Presença da primeira-dama Juliane Faria e público recorde na 2ª noite da Feira de Artesanato Talentos da Costa Branca

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Ao lado de Tulio e Andrea,  Juliane Faria prestigia 1º Feira de Artesanato em Macau

Pouco mais de 1.200 visitantes prestigiaram a programação da segunda noite da 1º Feira de Artesanato Talentos da Costa Branca, que acontece até o sábado (03), na cidade de Macau. Na sua segunda noite, o evento contou com a presença da Secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social e primeira-dama do estado, Julianne Faria.

No evento, foram entregues simbolicamente quatro carteiras nacionais de artesanato, contemplando artesãos macauenses. A ação foi focada na melhoria e no aumento da produção e inserção dos produtos do artesanato local no mercado potiguar e contou com a articulação da primeira-dama de Macau e Secretária de Assistência Social, Andréa Lemos e o incentivo do prefeito Tulio Lemos.

A feira beneficia cerca de 70 artesãos da região e apresenta produtos artesanais de diversas tipologias da região. “Graças a Deus apareceu um prefeito sensível que está dando oportunidade para a gente se profissionalizar e ganhar o nosso sustento”, disse a artesã Vicência de Oliveira Bezerra, uma das primeiras a receber a sua carteira das mãos da primeira-dama do estado, Julianne Faria.

Filarmônica foi destaque

A feira continua nos próximos dois dias, tendo como atrativos, além do artesanato, a gastronomia e apresentações de artistas locais e da região, a exemplo da Filarmônica Monsenhor Honório, que sob a regência do maestro Damião Senna abrilhantou o evento nas duas primeiras noites, recebendo os aplausos e elogios do público local e das caravanas de outros municípios que participam do evento.

Clique nas imagens!

Primeira-dama do estado Juliane Faria prestigia 1º Feira de Artesanato em Macau

Imagens: Francisco Anthony
facebooktwittergoogle_plusmail

TRANSPARÊNCIA: Prefeitura de Macau inicia censo dos servidores ativos e inativos

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Considerando a necessidade de manter sob fiscalização e controle os gastos com despesa de pessoal, a Prefeitura de Macau deu inicio essa semana ao recadastramento dos servidores ativos e inativos. O censo é presencial e acontece até o próximo dia 20 de junho, na sede das secretarias, onde o servidor é lotado e na MACAUPREV, no caso dos inativos.

“Esse recadastramento atende a necessidade de atualizar os dados funcionais de todos os servidores públicos, com informações fundamentais para o planejamento e implementação das políticas da gestão municipal”, justificou Fagner Teodósio, Secretário de Administração e Finanças.

Servidores em regime de cessão

Os servidores postos em regime de cessão ou disponibilidade de outros órgãos, devem se apresentar na sede da Secretaria Municipal de Administração e Finanças. O censo funcional é obrigatório e o funcionário público ou aposentado e pensionista que não comparecer para realizar o recadastramento, terá o pagamento bloqueado, até o seu comparecimento para regularizar a situação cadastral.

Documentação

No ato de comparecimento para o censo, o servidor público deverá apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço atualizado.

Inativos

No caso dos servidores inativos, o censo acontecerá no posto de apoio que funcionará na sede da MACAUPREV, localizada na Rua Nova Cruz, 08, Porto de São Pedro, também até o dia 20 de junho. Ainda estão obrigados a responder ao censo, os servidores cedidos ao Município de Macau, ou à disposição da municipalidade.

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Serviços melhoram com a ação da prefeitura na recuperação da frota de veículos

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

A população de Guamaré enxerga com bons olhos o resultado das ações da prefeitura nesses últimos cinco meses, através também do trabalho da Secretaria de Transporte, que vem melhorando o transporte público com a recuperação de ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal e de cinco ônibus escolares, já entregues à comunidade.

Saúde

No caso da ambulância, o veículo foi totalmente recuperado e recebeu um novo motor, além de novos equipamentos e já se encontra no Hospital Manoel Lucas de Miranda. Até o final do ano, o prefeito Hélio Willamy anunciou que a prefeitura estará adquirindo e entregando uma ambulância modelo UTI.

