Macau, meu amor!

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Macau, terra acolhedora!

Parabéns pelos seus 142 anos de lutas e glórias.

#MacauMeuAmor #Macaua142Anos #Macau #RN #Nordeste #Brasil

facebooktwittergoogle_plusmail

Atendendo cobranças do prefeito Tulio Lemos, Governo do Estado se pronuncia oficialmente sobre crise no abastecimento de água em Macau

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Após repetidas cobranças do prefeito de Macau, Tulio Lemos de um posicionamento oficial do Governo do Estado e da Caern acerca do desabastecimento de água que castiga a cidade, em nota à imprensa, o governo informa algumas providências adotadas e convoca uma reunião para a próxima segunda-feira, 11, com os prefeitos da região, usuários de água produtores da região do Vale do Açu e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu para, juntos, encontrarem a melhor alternativa para dar continuidade ao abastecimento desses municípios.

Veja o comunicado do Governo do Estado:

Nota à Imprensa

A respeito de problemas no abastecimento de água em municípios da região do Vale do Açu, o Governo do Estado esclarece:

Há cerca de dez dias, a CAERN comunicou a dificuldade para efetuar a captação e abastecimento para a população daquela região. A partir dessa informação, a fiscalização do Instituto de Gestão de Águas (IGARN) detectou o aprofundamento de canais que desviam água do leito natural do rio Açu para captação de produtores que atuam na área, reduzindo a disponibilidade hídrica do sistema para as cidades de Pendência, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.

O Estado notificou a Agência Nacional de Águas (ANA), órgão responsável pela gestão do sistema.

Mesmo sendo prerrogativa da ANA apurar e tomar as medidas cabíveis para solucionar essa situação, o Governo do Estado está adotando providências para minimizar os efeitos do desabastecimento.

  1. Está sendo encaminhado à ANA e ao Ministério da Integração Nacional o pedido formal de desassoreamento do rio Açu, iniciando pelo trecho entre Alto do Rodrigues e Pendências;
  2. Na próxima segunda-feira (11) serão reunidos os usuários de água produtores da região do Vale do Açu e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica para, juntos, encontrarmos a melhor alternativa para dar continuidade ao abastecimento dos municípios da região;
  3. Também serão reunidos os prefeitos das cidades atingidas pelo desabastecimento daquele sistema para iniciar as orientações a respeito da gestão da Operação Vertente (carros-pipa), que objetiva o abastecimento humano.

O Governo do Estado está empenhado em encontrar as devidas soluções para esta questão com a maior rapidez e com o mínimo de prejuízo para a população.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

facebooktwittergoogle_plusmail

População de Macau “consome” água de péssima qualidade

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Há mais de 30 dias à população de Macau vem sofrendo com a falta constante de água, devido o baixo nível do Rio Açu/Piranhas que abastece o município e região salineira, consequência da falta de chuvas em todo Nordeste.

São 3, 4 ou até mesmo uma semana inteira sem água.

Mas,

Quando os macauenses se deparam com água em suas torneiras, se assuntam com a cor, cheiro e péssima qualidade, ao ponto de não servir se quer para o banho.

A CAERN não tem tratado a água, e quem padece com tamanha falta de responsabilidade é os menos favorecidos financeiramente, que não podem comprar garrafões de água mineral todos os dias para o consumo e higiene pessoal.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Caern não concede descontos nas contas após população passar dias sem água

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

… E as contas do “consumo” de água continuam chegando às residências dos macauenses sem nenhum desconto concedido pela CAERN, mesmo a população ficando sem um pingo durante dias ou semanas inteiras.

São contas com aumento de até 30%, durante um mês com em média 15 dias sem agua, um absurdo!

A reclamação é geral, e Macau não dispõe de PROCON para defender os direitos do consumidor.

