Com Lei de Ezequiel, Outubro Rosa entra no calendário oficial do Estado

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

21f32afd-2c0c-417d-b1bf-f0f8fb3cb21e

A partir de amanhã começa oficialmente mais uma edição do Outubro Rosa, um mês de atividades voltadas à conscientização das mulheres para os cuidados com a saúde. No Rio Grande do Norte, o período faz parte do calendário oficial do Estado através de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

“O Outubro Rosa é uma iniciativa vitoriosa e agora o Rio Grande do Norte tem a institucionalização do movimento em seu calendário de eventos sinalizando que aqui se prega a sensibilização das mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama”, comemora Ezequiel Ferreira, autor do projeto.

Estar no calendário oficial de ventos do Estado permite que o Governo faça ações relativas a data. Não ficando somente nas ações de voluntário de ONGs. E reforça a luta pela causa tão nobre para a saúde da mulher. Para marcar a campanha a Assembleia Legislativa vai promover, no dia 10 de outubro, uma sessão solene alusiva à causa. Antes disso, na próxima terça-feira (4), o presidente da Casa Legislativa receberá visita de representantes do Grupo Reviver.

No Rio Grande do Norte, o câncer de mama mata 200 mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente de no mundo o que mais leva mulher à morte no Brasil.

O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002.

facebooktwittergoogle_plusmail

Lei pioneira no RN, de autoria de Ezequiel Ferreira vira normal nacional

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

cdd161eb-8c4b-410a-9b77-13ff2c1fee81

Iniciativa pioneira do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que proíbe o uso de algemas em presas gestantes, no momento em que estejam em trabalho de parto e no período subsequente de internação pós-parto e sancionada pelo governador Robinson Faria, no dia 16 de setembro, virou Lei Federal, no dia 26 de setembro, por inciativa do Poder Executivo.

“Nossa proposição buscou efetivar diversos dispositivos da Constituição Federal: cidadania e dignidade da pessoa humana; vedação ao tratamento desumano ou degradante; respeito à integridade física e moral à presas e proteção à maternidade e à infância, a fim de evitar o aviltamento e valores constitucionais básicos”, justificou Ezequiel Ferreira, ao mesmo tempo em que comemora a iniciativa presidencial que tornou a norma de amplitude nacional.

Aliado ao que já era Lei no Rio Grande do Norte. É vedado emprego de algemas em mulheres presas em qualquer unidade do sistema penitenciário nacional durante o trabalho de parto, no trajeto da parturiente entre a unidade prisional e a unidade hospitalar e após o parto, durante o período em que se encontrar hospitalizada. É permitido o emprego de algemas apenas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, causado pelo preso ou por terceiros, justificada a sua excepcionalidade por escrito.

A Lei se justifica pela proteção e a promoção da dignidade da pessoa humana e sobre a proibição de submissão ao tratamento desumano e degradante; resolução das Nações Unidas sobre o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras (Regras de Bangkok); e o Pacto de San José da Costa Rica, que determina o tratamento humanitário dos presos e, em especial, das mulheres em condição de vulnerabilidade.

A proposta abre exceção para casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física da própria apenada ou alheia. Tendo a equipe médica total autonomia para determinar os procedimentos necessários para garantir a segurança da equipe e a integridade da parturiente.

SAIBA MAIS – Deixar a mulher mais à vontade durante um dos momentos mais importantes de sua vida, a hora de dar à luz, é uma das premissas do parto humanizado. A humanização do procedimento busca extrair da mulher parte de seu sofrimento e agilizar o parto por meio de medicamentos e de técnicas ou cirurgias. É uma tarefa eficiente da medicina obstétrica.

Foto: João Gilberto
facebooktwittergoogle_plusmail

Deputada Márcia solicita equipamento para sistema de abastecimento em Lagoa Comprida

Arquivado em (AL/RN, RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

7edb2185-93a9-43bf-8d80-36808796dd67

Com o objetivo de aumentar a vazão, bem como resolver o problema de abastecimento de água na comunidade Lagoa Comprida, no município de São Paulo do Potengi, na região Central, a deputada Márcia Maia (PSDB) solicitou do diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), Marcelo Toscano, a instalação de um Booster na rede de distribuição daquela localidade.

