23 março de 2013 Macau: Prefeito Kerginaldo abre diálogo com SINTE e garante concurso público ainda este ano

A educação ocupou boa parte da agenda do prefeito de Macau Kerginaldo Pinto, na manhã desta quinta-feira, 21, quando ele recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação-SINTE de Macau para discutir assuntos de interesse da categoria.  A audiência aconteceu na sala de reuniões do Palácio João Melo, sede do Poder Executivo macauense.

Reunião

Na audiência, estiveram presentes ainda o vice-prefeito Einstein Barbosa, o Secretário de Educação Rodrigo Aladim, o consultor jurídico do município David Batista, o Secretário de Administração  José Willams Felix da Silva (Chumbila) e Arafran Peter, Assessor de Comunicação da Prefeitura.

Na pauta de reivindicações da categoria, o Plano de Cargos e Salários, o Piso Salarial dos Professores, a melhoria estrutural nas escolas, a valorização dos educadores, o concurso público, transporte escolar e o conselho de educação. Após ouvir as reivindicações, o Prefeito Kerginaldo Pinto deixou claro que a responsabilidade da nova gestão com a educação do município se iniciou a partir de janeiro deste ano, e que vai procurar unir esforços para cada vez mais  trabalhar e promover uma educação de qualidade no município.

Professores

“A educação de qualidade passa por uma boa estrutura nas escolas com servidores valorizados e motivados, apresentando resultados na melhoria do ensino. Vamos buscar juntos essa excelência na educação”, disse o prefeito Kerginaldo Pinto.

Concurso público

A realização do concurso público para preenchimentos de vagas no magistério ocupou um espaço privilegiado na pauta do encontro. O prefeito reafirmou o compromisso de que irá realizar o concurso ainda este ano. “Vai depender somente dos trâmites legais, que incluem um estudo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que irá detectar as necessidades do município, para atualizar dados de 2009. A partir daí, vamos para o processo de licitação para depois chegarmos ao concurso”, explicou o prefeito.

O Prefeito Kerginaldo Pinto levou ao conhecimento dos representantes do SINTE que a Prefeitura irá disponibilizar cursinho para ministrar aula de forma gratuita, oferecendo aos filhos da cidade maiores chances de aprovação no concurso.

Salário

Mediante as reivindicações de melhoria salarial, ficou acertado que a Prefeitura irá formalizar uma proposta que esteja dentro da legalidade e de acordo com o limite prudencial do município, de forma que possa atender satisfatoriamente a categoria. O sindicato por sua vez ficou de repassar o resultado da reunião de hoje para os docentes na próxima assembleia, onde será discutida a proposta apresentada pelo chefe do executivo.

Melhoria estrutural

O prefeito Kerginaldo Pinto reforçou também as prioridades da atual gestão, destacando as reformas com melhorias estruturais em todas as escolas. “O ano letivo começou com merenda escolar de boa qualidade, material de expediente e de limpeza nas escolas”, lembrou, afirmando que em breve será entregue o fardamento, acompanhado do kit do aluno com mochila e material escolar.

Transporte escolar

Ônibus

O chefe do executivo também lembrou que em razão do aumento no número de matrículas a frota de ônibus para o transporte escolar recebeu reforço e hoje a prefeitura conta com oito ônibus escolares, podendo chegar a onze. “Solicitamos ao governo do estado mais três ônibus”, disse. Ao final do encontro ficou agendado uma nova audiência entre o poder público municipal e representantes do SINTE, no próximo dia 02 de abril.

AsseCom – PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.