PAGAMENTO: Prefeitura de Macau conclui hoje folha de setembro de aposentados

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

Através de nota oficial, divulgada no início da tarde desta terça-feira (31), a Macau Previ confirmou que já disponibilizou o arquivo com os 20% do restante da folha de pagamento de setembro dos aposentados e pensionistas do município. Os valores estarão disponíveis para saques bancários nas próximas 24 horas, dependendo do sistema da Caixa Econômica Federal.

O montante desembolsado hoje corresponde a aproximadamente R$ 320 mil e atende 113 beneficiários da previdência municipal, de um total de 514 aposentados e pensionistas. “Com esse pagamento estamos concluindo a folha de setembro, lembrando que 401 servidores inativos já receberam os seus vencimentos por faixa salarial em datas anteriores”, informou o Presidente da Macau Previ, Raimundo Peni.

Peni voltou a lembrar que nos primeiros seis meses da atual gestão foi possível quitar toda a folha de inativos no mês em curso. “A situação financeira obrigou a gente refazer o planejamento, optando pelo escalonamento nos pagamentos, priorizando inicialmente as duas faixas salariais menores, mas que contemplam o maior número de servidores”, explicou.

facebooktwittergoogle_plusmail

População da Cohab agradece ação da prefeitura na recuperação da estrada de acesso à BR 406

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

A população da Cohab e das comunidades que trafega diariamente pela estrada que liga o conjunto habitacional à rodovia federal BR 406, não precisa mais enfrentar a buraqueira e a falta de segurança. O trecho de pouco mais de dois quilômetros foi totalmente recuperado, recebendo nova pavimentação.

A via de acesso à principal rodovia que liga a cidade de Macau a capital do estado é usada pela Viação Cabral e pelos alternativos para o transporte de passageiros, sendo também uma porta de chegada e de saída para os estudantes dos municípios vizinhos, matriculados no Campus do IFRN-Macau, localizado na Cohab.

Prefeito Tulio acompanhou de perto os serviços

Câmara atuante

Responsável por cobrar o benefício diretamente ao governador Robinson Faria, o prefeito Tulio Lemos acompanhou o início da obra, juntamente com a Secretária Municipal de Infraestrutura, Rose Anne Araújo e os técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, que visitaram Macau para dar a boa notícia. A solicitação dessa obra já concluída, também atendeu o requerimento 297/2017 de autoria do vereador Jairton Medeiros-Pintinho, atual presidente da Câmara Municipal.

Vereador Pintinho conferiu de perto a finalização do serviço

facebooktwittergoogle_plusmail

FINADOS: Prefeitura de Macau trabalha na limpeza e manutenção dos cemitérios para o feriado de finados

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

A Prefeitura de Macau conclui os serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios do município, que estão sendo preparados para a tradicional visitação pública, por ocasião do feriado nacional do Dia de Finados, nesta próxima quinta-feira, dia 2 de novembro.

A atuação da Secretaria de Infraestrutura se verificou tanto interna, quanto externamente em todos os cemitérios públicos do município. Os serviços compreenderam os cemitérios, sob a responsabilidade da Prefeitura, tanto os da sede urbana – Cemitério Monsenhor Honório– como os localizados nas comunidades Ilha de Santana, Tambaú, Soledade, Barreiras e Diogo Lopes.

No Cemitério Monsenhor Honório, o maior da cidade, estão sendo realizados serviços de capinagem, roço, pinturas de guias, pintura da fachada e dos muros e a retirada de metralhas de construção e recuperação de túmulos. A iluminação pública da área também recebeu melhorias.

Cemitérios passam por reforma 

facebooktwittergoogle_plusmail

Salvando vidas, Centro Cirúrgico de Guamaré atinge a marca de 2 mil cirurgias

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

No município de Guamaré, a saúde pública é vista com bons olhos pela população e esse reconhecimento não veio à toa. O Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Lucas de Miranda, por exemplo, atingiu a marca de 2 mil cirurgias, na última sexta-feira (27), sem registrar sequer um caso de infecção hospitalar ou qualquer outra intercorrência clínica.

