PRESTÍGIO: Vereador Jairton Medeiros assume cargo importante na FECAM-RN

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau, Vereadores) Por Wallacy Atlas on 31-05-2017

Presidente da entidade, vereador Raniere Barbosa empossou Pintinho

O vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB), presidente da Câmara Municipal de Macau, assumiu a Coordenação do Polo Salineiro da Federação das Câmaras Municipais do RN – FECAM/RN em solenidade realizada ontem, terça-feira (30), sob o comando do presidente da entidade e presidente da Câmara de Natal, Raniere Barbosa.

Segundo Raniere Barbosa, a ideia é descentralizar a participação da Fecam, permitindo que a população esteja mais próxima da entidade e, principalmente, que a instituição possa colaborar de maneira efetiva na busca por melhorias para a sociedade e para a atuação dos vereadores nas suas respectivas casas legislativas.

Além do vereador Pintinho, o vereador Nixon da Silva, presidente da Câmara de Alto do Rodrigues, também faz parte da Coordenação do Polo Salineiro da FECAM/RN.

O médico Eduardo Lemos prestigiou o amigo Pintinho

facebooktwittergoogle_plusmail

OAB – Subseção Macau inaugura no dia 06 de junho, Sala dos Advogados Ivo Ferreira dos Santos

Arquivado em (Justiça) Por Wallacy Atlas on 29-05-2017

A Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) – Subseção Macau, sob a chancela da presidente, advogada Valéria Lucena, inaugura no próximo dia 06 de junho, às 15h, nas dependências do Fórum Municipal Emídio Avelino, a Sala dos Advogados Ivo Ferreira dos Santos.

A solenidade contará com a presença de magistrados, convidadps e autpridades.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito de Macau Tulio Lemos se reúne com ex-diretores da APAMI para tratar da reabertura da Maternidade José Varela

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 29-05-2017

Prefeito Tulio e sua equipe se reúnem com ex-diretores da APAMI 

A incerteza envolta do futuro da Maternidade José Varela encontrou uma luz com a atitude da gestão municipal de Macau em abrir o diálogo com a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância-APAMI. A cessão do prédio para a prefeitura acomodar a estrutura de obstetrícia do município, que hoje funciona no Hospital Antônio Ferraz foi uma das soluções práticas colocadas na mesa e já aprovada durante um encontro celebrado na quinta-feira (25).

A reunião que aconteceu na sede da Prefeitura de Macau e contou com as presenças do médico José Antônio e Terezinha Menezes, ex-diretores da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância-APAMI e ainda da jornalista Regina Barros, da Secretária Municipal de Saúde, Lucianny Guerra, dos secretários adjuntos de Saúde, Luciana Vidal, Kleber Barreto e Rochele Barros. Representantes dos servidores da APAMI também acompanharam a discussão.

“A maturidade política das partes envolvidas nessa discussão nos deu condição de sentar à mesa por uma causa maior de Macau”, observou Tulio Lemos, lembrando que o médico e ex-prefeito José Antônio foi o seu principal adversário político no pleito municipal, que terminou há cerca de sete meses. “Construímos juntos a solução que acreditamos ser possível para salvar a maternidade, a partir do diálogo”, disse.

O prefeito Tulio Lemos também elogiou a iniciativa exemplar da jornalista Regina Barros em procurar o entendimento entre a Prefeitura e a APAMI para virar essa página e resolver os impasses que ameaçam a história e o legado da maternidade para a cidade, em especial para os filhos de Macau.

Entre os encaminhamentos práticos da reunião, ficou acertado que já na próxima segunda-feira (28), representantes da Prefeitura e da APAMI vão visitar o prédio que se encontra fechado, inclusive sem água e luz elétrica. Após a oficialização da cessão, a maternidade vai passar por uma recuperação, antes de receber todo o setor de obstetrícia da Prefeitura de Macau.

