19 setembro de 2014 Guamaré: Prefeito Hélio Miranda preocupado com a falta de água em Guamaré e região visitou Rio Açu em Pendências

Rioo

O prefeito de Guamaré Hélio Miranda (PMDB), acompanhado do secretário de obras, Keke Rosberg, dos vereadores Edinor Albuquerque, Eudes Miranda, Lisete Negreiros e Edinho de Moaci, visitaram o município de Pendências, para tratar com o prefeito Ivan Padilha, o problema da falta de abastecimento de água na região salineira e em Guamaré.

IMG_5584

A comitiva foi recebida na prefeitura pelo o prefeito Ivan Padilha, acompanhado pelo o Chefe de Gabinete Francisco, Adailton secretário de obras, Ubiratan secretário de planejamento e pelo o coordenador da defesa civil do município. De lá, as autoridades foram visitar vários ponto do rio piranhas no município.

Os riscos de um colapso no sistema de abastecimento de água do município de Guamaré continuam sendo uma das maiores preocupações para o prefeito Hélio, e o que o prefeito constatou na manhã de hoje (17) com seus próprios olhos, soou como um sinal de alerta para o gestor. O rio que abastece 34 cidades, incluindo o município de Guamaré, está apenas com 30% de água.

IMG_5614

Outro problema que a população destes municípios vem sofrendo há anos é o caos na Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). A comitiva formada por autoridades de Pendências, Guamaré e Macau. Constatou central de capitação da água em Pendências, apenas uma bomba de bombeamento funcionando para toda região salineira, quando deveria está três em pleno funcionamento, e segundo informações colhidas no local, há anos que a situação está assim, de mal para pior.

Quanto à falta de água, a quebra na única bomba da central que ainda está em funcionamento, gera um caos nos municípios que dependem desta adutora. No caso da Caern, a companhia é uma empresa que lida com produto de primeira necessidade, possui seu monopólio e não consegue funcionar a contento.

Bombaa

O prefeito Hélio avaliou a visita como positiva e proveitosa, disse que constatou hoje uma realidade nua e crua, e servirá de uma grande contribuição para que ele como prefeito, possa encontrar soluções emergenciais com a falta de água no município de Guamaré. O prefeito também deposita esperanças num bom inverno, para assegurar a normalidade do abastecimento, e amenizar os prejuízos na zona urbana e rural, em decorrência do prolongado período de estiagem.

Para evitar mais sofrimento para as famílias do município com a falta de abastecimento da água, principalmente aquelas famílias moram nas localidades que mais afetadas, o prefeito disponibilizará carros-pipas da prefeitura para fazer o abastecimento nas áreas mais críticas, e estará autorizando a secretaria responsável, a contratar uma empresa para instalar poços tubulares nas comunidades da zona rural.

IMG_5650

Sobre a construção da nova adutora para o município, o prefeito Hélio disse “Mesmo com a situação lamentável do baixo nível de água do rio Assú, irei construir a nova adutora para Guamaré. Porque minha fé se multiplica com a fé do povo Guamareense, que Deus irá ter piedade e mandar chuva em abundância para matar a sede do povo e dos animais”.

IMG_5700

Comitiva de Macau

IMG_56981

Comitiva de Guamaré

Disse ainda que o edital da construção da nova adutora que ligará da ETA de Tambaú até o munícipio de Guamaré, será lançado ainda neste mês de setembro, e publicado no Diário Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.