27 julho de 2015 Informativo da Prefeitura de Guamaré

GUAMARÉ PARTICIPARÁ DO 2º SALÃO DE TURISMO – ROTA 101 NORDESTE

Guamaré participará do “2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste” que será realizado nos dias 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. O município será representado pela Secretaria de Turismo, que montará um stand próprio para mostrar nosso potencial turístico, cultural, artístico e gastronômico. Junto com Guamaré participarão municípios de quatro Estados do Nordeste beneficiados com a duplicação da BR 101: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de Turismo da América Latina, a CVC. Na programação cultural haverá palco para shows e apresentações dos quatro estados para exposição e comercialização do artesanato.

Durante o evento, haverá capacitações para que os agentes se renovem em relação à comercialização e aos próprios atrativos dos principais destinos turísticos na Rota 101 Nordeste, que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte e tem em torno de 600 km.

GUAMARÉ APRESENTA PLANO MUNICIPAL PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA NA UFRN

A prefeitura de Guamaré, sempre priorizando as ações geradoras de bem estar para a comunidade, participou, a convite da Universidade Federal do Rio Grande e o Fórum de Educação Infantil do RN, da I Conferência do Projeto Ciranda de Saberes e da Reunião ampliada do Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu na tarde desta sexta feira (24/07), com a presença da Secretária Marisa Rodrigues na mesa redonda, intitulada planos municipais da Primeira Infância. Também se fez presente da Dra. Francisca Andrade (Tati) do UNICEF e a secretária de Assistência social Maria Joveli do município de Doutor Severiano.

A exposição foi pautada na apresentação da formulação do Plano para a Primeira Infância de Guamaré construído no processo com participação social e política a partir da realização dos Pré Fóruns Comunitários em 2014, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a harmonização das necessidades e anseios da comunidade.

A secretária enfatizou que o plano aprovado, já está em fase de implementação bem adiantada, destacando a estruturação da modalidade da família acolhedora, a formação da rede para a garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes e construção do plano municipal de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes em parceria com a CEDECA – Casa Renascer.  Colocou também alguns desafios para o debate como: a responsabilidade do monitoramento da implementação e gestão em rede do plano para a primeira infância; pensar em uma política de promoção de desenvolvimento integral na primeira infância de forma intersetorial, em rede de integração; ampliar as discussões referentes à média e alta complexidade no contexto do pacto federativo; como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância; cobertura dos serviços com atenção às crianças com deficiência; O impacto de atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças; Adoção de medidas de qualidade para os serviços da educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.

Enfim, a administração atual tem sido efetiva no apoio das iniciativas para o bem social e especialmente as crianças. Sendo que a elaboração do Plano para a Primeira Infância de Guamaré é uma das primeiras ações para garantir os direitos da criança de até 6 (seis) anos, como parte importante maior para as crianças de Guamaré, destacou a secretária Marisa que o plano foi elaborado de forma intersetorial constituído por uma comissão envolvendo ás áreas da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente, convivência familiar e comunitária.

PREFEITO HÉLIO MIRANDA ENTREGA CADEIRAS DE RODAS A DEFICIENTES

11781870_733229280133701_1106396870785765592_n

A prefeitura de Guamaré através da Secretaria de Saúde do Município efetuou a entrega de cadeiras de rodas, adaptadas aos portadores com deficiência. Todos os esforços são desenvolvidos continuamente pela atual gestão, utilizando recursos próprios e ações que fazem parte de um trabalho de assistência integral, realizado pelo poder público municipal, visando uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Neste caso, o foco é direcionado às pessoas que possuem deficiência no município.

De acordo com o prefeito Hélio Miranda, o seu governo tem dado toda assistência a essas pessoas, que, além de novas cadeiras de rodas, precisam de acompanhamento com fisioterapeutas e de medicamentos para uso contínuo, além de transporte para os exames e consultas, feitos semanalmente em Guamaré. Também afirmou que a prefeitura oferece todas as condições para continuidade desses tratamentos, sem nenhum custo para o paciente e seus familiares.

Existem casos em que a deficiência exige uma atenção especial. Um exemplo, entre outros, é o de Mikaele Imperial, a sua cadeira de rodas foi confeccionada sob medida, atendendo todas as especificações exigidas pelo tratamento recebido. “Com essa cadeira mais leve eu terei mobilidade e poderei até andar pelas ruas”. A cadeira foi produzida com material mais leve, além de ser motorizada, possui banco e encosto mais confortáveis.

O ato da entrega das cadeiras aos deficientes pelo chefe do executivo e o secretário de saúde, assegura e solidifica a continuidade dos investimentos, com recursos próprios. Garante mais qualidade de vida para aqueles que precisam da ajuda do poder público, através de novas tecnologias e das ações da Secretaria de Saúde do Município.

FAMÍLIAS CARENTES RECEBEM NOVOS CARTÕES DO RENDA CIDADÃ

Conforme uma programação pré-estabelecida, a Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em seu Setor de Benefícios e Serviços esteve realizando, durante toda esta semana, a entrega dos novos cartões do Programa Renda Cidadã.

O Programa Renda Cidadã – Lei 647/2015 – Tem por objetivo principal atender famílias em situação de extrema pobreza, com iminentes riscos sociais e econômicos, com fim do exercício da cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.