04 agosto de 2015 CULTURA: Cidades e comunidades rurais do interior potiguar recebem espetáculos teatrais de graça

Os números são do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entre 2007 e 2010, o Rio Grande do Norte foi responsável por apenas 0,7% de todo o investimento de dinheiro público no setor cultural do país. Na Bahia, por exemplo, estado campeão no ranking do Nordeste, as despesas do governo estadual com cultura chegaram a 8,9% do total investido no país.

Com os números em mãos, a ideia veio à cabeça de uma natalense, que há mais de 10 anos mora em Manaus, no Amazonas. Porque não “apresentar” o teatro a conterrâneos que desconhecem seus encantos? Tiziane Virgílio, jornalista, produtora cultural e atriz, convidou então três colegas atores (um deles também potiguar e outro cearense), para juntos, voltarem à sua terra natal apresentando trabalhos que tiveram início na sala de aula da Universidade do Estado do Amazonas.

Entre os lugares escolhidos pelo grupo, cidades do interior e até comunidades rurais de Santana do Matos. “Queremos apaixonar, queremos fazer para quem nunca foi feito. A nossa intenção é diminuir essa carência por produtos culturais no Estado. Levá-los – os espetáculos – à cidades menos assistidas por projetos culturais é um dos maiores motivadores deste elenco”, enfatizou a idealizadora do projeto.

E motivação e paixão são os combustíveis do grupo para a verdadeira maratona que começou na segunda-feira, dia 3, por João Câmara. Em pouco mais de duas semanas, até o dia 19, eles farão 11 apresentações em 10 locais diferentes. A maioria no RN, mas o roteiro ainda inclui João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Tudo de graça!

01 Fando y Lis (foto Ingrid Anne) (7)

MACAU

Macau será a terceira cidade visitada pelo grupo, já na quinta-feira, dia 6 de agosto, às 8 horas da noite, no Teatro Nossa Senhora da Conceição. Em Macau, será encenada a peça “Fando y Lis”. O espetáculo é resultado de pesquisas acadêmicas universitárias. Com direção de Leonel Worton, é uma adaptação da obra do escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal. Conta a história de Lis (Tiziane Virgílio), uma mulher paralítica e completamente dependente do companheiro, Fando (Tony Ferreira). O relacionamento dos dois é marcado pelo amor e ódio, pela dependência física e psicológica, pela violência e pela afetividade.

Em 2013, o espetáculo foi selecionado para a mostra competitiva do X Festival de Teatro da Amazônia e Tiziane Virgílio ganhou o prêmio de melhor atriz. Depois de Macau, o grupo ainda vai fazer outras 8 apresentações, todas de graça, em 7 lugares diferentes do RN e PB. A “maratona” só encerra dia 19 de agosto, em Natal.

“Vai ser a realização de um sonho, mas também uma aventura. Os espetáculos acontecerão sempre à noite, e no dia seguinte, já vamos partir para uma cidade diferente, para uma nova apresentação. Vai ser bem corrido, mas foi tudo muito bem planejado pra dar certo”, completa Tiziane.  Em Currais Novos, Parelhas, Natal e João Pessoa, os interessados ainda vão poder participar de oficinas de teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.