Foto: ASSCOM PMM

facebooktwittergoogle_plusmail

Vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim agora é da Executiva Estadual do PSDB

Arquivado em (AL/RN, Macau) Por Wallacy Atlas on 29-05-2017

Aladim e Ezequiel, parceria para o futuro de Macau e RN

O vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim, jovem liderança da região Salineira e do Vale do Açu foi alçado como membro da Executiva do Diretório Estadual do PSDB no Rio Grande do Norte. Aliado do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, agora também presidente estadual da sigla, Aladim tem atuado na região.

Rodrigo Aladim faz um trabalho de articulação com lideranças do Vale do Açu e da região Salineira do Estado, onde coordena o PSDB regional. Aladim é a maior liderança do partido na região. Macau tem hoje mais de 30 mil habitantes.

facebooktwittergoogle_plusmail

PROFISSIONAL: MultyCursos abrirá vagas para o curso de Técnico em Enfermagem com certificado reconhecido em todo Brasil

Arquivado em (Educação) Por Wallacy Atlas on 25-05-2017

Escola de Nível técnico voltada ao desenvolvimento profissional e à formação de mão de obra especializada para o mercado de trabalho, a MultyCursos, única escola técnica em Macau com registro no MEC, o que é extremamente importante, abrirá em breve vagas para o curso Técnico em Enfermagem, com certificado reconhecido em todo o Brasil.

A Multycursos é a única em Macau que oferece toda a estrutura necessária para os alunos, com salas equipadas e climatizadas para oferecer aulas teóricas e práticas.

facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito Tulio Lemos envia lei ao Legislativo com reajuste dos professores

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Prefeito envia à Câmara lei de reajuste salarial dos professores

A folha de pagamento dos professores da rede municipal de ensino na cidade de Macau vai ter um impacto perto dos R$ 80 mil, a partir desse mês de maio, depois da implantação do reajuste de 7,64%, através do Projeto de Lei 005/2017 enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, na terça-feira (23).

Com a aprovação da lei, a Prefeitura de Macau passa a pagar o Piso Nacional do Magistério em vigor em janeiro. “O piso é um direito e a nossa gestão tem o compromisso com tudo que vier contribuir e somar com a valorização dos professores”, declarou o prefeito Tulio Lemos ao enviar a mensagem à Câmara Municipal.

facebooktwittergoogle_plusmail

PREVENÇÃO: Saúde leva campanha de vacinação para bancos e supermercados de Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Campanha de vacinação chega às agências bancárias e supermercados de Macau

Com objetivo de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% do público prioritário contra a influenza (gripe), a Secretaria Municipal de Saúde em Macau lançou um plano de ação para os próximos três dias, levando o serviço para as duas maiores agências bancárias da cidade e dois supermercados.

Nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, a vacinação acontece das 9h às 16 horas, já nos Supermercados Queiroz e Rede Mais, a equipe vai vacinar no intervalo das 8h às 18 horas. Até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio, todas as unidades de saúde e a Clínica da Família estão com equipes para orientar e vacinar contra a Influenza.

facebooktwittergoogle_plusmail

PREFEITURA NAS COMUNIDADES: Infraestrutura faz mutirão em Diogo Lopes

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Diogo Lopes recebe ações da prefeitura de Macau

A Prefeitura de Macau tem chegado a todos os bairros e comunidades nesses quase 150 dias de gestão. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura em Diogo Lopes durante essa semana reforça o compromisso da gestão Tulio Lemos com toda a cidade. Um mutirão de limpeza vem melhorando a paisagem de praças, canteiros centrais, orla marítima e das ruas do distrito.

Reparos na iluminação pública e a poda de árvores também estão entre os serviços que chegaram à comunidade por ocasião dessa força tarefa.

facebooktwittergoogle_plusmail

MUTIRÃO: Saúde e Assistência Social marcam presença com serviços em Diogo Lopes

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Atendimento médico e exames são realizados em Diogo Lopes

A Prefeitura de Macau amplia a sua presença nas comunidades. Nesta sexta-feira, (26), a Secretarias de Saúde e de Assistência Social chegam até Diogo Lopes com atendimentos à população, a partir das 8h, em frente à unidade de saúde do distrito.

