Júnior, Zé Antônio, Laura Helena e Terezinha Menezes

No domingo, 28, o médico e ex-prefeito de Macau, Zé Antônio Menezes (PSDB) e o vereador Dércio Cabral (PPS), receberam a candidata a deputada estadual Laura Helena (PPS), no Centro Petrobrás de Cultura, Teatro Porto de Ama, para apresentar aos amigos e correligionários Laura Helena como sua candidata.

“As cidades do interior precisam de desenvolvimento, vamos trabalhar juntos”. Disse a candidata ao levar sua palavra aos presentes no Porto de Ama.

Laura estava acompanhada do pai, Wober Júnior, e saiu satisfeito com a força politica mostrada por Zé Antônio e Dércio Cabral.

Slide19

Zé Antônio apresenta Laura Helena como sua candidata a deputada estadual

Slide16

Vereador Dércio Cabral leva sua mensagem aos presentes

Slide15

Amigos e correligionários de Zé Antônio e Dércio Cabral

facebooktwittergoogle_plusmail

Governadora Rosalba anuncia apoio oficial a Fátima Bezerra

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 30-09-2014

Depois de fazer duras criticas e disparar sua metralhadora de denúncias contra a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), a deputada federal Fátima Bezerra (PT), recebeu de “presente de Grego” o apoio oficial da Rosa para sua candidatura ao senado nas eleições do próximo domingo, 05 de outubro.

O pronunciamento da Rosa aconteceu em Mossoró, em reunião do seu grupo, em defesa da candidatura do seu candidato a deputado federal, Betinho Segundo (PP), seu sobrinho-afim.

Fatima-Bezerra-e-Rosalba

Fátima ganha de presente o apoio de Rosalba

facebooktwittergoogle_plusmail

Ingressos para o clássico Flamengo e América em Natal

Arquivado em (Futebol) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

Atenção!

Flaa

Torcedores macauenses do Flamengo ou do América/RN, Fabiano vigilante está vendendo ingressos para a partida que acontece na quarta-feira, 01, em Natal no Arena das Dunas.

Para adquirir seu ingresso ligue: (84) 9814-7979 ou (84) 9665-3831

facebooktwittergoogle_plusmail

Macauense é o novo parceiro de Alan Moore nos quadrinhos

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

Biel

O macauense Gabriel Andrade, de 29 anos, é o mais novo parceiro do cultuado escritor britânico Alan Moore, que está produzindo uma nova série em quadrinhos, diga-se de passagem, reconhecido internacionalmente.

Criada pelo irlandês Garth Ennis em 2008, a HQ “Crossed” vai ganhar, pelas mãos dos dois, um spin-off chamado “Crossed + One Hundred”, que se passará um século depois da trama original, uma história de terror em que uma epidemia enlouquece a maioria das pessoas. “É como se Jimi Hendrix quisesse tocar em sua banda”, disse Ennis ao site “Bleeding Cool”.

“Para mim, trabalhar com o Sr. Moore neste projeto é muito mais um presente do que um desafio”, disse Gabriel, que completou; “Eu sinto uma conexão muito forte com o mundo, por trás desta história, com todas as referências, livros, filmes, música e arte conceitual que tem me acompanhado pela minha vida, sendo exploradas aqui. Tenho tido uma liberdade maravilhosa, tanto na criação do visual dos personagens quanto na formulação deste novo mundo”.

Alan Moore, por sua vez, também encheu a bola do parceiro macauense, e declarou ao site Bleeding Cool; “Estou mesmo muito empolgado. Acabei de ver alguns esboços que Gabriel fez e eles são fantásticos. A energia que há neles, o fato é que o cara entendeu e comprometeu sua percepção com as ideias que estavam na minha proposta, e parece que ele está adorando a coisa. É sempre um prazer ver isso”.

facebooktwittergoogle_plusmail

Odete Lopes recebe José Adécio e sai em carreata pelas ruas de Macau

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

DSCN9315

No inicio da noite de sábado, 27, a ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Macau, Odete Lopes, recebeu o deputado estadual e candidato a reeleição, José Adécio, e ao lado da ex-vereadora Edna Filgueira, amigos, correligionários e apoiadores da reeleição do deputado, saíram em carreata pelas ruas de Macau.