Desde a sua inauguração, o Centro Cirúrgico tornou-se referência em procedimentos de baixa e média complexidade, não apenas para a cidade, mas para a população dos municípios das regiões do Mato Grande e Salineira que procura pelos serviços.

A Secretaria Municipal de Saúde computa a média mensal de 160 procedimentos cirúrgicos, divididos nas duas salas que compõem o Centro Cirúrgico. “A nossa gestão investe continuamente nesse serviço, vencendo os desafios com a eficiência das equipes médicas”, destacou o prefeito Hélio Willamy.

Em quase 30 meses, o Centro Cirúrgico de Guamaré atendeu casos de cirurgias herniorrafias, colecistectomias, histerectomias, ooforectomias, parto por cesariana, cirurgias otorrinolaringológicas, proctológicas, mastológicas, urológicas, dentre outras.

As cirurgias ortopédicas de ombro, joelho, ginecológicas, correção cirúrgica de fraturas e de túnel do carpo também já são feitas na cidade, a exemplo do que acontecem com os casos de indicação cirúrgicas nas áreas ginecologia, cirurgias vasculares e otorrinolaringológicas.

Secretário Municipal de Saúde, Adriano Diógenes destaca os avanços, que segundo ele, somente são possíveis, porque antes de qualquer coisa, Guamaré tem um prefeito que prioriza o cuidado com as pessoas, optando por salvar vidas. “Somos o único município que realiza na rede pública cirurgias ortopédicas vídeo assistidas”, destacou Adriano, lembrando que os investimentos não vão parar por aí.

Saúde em Guamaré com qualidade e avanços

facebooktwittergoogle_plusmail

Em Guamaré, alunos passam por simulado da Prova Brasil

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

A Secretaria Municipal de Educação aplicou durante todo mês de outubro simulados on-line da Prova Brasil, para os alunos dos 5os anos do Ensino Fundamental I e dos 9os anos do Ensino Fundamental II, a fim de estimular a familiaridade com as questões abordadas em Língua Portuguesa e Matemática no provão que vai avaliar a qualidade do ensino em Guamaré.

Segundo informações da pasta, também foram medidos os níveis de acertos dos alunos. “A estatística será usada como termômetro para as questões a serem tratadas posteriormente com os professores na abordagem dos programas nas duas disciplinas”, explicou a secretária de Educação, Cynthia Miranda.

Alunos  passam por simulado da Prova Brasil em Guamaré

facebooktwittergoogle_plusmail

V Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do RN acontece dia 09 de novembro

Arquivado em (Agricultura) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte (SINTARN) e a Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte (ATARN) promoverão, no dia 9 de novembro de 2017, na Escola Agrícola de Jundiaí em Macaíba, o V Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte. O evento pretende reunir profissionais técnicos agrícolas das diversas modalidades (agropecuária, agroindústria, aquicultura, pesca, agroecologia, meio ambiente, entre outros), estudantes e professores de ensino técnico agrícola.

Em 2017 os técnicos agrícolas celebram os 30 anos de enquadramento pelo Ministério do Trabalho como 35º grupo de Profissionais Liberais no campo da Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL). Durante o Encontro Estadual, haverá um painel para debater a importância deste enquadramento da categoria profissional e debate sobre o processo de tramitação do Projeto de Lei que cria os Conselho Federal de Técnicos Industriais e Técnicos Agrícolas (CNTIA) e os Conselhos Regionais de Técnicos Industriais e Técnicos Agrícolas.

Haverá, também, palestras sobre a inserção do técnico agrícola no mundo do trabalho, com foco no cooperativismo de trabalho, e sobre o ensino técnico agrícola. Tradicionalmente o SINTARN e a ATARN, a cada encontro, homenageiam técnicos agrícolas que contribuíram para o fortalecimento das lutas do movimento.

Para Cipriano Neto, Presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte, o evento será importante para categoria, que apesar das dificuldades e falta de apoio do poder público, vem conquistado espaços e o reconhecimento pelo trabalho prestado aos agricultores e agricultoras.

facebooktwittergoogle_plusmail

ARTIGO: Turbulências e a necessidade de manter a fé

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 31-10-2017

Turbulência, seja no mar ou no ar, é sempre sinônimo de adversidade, tribulação, dificuldade e desordem.

