RN SUSTENTÁVEL: Secretaria de Turismo de Macau participa do Seminário Estratégico de Marketing Turístico

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-07-2017

Representantes da secretaria de Turismo de Macau participaram do Seminário

Na manhã de sexta-feira (28), a Secretaria de Turismo de Macau participou da apresentação do Seminário do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte, com apoio do Programa RN Sustentável e financiado pelo Banco Mundial.

“Essa ação significa um grande avanço para o setor, na medida em que se busca conhecer quais os principais mercados interessados em nossos produtos turísticos, o que facilitará a formatação dos processos de vendas mais adequados, traduzindo em racionalização de ações de promoção e foco nos potenciais clientes”, destacou Jemima Aladim, Secretária de Turismo de Macau.

O turismo é uma das poucas atividades econômicas que ainda estão com boas perspectivas de crescimento no estado, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela economia nacional, por conta de alguns fatores como a alta do Dólar em relação ao Real, o que está permitindo o brasileiro desistir de viagens internacionais e optar pelos destinos nacionais.

O município de Macau participou ativamente das oficinas de elaboração do plano nesses últimos 20 meses.

O Plano Estratégico de Marketing é mais um reforço que chega em um momento oportuno, reforçando a possibilidade de um crescimento no setor.

facebooktwittergoogle_plusmail

Vale Norte distribuirá panfletos com dias e horários da coleta de lixo em Macau e distritos

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 30-07-2017

Visando manter a população informada sobre a passagem do carro de coleta do lixo, começam a ser distribuídos pela Vale Norte, empresa responsável pela limpeza pública de Macau, panfletos com dias e horários da coleta na sede do município e nos distritos.

Segundo o responsável pela empresa em Macau, Samuel Jales, é importante que a população tome conhecimento da passagem do carro coletor na sua rua, bairro e distrito, trazendo para si, também a responsabilidade de manter a cidade limpa, não jogando o lixo caseiro na rua após o carro da empresa realizar a coleta.

Confira os dias da coleta de lixo na sua rua, bairro ou distrito.

Eis

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Escoteiros entram como parceiros em campanha de conscientização

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 30-07-2017

Local onde era jogado lixo foi transformado em jardim pelos escoteiros

A Vale Norte, empresa responsável pela limpeza pública de Macau, em parceria com o grupo de escoteiros Guy de Larigaudie, e apoio da Prefeitura de Macau, agendou para segunda-feira (31), o início da Campanha  de Conscientização  da população sobre a coleta de lixo do município.

Na oportunidade, serão destribuidos panfletos informativos  sobre os dias e horários da passagem do carro de coleta em cada bairro e distritos.

Não é a primeira vez que os escolhidos do Guy de Larigaudie realizam campanha de conscientização da população sobre o lixo na cidade.

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Cidade recebe placas de sinalização turística

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 25-07-2017

Pontos da cidade foram sinalizados

A Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Transportes, concluiu a implementação da sinalização turística da cidade. As placas indicam a localização de atrativos turísticos, como praias e igrejas e seguem os padrões de tamanho e altura exigidos pelo Departamento de Estradas e Rodagens.

A Secretária de Turismo Mauricéia Cavalcante acredita que esta ação de governo é de fundamental importância, uma vez que Guamaré é uma cidade turística. Entre os principais pontos turísticos sinalizados estão: Igreja Nossa Senhora da Conceição, Praça da Conceição, Porto de Guamaré, Ponte sobre o Rio Miassaba e Praia do Minhoto.

facebooktwittergoogle_plusmail

Projeto da Prefeitura de Guamaré segue revelando talentos no Taekwondo

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 25-07-2017

Atletas consagram-se campeões no taekwondo

O projeto Formando Campeões continua revelando estrelas de Guamaré em competições de várias modalidades esportivas fora de casa. No sábado (22), foi à vez dos campeões do taekwondo fazer bonito no 17° Natal Open de Taekwondo, competição de alto nível técnico, disputada na capital potiguar.

O evento aconteceu no Ginásio do DED, no bairro da Candelária e reuniu pouco mais de 250 atletas, divididos entre 14 equipes somente do Rio Grande do Norte, além das equipes dos vizinhos estados da Paraíba e Pernambuco.