10707644_723138491057062_513058079_o

DSCN9356

page

Após a carreata, Odete e José Adécio realizam comício na Rua Marechal Deodoro.

facebooktwittergoogle_plusmail

Fala… Doutor!

Arquivado em (Artigo) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

O amigo e médico psiquiatra, Ernane Pinheiro, que está em tour pela Europa por 20 dias, buscando aperfeiçoamento e conhecimentos, chega por aqui com mais um artigo tirando dúvidas e esclarecendo sobre o uso do Crack, uma droga devastadora nos dias de hoje.

10313732_1504083856497601_4551465716328199813_n

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré: Prefeitura realiza sonho de 35 casais com Casamento Comunitário

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

IMG_9577

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Assistência Social, realizou Casamento Comunitário, tornando real o sonho 35 casais, que firmaram o compromisso do matrimônio em cerimônia realizada no Clube da Praia pela Juíza de Paz, Dra. Etienia Souza da Cruz Freire.

IMG_9860

O prefeito de Guamaré Hélio Miranda e a primeira-dama Cristiane Miranda, foram os padrinhos dos recém-casados.

IMG_9605

O casamento foi totalmente gratuito para os noivos devido à parceria entre a Prefeitura de Guamaré e a Secretaria de Assistência Social com o Cartório de Registro Civil.

Para a dona de casa Ângela Maria, esta foi à chance de realizar um grande sonho. “Hoje é um momento muito especial para nós, é a realização de um sonho que tivemos há algum tempo quando começamos a morar junto. Sempre tivemos a vontade de um dia casar, mas era muita burocracia”, afirmou a noiva.

IMG_9943

Como não pode faltar em um casamento, os casais tiveram espaço decorado, apresentação de entrada, marcha nupcial, alianças, fotos e alguns com direito a beijos de recém-casados.

IMG_99651

O prefeito Hélio com a primeira dama Cristiane puxou a valsa, seguidos pelos os noivos recém-casados.

Um ato ecumênico foi realizado por representantes da Igreja de Cristo no Brasil, pastor Antônio Neto que deu a benção aos casais. “É muito gratificante ver as reações dos casais durante a cerimônia, eles transmitiram para todos os presentes uma alegria e uma emoção contagiante. Tudo isso vale a pena mesmo porque estamos ajudando a estruturar as famílias que, com certeza, são à base da nossa sociedade e, em especial, da igreja, por isso todo esforço no sentido de promover a consolidação de uma união é importante, principalmente, para o Reino de Deus”, finalizou o Pr. Antônio Neto.

IMG_9734

Segundo a secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues; “Promover esses eventos é a realização de um sonho não só para os casais, mais também para a Secretaria, pois busca a promoção do bem comum e realiza um dos ideais dessa gestão, que é ver o bem da família Guamareense.” Concluiu Marisa.

O Prefeito Hélio Miranda parabenizou os noivos e ressaltou a importância da família na sociedade; “Nosso objetivo é regularizar a situação dessas famílias perante a lei, já que a maioria são casais que moram juntos há bastante tempo, tem filhos e até neto. E, isso se torna muito gratificante devido à alegria dos casais em oficializarem a união, é como se estivéssemos casando um filho. Parabéns a todos os noivos, que o amor continue abençoando essa união”, Concluiu.

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau: Grupo de Kerginaldo e Flávio intensifica campanha em prol de Henrique e Vilma

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 29-09-2014

O grupo do prefeito Kerginaldo Pinto, e do ex-prefeito Flávio Veras com a participação de vereadores e demais lideranças de Macau, vem intensificado a campanha em prol dos candidatos da coligação ‘Força para Mudar’, encabeçada pelo governador líder nas pesquisas, Henrique Alves e Vilma de Faria senadora.