E dizer hoje que o governo Túlio Lemos passa por momentos de turbulências soa como algo ruim. de fato, assim como um avião que treme no ar, o momento do governo municipal não é bom.

Mas como diz o popular ditado que “há males que vêm para o bem” a turbulência pode também vir a ser algo bom.

É só percebermos que para mexermos o açúcar no fundo de uma xícara precisamos fazer “turbulência” no café, ou na água com o sabão. as vezes é preciso mexer pra achar o tom, a medida ou as peças certas. já que é impossível aprimorar o que nasce perfeito, ou sendo mais ousado “governo que não começa mal não tem como melhorar”

E para que não fiquemos nós (os passageiros deste vôo), desesperados como se a luz no fim do túnel tivesse se apagado é preciso sabermos de uma coisa fundamental nesses casos:

Toda turbulência tem começo, meio e fim.

Não há uma turbulência que dure a viagem toda, é como uma tempestade, algo que irá passar. Mas para que termine precisamos saber qual rumo tomar, qual caminho seguir. Não podemos ficar encarando-a como uma pequena e inofensiva neblina.

É preciso pulso firme, atitude e convicção para não se perder em meio a tempestade. E Túlio, ao demitir de forma sumária todos os cargos comissionados do governo demonstrou finalmente ter encontrado – e principalmente aceitado depois de muito relutar – o caminho.

A luz no fim do túnel ficou sim turva, embaçada, parecida com uma pequena chama de uma vela, porém não se apagou, está acesa, continua acesa e é preciso acreditar que continuará assim.

As feridas vão aparecer, o remédio será dolorido e amargo, já está sendo, mas a tendência é sempre melhorar.

Por outro lado é bom ver que Túlio enquanto prefeito continua se mostrando comprometido com o sucesso administrativo e coletivo de Macau. Vai a reuniões, palestras, à Brasília, à Caern e ao Governo do Estado rotineiramente em busca de soluções e ajuda, e mais importante que isso: ele já está adaptado a nova situação financeira que o nosso município se encontra, já aceitou que Macau hoje arrecada pro básico, quando dá sorte.

Este é o primeiro tipo de turbulência que o prefeito Túlio Lemos tem pela frente: formada por problemas materiais e tratáveis, alguns causados por ele (como o mesmo já admitiu) outros não. mas todos são de responsabilidade intransferível de Túlio Bezerra Lemos.

O segundo tipo de turbulência é uma mais grave, nociva e que foge de suas mãos a capacidade de contornar ou acabar, é a turbulência social.

As turbulências sociais, na política, são usadas para destuírem e encerrarem de forma precoce governos ou perpetuar um desgaste que sem ela seria momentâneo, bem menor.

Fabricadas por grupos políticos ou pessoas que desejam trocar o caos pelo poder, pura e simplesmente. Sem amarras. Algo como um aluno que tenta tomar o lugar do professor apenas para poder escolher o que irá ou não cair na prova.

Não há propósito, não há crescimento, não há racionalidade nem pudor algum, é o caos em troca do poder, da desgraça do outro, da desgraça de Macau.

Uma vez instalada essa turbulência social não há consenso sobre mais nada. As discussões sobre o futuro da cidade se tornam agressivas. Brigas, processos e incitações a violência são pratos principais no cardápio dos operadores do ódio, que financiam e alimentam esse grupo cada vez maior de gente detentora de insatisfações pessoais. Com dinheiro, mentiras, supostos problemas de saúde, casos extra-conjulgais, falsas informações, montagens, ódio e veneno.

Agora, em Macau, não há mais diálogo político. Existem visões grosseiramente antagônicas, provocadas e criadas de forma artificial por dois grupos distintos, um de pessoas com sede de poder, na real intenção de tornar o caos regra, para poder emergir do meio deste caos um monstro (talvez um candidato), cruel e sanguinário que se alimenta e se sustenta da desordem e da politica de outrora: baixa, vil e promíscua.