“O aumento populacional, acompanhado da intensificação das atividades socioeconômicas, tem tornado a distribuição de água em quantidade e qualidade adequadas, um dos grandes desafios para as companhias de saneamento. A instalação desse equipamento aumentará a vazão, bem como regularizará o abastecimento de água de Lagoa Comprida, beneficiando cerca de 100 famílias que ali residem”, justifica a parlamentar.

De acordo com a deputada, constantemente surgem novas ampliações e consumos especiais nas redes de distribuição já existentes, havendo a necessidade da tomada de decisão sobre qual a forma mais econômica para garantir o abastecimento com vazão e pressão suficientes em todos os pontos de consumo.

O Booster é um equipamento utilizado para a elevação e pressurização constante de redes de abastecimento de água. Ele controla a vazão necessária para abastecer todo o sistema, poupando recursos e alongando a vida útil dos equipamentos.

Foto: Eduardo Maia
facebooktwittergoogle_plusmail

A NORA DO DOUTOR: Andréa encerra campanha ao lado da família e amigos

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

A postulante a vereança salineira, Andréa (PHS), esposa de George do BNB, encerrou sua caminhada rumo a Câmara Municipal de Macau na noite de ontem, quinta-feira (29) ao lado da família e amigos durante a Passeata da Vigília dos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Macau Túlio Lemos e Rodrigo Aladim, respectivamente.

Andréa, ao lado do sogro Dr. Paulo George, foi bastante cumprimentada durante todo o percurso da passeata.

Andréa que tem propostas voltadas principalmente para o Social, Emprego e Renda, declarou ao Blog que está confiante na vitória no domingo de eleições, e pretende Legislar para o povo.

whatsapp-image-2016-09-30-at-11-47-09

whatsapp-image-2016-09-30-at-12-41-34

Andréa confiante na vitória 

Clique nas imagens para ampliar!

facebooktwittergoogle_plusmail

ELEIÇÕES 2016: Cosern fará plantão especial com 140 profissionais neste final de semana

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

As eleições municipais de 2016 ocorrerão no próximo domingo (02) e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, organizou um regime de plantão especial para reforçar a garantia no fornecimento de energia elétrica durante a realização desse importante exercício de cidadania que é ir às urnas.

Durante todo o processo de votação e apuração, a Concessionária trabalhará em esquema especial para atender às solicitações de emergências. Um contingente formado por 140 profissionais estará de prontidão, em escala de plantão, para atuar em caso de necessidade.

O Centro de Operações e Informação (COI), responsável pela operação do sistema elétrico da distribuidora, que funciona 24 horas por dia, estará apto a adotar todas as providências necessárias caso ocorra alguma eventualidade no dia do pleito eleitoral. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Cosern disponibilizou um contato direto com o COI por meio do qual o acionamento das equipes de plantão será priorizado.

As redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além dos centros de apurações, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva nas últimas semanas. A operação especial incluiu, entre outras ações, a substituição de cabos e transformadores, instalação de postes e a poda de árvores.

O trabalho da Cosern, no entanto, não está restrito ao dia da votação. Há duas semanas, a Distribuidora fez um alerta à sociedade e aos partidos políticos sobre o perigo que representa a propaganda eleitoral irregular colada em postes e caixas de medidores.

facebooktwittergoogle_plusmail

Subestação elétrica de Campo Grande entra em operação

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

inauguracaosubestacaocampogrande2

Entrou em operação na manhã desta quarta-feira (28), no município de Campo Grande, Região Oeste do Estado, a mais nova Subestação Elétrica da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia. O município foi escolhido para receber o equipamento por sua localização geográfica, o que permite à Concessionária ampliar a oferta de energia na região a partir de pontos estratégicos para 40 mil potiguares nos municípios de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar, Messias Targino e Paraú.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração o Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, o Superintendente de Operação e Expansão, Dário Vale, o prefeito de Campo Grande, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, representantes do Ministério Público Estadual, Banco do Brasil, secretários municipais da Prefeitura de Campo Grande e colaboradores da Cosern.

