25 outubro de 2011 Aluno do IFRN Macau coloca a boca no mundo

Eu, Javaerton de Souza Aquino, aluno do Curso Superior de Licenciatura Plena em Biologia do IFRN – Macau, me manifesto oficialmente, por meio desta nota, o apoio irrestrito ao movimento de greve que foi recentemente suspenso, mobilizando trabalhadores de diferentes categorias dos IFRN´s. Apoio, em especial, aos professores que, exercendo seus direitos, demonstraram também seu grande e louvável comprometimento com o futuro do Brasil.

A luta da classe trabalhadora tem, no instrumento legítimo da greve, uma de suas principais armas de reivindicação e, quando se esgotam todas as possibilidades de negociação, a greve é o último recurso para que os patrões e os governos cumpram os direitos reivindicados pelos trabalhadores.

A categoria de profissionais da educação dos IFRN´s esteve em greve há mais de 60 dias, buscando um desejo que unifica toda a classe: a luta por direitos que governos anteriores haviam retirado.

No período eleitoral, a educação sempre é colocada como prioridade pelos políticos, mas, quando eleitos, o que vimos são os governos criarem todas as formas possíveis de artimanhas para burlar a maior conquista da categoria de professores. É revoltante e vergonhoso presenciar todas essas cenas, principalmente, quando parte de quem sempre defendeu a educação e que, hoje, se esquece disso!

Neste sentido, eu, através desta nota, prestamos irrestrita solidariedade aos professores e professoras da Federal de Ensino. Felizmente a greve foi suspensa, porém nenhum êxito foi alcançado nos pontos reivindicados. Percebemos que este ato de intransigência por parte do Governo Federal e Ministros da Educação e Planejamento, em âmbito Nacional, mancha de impunidade e desrespeito à luta da classe.

As paralisações da classe trabalhadora revela uma sociedade cada vez mais consciente e organizada, disposta a construir, nas ruas de hoje, o Brasil de amanhã. Não retiro aqui, a responsabilidade do que falei em outrora sobre os direitos de alunos sobre uma pós-greve, apenas reitero meus votos de respeito para com a classe, independente de muitos professores não terem lutado como deveriam, afinal, essa é uma luta que nós, futuros professores poderemos enfrentar.

Os movimentos de greve, garantidos por lei e merecedores do respeito e apoio de toda a população, têm reivindicado melhorias e investimentos em áreas sensíveis e estratégicas para o país como, a educação pública de uma nação continental que precisa e deseja desenvolver-se. Representam, portanto, muito mais do que a luta por benefícios específicos a essa categoria, e sim o compromisso com a luta por um Brasil mais justo e soberano.

Solidarizo-me com os grevistas que suspenderam temporariamente a greve em suas bandeiras que acreditaram na mobilização da sociedade civil, em todos os seus setores, como o verdadeiro estopim para as mudanças que, historicamente, tanto lutam. Recebam, portanto, toda a minha simpatia, de nossa cidade, estado, país. Parabéns pela luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

©2023 Blog do Wallacy Atlas. Todos os direitos reservados.