Segurança

Segundo detalhou a Secretária de Transportes do município, Joelma Guimarães, a prefeitura acabou de recuperar também uma viatura modelo L-200, entregue esse dias a Guarda Municipal, para ampliar a presença da corporação na cidade e nas comunidades.

Educação

A qualidade no transporte escolar também é prioridade na prestação de serviço da prefeitura. A recuperação e manutenção de cinco ônibus com a substituição de peças de reposição, pneus e reposição de novas baterias deu condições aos veículos de voltar a circular e somar-se a outros sete ônibus, totalizando doze ônibus à disposição da comunidade escolar.

O prefeito Hélio Willamy lembra que a ação da gestão, através da Secretária de Transporte evitou maiores despesas para o erário público. “São pequenos cuidados, mas que irão garantir a preservação da frota municipal, melhorando os serviços que chegam até a população”, finalizou.

facebooktwittergoogle_plusmail

CULTURA E ARTE: I Feira de Artesanato Talentos de Macau segue até o sábado, 03 de junho

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Ao lado da primeira-dama Andrea, prefeito Tulio prestigia artesões 

A cidade de Macau é a capital do artesanato até o próximo sábado, dia 03, onde 70 artesãos expõem e comercializam seus produtos na 1º Feira de Artesanato Talentos da Costa Branca, aberta ao público das 16h às 22 horas, no Largo de Eventos Mestre Avelino.

A feira é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), por meio do Governo Cidadão e tem o objetivo de apoiar e fomentar ações de fortalecimento e consolidação de artesãos autônomos, associações e cooperativas de artesanato, focados na melhoria e no aumento da produção e inserção dos produtos no mercado.

O prefeito Tulio Lemos e a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Andréa Lemos visitaram o pavilhão no primeiro dia do evento, onde mais de mil pessoas circularam pelo espaço. Além do artesanato, na programação do evento consta uma rica programação cultural com artistas locais e da região, além de praça da alimentação, tenda literária e uma tenda da saúde com vacinação.

“Essa feira é uma oportunidade inédita para promover o artesanato de Macau e da região, garantindo o reconhecimento dos nossos produtos”, declarou o artesão Frank Ferret, morador da praia de Diogo Lopes. A opinião de Frank é compartilhada por dezenas de artesãos de Macau e dos municípios da Costa Branca que atenderam o convite para expor no evento.

Clique nas imagens!

I Feira de Artesanato Talentos de Macau é um sucesso!

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeitura cumpre acordos e paga mais de meio milhão em salários atrasados de 2016 junto com a folha de maio

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Prefeito cumpre acordo de pagar salários atrasados de 2016

O prefeito de Macau Túlio Lemos vem cumprindo à risca os acordos celebrados com várias categorias de servidores públicos municipais, que entraram o ano de 2017 com os salários atrasados. Na quarta-feira (31), foram pagos pouco mais de R$ 500 mil em salários atrasados, juntamente com a folha de maio de efetivos, aposentados e pensionistas.

Com a medida da gestão, foram beneficiados servidores da Saúde, que receberam a penúltima parcela do atrasado de dezembro e ainda os guardas municipais, garis e vigias, contemplados na folha de maio com a primeira, de quatro parcelas do salário que ficou atrasado, correspondente ao mês de dezembro de 2016.

Compromisso com a educação

Os professores receberam os vencimentos de maio com o reajuste perto de 8%, equivalente ao Piso Nacional do Magistério, num impacto de R$ 80 mil folha. A prefeitura também quitou a dívida correspondente ao ressarcimento das faltas descontadas em novembro passado e ainda a primeira, de duas parcelas do acordo sobre o atrasado do mesmo mês de 2016.

“A queda de receitas trazem preocupações e retrai alguns investimentos que estavam no nosso planejamento de governo, mesmo assim, não abrimos mão de cumprir esses acordos com os servidores que prestaram seus serviços e precisam receber os salários que ficaram atrasados”, destacou o prefeito Tulio Lemos.

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré premiada nacionalmente entre as cinco experiências em Vigilância Socioassistencial

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Guamaré sendo reconhecida a nível nacional 

O município de Guamaré foi premiado nacionalmente na 1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial, destacando-se entre os cinco trabalhos dos 35 municípios brasileiros selecionados. O reconhecimento veio esta semana, durante o X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, realizado em Brasília, nos dias 24 a 26 passados.