No seu discurso, o Presidente Luiz Antonio Ciarlini destacou os investimentos e o planejamento que a Companhia tem feito nos últimos anos. “É um dia histórico para nós e para a região, pois essa Subestação entra em operação para garantir qualidade, confiabilidade e o crescimento da oferta de energia elétrica para o estado”, explicou.

Ciarlini lembrou ainda que a Cosern foi uma das primeiras Distribuidoras do Brasil a automatizar todas as suas subestações, pratica a tarifa elétrica residencial mais baixa do Nordeste e, ao dotar Campo Grande com a Subestação, vai ajudar os municípios do entorno a atraírem mais empresas para a região.

A unidade de Campo Grande tem capacidade instalada de 10 MVA, ampliando a capacidade de atendimento de novas cargas e garantindo a qualidade da energia fornecida em toda a área. Para permitir o suprimento à nova Subestação, a Cosern construiu uma linha de distribuição, de 69 kV, com 33 quilômetros de extensão, e instalou 02 circuitos de média tensão, de  13.8 kV. O investimento total na nova subestação em Campo Grande foi de R$ 8,2 milhões.

Fotos: Luciano Lélys / Cosern / Divulgação
facebooktwittergoogle_plusmail

Igarn e ANA assinam Resolução para controle de fontes de abastecimento de Carros Pipas no RN

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 30-09-2016

1428752230carro-pipa

O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso, viajou para Brasília, na quarta-feira (29), onde esteve na Agencia Nacional de Águas (ANA) para uma agenda de compromisso, e dentre as ações, fez a assinatura da Resolução Conjunta ANA/IGARN Nº1162, que visa o controle e fiscalização das fontes de abastecimento de Carros Pipa utilizados no atendimento aos municípios do RN. Além do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, estiveram presentes no ato da assinatura da resolução, o secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, e o Diretor de Gestão da ANA, Paulo Varela.

A resolução objetiva garantir a segurança hídrica para as populações dos municípios do estado do Rio Grande do Norte que estão em colapso de abastecimento.  O documento estabelece meios de controle para a retirada de águas dos açudes, por meio de carros-pipa, de forma a preservar o volume armazenado nos reservatórios, cujas águas são de domínio da União ou do estado.

O documento condiciona a autorização para retirada de águas dos reservatórios à realização de um cadastro que deverá ser feito e mantido pelo Igarn. Ainda de acordo com a resolução, o Instituto deverá, sempre que solicitado, repassar as informações do cadastro à ANA.

A Resolução Conjunta ANA/IGARN Nº1162 entra em vigor já a partir da data de sua publicação e tem prazo de vigência até 31 de dezembro de 2017.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Flávio Veras participa de audiência de instrução e é aclamado pelo povo na sua chegada e saída do fórum

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 28-09-2016

Gritos de “Deus é contigo”, palmas e muito choro de uma multidão na chegada do ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, ao Fórum Municipal Emídio Avelino na manhã de ontem, terça-feira (27) para participar de uma audiência de instrução, mostrou que o Caboré ainda é sem sombra de dúvidas, o maior líder politico da historia da Terra das Salinas.

Flávio foi aclamado na entrada e saída do fórum, já era noite, causando comoção e emoção de populares que queriam ver de perto o homem que realmente transformou Macau.

Aperto o play!

facebooktwittergoogle_plusmail

PENDÊNCIAS: Instituo SETA aponta vitória de Gustavo Queiroz no domingo

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-09-2016

O Instituto de Pesquisa Seta divulgou na manhã desta quarta-feira (28) o resultado da pesquisa realizada em Pendências, apontando a vitória do candidato da oposição Gustavo Queiroz (PSD).

Segundo o instituto, se a eleição fosse hoje, Gustavo teria 53,5% dos votos validos, contra o candidato apoiado pelo prefeito Ivan Padilha, Fernandinho (PMDB), com 43,6%.