E outro que acha que tá tudo bem.

Logicamente sou a favor de protestos contra a corrupção e manifestações individuais de opinião ou credo, entretanto, é preciso ter muito cuidado para não confundir um quadro de desordem causada por atrasos de salários e fornecedores com um quadro de corrupção bem ordenada. Lutar contra o primeiro (atitude legítima), pra acabar trazendo o segundo.

A desgraça moral, o descalabro e a cara de pau do segundo quadro de forma ordenada. Democratizada e bem repartida entre os que financiaram e estruturaram a revolta contra o primeiro: desordem administrativa.

Por isso acredito que esta turbulência que nossa cidade de Macau passa pode ser o ingrediente que faltava pra provocar uma união a favor de Macau, do bem coletivo.

É preciso acreditar em Macau, é preciso acreditar em Túlio Lemos e deseja-lo boa sorte, pois, o primeiro quadro (desordem administrativa) cabe a ele achar o caminho da saída, já o segundo (corrupção ordenada) praticado e orquestrado por quem hoje cobra “na cara dura” lisura e transparência do atual gestor só traz prejuízo pra quem vem depois. E lembrem, hoje é o depois de ontem.

Hipocrisia ou conveniência, chame como quiser, seja como for, o caminho não é esse.

Por Rudnick

facebooktwittergoogle_plusmail

Baixa do Meio comemorou 82 anos de criação em grande estilo

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

O encerramento da festa de aniversário de 82 anos de criação do Distrito de Baixa do Meio foi marcado por um momento cultural preparado pela Prefeitura de Guamaré. O resgate da história da comunidade com destaque para figuras ilustres e antigos moradores pautou a programação com teatro, cordel, poesia e música.

O evento com a presença marcante de projetos da Escola Maria Madalena no teatro e na música foi prestigiado pelo prefeito Hélio Willamy, pela vice-prefeita Iracema Morais e ainda por secretários e assessores do município e pelo vereadores Eudes Miranda, Lizete Negreiros, Edinor de Albuquerque e Carlos Câmara.

Na programação, coube ao cordelista e pesquisador cultural Ricardo Mendes contar um pouco da história da comunidade, passeando por oito décadas de acontecimentos e fatos históricos. Antigos moradores do lugar, seu Luiz Pompilha e seu Dionísio receberam homenagem e ganharam a primeira fatia do bolo de aniversário das mãos do prefeito Hélio Willamy.

Prefeito Hélio participou das comemorações 

Destaque no teatro

Outro destaque da festa foi o Núcleo Cultural da Escola Maria Madalena da Silva, premiado em 2010, 2012, 2014, 2015 e 2017 no FestUern, um dos maiores festivais de teatro do estado do Rio Grande do Norte. A encenação da peça Telma e o Mar, sob a direção do professor Alan Felipe com a coordenação da professora Marta Regina foi um das grandes atrações da noite que terminou com música.

Mais trabalho pela frente

“Baixa do Meio recebeu total atenção da nossa gestão nos últimos 58 meses. Hoje estamos aqui de cabeça erguida, porque temos o que apresentar a esse querido povo, reafirmando o nosso compromisso de muito mais trabalho para os próximos 38 meses de nossa gestão”, declarou o prefeito Hélio Willamy, empolgado com as manifestações de apoio de popular e de reconhecimento do seu trabalho pela comunidade.

Prefeito Hélio tem o reconhecimento pelo trabalho realizado em Baixa do Meio

Fotos: Josivan Dantas
facebooktwittergoogle_plusmail

GUAMARÉ: Servidores municipais com dinheiro no bolso

Arquivado em (Prefeitura de Guamaré) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

Honrando o compromisso de pagar os salários em dia, a Prefeitura Municipal de Guamaré realizou o pagamento de todos os servidores municipais públicos, desde as primeiras horas do dia de quarta-feira (25). Todos os funcionários estão recebendo seus vencimentos antecipadamente.

Esse será o 58º mês consecutivo que os salários dos servidores são pagos antecipadamente por determinação do prefeito Hélio Willamy. O pagamento dos salários de forma antecipada, representa uma confiabilidade aos servidores municipais que poderão honrar seus compromissos financeiros em dia, e também como uma importante receita que potencializa e fomenta a economia do município.