Um médico estará de plantão durante 12 horas. Verificação de pressão e de glicemia capilar, testes rápidos da HIV, sífilis e hepatites virais, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações de profissionais nas áreas de nutrição e odontologia também estão na programação.

Emissão do Cartão do SUS e a distribuição de preservativos fazem parte da ação de saúde e cidadania. A pasta da Assistência Social vai desembarcar no mutirão com os serviços do Bolsa Família, Cadastro Único e atendimento jurídico.

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE PREVENTIVA: Macau fez ação pelo Dia de Combate ao Glaucoma

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Lourdinha comanda ações contra o glaucoma no CEM

A próxima sexta-feira (26), é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. A doença a considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cidade de Macau já se antecipou, realizando um grande mutirão no Centro de Especialidades Médicas-CEM, na última sexta-feira (19).

O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.

“Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. É necessário um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual”, esclareceu Lucianny Guerra, Secretária Municipal de Saúde.

facebooktwittergoogle_plusmail

ESPORTE: Jiu jitsu premiado fora de casa com apoio da prefeitura de Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Cantarele conquista mais uma vitória com o apoio da prefeitura de Macau

Macau segue escrevendo seu nome também no jiu jitsu, onde o atleta Flávio Cantarele com apoio da prefeitura de Macau foi até a cidade de Fortaleza e se tornou pentacampeão em competição nacional, disputada no final de semana.

Além de Cantarele, a atleta Welen Gabriele se tornou bi campeã na Categoria e campeã Absoluta. O atleta Luiz Michael trouxe prata na Categoria e conquistou o bronze no Absoluto. “O jiu jitsu foi o esporte que mais trouxe medalhas para Macau,” revelou Cantarele, cinco vezes campeão brasileiro e três vezes campeão mundial.

Macauense, Cantarele ainda tem nove títulos no Pan-americano e um título no Campeonato Sul Americano de Jiu jitsu. Com apoio da prefeitura, ele segue agora confiante para participar do Campeonato Mundial, que será realizado em Junho na Bahia.

facebooktwittergoogle_plusmail

PREVENÇÃO: Saúde monta estratégia para atingir meta na vacinação contra a gripe em Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Vacinação continua até o dia 26 de maio

Após o dia D da Campanha da Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde segue com imunização nas Unidades Básicas de Saúde do município. Até a presente data, a cidade de Macau está com percentual de 56%, onde a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Dentre os grupos prioritários da campanha estão: crianças (de 6 meses a 5 anos), profissionais de saúde, gestantes, mulher que pariu nos últimos 45 dias, indígenas, idosos, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e privada. A campanha  se estenderá até a sexta-feira, dia 26 de maio.

A Secretaria de Saúde intensificará a imunização essa semana, através da Estratégia Saúde da Família e com a busca ativa dos Agentes  Comunitários de Saúde. “Vamos ampliar a cobertura vacinal, promovendo a saúde preventiva, para reduzir a vulnerabilidade acerca das doenças associadas”, disse Lucianny Guerra, Secretária Municipal de Saúde.

facebooktwittergoogle_plusmail

FUTSAL: Macau segue confiante para as semi-finais da Taça dos Campeões

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Seleção do Macau batendo um bolão

Com três gols de Neguinho e um gol de Jailton, a equipe do Macau Esporte Clube desbancou a forte seleção de Areia Branca pelo placar de 4x 4, se classificando nos pênaltis para as semi-finais da Taça dos Campeões. O jogo emocionante aconteceu no sábado (20), na cidade de Alto do Rodrigues.

