02 agosto de 2017 MACAU: Saúde avança com inovações e serviços na atenção básica

Avanços na saúde possibilita novas especialidades médicas para os munícipes

Ao longo de pouco mais de 200 dias de governo, são muitas as ações da Secretaria Municipal de Saúde em Macau para implementar mudanças focadas na satisfação do usuário da rede de atenção básica no município. Um desses exemplos vem do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que tem desenvolvido uma técnica que vem ganhando cada vez mais espaço no SUS, a Auriculoterapia – que integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

“Esta técnica se baseia no reequilíbrio do corpo através da estimulação de pontos específicos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e dentre vários benefícios, podemos constar resultados positivos nas demandas de problemas emocionais, ansiedade, insônia e depressão, por exemplo”, destacou a Secretária de Saúde Lucianny Guerra.

Em Macau, acontece uma média de 110 atendimentos de auriculoterapia por semana. O Serviço é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo as sessões realizadas na Clínica da Família. As intervenções para novos usuários são marcadas através de agendamentos, no setor de reabilitação localizado na própria Clínica da Família.

Fonoaudiologia

Na equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, a Secretaria de Saúde conta com várias especialidades, uma delas é a fonoaudiologia. Atualmente, uma fonoaudióloga realiza atendimento dentro das unidades básicas de saúde e no Centro de Especialidades Médicas-CEM, beneficiando uma média diária de 20 pacientes.

A fonoaudiologia atua em diversas áreas, podendo ajudar crianças com problemas relacionados a fala e aprendizado e ainda no auxiliou ao tratamento de pacientes idosos com dificuldade de deglutição. As terças-feiras os atendimentos ocorrem no CEM, onde existe um espaço adaptado para receber as crianças para consultas e exames.

Prevenção

Atuando no eixo da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde trabalhou nesse mês de julho uma programação específica concernente ao dia mundial de luta contra as hepatites. Foram realizados testes rápidos de diagnósticos das hepatites B e C, além de vacinações, palestras e orientações sobre prevenção e tratamento. Uma capacitação sobre a prevenção da doença com a entrega de certificados foi oferecida para as manicures no munícípio.

Yoga para gestantes

Outra ação da Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Saúde são os encontros com gestantes para a terapia de Yoga. A experiência já vem trazendo resultados para as beneficiárias das UBS Navegantes e Centro.

A yoga é uma prática originária da Índia que prega o equilíbrio entre mente e corpo. O alongamento e a respiração são os pontos chaves dessa atividade, que ganha cada vez mais adeptos. Na gestação, a Yoga estimula o vínculo entre pais e filhos, antes mesmo do bebê nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.