Na quinta-feira, 25, o grupo realizou a caminhada do 15 nas principais ruas do bairro do Porto São Pedro, na sexta-feira, 26, foi à vez dos moradores do Conjunto da COHAB, caminhar ao lados da lideranças macauenses. Além de Henrique e Vilma, o grupo fortalecendo parcerias para dar maior representatividade a Macau no cenário estadual e em Brasília, tem trabalhado firme para eleger o candidato Rafael Motta, deputado federal e Ezequiel Ferreira, deputado estadual.

são-pedro

Nação 15 pelas ruas da COHAB

ok2

Prefeito Kerginaldo fala da importância da eleição de Henrique governador

cohab2

COHAB em noite verde

facebooktwittergoogle_plusmail

Macau: Vereadores Oscar Paulino (PMDB) e Manoel do Gago (PR) fazem carreata com a presença de Álvaro Dias

Arquivado em (Politica) Por Wallacy Atlas on 27-09-2014

DSCN9900

Na manhã de ontem, sexta-feira, 26, os vereadores Oscar Paulino (PMDB) e Manoel do Gago (PR) receberam o médico e candidato a deputado estadual, Álvaro Dias (PMDB) em terras salineiras onde ao lado de amigos, correligionários e simpatizantes da candidatura de Álvaro, saíram em uma grande carreata pelas ruas da cidade.

Após o percurso em Macau, a Caravana 15.555 saiu com destino aos distritos de Barreiras e Diogo Lopes, onde realizaram comícios relâmpagos.

DSCN9925

“A eleição de Álvaro é importante para Diogo Lopes, porque Álvaro na Assembleia Legislativa, eu serei o porta voz do povo de Diogo Lopes, levarei as reinvindicações da comunidade. Escolhi apoiar Álvaro porque sei de sua história profissional, além de ser um homem de compromisso e palavra” disse ao blog Oscar Paulino, Presidente da Câmara de Macau, que também ressaltou a importância de eleger Henrique Alves governador, Rafael Motta deputado federal e Wilma de Faria senadora.

“A caminhada em Macau foi bastante importante nessa reta final da nossa campanha, pois estivemos ao lado da população e de lideranças que queriam conversar conosco e expressar apoio ao nosso projeto de volta a Assembleia Legislativa do RN”, destacou Álvaro Dias.

20140926_093600

Carreata pelas ruas de Macau

DSCN9907

DSCN9905

20140926_095441

DSCN9937

Carreata chegando em Barreiras e Diogo Lopes

DSCN9929

Paulinha não perde um flash 

Confira mais imagens basta clicar! 

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré: Movimentação politica é cancelada

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 27-09-2014

39062711

Por respeito e em virtude da irreparável perca da nossa amiga e grande cidadã Guamareense, Jane Tibúrcio, cancelamos a programação politica com nosso deputado Hermano Morais que aconteceria neste sábado, 27.

Conto e agradeço a compreensão de todos. Muito obrigado!

Hélio Miranda da Fonseca

Prefeito Municipal de Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeitos de Macau, Guamaré e Pendências realizam Audiência Pública sobre abastecimento de água e o nível baixo da Barragem Armando Ribeiro

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré, Prefeitura de Macau, Prefeitura de Pendências) Por Wallacy Atlas on 27-09-2014

DSC_0763

A situação de abastecimento de água no Vale do Assú e região Salineira, envolvendo as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, foram à pauta debatida na quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Pendências com a participação de autoridades e populares.

A Defesa Civil da Cidade de Pendências vem monitorando dia a dia o nível do rio piranhas que vem baixando gradativamente, visto os sucessivos anos de seca, a situação tem se agravado gerando grande preocupação aos gestores municipais, haja vista o maior reservatório de água doce do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, está com sua capacidade reduzida.

O encontro reuniu os prefeitos de Pendências, Ivan Padilha, Macau Kerginaldo Pinto e Guamaré Helio Miranda, além do chefe de operações de água da regional de Assu; Gilmar Bistrot representando a Emparn, vereadores das três cidades envolvidas, secretários, lideranças, empresários, produtores rurais e a população em geral.

Os participantes da audiência lamentaram a ausência de representantes da ANA (Agência Nacional das Águas), que apesar de ter sido convidada não deu importância à causa.