Mesmo diante de uma crise financeira que atinge milhares de municípios brasileiros, o prefeito Hélio Willamy, através de medidas de contenção de despesas está conseguindo pagar antecipadamente os salários dos servidores públicos municipais, enquanto em muitas cidades os salários estão atrasados, e em outras os administradores estão pagando de forma parcelada.

A ação do Prefeito Hélio entra para a história do município, pois nenhum gestor anterior conseguiu pagar os salários antecipadamente. Essa medida só é possível porque o governo municipal cumpre de forma rigorosa através de um trabalho de planejamento financeiro.

Prefeito Hélio honra compromisso de manter em dia o pagamento do funcionalismo

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Nome do vice-prefeito Rodrigo Aladim poderá ser o nome do PSDB para deputado federal no Vale do Açu e região Salineira

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

Com a aproximação das eleições de 2018, o Blog do “Xerife”, Robson Pires, publicou matéria noticiando a possível candidatura do vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim a deputado federal pelo PSDB, sendo o nome do partido no Vale do Açu e região Salineira.

Eis…

Do Blog

O “Blog WallacyAtlas” esteve com o vice-prefeito na tarde de ontem, quinta-feira (26), e quando perguntamos sobre a matéria em questão, Rodrigo disse que seu nome estava à disposição do parido e dos munícipes do Vale do Açu e região Salineira, e finalizou o rápido bate papo dizendo que independente de ser ou não candidato próximo ano, não deixará de lutar por melhorias para todos, principalmente dos macauenses.

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Prefeito anuncia demissão de cargos comissionados e medidas para combater crise financeira

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

A frustração de receitas, devido à queda na arrecadação, no repasse dos recursos federais e estaduais levou o prefeito de Macau Tulio Lemos a optar pela exoneração de todos os servidores comissionados. Um total de 290 funcionários serão demitidos na próxima terça-feira (31).

A medida foi tomada em conjunto com os oito vereadores que dão sustentação política ao governo na Câmara Municipal, durante reunião de bancada que aconteceu na sede da prefeitura na tarde de quarta-feira (25).

Tulio Lemos também informou aos vereadores que será anunciado um cronograma de pagamento de salários atrasados de servidores comissionados e contratados, de forma que essa dívida possa ser amortizada observando a situação de crise financeira que vive o município com a queda de receitas.

Ainda na mesma reunião, prefeito e vereadores chegaram a um consenso acerca da suspensão de novas despesas ou aumento com gastos de pessoal. “Posteriormente as demissões que vão ocorrer, será contratado o mínimo de pessoal necessário para garantir o atendimento básico à população em áreas como educação, saúde e assistência social”, explicou o vereador Carlinhos do Valadão, líder do governo na Câmara Municipal.

Outras medidas também foram propostas pelos vereadores e acatadas pelo executivo, a exemplo da venda de prédios e terrenos do município, como o terreno onde funcionou a antiga AABB. O leilão de bens inservíveis (sucata de motos, ambulâncias, ônibus e outros veículos) foi outra ideia discutida e já acatada na reunião. Uma comissão com representante do legislativo acompanhará a aplicação das medidas anunciadas.

“O município precisava dessas medidas. A demissão de todos os cargos comissionados é necessária nesse momento de crise, onde todos estão fazendo esse esforço, cortando na própria carne”, avaliou o vereador Jairton Medeiros-Pintinho, presidente da Câmara Municipal, lembrando que também foram sugeridas algumas readequações que vão ajudar a prefeitura a manter o equilíbrio entre receita e despesas.

“São medidas drásticas, duras, mas inevitáveis. A crise financeira impõe aos gestores posições que naturalmente por vontade própria eu não tomaria. Somente com a redução do custeio da máquina, associada a essas demissões de todos os comissionados vamos chegar ao equilíbrio nas contas públicas”, declarou o prefeito Tulio Lemos.