Sempre contanto com total apoio da prefeitura para essas competições, através do aporte recebido pela Secretaria Municipal de Esporte, a equipe de Guamaré levou 25 atletas, sendo que destes, 22 atletas conquistaram medalhas. “Foram nove medalhas de ouro, oito de prata e quatro de bronze”, comemorou a Secretária de Esporte, Larissa Mayara.

Guamaré no ranking

Com o desempenho e o alto nível dos atletas, a equipe de Guamaré somou 93 pontos no quadro geral, ficando com a 4°colocação, atrás apenas das equipes de Assu, ACT 111 e Natal Kim, sendo esta última à equipe realizadora do evento.

facebooktwittergoogle_plusmail

AGRICULTURA: Cipriano Neto visita assentamentos e fiscaliza aplicação de credito do PRONAF-A

Arquivado em (Agricultura) Por Wallacy Atlas on 25-07-2017

Cipriano confere de perto aplicação de recursos

No ultimo dia 06 de julho, o Técnico em Agropecuária, Cipriano Neto realizou a primeira visita de campo para registrar as compras dos itens financiados pelo PRONAF-A, tendo como beneficiárias, as agricultoras Marconeide Oliveira e Marleandry Oliveira, do assentamento Mulungu, zona rural de Pendências. Nesse primeiro momento, foram adquiridas vacas leiteiras, ovinos e caprinos, forrageiras elétricas e materiais para reforma de cercas.

Mais trabalhos 

No dia 07, dando continuidade aos trabalhos, realizou-se, mais uma visita de campo pelo o técnico Cipriano Neto, desta vez, no assentamento Alto da Felicidade, zona rural de Pendências, com objetivo de registrar as aplicações financeiras dos recursos federais pela a linha de crédito PRONAF-A.

Nesse primeiro momento, foram visitados três agricultores familiares, num total até o momento, de 11 beneficiários. O dinheiro foi aplicado em compra de vacas leiteiras, compra de ovelhas, cabras, preparo de novas áreas, para plantio, construção de reservatório para água e reformas de cercas.

Fiscalizar aplicação dos recursos, é essencial para o bom entendimento entre todos

facebooktwittergoogle_plusmail

DEU PRAIA! Quarto domingo do “Orla de Férias” foi sucesso em Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 25-07-2017

Férias em Guamaré estão sendo as melhores para meninada

Durante as férias de julho, as crianças também encontraram opções diferentes de lazer na praia, patrocinadas pela Prefeitura de Guamaré. Em Aratuá, as opções de programas tem sido esportivas e de recreação, durante todos os domingos de julho com o “Orla de Férias”.

O projeto das Secretarias de Esporte e Turismo prepara a despedida dessa temporada para o próximo domingo, 30. “A procura tem sido boa, e domingo que vem vamos comemorar juntos o sucesso dessa iniciativa”, afirma Larissa Mayara, Secretária de Esportes.

Empolgado com o “Orla de Férias”, o prefeito Hélio Willamy já autorizou que o projeto fosse readaptado para acontecer em outras épocas do ano. “Temos uma orla bonita e segura com potencial para a gente aproveitar mais esse espaço público para o uso de toda a família de Guamaré”, concluiu.

Férias no mês de julho em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Projetos PRONAF-A são aprovados para agricultores da Associação Nova Dimensão

Arquivado em (Agricultura) Por Wallacy Atlas on 25-07-2017

Cipriano acompanhado do funcionário do Banco do Nordeste, Francisco Ribeiro (Chicão)

No mês de junho foi realizada a celebração das assinaturas referentes a 11 financiamentos rurais através do PRONAF-A na Associação Nova Descoberta, totalizando aproximadamente R$ 291.500,00, valor este, direcionado para compra de vacas leiteiras, manutenção de coco, preparo de área para novos plantios e construção de cerca.

Na oportunidade, as assinaturas foram acompanhadas pelo funcionário do Banco do Nordeste, Francisco Ribeiro (Chicão), com supervisão do Técnico em Agropecuária, Cipriano Neto, responsável pela a elaboração e assistência técnica.

O trabalho de Cipriano Neto tem sido importante para os agricultores e agricultoras, que buscam financiamento, e encontram no técnico, a confiança necessária para aprovação dos créditos.