A nota técnica que habilitou o projeto inscrito por Guamaré no evento promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário foi resultado da experiência “Benefícios Sociais de Transferência de Renda: A integração do Programa Municipal Renda Cidadã ao Cadastro Único”.

“Exportamos uma experiência pioneira, compartilhando um projeto que já está consolidado, a partir da nossa perspectiva de gestão na assistência social”, observou Marisa Rodrigues, secretária municipal de Assistência Social, que recebeu o diploma em Brasília, onde representou o prefeito Hélio Willamy. A cidade também foi a única do estado que teve assento na mesa debatedora do evento nacional.

facebooktwittergoogle_plusmail

RESPEITO AO SERVIDOR: “Percebi um prefeito sensível para resolver os problemas e parceiro do servidor”, diz novo presidente SINDSMAC

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Conversa positiva entre prefeito e representante do sindicato

O primeiro encontro do prefeito Tulio Lemos com o novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macau-SINDSMAC, o vigia Alexsandro Nogueira da Silva foi considerado positivo pelo representante de todas as categorias do funcionalismo público.

Alexsandro Nogueira deixou a sede da Prefeitura de Macau , na última sexta-feira (26 de maio), otimista e confiante, quanto aos encaminhamentos das pautas de reivindicação dos servidores. “Encontrei um prefeito muito parceiro, aberto ao diálogo e isso vai facilitar os andamentos das discussões para trazer melhorias para o servidor”, pontuou Alexsandro.

facebooktwittergoogle_plusmail

SAÚDE E CIDADANIA: Quase 600 atendimentos na Ação de Cidadania em Diogo Lopes

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Nativos de Diogo Lopes recebem atendimento especial da prefeitura

Uma sexta-feira diferente para os moradores da praia de Diogo Lopes. Na última semana, A Prefeitura de Macau, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social levou importantes serviços para a comunidade, a exemplo do atendimento médico que beneficiou 186 pessoas, durante as 12 horas de plantão.

Durante todo o dia, vários serviços focados na saúde preventiva foram oferecidos a comunidade, que participou ativamente do mutirão realizado em frente a Unidade de Saúde, onde foi montada também a tenda literária da Secretaria de Educação para atender as crianças.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Andrea Lemos acompanhou de perto os atendimentos ao lado do prefeito Tulio Lemos. A equipe da assistência esteve presente no evento com os serviços do Bolsa Família, Cadastro Único, atendimento jurídico e corte de cabelo. Sub-prefeita do distrito, Francisca Alves informou que foram totalizados 576 atendimentos.

Andrea e Tulio Lemos durante ações da prefeitura em Diogo Lopes

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré implanta estratégia de segurança pública articulada com o Governo Federal

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 02-06-2017

Guamaré no caminho certo para manter a segurança dos seu munícipes

Guamaré já pode se orgulhar de fazer parte de um seleto grupo de municípios brasileiros que conseguiram implantar o Núcleo de Justiça Comunitária, órgão ligado ao Ministério da Justiça. A aula inaugural do projeto aconteceu nesta quarta-feira (24 de maio), no plenário da Câmara Municipal.

“O objetivo do Núcleo de Justiça Comunitária é atender as comunidades de Morro do Judas, Quilombo e Lagoa Seca, onde existe uma população estimada em 3 mil habitantes. Hoje iniciamos a capacitação de 35 agentes comunitários em mediação de conflitos, sendo esta a primeira etapa desse projeto”, explicou Francisco Gomes, Secretário Municipal de Segurança.

Para o prefeito Hélio Willamy, a iniciativa coordenada pela Secretaria de Segurança, Defesa Social e Patrimonial reflete o nível de comprometimento da gestão com a promoção dos direitos e a pacificação de conflitos nas comunidades. No Rio Grande do Norte, o projeto tem núcleos apenas em Canguaretama e na cidade de Mossoró e está em fase de implantação na capital.

Uma equipe multidisciplinar formada por um advogado, um assistente social, um psicólogo e um pedagogo atua diretamente na formação e orientação dos Agentes de Justiça Comunitária no município. Os agentes são jovens e adolescentes na faixa etária de 16 a 20 anos, alunos da Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório.

facebooktwittergoogle_plusmail