20 junho de 2016 Reitores defendem mais recursos para pesquisa e inovação

Na próxima quarta-feira (22), os reitores das 63 universidades federais vão pedir ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Gilberto Kassab, mais recursos para financiamento de pesquisa, inovação, e a garantia da manutenção dos projetos em andamento nessas áreas, nas instituições federais.

Na última terça-feira (13), o ministro confirmou à direção executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presença na próxima reunião plenária dos reitores, em Brasília, ocasião em que será debatido o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e políticas públicas para a expansão da área no país. Atualmente, o Brasil figura como a 90ª posição no ranking mundial de inovação e aplica cerca de 1,2% do PIB em pesquisa, enquanto em outros países investem o correspondente a 3%.

Presente à audiência, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vice-presidente da Andifes, Ângela Maria Paiva Cruz, classificou como produtivo o encontro com o Ministro. “A Andifes defende o retorno da estrutura anterior do MCTI, porque com um único ministério para áreas tão amplas, as políticas para o setor podem diminuir e, consequentemente, projetos e programas de pesquisa também. Este é o posicionamento dos reitores da Associação e é o que vamos defender ao recebermos o ministro”.

Na última viagem a Brasília, nos dias 14 e 15 de junho, a reitora se reuniu com os secretários de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Maurício Costa Romão e Marcos Viegas, ambos do Ministério da Educação (MEC). Este último liberou parte do aporte financeiro de projetos vinculados às secretarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.