Itajá vai comemorar 25 anos de Emancipação Política vivendo um novo tempo na gestão municipal

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Vivendo uma nova era administrativa e politica com todos os serviços essenciais e básicos funcionando em sua plenitude, o município de Itajá vai comemorar em grande estilo os seus 25 anos de Emancipação Politica, com shows de Gianini Alencar, Xodó Nordestino e Acho é Pouco, na Praça de Eventos Manoel Argemiro Lopes.

Desde que assumiu o comando do município, o prefeito Alaor Pessoa tem se dedicado a manter as finanças em dias, além de investir maciçamente na Saúde, Educação, Social e Esporte, o que possibilita comemorar a data do aniversário da cidade com pompas e circunstancias, zelando pelo dinheiro do povo.

facebooktwittergoogle_plusmail

RN DE LUTO: Morre a ex-governadora Wilma de Faria, a Guerreira do povo potiguar

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Na noite de ontem, quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, mais precisamente às 23h40min, o Rio Grande do Norte ficaria órfão da força, garra e da primeira mulher eleita deputada federal do estado, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do estado, Wilma de Faria, aos 72 anos de idade.

Wilma foi eleita vereadora na última eleição, em 2016, e se licenciou da Câmara desde o dia 18 de abril, para tratar da saúde, enfrentando um câncer no aparelho digestivo.

O velório está acontecendo na Catedral Metropolitana de Natal, com grande participação popular, além da classe politica de todo estado, e eleitores que se deslocam das duas cidades para capital para se despedirem da Guerreira do povo potiguar.

A Guerreira

Mestra em Educação e especialista em Sociologia, Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró, na região Oeste, e cresceu em Caicó, no Seridó. Tem quatro filhos e 13 netos; era professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde se licenciou em Letras.

Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e ousadia. Quebrando a forte herança machista no estado, Wilma foi eleita à primeira deputada federal pelo RN em 1986, atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores – o que lhe rendeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Em 1988 se elegeu a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos (1988, 1996 e 2000). Já no ano de 2002 marcou mais um capítulo da história política do estado, ao ser eleita a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006.

Wilma de Faria também foi vice-prefeita da cidade do Natal entre 2012 e 2016, e presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB/RN) por 20 anos. Atualmente era vereadora de Natal pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) para a legislatura 2017-2020.

Legado

Por onde passou, Wilma foi destaque pelo seu trabalho e dedicação, principalmente na área social. Mas foi à frente do executivo estadual que a ‘guerreira’ desenvolveu suas maiores ações e obras, entre elas a expansão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Refinaria Clara Camarão, em Guamaré; a Ponte de Todos Newton Navarro, em Natal; a Ponte da Ilha de Santana, em Macau; a Ponte de Jucurutu; o Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó; a Revitalização da Av. Rio Branco, a construção do Expocenter e a implantação do Curso de Medicina, em Mossoró.

Destaque ainda para o Programa de Segurança Alimentar, com os Restaurantes Populares, assim como a duplicação do número de Centrais do Cidadão; além de ter realizado um grande programa rural de apoio ao homem do campo: o Desenvolvimento Solidário.

Wilma orgulha-se também de ter melhorado os índices socioeconômicos do estado, sobretudo em energia eólica, que alçaram o RN de zero em energia limpa ao 1º lugar nos leilões do país, além de no turismo, principal atividade econômica, ter colocado o RN como destaque do Nordeste.

Foto: Sérgio Castro/AGÊNCIA ESTADO
facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU DE LUTO: Macauenses lamentam a morte da governadora que mais trabalhou pela Terra do Sal

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Maior obra de Wilma em Macau: Ponte Nossa Senhora dos Navegantes

Após tomarem conhecimento do falecimento da ex-governadora do estado, Wilma de Faria, os macauenses manifestaram o carinho pela Guerreira nas redes sociais em forma de agradecimento pelos seus relevantes serviços e obras importantes construídas em Macau durante seus dois mandatos à frente do Executivo estadual.

A Ponte Nossa Senhora dos Navegantes, que liga Macau a Ilha de Santana, Restaurante Popular, Central do Cidadão, Saneamento Básico, entre outras, são marcas da Guerreira na terra de Gilberto Avelino.

Wilma será lembrada pelos macauenses para sempre, por seu carisma, carinho e trabalho em prol de todos.

facebooktwittergoogle_plusmail

Dr. Eduardo Lemos lamenta a morte da amiga Wilma de Faria

Arquivado em (Amizade) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Em nota emitida e enviada e imprensa, o médico macauense Eduardo Lemos expressa a sua profunda tristeza e fala um pouco da trajetória de mais 20 anos ao lado da ex-governadora Wilma de Faria, falecida ontem, quinta-feira (15), em Natal.

Eis…

Conheço Vilma há mais tempo do que a idade da minha filha mais velha. Desde os 25 anos de idade que Vilma está presente em minha vida. Doce e agradável presença. Ser amigo da Guerreira é um privilégio. Nós fomos e seremos grandes amigos. Lutei com ela todas as lutas. Ela dividiu comigo o embate das lutas que travei. Nunca nos abandonamos. Cultivamos juntos o amor e carinho por Macau.