O prefeito Tulio Lemos também informou que todos os contratos de locação de imóveis, veículos e serviços sofrerão redução nos custos para se adequar a nova realidade do município. Quanto às dívidas com contratados e comissionados, Túlio lembrou que quem por iniciativa própria pagou quase R$ 2,5 milhões em salários atrasados, herdados da gestão anterior, em apenas seis meses, tem crédito para negociar e pagar as suas dívidas.

Participaram da reunião com o prefeito Tulio Lemos, os vereadores Jairton Medeiros-Pintinho, Carlinhos do Valadão, Diana Lira, Lampião, Marcos Cabral, Dinarte Alessandro, Sargento Dantas e Ceição Lins.

facebooktwittergoogle_plusmail

CULTURA: Projeto “Casa das Palavras” chega à Macau nos dias 7 e 8 de novembro

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

Macau será a 1ª das doze cidades que receberão as oficinas, apresentações culturais, a minibiblioteca e os encontros com escritores, poetas e vários outros artistas. O Projeto “Casa das Palavras” chega ao município nos dias 7 e 8 de novembro e cercará a cidade de ondas culturais e educativas. As ações são gratuitas e acontecerão no Teatro Porto de Ama, nas Escolas Clara Tetéu e Padre João da Penha.

Nesta etapa, serão oferecidas três oficinas culturais de contação de estórias, musica e poesia e de mamulengo, com a presença de escritores, poetas, grupos de teatro, a instalação da minibiblioteca, entre outros.

Um dos objetivos das oficinas da Casa das Palavras é promover o intercâmbio cultural entre os artistas e educadores, atuando no aperfeiçoamento dos participantes.  O projeto também prevê a instalação de minibliotecas em cada um dos municípios que recebem as atividades. Elas são colocadas em lugares públicos para estimular a leitura por meio da doação e troca de livros.

Sobre o Projeto

A “Casa das Palavras – Luz, cultura e movimento” dissemina e fortalece a cultura do Rio Grande do Norte a partir de três linhas de ação: instalação de minibibliotecas (em forma de casinhas de madeira) para compartilhamento de livros; realização de oficinas de formação em áreas como contação de histórias, teatro, coral, escrita literária, mamulengo, xilogravura, artesanato, fotografia e vídeo; e realização de palestras, recitais poéticos e espetáculos culturais em espaços públicos.

Com a confirmação do patrocínio da Cosern e da Claro, foi definido o roteiro por onde vai passar o projeto Casa das Palavras no Rio Grande do Norte. O projeto que tinha previsão inicial de chegar a dez municípios nessa próxima temporada, incorporou mais outras duas cidades, totalizando doze municípios beneficiados: Macau e Apodi (novembro/2017); São Miguel do Gostoso (dezembro/2017); Nova Cruz, Brejinho e Santo Antônio do Salto da Onça (janeiro/2018); Angicos (fevereiro/2018); Caicó (março/2018); Natal (abril/2018); São Tomé e Lagoa Nova (maio/2018); e Santana dos Matos (junho/2018).

Minibibliotecas – Onde os livros ganham asas

As pequenas bibliotecas para compartilhamento de livros são construídas no formato de casinhas coloridas de madeira instaladas em pontos de maior circulação de pessoas nas cidades. Já existem minibibliotecas instaladas em praças, canteiros, em frente a escolas, próximas às paradas de ônibus e às instituições culturais.

Cada minibiblioteca contará com um acervo inicial mínimo de 50 livros. Todos esses livros serão novos e adquiridos pelos autores ou editoras instaladas no Rio Grande do Norte. O projeto estimula também a participação direta das pessoas através da ideia “Pegue um livro e deixe um livro”.

Até julho de 2018 o Rio Grande do Norte contará com cerca de 60 minibibliotecas instaladas em diferentes municípios do estado. A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Claro e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, da Claro e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo.

facebooktwittergoogle_plusmail

URGÊNCIA: Tulio Lemos faz apelo para que a Caern traga água de Afonso Bezerra para Macau e região a qualquer custo

Arquivado em (Prefeitura de Macau) Por Wallacy Atlas on 27-10-2017

Durante audiência pública proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) para discutir a situação crítica das reservas hídricas do RN, o prefeito de Macau, Túlio Lemos (PSD), fez um apelo para que a Caern continue buscando outros mananciais na região.