O número de indecisos é 1,8% e ninguém (branco nulo) 1,2%. Dados da espontânea.

A pesquisa Seta está devidamente registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob número RN 09733/2016 (registro no dia 22 de setembro de 2016). A coleta de dados foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2016.

O Contratante é o próprio Seta Instituto de Pesquisa Ltda – ME, mostra que foram realizadas 340 entrevistas.

O índice de confiança da pesquisa Seta é de 95% e a margem de erro de 3,5%.

aae5a7c7-11bc-4599-8045-6228cc74f159

Instituto SETA aponta eleição de Gustavo no domingo (02)

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Moradores da COHAB recebem Zé Antônio e Coronel Fernandes

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-09-2016

No domingo (25), Zé Antônio e o Coronel Fernandes acompanhados de candidatos a vereador e lideranças políticas participaram de mais uma movimentação política no bairro da Cohab.

Zé e o Coroné foram recebidos com demonstrações de carinho e confiança da vitória neste domingo, 02 de outubro. Entusiasmado, Zé Antônio fez visitas e confirmou votos com os moradores da localidade, se apresentando com a melhor opção para cidade porque tem propostas concretas e objetivas para alavancar o desenvolvimento do município.

14355594_1326121620835635_3698898528924336429_n

14445997_1326121720835625_910283142398338574_n

14494643_1326121590835638_7536473192615749784_n

Cohab grande mobilização em prol das candidaturas de Zé e do Coroné 

facebooktwittergoogle_plusmail

ALTO DO RODRIGUES: TER-RN reafirma deferimento da candidatura de Abelardo Filho

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-09-2016

O Tribunal Regional Eleitoral-TRE confirmou por 5 votos a 1, o entendimento da juíza da Comarca de Pendências, que deferiu a candidatura de Abelardo Rodrigues Filho à prefeito de Alto do Rodrigues (DEM), disputando a reeleição com Emília Patrícia como sua vice.

Abelardo que nessas eleições concorre ao sexto mandato, sem nunca ter perdido uma disputa no voto, é o favorito nas eleições de 02 de outubro.

abelardo-rodrigues-filho

Abelardo e Emília com o aval do povo para se reelegerem no domingo

facebooktwittergoogle_plusmail

TSE determina envio de policiais durante eleições de domingo em Macau

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 28-09-2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (20) o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições em 79 cidades do Rio Grande do Norte.

As Forças Armadas permanecerão nos municípios nos dias 1º e 2 de outubro.

A cidade de Macau está incluída na lista do TSE, e deve receber o reforço já na sexta-feira (30).

Imagem ilustrativa

Resultado de imagem

facebooktwittergoogle_plusmail

A NORA DO DR: Candidata a vereadora em Macau, Andréa poderá ser a surpresa feminina nas eleições 2016

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 27-09-2016

As eleições se aproximam, e as mulheres macauenses terão mais uma opção para representá-las e defender os seus direitos na Câmara Municipal de Macau com a postulante ao cargo de vereadora, Andréa, esposa de George do BNB, é uma mulher jovem e mãe dedicada, que poderá ser a surpresa feminina nas eleições municipais 2016, na disputa por uma vaga no Palácio Afonso Solino, sede do Poder Legislativo salineiro.

Andréa é filiada ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS), e com sua humildade e carisma vai conquistando o seu espaço político em Macau e seus distritos, acompanhada do esposo e do sogro, Dr Paulo George, peça importante na sua campanha, conversam e escutam as reivindicações da população.

Para Andrea, é necessário que a Câmara de Macau tenha representatividade feminina, que possa apresentar projetos e requerimentos voltados para as mulheres e das famílias macauenses em defesa dos seus direitos.

whatsapp-image-2016-09-27-at-16-44-35

Andréa ladeada pelo marido George do BNB e o sogro Dr. Paulo George 

whatsapp-image-2016-09-27-at-15-45-00

whatsapp-image-2016-09-27-at-15-45-01

whatsapp-image-2016-09-27-at-15-45-04

whatsapp-image-2016-09-27-at-15-45-40

whatsapp-image-2016-09-27-at-15-45-41

whatsapp-image-2016-09-27-at-16-37-41

Logo abaixo, conheça as propostas de Andréa nas diversas áreas do município, principalmente para Educação, Saúde e Social, além do setor de turismo, emprego e renda para o povo macauense.