Eleita Governadora do RN, retribuiu este amor, fazendo um governo gigante para a minha terra. Vilma jamais será Esquecida pelos macauenses. Sua obra está presente nos quatro cantos da cidade. A Vilma dos palanques era a mesma fora deles. Vivi com ela nos palanques e fora deles. Eu ia a casa dela e ela vinha na minha.

Vilma era humilde e simples. Decidida e determinada, não se vergava às adversidades. Vilma não tinha medo. Era forte, mas não era agressiva. Mantinha a autoridade, sem ser autoritária. O carinho pelos mais humildes não era uma encenação usada por muitos políticos. Era um sentimento verdadeiro de uma mulher que se identificava com os desprotegidos.

Vilma era uma LÍDER nata. Para mim Vilma foi amiga e paciente. Ela me tinha como amigo e filho. Como médico acompanhei a sua luta pela vida, mas infelizmente a medicina não vence esta guerra contra o câncer.

A minha Macau hoje chora com a perda de Vilma Guerreira. Num destes últimos encontros, ela salientou o carinho mútuo existente entre ela e os macauenses. Em setembro do ano passado, Vilma esteve em Macau pela última vez. Era o adeus de despedida àquela cidade que a amava. Naquela ocasião, chorei silenciosamente, pois sabia que ela não mais voltaria à Macau. Foi à última cidade do RN visitada por Vilma.

A presença de Vilma naquele momento da campanha para Prefeito, reafirmou o carinho e lealdade para comigo. Perdi uma grande amiga.

A GUERREIRA partiu.

Eduardo Lemos

facebooktwittergoogle_plusmail

LUTO: Prefeito de Macau Tulio Lemos emite Nota de Pesar pelo Falecimento de Wilma de Faria, ex-governadora do RN

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

Resultado de imagem para wilma com tulio e aladim

É com profunda tristeza, que nesse momento de perda irreparável, o prefeito de Macau Tulio Lemos se associa aos familiares, amigos e admiradores da vereadora de Natal e ex-governadora Wilma de Faria, falecida neste 15 de junho.

Na condição de jornalista, o prefeito Tulio Lemos testemunhou por mais de 20 anos todas as batalhas travadas na política pela ex-governadora, que teve em vida a marca de uma mulher forte e destemida, sempre disposta a enfrentar com a cabeça erguida os embates da vida.

Com a morte de Wilma de Faria, a cidade de Macau e o Rio Grande do Norte ficam órfãos de uma mulher que conseguiu como poucos políticos, trabalhar pelo nosso povo. Os dois governos de Wilma deixaram um importante legado para a Terra das Salinas com o saneamento básico, a Central do Cidadão, o Restaurante Popular, reforma em escolas, ampliação do programa do leite, Casa da Cultura, Farmácia de Todos e a tão sonhada ponte Nossa Senhora dos Navegantes.

A Guerreira, como carinhosamente passou a ser chamada também pelo povo macauense deu uma das maiores alegrias na campanha eleitoral de Tulio-prefeito, trazendo o sentimento de que a vitória estava mais próxima com a força do povo. Macau foi a única cidade do interior que ela visitou em campanha em 2016, contrariando até recomendações médicas, por esse gesto, o prefeito externa eterna gratidão.

Dona Wilma vai fazer muita falta não somente na cena política potiguar, ela deixa também uma grande lacuna na política de Macau, já habituada a conviver com a sua presença, cada vez mais forte e marcante nos últimos 15 anos.

Que Deus a receba em sua eterna misericórdia e conforte os familiares e amigos.

Macau, 16 de junho de 2017.

Tulio Bezerra Lemos

Prefeito de Macau

facebooktwittergoogle_plusmail

NOTA DE PESAR: Deputado Ezequiel Ferreira lamenta morte de Wilma de Faria

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 16-06-2017

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), emitiu Nota de Pesar pela morte da ex-governadora do estado e atual vereadora de Natal, Wilma de Faria.

Eis…

Resultado de imagem para wilma e ezequiel

O deputado Ezequiel Ferreira torna público o seu sentimento de pesar pelo falecimento da professora Wilma Maria de Faria, a cidadã potiguar que por mérito, trabalho, garra, coragem, determinação e espírito público, marcou a sua trajetória política com raro ineditismo e ousadia, destacando-se como a primeira prefeita de Natal, primeira deputada federal e primeira governadora do Estado.

Wilma de Faria norteou sua vida pública pelos caminhos da solidariedade e destacada visão social, deixando um legado importante para a população e a história do Rio Grande do Norte.

Aos seus filhos, deputada Márcia Maia, Ana Cristina, Lauro e Cíntia, aos seus irmãos e demais familiares e amigos, externamos a nossa solidariedade e votos de força e coragem nesse momento de profunda dor e emoção pela eterna ausência da mulher, cidadã, política e guerreira Wilma de Faria.

facebooktwittergoogle_plusmail