27 setembro de 2014 Prefeitos de Macau, Guamaré e Pendências realizam Audiência Pública sobre abastecimento de água e o nível baixo da Barragem Armando Ribeiro

DSC_0763

A situação de abastecimento de água no Vale do Assú e região Salineira, envolvendo as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, foram à pauta debatida na quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Pendências com a participação de autoridades e populares.

A Defesa Civil da Cidade de Pendências vem monitorando dia a dia o nível do rio piranhas que vem baixando gradativamente, visto os sucessivos anos de seca, a situação tem se agravado gerando grande preocupação aos gestores municipais, haja vista o maior reservatório de água doce do RN, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, está com sua capacidade reduzida.

O encontro reuniu os prefeitos de Pendências, Ivan Padilha, Macau Kerginaldo Pinto e Guamaré Helio Miranda, além do chefe de operações de água da regional de Assu; Gilmar Bistrot representando a Emparn, vereadores das três cidades envolvidas, secretários, lideranças, empresários, produtores rurais e a população em geral.

Os participantes da audiência lamentaram a ausência de representantes da ANA (Agência Nacional das Águas), que apesar de ter sido convidada não deu importância à causa.

IMG_9305

Segundo o orador Benaly Cesar, a autoria da solicitação dessa audiência partiu dos moradores da comunidade de Porto do Carão em Pendências, através de seu representante Luiz do Porto, o prefeito Ivan Padilha tomou de logo todas as providências para que o evento pudesse acontecer em tempo.

DSC_0732

O prefeito Kerginaldo falou sobre o recente drama vivido pela população macauense com a falta de água, e afirmou que o tempo passa e se providências não forem adotadas o povo vai continuar sofrendo com sede, sugerindo que se tome medidas emergenciais antes que a situação fique insustentável, como por exemplo, a criação de lei municipal ou estadual para punir quem desperdiçar água, sou a favor do racionamento, até porque nas cidades da região salineira circulam cerca de 80 mil pessoas entre residentes e flutuantes. Enfatizou que o consumo de água tem sido muito grande e o nível de água baixou por conta da estiagem. “Faz-se necessário que a população faça a sua parte e economize água”, alertou Kerginaldo.

IMG_9376

O Prefeito Hélio se pronunciou lembrando que o município de Guamaré passa por um crescimento com sua população nunca visto antes. Chegará um tempo em que o povo não brigará por petróleo, mas por água, este tempo parece ter chegado, o exemplo, vem de Alto do Rodrigues com a barreira de contenção colocada no rio.

O município de Guamaré sofre também com a falta de abastecimento de água, visitei semana passada o rio piranhas e senti a mesma dor que muitos da região estão sentindo com a falta de água, o nível está muito e é preocupante.

Hélio disse que a prefeitura de Guamaré vem tentando amenizar esse problema da falta de água, abastecendo as comunidades mais afetadas com um caminhão-Pipa. “A nossa gestão vem sempre procurando soluções. O nosso papel tem sido feito, estamos cobrando. Estamos dando o suporte que podemos dar. Ao prefeito e Ivan e Kerginaldo, Hélio disse que engajaria na luta junto em busca de soluções quanto à falta de água, podem contar comigo”, disse o Prefeito.

IMG_9452

Em sua fala, o prefeito Ivan Padilha disse que a falta de água constante no município tem sido motivo de muitas cobranças e reclamações por parte dos moradores ao poder público. “As cobranças caem em cima do prefeito e dos vereadores”.

O prefeito ainda destacou a seca aguda que assola as cidades da região salineira, a falta d’água tem se agravado e aumentado o drama da população. Ivan fez duras criticas ao prefeito de Alto do Rodrigues Abelardo Filho devido um barramento colocado no meio do rio Assú, nas extremidades de Alto do Rodrigues, impedindo a passagem normal da água para Pendências, Macau e Guamaré, aumentando ainda mais a dificuldade para quem precisa tanta de água.

O prefeito relator que já faz 60 dias que protocolou denúncias em vários órgãos da justiça para que a barreira feita dentro do rio seja retirada, porque ele como prefeito ainda não teve a sensibilidade de tomar este atitude. “Estamos aguardando a decisão da justiça, pois somente a justiça tem poder de fiscalização e decisão”.

DSC_0749

Depois da apresentação real situação na região com o baixo nível das águas no rio-piranhas Açu, foi dado à oportunidade as pessoas para se manifestar sobre o assunto, tendo os proprietários de terras, agricultores, empresários da carcinicultura, entre outros, apresentado sugestões que se somaram as propostas aprovadas pela plenária, uma delas será a criação de uma comissão formada por um representante de cada área da sociedade civil.

Veja as principais propostas:

– Realizar uma nova audiência com órgãos que não participaram, inclusive, o Ministério Público e Agência Nacional de Águas (ANA).

– Fechar a captação de água durante cinco dias de todas as cidades do vale;

– Suspender concessões para novos empreendimentos;

– CAERN criar uma campanha de conscientização do uso da água;

– Monitoramento permanente e destruição de barramentos irregulares;

– Marcha a Natal para em busca de soluções junto aos órgãos competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.