09 setembro de 2017 Atendendo cobranças do prefeito Tulio Lemos, Governo do Estado se pronuncia oficialmente sobre crise no abastecimento de água em Macau

Após repetidas cobranças do prefeito de Macau, Tulio Lemos de um posicionamento oficial do Governo do Estado e da Caern acerca do desabastecimento de água que castiga a cidade, em nota à imprensa, o governo informa algumas providências adotadas e convoca uma reunião para a próxima segunda-feira, 11, com os prefeitos da região, usuários de água produtores da região do Vale do Açu e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu para, juntos, encontrarem a melhor alternativa para dar continuidade ao abastecimento desses municípios.

Veja o comunicado do Governo do Estado:

Nota à Imprensa

A respeito de problemas no abastecimento de água em municípios da região do Vale do Açu, o Governo do Estado esclarece:

Há cerca de dez dias, a CAERN comunicou a dificuldade para efetuar a captação e abastecimento para a população daquela região. A partir dessa informação, a fiscalização do Instituto de Gestão de Águas (IGARN) detectou o aprofundamento de canais que desviam água do leito natural do rio Açu para captação de produtores que atuam na área, reduzindo a disponibilidade hídrica do sistema para as cidades de Pendência, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.

O Estado notificou a Agência Nacional de Águas (ANA), órgão responsável pela gestão do sistema.

Mesmo sendo prerrogativa da ANA apurar e tomar as medidas cabíveis para solucionar essa situação, o Governo do Estado está adotando providências para minimizar os efeitos do desabastecimento.

  1. Está sendo encaminhado à ANA e ao Ministério da Integração Nacional o pedido formal de desassoreamento do rio Açu, iniciando pelo trecho entre Alto do Rodrigues e Pendências;
  2. Na próxima segunda-feira (11) serão reunidos os usuários de água produtores da região do Vale do Açu e representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica para, juntos, encontrarmos a melhor alternativa para dar continuidade ao abastecimento dos municípios da região;
  3. Também serão reunidos os prefeitos das cidades atingidas pelo desabastecimento daquele sistema para iniciar as orientações a respeito da gestão da Operação Vertente (carros-pipa), que objetiva o abastecimento humano.

O Governo do Estado está empenhado em encontrar as devidas soluções para esta questão com a maior rapidez e com o mínimo de prejuízo para a população.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.