19 janeiro de 2018 MACAU: Prefeito apresenta ao Fórum dos Servidores propostas de pagamento de salários e calendário para 2018

Na quarta-feira (18) o Fórum Municipal dos Servidores foi recebido em audiência pelo prefeito de Macau Tulio Lemos com a presença do Secretário de Administração e Finanças, Elias Júnior e outros secretários do município. Os sindicatos pautaram o encontro em cobranças do saldo de salários atrasados de 2017 e receberam três propostas do Executivo, além da garantia de um calendário de pagamento para o ano de 2018, contemplando servidores ativos e inativos.

Atendendo uma reivindicação oficializada pelo SINTE/RN, o prefeito Tulio Lemos detalhou inicialmente os gastos e receitas do FUNDEB, especificando os gastos dos 60% e 40% executados mensalmente pelo município, mostrando o déficit de quase R$ 5 milhões no ano de 2017. Isso representou o desembolso da prefeitura de um percentual de 30% para complementar a folha da educação.

Propostas

Diante das propostas apresentadas pelo executivo, os sindicatos mostraram-se favoráveis ao debate com as categorias e exigiram garantias para que o acordo que passe a vingar não seja quebrado pela administração municipal, que atualmente já arca com um desembolso mensal de R$ 150 mil para quitar salários atrasados de novembro e dezembro de 2016.

Professores

O Prefeito Tulio Lemos afirmou para o representante do SINTE, Francisco de Assis, que o pagamento do terço de férias dos professores será pago junto a folha de janeiro e que o retroativo do piso salarial de 2017, dos professores ativos e inativos, correspondente aos meses de janeiro a abril, será pago em quatro parcelas, incorporadas a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2018.

Avanço

O prefeito Tulio Lemos durante o encontro com representantes de várias categorias de servidores foi cobrado e esclareceu que a gestão não irá tirar direitos adquiridos dos trabalhadores, citando por exemplo, o Plano de Incentivos dos Servidores, que mesmo criado por lei, nunca foi regulamentado. “Vamos juntos buscar mecanismos para que haja progressões com ganhos e correções de eventuais distorções”, disse.

Ao final da reunião, o Secretário Elias Júnior pediu que as categorias discutam as propostas em assembleia, o mais breve possível. “Isso vai facilitar o planejamento financeiro da gestão, uma vez que já no início de fevereiro, segundo os cenários apresentados no que propomos aos servidores, o município começa a quitar o saldo de salários de 2017, no final de fevereiro, levando em consideração que a folha de janeiro será paga até o quinto dia útil de fevereiro, ou melhor, até o dia 7 de fevereiro”, concluiu.

Prefeito Tulio se reúne com Sindicatos e busca entendimento com classes trabalhadoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.