Contas sem desconto não param de chegar

Foto Ilustrativa
facebooktwittergoogle_plusmail

Prefeito Tulio Lemos prestigia o Fogo Simbólico da Pátria nos seus 60 anos

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Fogo Simbólico em seus 60 anos

Um dos maiores símbolos da Semana da Pátria em Macau, o Fogo Simbólico, chegou aos 60 anos e foi recebido no clima de muita emoção, na noite deste domingo (02), com os aplausos da população macauense e das autoridades que prestigiaram a festa da acolhida aos grupos de escoteiros e o acendimento da pira olímpica na Praça Sempre Alerta, na Rua Marechal Deodoro, Centro.

O prefeito Tulio Lemos esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Jairton Medeiros, ainda no sábado, em um trecho do percurso de mais de 500 quilômetros dos grupos de escoteiros, que deixaram a cidade de Triunfo (PE) com destino a Macau. Um grande público, na sua maioria, familiares de escoteiros e admiradores do escotismo na Terra das Salinas prestigiou a solenidade.

Flávio Ribeiro, presidente do grupo de escoteiros Guy de Larigaudie acendeu a pira olímpica com o prefeito Tulio Lemos. “Foi à primeira vez que um prefeito compartilhou conosco da emoção do Fogo Simbólico, prestigiando essas crianças e jovens que aprendem com o escotismo a ter responsabilidade com a nossa cidade e com a vida do próximo”, destacou, agradecendo também o apoio da Prefeitura de Macau. Segundo Flávio, esse aporte fez com que o evento fosse realizado a altura da festa esperada para 2017.

Vice-prefeito Rodrigo Alaim presente no  Fogo Simbólico 60 anos

Prefeito Tulio ascende a tocha do Fogo Simbólico 60 anos

Fotos: Francisco Anthon
facebooktwittergoogle_plusmail

Comunidades GLBTS e Ciganas, Pescadores e Cadeirantes como protagonistas da festa cívica de aniversário de Macau

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Inclusão social é a marca da gestão Tulio Lemos

Inclusão social é o conjunto de ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classes sociais, educação, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Nesse foco, a Prefeitura de Macau organizou uma programação cívica nas comemorações do aniversário de emancipação política da cidade, contando com a participação de representantes de comunidades GLBTS e ciganas, marisqueiras e pescadores, portadores de necessidades especiais e de dependentes químicos em processo de ressocialização.

Na sexta-feira (08), hasteou a Bandeira do Brasil, dois representantes dos movimentos GLBTS, o professor Javaerton Sousa e a funcionária pública na área de saúde, Maria de Lourdes, que também é comerciante na cidade. A bandeira do Rio Grande do Norte foi hasteada pelo funcionário público Lindembergue Dantas, representante do movimento cigano, acompanhando do seu sobrinho Italo Matheus, membro da 3ª geração de ciganos radicada em Macau.

A bandeira de Macau foi hasteada pelo representante dos dependentes químicos em processo de ressocialização e hoje funcionário contratado da prefeitura, Erivan Gomes da Silva. A pescadora e artesã Célia Farias também participou do momento cívico do hasteamento, juntamente com o cadeirante Samuel Cortez, de apenas sete anos, aluno do 2º ano do ensino fundamental I, na Escola do SESI.

“O respeito começa com a inclusão social. A Prefeitura de Macau inverte os papéis e devolve a autoridade ao povo, o verdadeiro dono do poder”, destacou o professor e membro da comunidade GLBTS, Javerton Souza, lembrando que o fato é inédito na cidade. “Esse gesto por mais simples que pareça tem um valor imensurável para quem percebe um olhar distante de sociedade no seu dia a dia”, concluiu.

Dois dias antes, a Prefeitura de Macau já havia convidado para o hasteamento de pavilhões, por ocasião da Semana da Pátria, uma transexual, uma cadeirante portadora de necessidades especiais e um idoso. A programação alusiva aos 142 anos de emancipação política da cidade se encerra neste sábado, 9 de setembro, feriado municipal.

 

Desfile e inclusão social marcam comemorações em Macau

Fotos: Francisco Anthony
facebooktwittergoogle_plusmail

CELEBRAÇÃO: Missa solene lembra os 142 anos de emancipação política de Macau

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Missa marcou a passagem dos 142 anos de Macau

A missa da comunidade na noite deste domingo (03), na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macau também foi em ação de graças pelos 142 anos de emancipação política da Terra das Salinas, comemorado no próximo sábado, 9 de setembro.