“É uma realidade preocupante e que carece de soluções rápidas e emergenciais”. Ele disse ainda que hoje se tem o principal produto, a água, mas não há o transporte dela. “Conseguimos verificar, através dos estudos da Caern, a quantidade e a qualidade de nossas águas. Agora só falta viabilizar o transporte para abastecer as comunidades”, completou o prefeito.

Na presença de técnicos da Caern, representantes do IGARN, Secretaria de Recursos Hídricos e da Defesa Civil do estado, Lemos apresentou alternativas para que fosse acelerado o processo da obra da adutora Afonso Bezerra-Pendências, a partir de alternativas que vão baixar o custo do projeto que já está pronto desde 2015. Para Tulio Lemos, não tem mais como esperar que o governo federal libere os recursos para começar essa importante obra que vai matar a sede de uma população perto de 100 mil habitantes.

Além de Souza Neto, os deputados estaduais Hermano Morais (PMDB) e Larissa Rosado (PSB), também presentes na reunião, expuseram sua preocupação e solidariedade, colocando-se à disposição para ajudar a resolver a situação. As sugestões de solução para o problema foram desde a execução dos projetos já elaborados pela Caern, passando pela procura de novos poços, até a cobrança de recursos do Ministério da Integração Nacional.

Legislativo atuante

Também participaram do debate o presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros-Pintinho e os vereadores Dinarte Alessandro, Italo Mendonça e Diana Lira. A questão hídrica tem preocupado autoridades de Macau não é de hoje, na última semana a convite do vice-prefeito Rodrigo Aladim, o deputado Ezequiel Ferreira e o presidente da Caern, Marcelo Toscano discutiram o assunto na Câmara de Vereadores com as presenças também dos deputados George Soares e Márcia Maia.

Tulio faz apelo a Caern traga água de Afonso Bezerra para Macau e região a qualquer custo

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Moradores da Rua Professor João Carlos dão exemplo de como manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente

Arquivado em (Macau) Por Wallacy Atlas on 21-10-2017

Um exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente, vem dos moradores da Rua Professor João Carlos, rua que fica no lado externo do muro do cemitério público Monsenhor Honório, e deveria ser seguido pelo resto da população macauense.

A ideia de colocar alí mudas de plantas, partiu das donas de casa; Izabel Cristina e Maria, que com o objetivo de conscientizar os demais moradores resolveram criar na extensão do muro um jardim com plantas e rosas que serviram tanto para inibir o descarte de lixo no local, como também o tornou agradável e colorido com pinturas educativas e frases.

Lixo alheio

Em um rápido papo na manhã deste sábado com dona Izabel Cristina, percebemos a sua indignação com alguns moradores de outras ruas próximas que jogam o lixo no início do muro do cemitério (Rua Professor João Carlos) causando mal cheiro, além de ser uma falta de respeito com quem tenta manter sua rua limpa e preservar o meio ambiente.

Esperamos que a boa ação de Dona Izabel e de sua vizinha Maria possam, além de servir de exemplo,  inspirar outras pessoas a fazerem um trabalho semelhante, trazendo cada vez mais uma melhor qualidade de vida para aqueles que ali residem.

Ficam aqui nossas sinceras congratulações e aplausos. 

facebooktwittergoogle_plusmail

MACAU: Presidente da Câmara visita estúdios da TV Câmara em Currais Novos

Arquivado em (Câmara Municipal de Macau) Por Wallacy Atlas on 20-10-2017

O Presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Jairton Medeiros – Pintinho (PCdoB) visitou os estúdios das TV Câmara da Câmara Municipal de Currais Novos durante sua passagem pela cidade, e conheceu de perto todo o desenvolvimento do projeto que tem feito à diferença no município.

“Estou encantado com o projeto, que leva a programação legislativa e cultural da cidade até os cidadãos, um projeto muito importante que precisa ser estudado aqui em Macau”, declarou o presidente.

facebooktwittergoogle_plusmail