Assinatura dos projetos PRONAF-A

facebooktwittergoogle_plusmail

CRISE: Prefeituras do RN podem não fechar folha de pagamento de julho em consequência da queda de quase 20% na segunda parcela do FPM

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o montante do segundo decêndio do mês de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado nesta quinta-feira, 20 de julho. A entidade aponta que o valor a ser repassado, quando comparado ao mesmo período de 2016, teve uma queda de 5,86%, em termos reais, essa queda é ainda mais acentuada, representando 8,12%. O repasse foi aproximadamente 20% menor do que a expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

A CNM explica que, apesar da expectativa, o resultado era esperado. Isso porque, nesse período, o repasse tende a ser menor devido à sazonalidade do FPM. Com base na tendência apresentada em anos anteriores, a entidade alerta aos gestores que o Fundo pode apresentar desempenho inferior nos próximos meses. Além disso, o segundo repasse extra de 1% do FPM só vai ocorrer em dezembro.

“Os gestores locais devem considerar, ainda, as incertezas em relação à consistência da recuperação econômica”, diz trecho da nota publicada pela entidade que deixa as prefeituras em estado de alerta, já que esses recursos são usados na sua maioria para o pagamento de pessoal.

facebooktwittergoogle_plusmail

ESPORTE: Guamaré começa jogando em casa na decisão do título do Campeonato Estadual Sub-20 de Futsal

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

Equipe de Guamaré com reais chances de chegar ao título de campeá da competição 

Nos dois próximos sábados acontece a Final do Campeonato Norte-Riograndense de Futsal Sub-20 entre o ABC/São Paulo do Potengi e o Guamaré. A decisão da competição acontece em duas partidas. O jogo de ida será neste sábado (22), às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo Ademir de Miranda, em Guamaré, e o jogo da volta acontece no dia 29 de julho, às 16 horas, em São Paulo do Potengi, no Ginásio Poliesportivo Aluízio Alves.

Nas duas partidas da Final não haverá a vantagem de saldo de gols, ou seja, se uma equipe ganhar um jogo por 4 a 0 e no outro jogo perder por 1 a 0 a partida irá para os pênaltis. Para ser campeão sem precisar ir para os pênaltis, a equipe terá que, no mínimo, ganhar uma partida e empatar a outra, ou vencer as duas partidas. A equipe de Guamaré conta com total apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes.

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Gestão se capacita para elaborar projetos para captação de recursos

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

Capacitação ajudará na captação de recursos para o município

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré esteve representada em uma atividade de capacitação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cujo tema foi a elaboração de projetos para captação de recursos. O treinamento aconteceu nos dias 17 e 18 passados, no Auditório da Emater em Natal.

Durante o evento foram apresentadas várias problemáticas comuns a grande maioria dos municípios, dentre elas: resíduos sólidos, poluição hídrica, coleta seletiva, déficit de abastecimento de água, dentre outros. Algumas medidas que estão sendo adotadas pelo Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios-NAGAM como o fortalecimento das instituições no âmbito municipal também pautaram a capacitação.

Fiscalização Ambiental e Planejamento

Dando prosseguimento às ações desenvolvidas pelo NAGAM/IDEMA, dentro do fortalecimento das ações ambientais, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré participa essa semana de uma capacitação com a temática de Fiscalização Ambiental. Segundo a titular da pasta, Andréa Advíncula, uma Oficina de Construção dos Planos Ambientais Municipais está programada para o início de agosto na cidade de Lajes.

facebooktwittergoogle_plusmail

TRT-RN realizará concurso público para servidor

Arquivado em (Justiça) Por Wallacy Atlas on 21-07-2017

TRT-RN abrirá vagas através de concurso público

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) aprovaram, durante sessão do pleno, realizada nesta quinta-feira (20), a proposta de realização de concurso público para servidor.

Com essa decisão, o TRT-RN iniciará os estudos para definir um cronograma de providências a serem tomadas. Ainda não há uma data para a realização do certame.

Vários Tribunais do Trabalho do país estão realizando concurso para servidores. O TRT-RN tem atualmente 650 servidores lotados na capital e no interior do estado e 24 cargos vagos.

