14 maio de 2015 ANP: Waldyr Barroso diz que Brasil deve dobrar produção de petróleo até o fim de 2015

O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP) Waldyr Barroso, disse nesta quarta-feira, durante evento no Rio de Janeiro, que o Brasil deve dobrar a produção de petróleo até o fim de 2015. Se essa previsão for confirmada, o país produziria cerca de 4,4 milhões de barris/dia em até dez anos, em comparação aos 2,2 milhões de barris/dia no ano passado.

Barroso explicou que a estimativa foi feita com informações atualizadas de concessionárias em atuação no país, mas não comentou se os números anteriores eram mais otimistas.

Também presente ao evento, o gerente de óleo cru da Petrobras, Fernando Colares Nogueira, disse que a estatal prevê exportar uma média de 350 mil barris de petróleo por dia em 2015, uma alta de 51,2% em comparação com o ano passado, quando as exportações somaram 231,5 mil barris de petróleo por dia.

Nogueira ressaltou que o principal destino do petróleo exportado será a Ásia, principalmente a China e a Índia. Segundo ele, o mercado norte-americano ficará menos relevante, devido à alta produtividade do óleo e gás não convencionais (“shale”), nos EUA.

A produção de petróleo nos campos operados pela Petrobras no pré-sal atingiu, em 11 de abril, 800 mil barris de petróleo por dia, configurando novo recorde. Segundo Nogueira, o pré-sal é economicamente viável com os preços de petróleo previstos pela companhia para este ano e para o próxim

O gerente de óleo cru também explicou que a companhia tem reduzido sua participação no total da exportação de petróleo do país. Atualmente, a Petrobras é responsável por 50% do petróleo exportado do Brasil, contra 70% em 2011.

Jornal do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.