IMG_9305

Segundo o orador Benaly Cesar, a autoria da solicitação dessa audiência partiu dos moradores da comunidade de Porto do Carão em Pendências, através de seu representante Luiz do Porto, o prefeito Ivan Padilha tomou de logo todas as providências para que o evento pudesse acontecer em tempo.

DSC_0732

O prefeito Kerginaldo falou sobre o recente drama vivido pela população macauense com a falta de água, e afirmou que o tempo passa e se providências não forem adotadas o povo vai continuar sofrendo com sede, sugerindo que se tome medidas emergenciais antes que a situação fique insustentável, como por exemplo, a criação de lei municipal ou estadual para punir quem desperdiçar água, sou a favor do racionamento, até porque nas cidades da região salineira circulam cerca de 80 mil pessoas entre residentes e flutuantes. Enfatizou que o consumo de água tem sido muito grande e o nível de água baixou por conta da estiagem. “Faz-se necessário que a população faça a sua parte e economize água”, alertou Kerginaldo.

IMG_9376

O Prefeito Hélio se pronunciou lembrando que o município de Guamaré passa por um crescimento com sua população nunca visto antes. Chegará um tempo em que o povo não brigará por petróleo, mas por água, este tempo parece ter chegado, o exemplo, vem de Alto do Rodrigues com a barreira de contenção colocada no rio.

O município de Guamaré sofre também com a falta de abastecimento de água, visitei semana passada o rio piranhas e senti a mesma dor que muitos da região estão sentindo com a falta de água, o nível está muito e é preocupante.

Hélio disse que a prefeitura de Guamaré vem tentando amenizar esse problema da falta de água, abastecendo as comunidades mais afetadas com um caminhão-Pipa. “A nossa gestão vem sempre procurando soluções. O nosso papel tem sido feito, estamos cobrando. Estamos dando o suporte que podemos dar. Ao prefeito e Ivan e Kerginaldo, Hélio disse que engajaria na luta junto em busca de soluções quanto à falta de água, podem contar comigo”, disse o Prefeito.

IMG_9452

Em sua fala, o prefeito Ivan Padilha disse que a falta de água constante no município tem sido motivo de muitas cobranças e reclamações por parte dos moradores ao poder público. “As cobranças caem em cima do prefeito e dos vereadores”.

O prefeito ainda destacou a seca aguda que assola as cidades da região salineira, a falta d’água tem se agravado e aumentado o drama da população. Ivan fez duras criticas ao prefeito de Alto do Rodrigues Abelardo Filho devido um barramento colocado no meio do rio Assú, nas extremidades de Alto do Rodrigues, impedindo a passagem normal da água para Pendências, Macau e Guamaré, aumentando ainda mais a dificuldade para quem precisa tanta de água.

O prefeito relator que já faz 60 dias que protocolou denúncias em vários órgãos da justiça para que a barreira feita dentro do rio seja retirada, porque ele como prefeito ainda não teve a sensibilidade de tomar este atitude. “Estamos aguardando a decisão da justiça, pois somente a justiça tem poder de fiscalização e decisão”.

DSC_0749

Depois da apresentação real situação na região com o baixo nível das águas no rio-piranhas Açu, foi dado à oportunidade as pessoas para se manifestar sobre o assunto, tendo os proprietários de terras, agricultores, empresários da carcinicultura, entre outros, apresentado sugestões que se somaram as propostas aprovadas pela plenária, uma delas será a criação de uma comissão formada por um representante de cada área da sociedade civil.

Veja as principais propostas:

– Realizar uma nova audiência com órgãos que não participaram, inclusive, o Ministério Público e Agência Nacional de Águas (ANA).

– Fechar a captação de água durante cinco dias de todas as cidades do vale;

– Suspender concessões para novos empreendimentos;

– CAERN criar uma campanha de conscientização do uso da água;

– Monitoramento permanente e destruição de barramentos irregulares;

– Marcha a Natal para em busca de soluções junto aos órgãos competentes.

facebooktwittergoogle_plusmail