Celebrada pelo vigário paroquial, padre Robinson Paulo, a missa solene lotou a Matriz e contou com as presenças do prefeito Tulio Lemos, do vice-prefeito Rodrigo Aladim e do presidente da Câmara Municipal, vereador Jairton Medeiros-Pintinho.

Padre Robinson Paulo dedicou boa parte da homilia à história da cidade, destacando a receptividade e o bom acolhimento do povo macauense. A primeira-dama de Macau e Secretária de Assistência Social, Andreá Lemos e a Secretária de Turismo, Jemima Diniz, além de servidores públicos e membros da Pastoral Familiar da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição também participaram da celebração religiosa, abrilhantada com a participação da Filarmônica Monsenhor Honório.

Prefeito Tulio Lemos e o vice-prefeito Rodrigo Aladim acompanhados das esposas participam da missa em comemoração aos 142 anos de Emancipação Política de Macau

Fotos: Francisco Anthony
facebooktwittergoogle_plusmail

O Mundo Encantado da Literatura no 7 de Setembro em Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Prefeito Hélio presente as comemorações do 7 de setembro

“Um desfile cívico para entrar para a história da cidade”. Essa foi a opinião do cordelista Antônio Francisco, que desfilou com a Escola Francisco Freire na parada do 7 de Setembro em Guamaré. O evento foi prestigiado pelo prefeito Hélio Willamy, vice-prefeita Iracema Moraes, os vereadores Carlos Câmara, Lizete Negreiros, Eudes Miranda e Ednor de Albuquerque, secretários municipais e pelo Prefeito de Macau, Tulio Lemos.

Uma boa estrutura foi montada na orla de Aratuá, que abriu espaço para os desfiles dos alunos das escolas da rede pública e convidados. Um grande público prestigiou a passagem das representações estudantis que apresentaram na avenida uma releitura do tema: “Viajando no Mundo Encantado da Literatura”.

Para contextualizar a temática, a Secretaria Municipal de Educação trabalhou com vários escritores da literatura infantil, contando estórias bem conhecidas do público, entre fábulas e contos, resgatando personagens imortalizados em livros e nas estórias de quadrinhos.

Participaram ainda do desfile cívico, as bandas marciais das Escolas Benvinda Nunes Teixeira e Maria Madalena da Silva (Baixa do Meio) e a filarmônica do município. A Guarda Municipal, a Defesa Civil, um pelotão da Guarda Mirim e os jovens do Núcleo de Justiça Comunitária também receberam os aplausos das autoridades e do público.

“O momento é de agradecimento a todos que fizeram desse desfile uma ocasião ímpar e inesquecível”, declarou o prefeito Hélio Willamy, destacando a riqueza do trabalho apresentado pelas escolas para a população. “Vimos aqui o reflexo do compromisso da nossa gestão com a educação de Guamaré”, concluiu. Também falaram ao público, a vice-prefeita Iracema Morais e a Secretária de Educação, Cinthya Miranda.

7 de setembro é marcado pela civilidade em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Igreja Assembleia de Deus em Angicos celebrá 30º anos do conjunto de jovens “Rosa de Saron”

Arquivado em (Religião) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Angicos celebrará com júbilo, o 30º (Trigésimo) aniversário do Conjunto de Jovens, “Rosa de Saron”. O Culto festivo em Ação de Graças acontecerá no dia 16 de setembro do ano em curso.

Conforme informação repassada pela assessoria de comunicação da denominação evangélica Cristã, são aguardados mais de 150 Jovens das Regiões do Médio Oeste, Vale do Açu, Central e da Cidade de Angicos.

Em seu cronograma, às 14h haverá uma “Tarde de Renovo” no Templo Central. Na preleção da palavra, Ir. Samuel Santos da cidade de Upanema. No louvor, participação: Jovens local e Regional.