A previsão é de que, até o final de 2018, com a aposentadoria de muitos servidores, 121 desses cargos estejam vagos.

facebooktwittergoogle_plusmail

Bolo confeitado

Arquivado em (Amizade) Por Wallacy Atlas on 20-07-2017

Hoje é de dia comemorar e cantar os “parabéns pra você” para querida amiga Brena Nascimento Veras, que vira a folhinha ladeada pela família e brinda com os amigos do lado esquerdo do peito a nova idade.

Brena comemora com o filhão a nova idade

Desejamos felicidades mil, saúde e paz!

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Representante da Procuradoria-Geral de Justiça destaca o compromisso da gestão Tulio Lemos para sair na frente no cuidado e na atenção às pessoas

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 20-07-2017

Prefeito assina termo e representante do PGJ destaca esforço da gestão

O I Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas, realizado nesta quarta-feira, 19, no Teatro Porto de Ama serviu também para o município de Macau apresentar toda a rede de proteção para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Representando o Procurador Geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta, Elaine Cardoso Teixeira destacou o fato da gestão Tulio Lemos retomar projetos, através de uma rede articulada, que se capacita para reconstruir oportunidades desvinculadas do uso prejudicial das drogas, especialmente para os jovens.

Na sua fala, o prefeito Túlio Lemos ressaltou que todas as secretarias municipais estão integradas para incrementar a implantação de políticas públicas sobre drogas. “A questão das drogas está inserida em uma rede complexa e entendemos que a atuação deve ir além da repressão, trazendo ações que coloquem em prática a filosofia do projeto Transformando Destinos”, declarou o chefe do executivo, bastante otimista.

Transformando Destinos

“A proposta apresentada pelo Transformando Destinos é chamar a atenção da sociedade para o problema das drogas, com enfoque não em combater, mas sob a perspectiva do cuidado e da atenção às pessoas. Temos um dado que retrata bem isso: o índice de evasão escolar está intimamente ligado ao crescimento no acesso ao consumo de drogas entre crianças e adolescentes. Então é preciso reforçar essa rede, com o fortalecimento das políticas públicas”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça adjunta Elaine Cardoso.

Termo de cooperação técnica

Durante o fórum, onde também compôs a mesa de autoridades a presidente do Comitê Gestor do Transformando Destinos, a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Andréa Lemos, o Ministério Público do Rio Grande do Norte renovou o termo de cooperação técnica com o município, representando a ratificação do acordo firmado em 2015.

A comitiva do MPRN no Fórum contou com a Promotora de Justiça Sandra Angélica, que apresentou a palestra “Políticas sobre drogas no Rio Grande do Norte e o Projeto Transformando Destinos” e ainda com a participação das promotoras Kalina Filgueira e Isabel Menezes.

Representando o Projeto Redes, articulado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, Gustavo Dias e Martha Emanuela também participaram ativamente das discussões no Fórum, onde técnicos das secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social apresentaram painéis detalhando os serviços que são ofertados na rede pública em Macau.

Evento foi um verdadeiro sucesso

facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Assistência Social capacita servidores para melhorar serviços

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 20-07-2017

Assistência Social capacita servidores para melhorar serviços em Guamaré

A capacitação de servidores do quadro da Prefeitura de Guamaré é uma marca da gestão municipal nos últimos 55 meses. Atualmente, na Escola de Governo em Natal, está acontecendo uma capacitação com supervisores do Programa Criança Feliz e o município está representado pela Pedagoga Eleonaide Mendes Avelino, que atualmente coordena o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues considera a capacitação como aprimoramento na qualidade de atendimento complementar a atuação da equipe do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS. A adesão do município ao Programa Criança Feliz aconteceu na perspectiva de ampliar o Programa Municipal de Atendimento na Primeira Infância (PAPI),

Na programação da capacitação, conteúdos direcionados à importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, dentro dos mais variados aspectos sociais e ainda uma abordagem sobre a prática de campo e o papel do Sistema Único de Assistência Social – SUAS no Criança Feliz.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. No Rio Grande do Norte o projeto atende 18 mil famílias em 126 municípios, cujas prefeituras se habilitaram a participar do programa.

facebooktwittergoogle_plusmail