Guamaré: Mudança de data da Feira Livre de Baixa do Meio foi tema discutido em Audiência Pública

Arquivado em (Guamaré) por Wallacy Atlas on 03-11-2014

A possibilidade da mudança da Feira Livre da comunidade de Baixa do Meio do domingo para o sábado atraiu um grande público, na noite de quinta-feira, 30 de outubro, no anexo da Câmara Municipal.

Prefeito, vereadores, secretários municipais e a população em geral debateram sobre o tema.

Opinião

IMG_5909

O vereador Edinor Albuquerque, propositor da audiência, destacou que a iniciativa surgiu por vontade dos próprios comerciantes. “Estamos propondo e não impondo. A decisão depende da população”. O parlamentar lembrou ainda que a mudança pode permitir inclusive a inserção de novos comerciantes Guamareenses, na feira livre.

IMG_5919

O vereador Gustavo Santiago (PROS), apresentou dados e detalhou alguns motivos que favorecem a transferência de data. De acordo com Gustavo, após consulta, 95% dos comerciantes de Baixa do Meio aprovam a mudança para o sábado. Entre os principais motivos estão: comerciantes que vêm de outras cidades e se instalam aqui apenas no domingo. Eles compram os produtos para serem vendidos fora e os lucros obtidos ficam em outros municípios. Boa parte das cidades vizinhas realiza feira aos sábados, isso evitaria a presença deles aqui também. Outro ponto abordado pelo o parlamentar, é o produto vendido por esses comerciantes que vêm de fora e coloca a disposição a mercadoria que sobrou da feira do sábado, nas cidades de origem deles.

Representantes da população e principalmente do comércio de Baixa do Meio manifestaram-se durante o evento no anexo da Casa Legislativa.

page-31

IMG_6018

O vereador de Pedro Avelino Agtônio que é comerciante na comunidade, afirmou ser favorável a mudança para o sábado. “Estamos enfrentando um problema sério há anos com a feira aos domingos. E mesmo o trabalhador que folga durante a semana, não trabalha satisfeito no domingo. No mundo inteiro o domingo é o dia do descanso, da folga oficial. Por isso acredito que mudar para o sábado é a melhor escolha economicamente e socialmente”, afirmou. Agtônio.

IMG_5911

A vereadora Maria Lisete (PMDB) também é a favor da mudança. “Quando se quebra uma tradição de tantos anos, naturalmente há uma resistência. É preciso que esse debate aconteça exaustivamente para que a população saiba o que está decidindo, com consciência. Vejo com bons olhos. É um avanço para Baixa do Meio”.

IMG_6021

O Prefeito Hélio Willamy que vem de família comerciante falou que é a favor do desejo dos comerciantes. Disse ainda que é favor da maioria, o prefeito lembrou o quanto o comércio de Baixa do Meio é importante para o desenvolvimento da comunidade e isso é conhecido também em outras cidades.

IMG_5929

Depois das discussões entre vereadores, comerciantes, secretários, entidades e a população, o propositor da audiência, vereador Edinor colocou em votação, e por unanimidade foi aprovado a mudança da feira livre de Baixa do Meio do  domingo para o sábado.

Na sessão de terça-feira, 04, será homologada a decisão e publicado em decreto. O presidente Francisco Damião Rodrigues, convida a população para participar das sessões da câmara.

facebooktwittergoogle_plusmail

Postar um comentário