Às 19h, Culto de Ação de Graças pelos 30 anos do conjunto Rosa de Saron. Preletor: ELIMELEQUE Marques- Jucurutu LOUVOR: Conjuntos locais e regionais.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Angicos fica situada à Avenida Senador Georgino Avelino, no Centro, próximo ao Terminal Rodoviário.

facebooktwittergoogle_plusmail

Nome da literatura nacional no 7 de setembro de Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Prefeito Hélio prestigia trabalho do grande artista Antônio Francisco 

“Viajando no Mundo Encantado da Literatura”. Essa foi à temática do desfile cívico do 7 de Setembro na cidade de Guamaré e para contextualizar o tema, a Secretaria Municipal de Educação convidou o poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, Antônio Francisco.

Mossoroense com projeção nacional, Antônio Francisco teve a sua obra “Os Animais tem Razão” trabalhada dentro de um projeto pedagógico pela Escola Municipal Francisca Freire. Antes do desfile, ainda na quarta-feira (06), o cordelista recebeu autoridades, educadores e convidados para uma tarde de autógrafos no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo.

No Ginásio de Esportes da Escola Francisco Freire, aconteceram algumas apresentações com referência a literatura de cordel e uma homenagem a Antonio Francisco pelo cordelista Chico de Betânia. O artista convidado também compartilhou suas experiências ao participar de um diálogo social com educadores e alunos.

7 de Setembro

No grande desfile de 7 de Setembro, Antônio Francisco entrou na avenida em carro aberto, sendo ovacionado pelo público. O momento mais aguardado ficou reservado para a passagem do artista em frente ao palanque oficial, quando ele recitou o cordel “Os animais tem razão”, obra apresentada em alas pelos alunos da Escola Francisca Freire.

“O reencontro com Guamaré me traz boas lembranças e a alegria de ver hoje a sensibilidade do prefeito Hélio Willamy em fomentar a cultura, a partir da propagação da literatura de cordel. Esse gesto é de grande valor, pois incentiva para que saia daqui futuras gerações de escritores, poetas e cordelistas”, declarou Antonio Francisco em tom de emoção.

Artista sendo prestigiado no 7 de setembro em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Ezequiel Ferreira inclui Macau em solicitação de barragens submersas e programas governamentais

Arquivado em (AL/RN) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Municípios das regiões Salineira, Central e Seridó serão os próximos beneficiados pela ação parlamentar do deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, que esta semana encaminhou requerimentos ao Governo do Estado, solicitando benefícios que foram reivindicados por moradores das cidades de Macau, Pedra Preta e Ouro Branco e de comunidades rurais.

“Para diminuir os efeitos da seca que atinge o Estado estão sendo construídas barragens submersas, que têm tecnologia milenar aperfeiçoada pela EMBRAPA, e são capazes de diminuírem o impacto da falta de água. A zona rural de Macau está com um sério problema por causa da falta de água. É importante ressaltar que mais de sete mil pessoas moram em comunidades rurais naquele município”, justifica o deputado Ezequiel Ferreira ao solicitar estudo de viabilidade técnica para a construção de barragens submersas em Macau.

Ezequiel inclui Macau em sua solicitação ao governo do RN

facebooktwittergoogle_plusmail

Ações de Saúde chegam às escolas de Guamaré

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

O trabalho intersetorial desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e Educação no município de Guamaré é responsável por levar ações do Programa Saúde da Escola-PSE às unidades de ensino na cidade e nas comunidades. A iniciativa tem total apoio da prefeitura e vem recebendo elogios da comunidade escolar.

Através dessa articulação intersetorial é possível que um leque de serviços de saúde, focados na prevenção de doenças e agravos a saúde, beneficie a comunidade escolar, atendendo diretamente crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Segundo o Secretário de Saúde, Adriano Diógenes, durante as ações do PSE são colocados à disposição dos alunos uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Atendimento médico e de enfermagem para diagnóstico de hipertensão e diabetes juvenil, imunização, triagem oftalmológica, avaliação fisioterápica para avaliação da postura e ergonomia são alguns dos serviços que chegam com essas ações.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nessas ações acontecem ainda a avaliação nutricional, psicológica e fonoaudiológica. “Nosso objetivo é que até o final do ano letivo, as ações do PSE cheguem a todas escolas do município, da rede pública e privada, garantindo uma ampla avaliação das condições de saúde dos alunos”, concluiu Adriano Diógenes.