Clique nas imagens para conhecer todas as propostas

facebooktwittergoogle_plusmail

Ezequiel Ferreira caminha ao lado de Serginho, líder nas pesquisas para prefeito de Serra Negra do Norte

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 27-09-2016

Candidato pelo PSDB à Prefeitura de Serra Negra do Norte, Serginho lidera com folga a disputa, de acordo com pesquisa do instituto SETA (registro 05755/2016). Na espontânea, Serginho aparece com 55,17% das intenções, enquanto que o atual prefeito e candidato a reeleição, Alisson aparece com 32,76%. O percentual dos que não sabem chega a 7,24% e o que votam em nenhum é de 4,83%. Neste sábado (24), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) participou de um comício seguido de passeata pelas ruas de Serra Negra do Norte ao lado dos integrantes da coligação: É tempo de mudança, formada pelos partidos PSDB, PRB, PP, PMDB, PSB, SD e PROS.

serra-negra-do-norte1E

“Hoje Serra Negra do Norte vestiu-se de amarelo. E a comunidade consagrou o nome de Serginho e João Enéas para prefeito e vice da cidade. Serginho tem experiência. Já foi vereador, secretário de Estado e é um jovem repleto de ideias. Ao lado de João Enéas, empreendedor do setor de bonelaria trará para Serra Negra novos rumos para a gestão municipal”, destacou Ezequiel Ferreira de Souza.

Ainda em relação às pesquisas, na estimulada, Serginho também lidera, com o mesmo percentual da espontânea, ou seja, 55,17%, enquanto que Alisson aparece com 33,45%; não sabem 7,24% e Ninguém/Branco/Nulo 4,14%. “O que configura a definição da vitória de Serginho no próximo dia 02 de outubro”, disse Ezequiel Ferreira.

facebooktwittergoogle_plusmail

Estudantes tiram dúvidas de matemática durante aulão do Conexão Enem

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 27-09-2016

44009819-cf88-4966-a418-d8ae45a17777

Faltando pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os estudantes tiraram as principais dúvidas de matemática durante o penúltimo aulão do Conexão Enem exibido pela TV Assembleia, no domingo (25), das 8h as 12h.

O programa é apresentado pelo professor João Maria, que exibe o Conexão Enem todas as quintas, das 19h30 às 20h30. “Estamos apresentando e discutindo os temas mais recorrentes do ENEM em todas as áreas, contribuindo para o reforço do aprendizado dos candidatos que irão prestar o Exame e a aula de hoje foi fundamental, pois matemática é umas das disciplinas mais importantes do Exame e corresponde a 25% de todas as questões”, disse o professor.

A aula contou com a presença de alunos de escolas estaduais, cadastrados pela Secretaria Estadual de Educação, além da participação dos estudantes que acompanharam pela TV Assembleia e puderam tirar dúvidas e fazer exercícios com a orientação dos professores Cícero Bruno, Adilson Júnior, Michael Losano e Jeferson Paiva.

Os candidatos interagiram com os professores através de mensagens e das redes sociais. Interativo, o programa usa a rede social WhatsApp para receber opiniões, sugestões e perguntas.

O presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) destacou a importância das aulas e a competência dos profissionais. “Estamos dando um importante passo para ajudar na preparação dos candidatos. Aproveitem. Vocês estão em ótima companhia na coordenação do professor João Maria de Lima e professores de renome da Cidade, especialistas no Enem, a quem quero deixar o meu muito obrigado”, disse Ezequiel Ferreira.

O último aulão será realizado em outubro e vai contemplar a disciplina de Redação. As provas do Enem acontecem nos dias 05 e 06 de novembro, em todo o país.

facebooktwittergoogle_plusmail