O herói da classificação foi na verdade o goleiro Carlinhos, depois de agarrar quatro chutes na decisão pelos pênaltis. O próximo jogo da equipe na competição será realizado na cidade de Afonso Bezerra e os meninos do futsal com o apoio da Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Desportos, seguem confiantes.

facebooktwittergoogle_plusmail

INVESTIMENTO NA SAÚDE: CEM conta com 19 médicos a serviço da população

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Diretora Maria Paixão com sua equipe do CEM a todo vapor

A melhoria na saúde pública tem sido uma das prioridades da atual gestão municipal em Macau nesses últimos 140 dias. No Centro de Especialidades Médicas-CEM, 19 médicos especialistas foram contratados e estão a serviço da população, inclusive aos sábados, computando nesse período mais de 2.300 atendimentos.

Para a diretora da unidade, Maria da Paixão, os usuários da rede pública reconhecem os esforços do prefeito Tulio Lemos para implantar os serviços, entre consultas e exames especializados, a exemplo da endoscopia digestiva e do eco cardiograma. “Estamos diminuindo inicialmente as demandas reprimidas e atendendo encaminhamentos desse ano”, relatou Paixão.

Especialidades

O Centro de Especialidades Médicas-CEM conta com médico reumatologista, pediatra, psiquiatra, proctologista, otorrinolaringologista, dermatologista, urologista, ortopedista, ultrassonografia, oftalmologista, cirurgião geral, duas fonoaudiólogas e dois cardiologistas, além de um médico cirurgião ortopedista, um gastroenterologista e um ginecologista.

facebooktwittergoogle_plusmail

Centro Cirúrgico de Guamaré atinge a marca de 1.370 cirurgias com nível zero de intercorrências

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 24-05-2017

Centro Cirúrgico de Guamaré se torna referência no estado do RN

Inaugurado há pouco mais de dois anos, o Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda em Guamaré chegou à marca de 1.370 cirurgias realizadas, na manhã de terça-feira (23). O detalhe é que o nível de intercorrências nesses procedimentos foi de zero por cento.

A intercorrência médica é o termo que define a ocorrência de um evento inesperado em um procedimento médico, que não poderia ser em geral previsto ou alertado ao paciente. A notícia é animadora para toda a equipe médica do Centro Cirúrgico, onde a prefeitura investiu cerca de R$ 500 mil com recursos próprios para equipá-lo.

Referência em baixa e média complexidade

Desde a sua inauguração, o Centro Cirúrgico tornou-se referência em procedimentos de baixa e média complexidade, não apenas para a cidade, mas para a população dos municípios das regiões do Mato Grande e Salineira que procura pelos serviços. O hospital é o primeiro no setor público do interior potiguar a oferecer esse tipo de atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde computa a média mensal de 160 procedimentos cirúrgicos, divididos nas duas salas que compõem o Centro Cirúrgico. “A nossa gestão investe continuamente nesse serviço, vencendo os desafios com a eficiência da equipe médica e observando os avanços da medicina com as novas tecnologias”, destacou o prefeito Hélio Willamy.

Saldo positivo

Durante pouco mais de 24 meses em atividade, o Centro Cirúrgico de Guamaré atendeu casos de cirurgias herniorrafias, colecistectomias, histerectomias, ooforectomias, parto por cesariana, cirurgias otorrinolaringológicas, proctológicas, mastológicas e urológicas.

As cirurgias ortopédicas de ombro, joelho, ginecológicas, correção cirúrgica de fraturas e de túnel do carpo também já são feitas na cidade, a exemplo do que acontece com os casos de indicação cirúrgicas nas áreas ginecologia, cirurgias vasculares e otorrinolaringológicas.

Videoartroscopias já são feitas em Guamaré

“A determinação do prefeito Hélio Willamy é que a gente busque soluções para resolver até 90% dos casos que chegam, sem que o paciente tenha que se deslocar para Natal em busca de atendimento médico”, revelou Adriano Diógenes, lembrando que nesse mês de maio o Centro Cirúrgico já começou a realizar as videoartroscopia, inicialmente de joelho.

Prefeito Hélio Miranda e toda equipe do CCG, satisfeitos com os resultados positivos

facebooktwittergoogle_plusmail