Saúde bucal é prioridade para os baixinhos em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

Guamaré oferece atendimento odontológico em domicílio para pacientes acamados

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

O atendimento odontológico domiciliar é um dos diferenciais na prestação de serviço ao cidadão pela Prefeitura de Guamaré na saúde pública. Com as dentistas Jéssica Freire e Juliana Moreno, um programa vem atendendo essa parcela da população que não pode se deslocar até as unidades de saúde.

A primeira ação foi realizada no Distrito de Baixa do Meio. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas visitas à pacientes acamados/domiciliados. Triagem e avaliações (entendendo os motivos que impossibilitam o comparecimento a Unidade Básica de Saúde) foi o ponto de partida do programa.

Pacientes sequelados, decorrente de acidente vascular cerebral, paraplégicos, decorrente de acidente doméstico ou automotivo e ainda portadores de doenças crônicas descompensadas, a exemplo da Diabetes e Hipertensão foi o público alvo da ação.

Atendimento prioritário para pacientes em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

TRT-RN reverte justa causa de operadora que deu desconto à cliente

Arquivado em (RN) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) manteve decisão da 5ª Vara do Trabalho de Natal que reverteu à demissão por justa causa de operadora da SKY que concedeu desconto a um cliente.

A ex-empregada alegou no processo que foi dispensada de forma arbitrária e abusiva pela empregadora Teleperformance Crm S.A., que prestava serviço para a SKY. De acordo com ela, não houve motivo para a aplicação da justa causa, pois o desconto dado ao cliente estaria disponível no sistema de atendimento.

Já a empresa alegou que o benefício concedido pela operadora, em um contrato no valor de R$ 150,00, estaria acima do que lhe era permitido fazer.

Na sentença da 5ª Vara do Trabalho de Natal, consta o áudio da conversa telefônica entre a cliente e a operadora, que mostra a ex-empregada concedendo “a isenção da taxa de manutenção no valor de R$ 50,00 para a próxima visita técnica para conserto de um aparelho com defeito”, valor inferior ao alegado pela empresa.

Para a juíza, caberia à empresa comprovar que o desconto concedido pela operadora seria indevido. “Para isso, no entanto, seria necessário indicar com exatidão quais as regras e os critérios utilizados para o desconto, o que não aconteceu”.

Juíza Elizabeth Florentino atua competentemente 

facebooktwittergoogle_plusmail

Gamboas de Guamaré despertam interesse no turismo náutico

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 09-09-2017

Dona de belas praias, rios, dunas e de um rico potencial turístico ainda inexplorado economicamente, aos poucos, o município de Guamaré vem ocupando lugar no mapa das cidades que se destacam como destino turístico na Costa Branca. A realização da I Expedição Gamboas no último sábado (02), foi o marco zero para a exploração do turismo náutico.

O evento aconteceu no intervalo das 9h às 19h, contando com participação de cerca de 60 remadores de Stand Up e a presença do prefeito Hélio Willamy. O apoio da Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Turismo foi fundamental para o sucesso da iniciativa que atraiu visitantes da capital e de outras regiões do estado.

Segundo a Secretária de Turismo Mauricéia Cavalcante, os participantes da expedição desfrutaram das belezas naturais e encantadoras que a cidade oferece e ficaram surpresos com tudo que viram em Guamaré. “A travessia da Orla da Praia até o Canto do Amaro foi uma das mais belas que fiz até hoje”, ressaltou Geraldo Pessoa, praticante de Stand Up e participante do evento, que teve também a parceria da empresa Black Point.

Gamboas são atrativos do turismo em Guamaré

Foto: Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail